Resolução comentada das questões de FÍSICA da UNESP-2018
Resolução comentada das questões de FÍSICA da
UNESP-2018
01-
02-
03- Considerando o sistema isolado de forças externas você pode utilizar o princípio da conservação da quantidade de movimento do sistema imediatamente antes e imediatamente depois da explosão.
Lembre-se que neste ponto (altura máxima) a velocidade VH é apenas a componente horizontal das velocidades vertical e horizontal do lançamento oblíquo. Assim ela tem módulo VH, direção horizontal e sentido para a direita.
Vamos supor que, após a explosão o fragmento A retorne com velocidade Va (veja figura).
Quantidade de movimento do sistema antes da explosão Qsa = (MA + MB).VH = (2MB + MB).VH Qsa = 3MB.VH.
Quantidade de movimento do sistema depois da explosão Qsd = MA.(-VA) + MB.(VB) = – 2MB.VA + MB.(5VH) Qsd = – 2MB.VA + 5MB.VH.
Qsa = Qsd 3MB.VH = – 2MB.VA + 5MB.VH 3VH – 5VH = – 2VA – 2VH = – 2VA VA = VH.
Então o fragmento A retorna com velocidade VH possuindo trajetória invertida do lançamento oblíquo, percorrendo o mesmo caminho na volta e atingindo o ponto II.
R- E
04- A Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.
(A) Falsa
R- D
05-
Expressão matemática do nível sonoro (NS):
Como o nível sonoro foi fornecido = 60 dB, você pode descobrir a intensidade do som I recebida pelo ouvido da pessoa sendo dado Io = 10-12 W/m2:
R- C
06- Prismas dispersivos decompõem (dispersam) a luz policromática branca em suas infinitas
componentes monocromáticas (cores) que compõem o espectro luminoso.
A dispersão luminosa ocorre artificialmente quando a luz se dispersa como no interior de um prisma (figura da esquerda) ou passa do ar para a água (figura da direita), sendo mais desviada a luz
monocromática violeta (menor velocidade) e menos desviada a luz monocromática vermelha (maior velocidade).
Lembre-se que essa dispersão ocorre com uma infinidade de cores (infinidades de frequências) que estão compreendidas entre o vermelho e o violeta.
R- B
07- Representando o circuito por meio dos símbolos convencionais:
Como os aparelhos de medidas são ideais você pode “curto-circuitar” o amperímetro (resistência interna nula) e retirar o voltímetro (resistência interna infinita).
Observe na figura acima que a tensão (ddp ou voltagem) no resistor R vale UR = 9,0 – 5,7 = 3,3 V e que ele é percorrido por uma corrente elétrica de i = 0,15 A (indicação do amperímetro).
R- E