ETEC SP 2019

ETEC-SP-2019

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

O Centro Paula Souza mantém uma parceria com a Secretaria de Educação e prefeituras dos municípios paulistas para oferecer cursos técnicos em salas de aulas que não estão em uso em Escolas Estaduais e Escolas Municipais no período noturno.

Para ingressar numa Etec, o candidato deve passar por um vestibulinho, processo seletivo aplicado para quem pretende estudar em Escolas Técnicas Estaduais. As Etecs possuem o “Sistema de Pontuação Acrescida”, no qual os candidatos que se declararem afro–descendentes recebem 3% de bônus sobre a nota, e aqueles que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública ganham 10%, percentuais que são cumulativos.[2]

Das 50 escolas estaduais mais bem classificadas no ENEM no Estado de São Paulo, 44 são Etecs. A Etec de São Paulo (Etesp) é a melhor escola estadual paulista. No ranking nacional, é a 2ª entre as estaduais e na capital, está em 17º lugar entre públicas e privadas, à frente de colégios particulares tradicionais.

CURSOS TÉCNICOS

01- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

O Electrophorus electricus, popularmente conhecido por poraquê ou treme-treme, é um peixe carnívoro de agua doce encontrado na Bacia Amazônica.

Esse peixe é capaz de liberar uma forte descarga elétrica, imobilizando e até matando suas presas ou agressores. Isso é possível porque, logo apos sua cabeça, estende-se uma serie de células, conectadas entre si, ate a cauda.

Essa serie de células permite que a cabeça desse peixe tenha carga positiva enquanto a extremidade de sua cauda tenha carga negativa.

Assinale a alternativa que apresenta um objeto do cotidiano que tem características comparáveis as desse peixe.

(A) Autofalante

(B) Motor elétrico

(C) Bateria de carro

(D) Ferro de passar roupas

(E) Lâmpada incandescente

02- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Os estudos de hidrostática de Arquimedes (288–212 a.C.) o levaram a conclusão de que corpos imersos em um liquido, total ou parcialmente, sofrem a ação de uma forca vertical, voltada para cima, denominada empuxo.

Devido às características dessa forca, o empuxo opõe-se a ação do peso, que atua sobre todos os corpos.

Quando um corpo se encontra totalmente submerso, a relação entre a forca peso e a forca de empuxo reduz-se a um confronto entre densidades: a do corpo e a do liquido no qual ele se encontra submerso.

Para obter o empuxo necessário, alguns peixes ósseos possuem um órgão denominado bexiga natatória que os auxilia no controle de sua flutuação sem o auxilio de suas nadadeiras, devido a presença de gás em seu interior.

Quando um peixe desse tipo apresenta problemas na bexiga natatória e não consegue manter o gás aprisionado, terá dificuldades em manter-se a uma mesma profundidade e também em aproximar-se da superfície, tendendo a ficar no fundo.

Para o peixe, nessas condições, podemos concluir corretamente que o

(A) seu peso e nulo.

(B) empuxo e nulo.

(C) empuxo e maior que seu peso.

(D) empuxo e igual ao seu peso.

(E) empuxo e menor que seu peso.

03- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

É surpreendente como a vida pode ocorrer mesmo em locais inóspitos como, por exemplo, nas fossas das Marianas, grande depressão oceânica localizada na fronteira entre as placas tectônicas do Pacifico e das Filipinas.

Nesse local, o leito oceânico atinge cerca de 11 000 metros de profundidade.

A pressão e tão grande que os seres que lá habitam tiveram de desenvolver condições especiais

para sua sobrevivência, o que torna impossível traze-los vivos para a superfície.

Considerando que para cada 10 metros de profundidade sob a agua, a pressão e acrescida de 1 atm, e correto afirmar que a pressão total suportada pelos seres que vivem no fundo das fossas das Marianas equivale a

(A) 110 atm. (B) 111 atm. (C) 1 100 atm. (D) 1 101 atm. (E) 1 110 atm.

04- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

O acidente nuclear de Chernobyl foi responsável por uma serie de modificações na biodiversidade

local, quando espalhou pela região grandes quantidades de material radioativo, cuja principal emissão consiste em ondas eletromagnéticas com os menores comprimentos de onda e, portanto, maiores energias.

Uma das modificações da biodiversidade que chamou a atenção de pesquisadores foi a diminuição de muitas espécies de insetos.

Ha estudos sobre a esterilização de insetos machos do Aedes aegypti na esperança de atacar diretamente esse mosquito.

Mosquitos machos são expostos a radiações semelhantes às de Chernobyl, sofrendo modificações criticas em seu material genético, que inibem sua proliferação.

A figura apresenta o espectro das ondas eletromagnéticas e logo abaixo a ordem de grandeza de seus comprimentos de onda em metros.

De acordo com o texto, o tipo de radiação potencialmente capaz de combater o mosquito citado e

(A) micro-ondas.

(B) infravermelho.

(C) ultravioleta.

(D) raios X.

(E) raios gama.

05- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Segundo pesquisas, na historia do planeta Terra, houve cinco grandes eventos cujos impactos sobre a biodiversidade foram tão devastadores que acarretaram extinções em massa, como a dos dinossauros.

Suponha que um desses episódios foi causado por um impacto com um asteroide de 15 km de diâmetro, o que deixou em nosso planeta uma cratera de 200 km de diâmetro.

Considere que a energia liberada pelo impacto de um asteroide é diretamente proporcional apenas ao cubo do diâmetro da cratera formada.

Assinale a expressão que relaciona corretamente a energia liberada E, no fenômeno descrito, com o diâmetro do asteroide, na qual k representa a constante de proporcionalidade.

(A) E = k ∙ 15

(B) E = k ∙ 200

(C) E = k ∙ 3 000

(D) E = k ∙ 3 3750

(E) E = k ∙ 8 000 000

Especialização – Técnico em Mecatrônica

06- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

No estudo da eletricidade, iniciam-se os estudos, considerando a condição ideal para depois estudar

a condição real. A reta da curva característica de um gerador elétrico real pode ser desenhada

utilizando-se os pontos

(A) A força eletromotriz (Fem) em Volts e a corrente de curto circuito (icc) em Amperes

(B) A força eletromotriz (Fem) em Volts e a resistência interna (r.i.) em Ohms

(C) Resistência interna (r.i.) em Ohms e a corrente de curto circuito (icc) em Amperes

(D) Tensão útil do gerador e a resistência interna (r.i.) em Ohms

(E) A corrente de curto circuito (icc) em Amperes e a potência total em Watts

07- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Um corpo neutro foi eletrizado com 1 Coulomb. Para que isso fosse possível, a quantidade de elétrons que foram retirados do corpo foi: Dado: e = – 1,6.10-19 C.

(A) 1,6.1018 (B) 1,6.10–19 (C) 6,25.1018 (D) 6,25.10–19 (E) 1.10–19

08- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Em uma aula de laboratório de eletricidade, um aluno realizou a seguinte experiência:

Separou 5 esferas idênticas e eletricamente neutras;

Eletrizou uma delas com uma carga de valor Q;

Separadamente, colocou a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas.

Assim, a esfera que foi, inicialmente, carregada com carga Q, terá sua carga final de valor:

(A) 1Q/7 (B) 1Q/16 (C) 2Q/16 (D) 1Q/32 (E) 1Q/64

09- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Por um condutor, que leva energia elétrica até uma máquina de uma empresa, passaram 6,25 ×1018 elétrons em um único segundo.

Pode-se dizer que a Intensidade da corrente elétrica nesse condutor, durante esse único segundo foi: Considere e = – 1,6.10-19 C

(A) 1,6 ×10 –19 Amperes

(B) 1,6 Amperes

(C) 6,25 Amperes

(D) 2 Amperes

(E) 1 Ampere

10- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Um aluno de uma ETEC, durante um experimento em laboratório na escola, analisa um circuito

que possui um conjunto de cinco resistores de 100 ohms associados em paralelo e ligados em

um gerador de 24 volts que também está em paralelo com os resistores.

