Resolução comentada das questões de FÍSICA da
(Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo –
– 2018)
01-
Veja abaixo, a figura ilustrativa da situação apresentada:
02-
R- E
03-
Segunda lei de Kepler (lei das áreas)
“ O segmento de reta imaginário que une o centro do Sol ao centro do planeta varre áreas iguais em períodos de tempo iguais”
A figura abaixo representa um planeta em órbita elíptica ao redor do Sol.
04-
Pelo princípio da conservação da quantidade de movimento, em todo tipo de choques, a quantidade de movimento do sistema antes do choque Qsa é igual à quantidade de movimento do sistema depois do choque Qsd.
05- O enunciado pede a energia mecânica dissipada desde o início das oscilações (ponto A, parte do repouso, VA = 0 e a energia cinética em A “EcA = mVA2/2” é nula) até o final das oscilações (ponto B, para instantaneamente, VB = 0 e a energia cinética em B “EcB = mVB2/2” é nula).
Assim, a energia mecânica dissipada (∆Emd) corresponde apenas à variação da energia potencial gravitacional (Ep = m.g.h).
Considerando apenas os pontos pedidos (A e B) e colocando o referencial (nível zero de altura) em B, você terá que a energia potencial gravitacional em B é nula, (EpB = m.g.hB = m.g.0 = 0)
Para calcular a energia potencial gravitacional em A (EPA = m.g.hA), a altura hA é determinada conforme a figura abaixo:
06-
07-
Veja as expressões abaixo que se referem à refração da luz:
Lei de Snell-Descartes
08-
09-
10-
Se você não domina a teoria pode encontra-la em fisicaevestibular.com.br – Eletricidade – Eletromagnetismo -força eletromotriz induzida.
Nesse caso, pela lei de Lenz, deve surgir um fluxo magnético que se oponha a esse aumento de fluxo, ou seja, deve surgir um fluxo magnético que esteja saindo da folha.
Com
a corrente elétrica induzida é nula (não ocorre variação de fluxo magnético no interior da espira).
Nesse caso, pela lei de Lenz, deve surgir um fluxo magnético que se oponha a essa diminuição de fluxo, ou seja, deve surgir um fluxo magnético que esteja entrando na folha.
Com
R- C