UFSM 2017

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está localizada no centro geográfico do estado do Rio Grande do Sul, distante,  290 km da capital, Porto Alegre.

A instituição possui 25 auditórios com a capacidade total para acomodar 4.177 pessoas. dois Restaurantes Universitários, Biblioteca Central, com 92.535 volumes (livros e teses), Bibliotecas Setoriais, com 63.783 volumes (livros e teses), Hospital-Escola, com 335 leitos, Hospital Veterinário e Farmácia-Escola Comercial, Museus e Planetário. A UFSM oferece, ainda, área residencial, mediante cadastro socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com a capacidade para alojar até 1.805 estudantes, embora tal disponibilidade dependa de alguns fatores. Além da moradia, os alunos cadastrados podem pleitear auxílio transporte, alimentação, ensino de língua estrangeira, bolsa de assistência e monitoria remunerada.

O Processo Seletivo Seriado 3 é constituído pelo Processo Seletivo da UFSM (80%) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (20%), considerando-se o escore obtido nas provas objetivas do Enem referente ao ano de 2016, 2015 ou 2014, e os escores decorrentes das etapas de classificação. Para os candidatos que realizaram mais de um exame, será considerado o escore do mais recente.

No Processo Seletivo Seriado 3, será realizada uma prova objetiva referente ao 3º ano do ensino médio ou equivalente (Prova Seletiva 3 – PS 3), seguida de uma prova de redação.

01-(UFSM-RS-017)

Após assistir a um documentário de TV falando da Teoria da Relatividade Restrita, Murilo ficou bastante interessado em aprender mais sobre o assunto

Ele pediu a seu irmão, que havia lido bastante a respeito, que lhe desse mais explicações sobre o tema.

As três afirmações a seguir chamaram atenção de Murilo.

I. As leis da Física são invariantes em quaisquer referenciais inerciais.

II. A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer observador, independentemente do movimento relativo entre a fonte de luz e o observador.

III. Dois eventos que ocorrem simultaneamente, quando percebidos por um observador A, não serão simultâneos quando percebidos por um observador B, que se move em relação a A.

Qual(is) observação(ões) do irmão de Murilo está(ão) correta(s)?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e II

02-(UFSM-RS-017)

Uma estudante do terceiro ano do ensino médio resolve elaborar um experimento para demonstrar a orientação das linhas de campo magnético ao redor de um fio retilíneo percorrido por uma corrente elétrica constante.

Para tanto, ela prepara o seguinte aparato: um fio de cobre passa por um orifício através do tampo de uma mesa e é, então, ligado a uma bateria, de modo que uma corrente elétrica flua através desse fio no sentido para dentro do plano do tampo.

Sobre este tampo são colocadas duas bússolas, de modo que a orientação das agulhas possa indicar a orientação das linhas de campo magnético ao redor do fio.

Qual das alternativas abaixo representa corretamente a orientação da agulha de cada uma das bússolas?

Considere que o símbolo representa uma corrente elétrica que flui para dentro do plano do papel e representa a agulha da bússola, com seus respectivos polos magnéticos.

03-(UFSM-RS-017)

Ana e Bruno presenciaram uma cena enquanto conversavam em frente a uma cafeteria: uma terceira pessoa reclamava de ter levado um choque ao tocar a porta do caminhão no qual estava viajando há muitos quilômetros em clima seco. Bruno apressou-se em fornecer a explicação a seguir.

Durante a viagem, cargas elétricas são criadas no veículo em decorrência do atrito entre a carroceria e o ar atmosférico. Como consequência, o potencial elétrico no caminhão se torna diferente do potencial elétrico da Terra. Ao tocar o caminhão, a pessoa participa como um meio condutor que permite o escoamento de cargas elétricas entre o veículo e a Terra. Assim, uma corrente elétrica se estabelece nesta pessoa, cuja sensação fisiológica é o choque elétrico”.

Ana, entretanto, está mais avançada que Bruno em seus estudos de Física e percebeu uma incorreção na explicação acima. Qual é a correção que Ana deveria ter feito em relação à explicação de Bruno para o fenômeno observado?

a) O choque elétrico é a sensação fisiológica associada à diferença de potencial elétrico, e não à corrente elétrica.

b) A pessoa que toca o caminhão não pode servir como meio condutor, visto que a resistência elé- trica dos organismos é sempre muito alta.

c) Uma vez que o caminhão se encontra em contato com a superfície, seu potencial elétrico deve ser necessariamente igual ao potencial elétrico da Terra.

d) Cargas elétricas não são criadas em hipótese alguma, apenas transferidas entre as partes de um sistema elétrico.

a) O atrito não pode eletrizar corpos metálicos, apenas isolantes, como plástico e papel.

04-(UFSM-RS-017)

Joana estava mexendo em uma caixa que estava há muitos anos no sótão da casa de seu bisavô e encontrou um bloco de notas que parecia ser muito antigo. Este se encontrava em péssimo estado de conservação, com muitas marcas de mofo e perfurações feitas por traças. Em uma parte do bloco, entretanto, ela conseguiu ler algumas frases incompletas, reproduzidas a seguir, e ficou curiosa sobre seu significado.

Um transformador elétrico é um dispositivo formado basicamente por dois circuitos independentes sem contato elétrico (denominados respectivamente de primário e secundário), cada um consistindo de um fio enrolado ao redor de um núcleo feito de material ferromagnético.

Sua principal utilização é para transferência de energia entre as partes do circuito e opera com corrente _____________.

Sempre que o número de voltas da espira do primário for maior que o número de espiras do secundário, o resultado é _____________ da força eletromotriz nos terminais do secundário. Nesse caso, a potência disponível nos terminais do secundário será ____________ do primário”.

Qual alternativa completa corretamente as lacunas do texto lido por Joana?

a) alternada – a diminuição – igual à

b) contínua – o aumento – igual à

c) alternada – o aumento – maior que a

d) contínua – a diminuição – menor que a

e) alternada – a diminuição – maior que a

 

Confira as resoluções comentadas