Ao medir a tensão no terceiro resistor, o valor será de:

(A) 100 volts. (B) 300 volts. (C) 24 volts. (D) 14,2 volts. (E) 12 volts.

11- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Um chuveiro elétrico possui uma potência de 6000 W em 127 V. Conforme a NBR–5410, norma

de instalação elétrica de baixa tensão, esse chuveiro será ligado em uma:

(A) Tomada de uso gera, pois trabalha com tensão 127 V

(B) Tomada de uso geral, pois terá uma corrente de, aproximadamente, 47,2 A

(C) Tomada de uso específico mesmo trabalhando com 127 V

(D) Tomada de uso geral pelo fato de ser um tipo de eletrodoméstico

(E) Tomada de uso específico se a tensão de operação do chuveiro for alterada para 220 V

12- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Em uma instalação elétrica, a função dos interruptores do tipo paralelo é:

(A) Ligar e desligar duas lâmpadas, a partir de dois interruptores localizados no mesmo espelho,

por possuírem duas seções.

(B) Ligar e desligar uma lâmpada, a partir de um interruptor por possuir uma seção.

(C) Exatamente a mesma função de um interruptor intermediário.

(D) Exatamente a mesma função de um interruptor simples.

(E) Ligar e desligar uma lâmpada, a partir de dois interruptores localizados em pontos diferentes.

13- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Em uma indústria, um técnico nota, com o uso de um amperímetro, que o consumo de Intensidade de corrente em uma de suas máquinas está aumentando diariamente, provavelmente, devido a algum

defeito na parte elétrica da máquina.

O técnico, a princípio, não se preocupa pelo fato de a máquina possuir disjuntores de proteção.

Sabendo que o amperímetro utilizado só indica intensidade de corrente em miliamperes e que os disjuntores são de 10 Amperes, no momento em que os disjuntores desarmarem, a indicação no amperímetro, provavelmente, será de, aproximadamente:

(A) 10 mA.

(B) 1000 mA.

(C) 10000 mA.

(D) 100000 mA.

(E) 1000000 mA.

14- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Sabe-se que em uma tomada residencial, sua infraestrutura (fios condutores, disjuntores, conduítes, etc) está preparada para receber um equipamento que consuma, no máximo, 20 amperes.

Sabendo que essa tomada opera com uma tensão de 127 volts, a potência máxima do equipamento deverá ser, aproximadamente, de:

(A) 20 watts.

(B) 127 watts.

(C) 1270 watts.

(D) 2540 watts.

(E) 4400 watts.

Especialização – Técnico em Eletrônica

15- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

A resistencia elétrica e a capacidade de oposição que um material oferece ao fluxo de corrente eletrica.

A 2a Lei de Ohm, com a qual podemos calcular o valor dessa resistência elétrica, diz:

A resistência elétrica de um condutor de seção transversal constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional a área da sua seção transversal e depende do material desse condutor”.

Sua fórmula é:

onde:

R = Resistencia elétrica (Ω)

ρ = Resistividade do material (Ω .m)

L = Comprimento (m)

A = Seção (m2)

Um fio com ρ = 2,8.10–8 Ω.m, comprimento de 1000 m e seção transversal de 2 mm2 tem uma

resistência elétrica com valor de

(A) 1 Ω. (B) 2 Ω. (C) 7 Ω. (D) 14 Ω. (E) 28 Ω.

16- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

A seguir, temos a figura de um circuito que recebe o nome de divisor de tensão, pois a soma das tensões sobre os resistores Ra e Rb é igual a tensão da fonte Vf .

Analisando esse circuito, podemos afirmar que a tensão no voltímetro V é de:

A) 1 V. (B) 5 V. (C) 10 V. (D) 12 V. (E) 14 V.

17- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

A Lei de Coulomb afirma que a intensidade da forca eletrica de interacao entre cargas puntiformes

e diretamente proporcional ao produto dos módulos de cada carga e inversamente proporcional

ao quadrado da distancia que os separa e também depende do meio onde as cargas se encontram.

