Termomecânica 2019 – 2o Semestre
Termomecânica – 2019 – 2o semestre
Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, o aluno recebe gratuitamente um curso que corresponde a um investimento financeiro anual por aluno de quase R$ 25 mil. Além do modelo de educação inovador e gratuito, que inclui formação humanista, todos os universitários recebem gratuitamente uniformes e alimentação balanceada. A FTT ainda possui parceria com mais de 130 empresas nacionais e multinacionais e 11 agentes de integração de estágio. Em 12 anos, a instituição já preparou quase 1,3 mil profissionais para o mercado de trabalho e conquistou índice de 86,7% de empregabilidade.
A grade curricular dos quatro cursos superiores oferecidos pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica – Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação – possui também aulas de empreendedorismo, libras, recuperação e nivelamento. Além disso, cursos de extensão são oferecidos gratuitamente aos alunos.
A Faculdade de Tecnologia Termomecânica está localizada no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, no município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O complexo educacional de 131 mil m² recebeu investimentos de mais de R$ 350 milhões em educação nos últimos 15 anos e, além de laboratórios com equipamentos de última geração, possui ginásios e quadras poliesportivos, conjunto aquático, estádio olímpico, uma rede de bibliotecas interativas e um dos teatros mais modernos do Brasil, com capacidade para 600 pessoas.
Em nota divulgada em 17 de novembro de 2016, pelo Ministério da Educação, a Faculdade de Tecnologia Termomecânica obteve nota quatro no IGC – Índice Geral de Cursos. O IGC é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas, classificando-as com notas de um a cinco.
De acordo com esse levantamento, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica ocupa o 1º lugar entre as instituições de ensino superior das três principais cidades do ABC, a 7ª no Estado de São Paulo e a 33ª, entre todas as faculdades do Brasil. A colocação é um orgulho para uma faculdade que iniciou suas atividades há menos de uma década e que se equipara a instituições já consagradas de nosso País.
01 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Observe a figura, onde se destaca uma placa de fiscalização eletrônica de velocidade.
No Sistema Internacional de Unidades, os valores indicados na placa estão compreendidos no intervalo de
(A) 15 m/s a 25 m/s.
(B) 18 m/s a 22 m/s.
(C) 10 m/s a 20 m/s.
(D) 18 m/s a 32 m/s.
(E) 20 m/s a 50 m/s.
02 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
O gráfico representa a variação da velocidade escalar de um móvel em função do tempo, sendo t1 o instante em que a reta intercepta o eixo do tempo.
A alternativa que representa corretamente o gráfico da aceleração escalar desse móvel, também em função do tempo, é:
03 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A ilustração mostra dois blocos, A, de 40 kg, e B, de 20 kg, estando A apoiado sobre um plano inclinado sem atrito, enquanto B está pendurado numa corda ideal que interliga os dois blocos.
(A) os dois blocos se manterão em repouso.
(B) o bloco A subirá sobre o plano inclinado com aceleração 2 m/s2 .
(C) o bloco A descerá sobre o plano inclinado com aceleração 2 m/s2 .
(D) o bloco B descerá com velocidade constante igual a 2 m/s.
(E) o bloco B subirá com velocidade constante igual a 2 m/s
04 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Considere o patinador da figura lançando-se horizontalmente sobre uma superfície de gelo sem atrito, inicialmente a 40 metros de altitude e com velocidade 20 m/s, como mostra a figura.
A aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 e não há dissipação de energia mecânica em todo o movimento do patinador, considerado como um ponto material. Sabendo que ele atinge o declive a 15 metros de altitude, a alternativa que indica corretamente sua velocidade, nesse instante, é
(A) 25 m/s. (B) 30 m/s. (C) 35 m/s. (D) 40 m/s. (E) 45 m/s.
05 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Com o propósito de medir a temperatura de um forno, um fragmento de ferro é inserido em seu interior, sendo aí deixado um tempo suficiente para que entre em equilíbrio térmico com o forno.
Num dado momento, o fragmento é retirado do forno e rapidamente jogado dentro de um calorímetro ideal, contendo água inicialmente a 20 ºC e com uma massa igual à do fragmento de ferro. O calor específico do ferro é 0,12 cal/(g.ºC) e da água é 1,0 cal/(g.ºC).
Após certo tempo, verifica-se que a temperatura de equilíbrio térmico entre o ferro e a água é igual a 80 ºC.
Sabendo que durante a passagem do forno para o calorímetro não houve variação de temperatura no fragmento de ferro e que a troca de calor ocorreu apenas entre o ferro e a água, a alternativa que indica corretamente a temperatura do forno é:
(A) 320 ºC. (B) 410 ºC. (C) 460 ºC. (D) 540 ºC. (E) 580 ºC
06 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A figura mostra os primeiros quatro modos de vibração de uma corda em regime estacionário e com os dois extremos fixos, onde V é o ventre, e N, o nó da onda.
Sendo L a distância entre os dois extremos fixos no modo fundamental, o comprimento de onda no décimo harmônico será de
A) 0,1 L. (B) 0,2 L. (C) 0,3 L. (D) 0,4 L. (E) 0,5 L.
07 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
A figura mostra um circuito elétrico formado por duas malhas, havendo um gerador elétrico em cada uma.
