IFMT 2019

IFMT – 2019

IFMT

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), é uma instituição de ensino público superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino em Mato Grosso, vinculado ao Ministério da Educação e criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

O IFMT tem no Estado de Mato Grosso a sua área de atuação geográfica, conta com desceis campi em funcionamento, além da sua Reitoria instalada em Cuiabá. Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, o IFMT é equiparado às universidades federais.

Campus[editar | editar código-fonte]

  • Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva

  • Campus Cuiabá-Bela Vista

  • Campus São Vicente

  • Campus Cáceres

  • Campus Barra do Garças

  • Campus Campo Novo do Parecis

  • Campus Confresa

  • Campus Juína

  • Campus Pontes e Lacerda

  • Campus Rondonópolis

  • Campus Sorriso.

  • Campus Sinop.

  • Campus Avançado Diamantino

  • Campus Avançado Lucas do Rio Verde.

  • Campus Várzea Grande.

  • Campus Alta Floresta.

  • Campus Primavera do Leste.

01- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019.

Considerando os aspectos visuais e verbais da tirinha, pode-se afirmar que:

(A) o primeiro personagem da tirinha não tem força suficiente para tirar a porca do parafuso.

(B) o diâmetro do parafuso é ligeiramente maior que o diâmetro da porca, o que inviabiliza que o primeiro personagem consiga arrancá-la.

(C) a porca, ao ser aquecida, sofre uma dilatação térmica linear que aumenta o seu diâmetro interno, o que possibilita ao segundo personagem tirá-la sem muitas dificuldades.

(D) ao aquecer, a porca sofre uma dilatação térmica superior à dilatação sofrida pelo parafuso e, com isso, tem o seu diâmetro interno elevado, facilitando a sua retirada pelo segundo personagem.

(E) ilustra perfeitamente o fenômeno da condução térmica.

02- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019.

Isaac Newton foi um dos mais célebres físicos do século XVII, por muitos considerado o pai da Mecânica Clássica. Entre as tantas contribuições de Newton para a Física, destaca-se a Lei da

Gravitação Universal, que pode ser resumida no seguinte enunciado: “todo corpo atrai qualquer outro corpo com uma força dirigida ao longo da linha que os une, cuja intensidade é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”. Assim, se a distância entre a Terra e um meteoro for reduzida à metade, a força gravitacional exercida pela Terra sobre o meteoro:

(A) será duas vezes menor.

(B) será duas vezes maior.

(C) será quatro vezes menor.

(D) será quatro vezes maior.

(E) permanecerá a mesma.

03- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019.

A figura abaixo ilustra um feixe de luz monocromático, proveniente de uma região de vácuo (Meio A) com velocidade c 3,0 x 108 m.s -1 , incidindo contra a superfície de um líquido homogêneo e isotrópico (Meio B). Sendo os ângulos θ1 = 53° e θ2 = 37°, pode-se afirmar que a velocidade da luz no Meio B vale:

(A) 1,5 x 108 m/s

(B) 1,75 x 108 m/s

(C) 2,0 x 108 m/s

(D) 2,25 x 108 m/s

(E) 2,5 x 108 m/s

04- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019.

As linhas de força de campo elétrico foram descobertas pelo físico experimentalista Michael Faraday, no século XVIII. Com essa descoberta, Faraday pôs fim ao intenso debate entre os físicos daquela

época sobre a ideia da ação de uma força a distância, possibilitando uma melhor compreensão desse fenômeno, alavancando, assim, o estudo da eletricidade naquele século. Baseando-se na disposição que a limalha de ferro assumia diante de um imã ou de uma partícula eletrizada, Faraday podia descobrir a intensidade do campo, a direção da força elétrica e, ainda, se o corpo estava carregado com carga elétrica negativa ou positiva. Considerando os aspectos verbais do texto e visuais da figura abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

(A) O campo elétrico da esfera A é maior que o campo elétrico da esfera B.

(B) Tanto a esfera A quanto a esfera B estão eletrizadas com cargas de mesmo sinal.

(C) A carga da esfera A é positiva e a carga da esfera B é negativa.

(D) A carga da esfera A é negativa e a carga da esfera B é positiva.

(E) O campo elétrico da esfera B é maior que o campo elétrico da esfera A.

05- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019.

O século XIX foi marcado pelo início de uma profunda mudança na forma de enviar e receber informações.

Desde 24 de maio de 1844, quando Samuel Finley Bresse Morse enviou sua famosa mensagem “Eis que Deus criou”, com o recém-inventado telégrafo, a humanidade pôde ver pela primeira vez a

transmissão instantânea de uma informação em pontos afastados por grandes distâncias.

A partir de então, diversos instrumentos foram criados para facilitar a comunicação na Terra, provocando profundas mudanças nas relações sociais, comerciais e de trabalho.

Essas mudanças, sem dúvidas, só foram possíveis a partir do entendimento pelo homem do comportamento das ondas eletromagnéticas. Com relação às ondas eletromagnéticas, pode-se afirmar que:

(A) são ondas que se propagam com campo elétrico constante.

(B) são ondas que se propagam em dois campos variáveis, intimamente ligados, sendo um elétrico e outro magnético.

(C) são ondas que viajam no vácuo com velocidade sempre menor do que a velocidade da luz.

(D) são ondas que necessitam de um meio material para se propagarem e transportarem energia cinética e potencial.

(E) são ondas longitudinais que se propagam no vácuo com velocidade de 3,0 x 10 8 m/s.

Resolução comentada das questões de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)- 2019

01-

Se uma placa metálica com orifício for aquecida, verifica-se que o orifício aumenta, como se fosse

constituído pelo material da placa, pois tudo se passa como se o furo tivesse um coeficiente de dilatação superficial igual àquele da substância da placa. 

O mesmo acontece com a porca do exercício cujo orifício se dilata mais que a dilatação do parafuso.

R – D

02-

R- D

03-

Segunda lei da refração (Lei de Snell-Descartes)

.

R- D

04-

Nas figuras abaixo você observa as linhas de força de duas cargas elétricas e veja que o campo

elétrico é tangente em cada ponto e que tem o sentido de afastamento das cargas positivas

Quanto maior a concentração (densidade) das linhas de campo numa dada região, maior a intensidade do campo elétrico e maior o módulo da carga.

R- C

05-

As ondas eletromagnéticas são resultado das combinações de campos elétricos e campo magnéticos.

As ondas eletromagnéticas resultam da combinação de um campo elétrico e de um magnético que se propagam no espaço

A interação entre esses campos é responsável pelo surgimento das ondas eletromagnéticas.

R- B

 

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!