UFRR 2017
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma instituição de ensino superior pública do estado brasileiro de Roraima. Ao lado do Instituto Federal de Roraima, é a única universidade pública do estado mantida pelo Ministério da Educação (MEC).
Seu estatuto define-a como uma “fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado”, tendo como atribuições a promoção de cursos de graduação, pós-graduação em diversos níveis, pesquisa, extensão, ensino básico e profissional.
Com três campi, todos na capital Boa Vista,] é a maior universidade de Roraima com quase quarenta cursos de graduação. Registra ainda cursos de doutorado, mestrado e especialização; fornece ainda ensino fundamental, médio e ensino profissional através do Colégio de Aplicação[] e da Escola Agrotécnica.
Sua Comissão Permanente de Vestibular realiza anualmente o processo seletivo para preenchimento de suas faculdades; o acesso aos cursos de graduação dá-se também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sua faculdade de Medicina foi considerada a melhor do Norte no ano de 2010.
O curso de Direito, reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como um dos melhores do Brasil, obteve sucessivas notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), assim como Zootecnia.
Os cursos de geologia, agronomia e secretariado executivo são também destacados como os mais bem avaliados da Região Norte. A UFRR leciona o único curso de relações internacionais da Amazônia.
Seriado Etapas I, II e III e da Prova Integral do Vestibular 2017
01- (UFRR-RR-017)
02- (UFRR-RR-017)
Dois blocos A e B de massas mA = m e mB = 2m, deslizam com velocidades constantes de módulo vA e vB num plano horizontal em um trecho inicialmente sem atrito.
Ao penetrarem numa região rugosa, param após alguns instantes devido ao atrito existente entre a superfície e os blocos.
Sejam µA e µB os coeficientes de atrito entre a superfície e os blocos A e B, respectivamente. Sabendo que os blocos percorrem a mesma distância d até parar e que ao entrarem nessa região, a velocidade do bloco B era metade da velocidade do bloco A, podemos afirmar que:
03- (UFRR-RR-017)
Em nosso dia-a-dia os instrumentos ópticos possuem um papel bastante significativo.
Tais instrumentos são importantes, pois influenciam diretamente no nosso modo de viver. Exemplos de instrumentos ópticos comuns em nossa sociedade são lupas, microscópios, telescópios e óculos.
A figura apresenta um arranjo óptico no qual duas lentes estão alinhadas sobre o mesmo eixo
óptico.
.
O instrumento óptico e a imagem apresentados são respectivamente:
A) Lupa e imagem não invertida;
B) Lupa e imagem invertida;
C) Luneta e imagem invertida;
D) Telescópio e imagem não invertida;
E) Microscópio e imagem não invertida.
04- (UFRR-RR-017)
“Termodinâmica é o ramo da física que investiga as leis e processos que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de transformações de energia, mais especificamente as mudanças de energia que a disponibilizem para a realização de trabalho.
Por isso, o entendimento da termodinâmica impulsionou e foi impulsionado pela 1ª Revolução Industrial, na qual máquinas utilizavam calor para fornecer trabalho mecânico – as máquinas a vapor – dando origem aos motores e refrigeradores de hoje”. http://educacao.globo.com/fisica/assunto/termica/termodinamica.html em 17/07/2016
Dentre os possíveis fenômenos termodinâmicos que podem ocorrer em um gás perfeito, estão as transformações isobáricas e isocóricas.
Os gráficos V x T e P x T que representam estas transformações, respectivamente, são:
05- (UFRR-RR-017)
Os fenômenos magnéticos tiveram sua descoberta na antiguidade, da observação de que determinadas pedras encontradas na natureza, as magnetitas, possuíam o poder de atrair outras. Essas pedras hoje são conhecidas como ímãs.
Considere as seguintes características de ímãs permanentes:
I – Todos os ímãs, independentemente de sua forma, possuem dois polos, por convenção chamados de norte (N) e sul (S).
II – Observa-se que polos iguais se atraem e polos diferentes se repelem.
III – Observa-se a inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não é possível encontrar um ímã só com polo norte ou só com polo sul.
IV – O ímã cria um campo magnético em sua vizinhança.
Dentre as alternativas acima, quais estão CORRETAS?
A) Apenas a alternativa I;
B) As alternativas I, III e IV;
C) As alternativas I e II;
D) Apenas a alternativa III;
E) As alternativas II e III.
06- (UFRR-RR-017)
Numa prática de laboratório, um aluno montou um circuito conforme o arranjo abaixo.
Depois da montagem e sabendo que a diferença de potencial entre os pontos A e B vale 12V, qual a corrente total que entra no circuito pelo ponto A e sai pelo ponto B do circuito, calculada pelo aluno?