UERJ 2019
UERJ 2019
A universidade está dentre uma das 35 melhores da América Latina Segundo QS World University Rankings de 2013, e pode ser conferido no site
O seu vestibular é o mais disputado do Rio De Janeiro, uma vez que o restante das faculdades do estado não possuem mais vestibular próprio, pois aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio. Os exames de admissão ocorrem anualmente e são divididos em duas partes: a primeira ocorre geralmente entre junho e agosto e é chamada de Exame de Qualificação. Essa fase é marcada por uma prova múltipla-escolha, com 60 questões. A segunda, é restrita aos candidatos que passaram pela primeira fase e é chamada de Exame Discursivo, onde o candidato deve realizar duas provas de conhecimento especifico, português instrumental e redação. Sem exceções esta fase ocorre em dezembro. As inscrições para o vestibular são abertas na maioria das vezes entre março e abril.
Para poder fazer a 2ª fase (discursiva), você tem que passar em uma das duas prova de Qualificações. A nota que vai valer é a maior das duas provas.
1o Exame de Qualificação
Questão 1 – UERJ
Estima-se que um mosquito seja capaz de voar 3,0 km por dia, como informa o texto. Nessas
condições, a velocidade média do mosquito corresponde, em km/h, a:
(A) 0,125
(B) 0,250
(C) 0,600
(D) 0,800
Questão 2 – UERJ
Admita que, imediatamente após a colocação do gás argônio em uma embalagem específica, esse
gás assume o comportamento de um gás ideal e apresenta as seguintes características:
Pressão = 1 atm
Temperatura = 300 K
Massa = 0,16 g
Nessas condições, o volume, em mililitros, ocupado pelo gás na embalagem é:
(A) 96
(B) 85
(C) 77
(D) 64
Questão 3 – UERJ
Em um equipamento industrial, duas engrenagens, A e B, giram 100 vezes por segundo e 6000 vezes
por minuto, respectivamente. O período da engrenagem A equivale a TA e o da engrenagem B, a TB. A razão TA/TB é igual a:
(A) 1/6
(B) 3/5
(C) 1
(D) 6
Questão 4 – UERJ
Em uma mesa de sinuca, as bolas A e B, ambas com massa igual a 140 g, deslocam-se com velocidades VA e VB, na mesma direção e sentido. O gráfico abaixo representa essas velocidades ao longo do tempo.
Após uma colisão entre as bolas, a quantidade de movimento total, em kg.m/s, é igual a:
(A) 0,56
(B) 0,84
(C) 1,60
(D) 2,24
Questão 5 – UERJ
Resistores ôhmicos idênticos foram associados em quatro circuitos distintos e submetidos à mesma tensão UA,B. Observe os esquemas:
Nessas condições, a corrente elétrica de menor intensidade se estabelece no seguinte circuito:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
Questão 6 – UERJ
Considera-se a morte de uma estrela o momento em que ela deixa de emitir luz, o que não é percebido de imediato na Terra. A distância das estrelas em relação ao planeta Terra é medida em anos-luz, que corresponde ao deslocamento que a luz percorre no vácuo durante o período de um
ano.
Admita que a luz de uma estrela que se encontra a 7500 anos-luz da Terra se apague. O tempo para que a morte dessa estrela seja visível na Terra equivale à seguinte ordem de grandeza, em meses:
(A) 103
(B) 104
(C) 105
(D) 106
Questão 7 – UERJ
O Sol é a estrela mais próxima da Terra e dista cerca de 150 000 000 km do nosso planeta.
Admitindo que a luz percorre 300 000 km por segundo, o tempo, em minutos, para a luz que sai do Sol chegar à Terra é, aproximadamente, igual a:
(A) 7,3
(B) 7,8
(C) 8,3
(D) 8,8
Questão 8 – UERJ
Na ilustração acima, estão representados os pontos I, II, III e IV em um campo elétrico uniforme.
Uma partícula de massa desprezível e carga positiva adquire a maior energia potencial elétrica possível se for colocada no ponto:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
Questão 9 – UERJ
Observe no gráfico a curva representativa do movimento de um veículo ao longo do tempo, traçada a partir das posições registradas durante seu deslocamento.
O valor estimado da velocidade média do veículo, em m/s, corresponde a:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
Questão 10 – UERJ
Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE.
A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:
(A) AB e BC
(B) BC e DE
(C) DE e CD
(D) CD e AB
Questão 11 – UERJ
Um canudo de plástico e outro de vidro borossilicato possuem mesmo volume e densidades de 0,90
g/cm³ e 2,25 g/cm³ , respectivamente. A razão entre as massas do canudo de plástico e do canudo de vidro corresponde a:
(B) 0,8
(C) 0,4
(D) 0,2
05 – Primeiro, é importante retomar à lei de Ohm:
Pela equação, é possível observar que para manter a tensão U constante, ao diminuir a corrente devemos aumentar a resistência, e ao aumentar a corrente devemos diminuir a resistência. Portanto, como queremos a corrente de menor intensidade, devemos buscar o ramo que oferece a maior resistência. Para isso, vamos calcular a resistência equivalente de cada ramo para podermos comparar. Iremos utilizar as seguintes fórmulas para associações de resistores:
Caso I:
Como podemos ver o caso III tem a maior resistência, então a alternativa correta é então a (C).
06 – A distância entre a estrela e a Terra é percorrida em 7500 anos na velocidade da luz, logo a luz demora 7500 anos para chegar aqui, como cada ano tem 12 meses:
07 – Devemos usar novamente a fórmula da velocidade média:
08 – A energia potencial é uma grandeza que mede a capacidade de um corpo carregado de ser atraído ou repelido por outros corpos carregados. A energia potencial é positiva quando a interação é entre cargas de mesmo sinal e aumenta mais ainda em dois casos:
- Conforme se aproximam as cargas;
- Quanto maior é o módulo das cargas envolvidas.
Por outro lado, a energia potencial é negativa se as cargas possuem sinais opostos, ela aumenta com os seguintes casos:
- A distância entre as cargas diminui;
- O módulo das cargas diminui.
Com essa definição, é possível perceber que de todos os pontos, o que possui a maior energia potencial para uma carga positiva é o I, pois esta se encontra mais próxima das outras cargas positivas, portanto a alternativa certa é a (A).
09 – Aqui, devemos pegar as informações do gráfico para utilizar a fórmula da velocidade média, para isso devemos escolher um ponto inicial e um final qualquer. Nesse caso, vamos utilizar o ponto (0,4) como o inicial e o ponto (12,16) como o final. Colocando na fórmula da velocidade média:
10 – Pela primeira lei de Newton, um corpo que não possui força resultante sobre ele segue com velocidade constante (podendo ser nula ou não) e em movimento retilíneo para um referencial inercial. Pelo problema dado, em todos os pontos a velocidade já possui módulo constante, mas apenas os trechos AB e CD possuem trajetória retilínea, logo os trechos que apresentam força resultante maior que zero são o BC e DE. (Alternativa B)
11 – A fórmula a ser usada aqui é a da densidade:
d: Densidade
M: Massa total
V: Volume total
Isolando a massa:
Usando isso, a razão entre as massas será:
Clique aqui para ver sobre o tema!