Albert Einstein-SP-Faculdade de Medicina do Hospital Israelita – 2019
ALBERT EINSTEIN – ENFERMAGEM E MEDICINA
2019
Um dos diferenciais do curso é trabalhar aspectos relacionados à atitude profissional e formar médicos com participação responsável no sistema de saúde. Para isso, o primeiro passo foi desenhar um curso diferente do tradicional. O aluno terá participação ativa no seu aprendizado e as discussões em grupo serão a metodologia predominante.
01 – (Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-019)
A figura mostra a visão superior de um carro, de massa 1200 kg, trafegando por uma pista horizontal e fazendo uma curva segundo a trajetória indicada. O trecho contido entre os pontos A e B é um arco de circunferência de raio R = 100 m e centro C.
Considerando que o trecho AB da trajetória é percorrido pelo carro em 5 s com velocidade escalar constante e que π = 3, a força de atrito que mantém esse carro na curva, nesse trecho, tem intensidade:
-
3600 N.
-
1200 N.
-
2400 N.
-
4800 N.
-
800 N.
02 – (Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-019)
Para provocar a transformação gasosa ABC, representada no diagrama P × V, em determinada massa constante de gás ideal, foi necessário fornecer-lhe 1400 J de energia em forma de calor, dos quais 300 J transformaram-se em energia interna do gás, devido ao seu aquecimento nesse processo.
Considerando não ter havido perda de energia, o trabalho realizado pelas forças exercidas pelo gás no trecho AB dessa transformação foi de:
-
-
- 600 J.
- 400 J.
- 500 J.
- 1100 J.
- 800 J.
-
03 – (Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-019)
Em um laboratório didático, foi montado um banco óptico formado por uma lente esférica convergente L de distância focal igual a 20 cm, um espelho plano e uma lanterna acesa, funcionando como o objeto . A fotografia representa esse sistema com as distâncias entre seus elementos, fora de escala.
Em seguida, o professor propõe um exercício com a figura a seguir, que resume o experimento realizado . Nessa figura, a lâmpada acesa da lanterna é representada pela seta, a seta representa a imagem dessa lâmpada formada pela lente L, e representa a imagem da seta formada pelo espelho .
Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, a distância d entre e , é:
-
-
- 1,6 m.
- 1,4 m.
- 1,5 m.
- 1,3 m.
- 1,8 m.
-
04 – (Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-019)
Um bloco de massa m = 4 kg é mantido em repouso, preso a uma corda de densidade linear de massa kg/m, que tem sua outra extremidade fixa no ponto A de uma parede vertical. Essa corda passa por uma roldana ideal presa em uma barra fixa na parede, formando um ângulo de 60º com a barra. Considere que um diapasão seja colocado para vibrar próximo desse sistema e que ondas estacionárias se estabeleçam no trecho AB da corda.
Sabendo que a velocidade de propagação de uma onda por uma corda de densidade linear de massa μ, submetida a uma força de tração T, é dada por que g = 10 , que cos 60º = sen 30º = 0,5 e considerando as informações da figura, pode-se afirmar que a frequência fundamental de ondas estacionárias no trecho AB da corda é:
- 56 Hz.
- 50 Hz.
- 35 Hz.
- 48 Hz.
- 40 Hz
05 –(Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein-SP-019)
O axônio é a parte da célula nervosa responsável pela condução do impulso nervoso, que transmite informações para outras células.
Várias propriedades elétricas dos axônios são regidas por canais iônicos, que são moléculas de proteínas que se estendem ao longo de sua membrana celular. Quando aberto, um canal iônico possui um poro preenchido por um fluido de baixa resistividade. Pode-se modelar cada canal iônico como um cilindro de comprimento L = 12 nm com raio da base medindo r = 0,3 nm.
Adotando π = 3, sabendo que 1 nm = m e que a resistência elétrica de um canal iônico típico é Ω, a resistividade do fluido que o preenche é:
- 2,25 Ω ⋅ m.
- 0,56 Ω ⋅ m.
- 4,50 Ω ⋅ m.
- 9,00 Ω ⋅ m.
- 1,12 Ω ⋅ m.
Resolução:
01 – Inicialmente, iremos separar os dados fornecidos pelo problema:
m = 1200 kg; r = 100m; t = 5 s; = 3
A força resultante no veículo é a força centrípeta, e a força de atrito exercida nos pneus aponta para o centro da trajetória, logo:
E a força centrípeta é dada por:
A velocidade não é sabida, mas pode-se obtê-la utilizando o comprimento de arco e sabendo que . O comprimento de arco é dado por:
Em que está em radianos.
Sabendo (pode ser obtido através de uma regra de três, sabendo que ), e combinando as equações, obtemos a expressão:
Substituindo os valores, obtemos que:
Logo, a alternativa correta é D.
02 – Utilizando a lei da Termodinâmica, que diz:
O trabalho total é dado por: , sendo que é área abaixo do gráfico no trecho bc, logo ao combinar as duas equações, teremos:
O trabalho é o valor da área abaixo do gráfico no trecho bc conforme ilustração:
J
Substituindo todos os valores, o trabalho é:
Logo, a alternativa correta é a C.
03 – Utilizando a figura do enunciado e definindo novas variáveis para o problema:
A distância d será dada por:
Por outro lado: cm
Para solucionar o problema, devemos encontrar o valor de q e s. Utilizando a condição de reflexibilidade de Gauss:
No caso desse exercício p é a distância do objeto ao espelho e q é a distância da imagem ao espelho:
O valor de s é encontrado através de:
Substituindo na expressão de d:
Logo, a alternativa correta é D.
04 – Para encontrar a frequência, iremos utilizar a seguinte relação:
O comprimento de onda do primeiro modo normal de vibração está ilustrado na figura abaixo:
Logo:
É possível determinar o valor de L ao observar o triângulo retângulo descrito pela haste e pelo fio tensionado presentes na figura, utilizando o cosseno do ângulo, tal que:
Para obter a velocidade de propagação de onda no fio, será necessário utilizar a relação fornecida no enunciado:
Como o fio é inextensível e de massa desprezível, pode ser tratado como um fio ideal. O diagrama de forças será apresentado a seguir:
Através do diagrama, sabe-se que o fio está tensionado de forma que:
Substituindo e na fórmula de , obtêm-se:
Logo, a alternativa correta é a B.
05 – Utilizando a primeira lei de Ohm, dada por:
E a área de secção do cilindro, ou seja, a mesma do círculo:
Combinando ambas as equações e substituindo os valores do enunciado, obtêm-se:
Logo, a alternativa correta é a A.