Portanto, essa forca pode ser calculada, utilizando-se a seguinte fórmula:

Duas cargas Q1 = 20 μC e Q2 = 10 μC estão no vácuo, onde K = 9,19.109 N m2 /C2 e distantes

1 m uma da outra. A força entre essas cargas e de, aproximadamente

(A) 1,84 N. (B) 2,76 N. (C) 5,39 N (D) 9,24 N. (E) 18,20 N.

18- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Na representação de instalações elétricas, utilizamos diagramas elétricos.

Um desses diagramas é o diagrama unifilar no qual todos os condutores de um eletroduto são representados sobre um único traço.

A figura a seguir mostra um diagrama unifilar com um eletroduto e dois condutores.

Os dois condutores representados são

(A) Fase e Terra.

(B) Fase e Retorno.

(C) Neutro e Terra

(D) Neutro e Retorno.

(E) Retorno e Terra.

19- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

LED (Light Emitting Diode) é um diodo que emite luz. Ele tem um baixo consumo de energia elétrica,

alto rendimento e vida útil longa.

O circuito a seguir mostra um LED sendo alimentado por uma bateria com um resistor ligado em série.

Qual deve ser o valor ôhmico do resistor R para que a tensão sobre o LED seja de 3 V e a corrente elétrica do circuito seja de 30 mA?

(A) 50 Ω. (B) 60 Ω. (C) 100 Ω. (D) 500 Ω. (E) 600 Ω.

20- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

O circuito a seguir apresenta três resistores associados em serie entre os pontos A e B.

Qual o valor do resistor equivalente a essa associação?

(A) 330 Ω. (B) 360 Ω. (C) 390 Ω. (D) 950 Ω. (E) 1080 Ω.

21- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

Um multímetro e um instrumento utilizado para fazer diferentes leituras em um circuito elétrico.

Para que não tenhamos problemas na hora de efetuarmos uma leitura, devemos selecionar a

escala certa e ligarmos os terminais do multímetro de forma correta.

Fabio utilizou, de maneira correta, um multímetro para medir a corrente e, depois, a tensão em um componente de um circuito.

Qual das alternativas a seguir apresenta, em sequencia correta, as maneiras como os terminais foram ligados no componente?

(A) Serie e Paralelo.

(B) Paralelo e Serie.

(C) Serie e Serie.

(D) Paralelo e Paralelo.

(E) Antiparalelo e Antiparalelo.

22- (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC – SP – 019)

O osciloscópio e um aparelho eletrônico por meio do qual é possível visualizar a forma de uma tensão, através da sua tela que, geralmente, e formada por 8 divisões no eixo vertical e 10 divisões no eixo horizontal.

O eixo vertical representa a tensão e o eixo horizontal representa o tempo.

A tela a seguir e de um osciloscópio que foi ajustado em sua escala de tensão em 0,1 V/Div. e em sua

escala de Tempo em 5 ms/Div.

Com essas informações, podemos afirmar que a tensão de pico e a frequência desse sinal valem

(A) V = 0,1 V e f = 20 Hz.

(B) V = 0,1 V e f = 50 Hz.

(C) V = 0,3 V e f = 20 Hz.

(D) V = 0,3 V e f = 50 Hz.

(E) V = 0,5 V e f = 60 Hz.

Resolução comentada das questões de Física da ETEC – SP – 2019

01-

Toda bateria possui um polo positivo e um polo negativo, características semelhantes às desse peixe, onde o polo positivo seria a cabeça e o negativo a cauda.

Esses dois polos originam uma diferença de potencial (tensão ou voltagem) que originam a movimentação de corrente elétrica, que no caso do peixe, quando tocado, pode liberar uma forte descarga elétrica, imobilizando e até matando suas presas ou agressores.

R- C

02-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir.

R- E

03-

No caso do exercício você terá Pfundo = 11 000/10 + 1 atm = 1 101 atm.

R- D

04-

Pelo enunciado você deve escolher ondas eletromagnéticas com os menores comprimentos de onda e, portanto, maiores energias que são os raios gama.

R- E

05-

Pelo enunciado a energia liberada pelo impacto de um asteroide é diretamente proporcional apenas ao cubo do diâmetro da cratera formada, que possui 200 km = 2.102.