Sabendo que as setas indicam os sentidos reais das correntes elétricas nestes ramos, a alternativa que apresenta os valores corretos de I, R e U, respectivamente, é
(A) 5 A ; 1,0 Ω ; 12 V.
(B) 5 A ; 1,2 Ω ; 14 V.
(C) 8 A ; 1,0 Ω ; 10 V.
(D) 8 A ; 0,5 Ω ; 22 V.
(E) 10 A ; 5 Ω ; 9 V
08 – (Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019)
Considere um corpo esférico, constituído de casca e caroço, ambos homogêneos e de mesmo volume, mas feitos com materiais diferentes, como mostra a figura.
Verifica-se que, quando colocado na superfície da água, o corpo flutua com 60% de seu volume total submerso. Sendo a densidade absoluta da água igual a 1,0 kg/L, e a densidade absoluta do material que constitui a casca igual a 0,4 kg/L, a alternativa que indica corretamente a densidade absoluta do material que constitui o caroço é
(A) 0,4 kg/L. (B) 0,6 kg/L. (C) 0,8 kg/L. (D) 1,0 kg/L. (E) 1,2 kg/L.
Resolução comentada das questões de Física da Faculdade de Tecnologia Termomecânica – SP- 019
01-
Em m/s 60/3,6 = 16,66 m/s 80/3,6 = 22,22 m/s veja na alternativa A que 15 m/sx3,6 = 54 km/h e que 25 m/sx3,6 = 90 km/h, ou seja, 60 km/h e 90 km/h estão compreendidos entre 54 km/h e 90 km/h.
R- A
02-
Resumo dos gráficos do espaço, velocidade e aceleração do MUV, com a > 0 e com
a < 0.
R- D
03-
Forças que agem sobre cada bloco peso de B PB = mB.g = 20.10 = 200 N.
Parcela do peso de A responsável pela tendência de descida de A, paralela à superfície do plano inclinado PpA = mA.g.sen30o = 400.10.1/2 = 200 N.
também de T = 200 N, sendo a força resultante sobre cada bloco nula e o sistema permanecerá em repouso.
R- A
04-
Colocando a origem das alturas no ponto Q e calculando a energia mecânica do corpo de massa m nos pontos P e Q:
R- B
05-
Equação fundamental da calorimetria (calor sensível ou calor específico)
Princípio da Conservação da energia
A teoria acima é válida para mais de um corpo e, como a quantidade de calor recebida é positiva e a cedida é negativa, tem-se que Q1 + Q2 + Q3 + …. + QN = 0 ou m1.c1.(θe – θ1) + m2.c2.( θe – θ2) + m3.c3.( θe – θ3) + … + mN.cN.( θe – θN) = 0.
Enunciado desse princípio das trocas de calor:
Seja to a temperatura inicial do pedaço de ferro dentro do forno e no início da troca de calor com a água do calorímetro e, pelo enunciado mágua = mferro = m com tequilíbrio = 80 oC e toágua = 20 oC.
Quantidade de calor recebido pela massa m de água Qágua = m.cágua (tequilíbrio – toágua) = m.1.(80 – 20) Qágua = 60m.
Quantidade de calor cedido pela massa m ferro Qferro = m.cferro (tequilíbrio – to) = m.0,12.(80 – to)
Qferro = 9,6m – 0,12mto.
Qágua + Qferr = 0 60m + 9,6m – 0,12mto = 0 to = 69,6m/0,12m to = 580 oC.
R- E
06-
R- B
07-
Primeira lei de Kirchhoff ou lei dos nós: “A soma algébrica das correntes que chegam a um nó é igual à soma algébrica das correntes que saem do mesmo nó”.
Exemplo numérico determine a intensidade da corrente i3 do trecho de circuito abaixo:
Segunda lei de Kirchhoff ou lei das malhas: “Percorrendo uma malha num mesmo sentido, é nula a soma algébrica das tensões encontradas em cada elemento do circuito”
Baseado na lei acima, escolhendo um sentido de percurso para cada malha, partindo de um ponto, retornando ao mesmo ponto e igualando esta soma algébrica de tensões a zero, você pode estabelecer as seguintes convenções:
Convenção para o sinal de E:
Convenção para o sinal de R.i
Quando o sentido da corrente i coincidir com o sentido do percurso escolhido para a malha, o sinal de R.i será positivo e quando o sentido da corrente i não coincidir com o sentido de percurso escolhido para a malha, o sinal R.i será negativo.
Observe no ponto A que a corrente que chega i é a soma das correntes que saem, ou seja, i = 2 + 6 = 8 A.
Percorrendo a malha I no sentido horário a partir de A, retornando a A e igualando a zero – 8R – 0,5.2 + 5 = 0 8R = 4 R = 0,5 Ω.
Percorrendo a malha II no sentido horário a partir de A, retornando a A e igualando a zero + 6.3 –U + 0,5.8 = 0 U = 22 V.
R- D
08-
Vcasca = Vcaroço = V
dcasca = mcasca/V 0,4 = mcasca/V mcasca = 0,4V
dcaroço = mcaroço/V dcaroço = mcaroço/V mcaroço = dcaroço.V
dcorpo = mcorpo/Vcorpo dcorpo = (mcasca + mcaroço)/2V dcorpo = (0,4V + dcaroço.V)/2V
R- C