Física e Vestibular

UEMG 2018

UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública estadual de ensino superior multicampi, que oferece mais de vinte cursos distribuídos em seis cidades mineiras: Belo Horizonte (sede), Barbacena, Frutal, João Monlevade,Poços de Caldas, Ubá e Passos.

A UEMG tem uma forte vocação para a educação na área de meio ambiente. É intuito do estado expandir e oferecer, a outros estados brasileiros, aos países da América Latina e aos países de língua portuguesa uma ferramenta para a recuperação de áreas degradadas e educação ambiental, com o apoio e acompanhamento da UEMG.

Além do tradicional vestibular, que mantém seu cronograma e metodologia de seleção, o vestibulando poderá também optar pela utilização do seu resultado no ENEM.

Até o final do ano, a UEMG será a terceira maior universidade pública de Minas Gerais, com mais de 18 mil alunos. Seis fundações educacionais se vincularão à UEMG. A iniciativa amplia o número de vagas em cursos de ensino superior, assegurando ensino público, gratuito e de qualidade.

01-(UEMG-MG-018)

(C) desrespeitam as noções de gravidade artificial no interior da nave, desconsiderando efeitos de imponderabilidade.

(D) desrespeitam as noções de dinâmicas de voo em superfícies planetárias, adotando designs não aerodinâmicos de naves.

02-(UEMG-MG-018)

Considere a seguinte figura:

(A) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque seu corpo poderia implodir com a diferença de pressão com o espaço sideral.

(B) viveria, porque seu corpo conseguiria controlar os processos de embolia, hipertemia e aumento de temperatura.

(C) morreria, porque seria incinerado no espaço.

(D) morreria ou ficaria seriamente ferido, porque, devido à temperatura extremamente baixa e à pressão externa, seu corpo sofreria com o congelamento e com os efeitos de alta pressão corpórea em relação à baixíssima pressão do espaço.

03-(UEMG-MG-018)

04-(UEMG-MG-018)

Assinale a alternativa que apresenta fenômenos que poderiam estar associados às seguintes ilustrações.

(A) Ressonância magnética e oscilações forçadas.

(B) Efeito Casimir e Ultrassom.

(C) Efeito Doppler e Desvio para o Vermelho (Big Bang).

(D) Ressonância acústica e interferência destrutiva

05-(UEMG-MG-018)

 

06-(UEMG-MG-018)

Ao conceber um ser cujas faculdades são tão aguçadas que ele consegue acompanhar cada molécula em seu curso, esse ser, cujos atributos são ainda essencialmente tão finitos quanto os nossos, seria capaz de fazer o que atualmente nos é impossível fazer.

Consideramos que as moléculas em um recipiente cheio de ar, a uma temperatura uniforme, movem-se com velocidades que não são de modo algum uniformes.

Suponhamos agora que tal recipiente é separado em duas porções, A e B, por meio de uma divisória na qual há um pequeno orifício, e que um ser, que pode ver as moléculas individuais, abre e fecha esse orifício, de forma a permitir que somente as moléculas mais rápidas passem de A para B, e somente as mais lentas passem de B para A.

Ele irá, portanto, sem nenhum trabalho, elevar a temperatura de B e baixar a de A, contradizendo a 2ª lei da termodinâmica. Fonte: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/635/296 (Adaptado).

O enunciado refere-se ao experimento mental intitulado

(A) Gato de Schrödinger. (B) Matéria e energia escuras.

(C) Demônio de Maxwell.

(D) Paradoxo de Olbers.

 

Confira a resolução comentada

 

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!

Sair da versão mobile