(2.102)3 = 23.106 = 8 000 000.

R- E

06-

Curva característica de um gerador

E = força eletromotriz e icc = corrente de curto circuito

R- A

07-

Corpos eletrizados

Q = n.e 1 = n.1,6.10-19 n = 1/1,6.10-19 = 0,625.1019 = 6,25.1018 elétrons.

R- C

08-

Eletrização por contato

Se os dois corpos forem idênticos e estiverem inicialmente eletrizados com cargas QA e QB, após o contato eles terão cargas idênticas Q’ tal que Q’= (QA + QB)/2.

Esfera de carga Q em contato com a primeira, neutra Q’ =(Q + 0)/2 Q’ = Q/2.

Esfera de carga Q’ em contato com a segunda, neutra Q’’ =(Q/2 + 0)/2 Q’’ = Q/4.

Esfera de carga Q’’ em contato com a terceira, neutra Q’’’ =(Q/4 + 0)/2 Q’’’ = Q/8.

Esfera de carga Q’’’ em contato com a quarta, neutra Q’’’’ =(Q/8 + 0)/2 Q’’’’ = Q/16.

R- B

09-

Q = n.e = 6,25.1018.1,6.10-19 = 10.10-1 =100 Q = 1 C em t = 1s.

i = Q/t = 1/1 i = 1 A

R- E

10-

Características da associação paralelo

Veja teoria acima.

R- C

11-

R- C

12-

Uma situação prática bastante comum nas residências e nos hotéis é o chamado

interruptor paralelo”, onde, na realidade a ligação é em série, na qual é possível ligar ou desligar uma determinada lâmpada, de forma independente, estando no ponto mais alto ou mais baixo de uma escada, da maneira indicada nas sequências abaixo.

R- E

13-

1 mA = 10-3 A assim, 10 000 mA = 10 000×10-3 A = 10 A.

R- C

14-

São dados: i = 20 A e U = 127 V.

P = i.U = 20×127 P = 2 540 W.

R- D

15-

São dados: ρ = 2,8.10–8 Ω; L = 1000 m = 103 m; A = 2 mm2 = 2.10-6 m2.

R = ρ.L/A = 2,8.10-8.103/2.10-6 = 1,4.10-5/10-6 = 1,4.10 R = 14 Ω

R- D

16-

Considerando o voltímetro ideal, você pode tirá-lo do circuito e verificar que os resistores Ra e Rb estão em série fornecendo um único resistor de R’eq = 100 + 140 = 240 Ω submetido à tensão de U = 12 V.

R’eq = U/i 240 = 12/i i = 12/240 = 0,05 A (corrente que circula por Ra e por Rb pois estão em série).

Como o voltímetro está ligado apenas ao resistor de Ra = 100 Ω percorrido por i = 0,05 A ele indicará Ra = V/i 100 = V/0,05 V = 100.0,05 V = 5 V.

R- B

17-

F = K.Q1.Q2/d2 = 9,19.109.20.10-6.10.10-6/12 = 1838.10-3 F = 1,838 N.

R- A

18-

Representação simbólica

R- B

19-

Se o LED está submetido à tensão de 3 V e, ele e R estão associados em série serão percorridos pela mesma corrente elétrica de i = 30 mA = 30.10-3 A e R estará submetido à tensão de U = 18 – 3 = 15 V (características da associação série, i é a mesma e a tensão total U é a soma das tensões parciais).

R = U/i = 15/30.10-3 = 0,5.103 R = 500 Ω.

R- D

20-

Característica da associação série Req = 330 + 360 + 390 = 1080 Ω

R- E

21-

Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

R- A

22-

Observe no esquema abaixo que a tensão de pico corresponde a 3xcada divisão de 0,1 V = 0,3 V.

Sendo o período o tempo que demora para efetuar uma oscilação completa ( distância entre duas cristas, por exemplo), no caso T = 4x5divisões de 5 ms = 20 ms = 20.10-3 s.

Como a frequência é o inverso do período f = 1/T = 1/20.10-3 = 0,05.103 f = 50 Hz.

R- D