EXERCÍCIOS DA FATEC 2016/2017
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.
As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Unidades
Americana • Araçatuba • Baixada Santista(Santos) • Barueri • Bauru • Botucatu • Bragança Paulista • Capão Bonito • Carapicuíba • Catanduva • Cruzeiro •Franca • Garça • Guaratinguetá • Guarulhos •Indaiatuba • Itapetininga • Itaquaquecetuba • Itu
• Jaboticabal •Jales • Jaú • Jundiaí • Lins •Marília • Mauá • Mococa• Mogi dasCruzes • Mogi Mirim • Osasco • Ourinhos • Pindamonhangaba • Piracicaba • Praia Grande • Presidente Prudente • Santo André • São Bernardo do Campo • São Caetano do Sul • São José do Rio Preto • São José dos Campos • São Paulo (Bom Retiro) • São Paulo (Ipiranga) • São Paulo (Tatuapé) • São Paulo (Zona Leste) • São Paulo (Zona Sul) • São Sebastião • Sertãozinho • Sorocaba • Taquaritinga • Tatuí
01 – (FATEC – SP – 16/17)
O Sistema de Coordenadas Geográficas é definido por linhas imaginárias, que têm como objetivo localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.
No Planeta Marte, um sistema semelhante ao descrito
(A) pode ser utilizado, uma vez que esse planeta é o maior do sistema solar e o que possui a maior massa.
(B) pode ser utilizado, pois esse planeta possui formato aproximadamente esférico, assim como a Terra.
(C) não pode ser utilizado, por causa da existência de um intenso campo gravitacional ao seu redor.
(D) não pode ser utilizado, já que sua composição atmosférica é diferente da composição encontrada na Terra.
(E) não pode ser utilizado, haja vista que esse sistema só pode ser aplicado em um planeta que apresente hidrosfera semelhante à terrestre.
Marte não é o maior planeta do sistema solar, nem o de maior massa. Ambos os títulos são de Júpiter que possui 2,5 vezes a massa de todos outros somados.
O fato de o campo gravitacional ser intenso não influencia nesse tipo de coordenada, e mesmo que influenciasse Marte tem um campo gravitacional da ordem de 3,711 m/s². Enquanto que o da Terra é de 9,807 m/s².
A composição atmosférica também não influencia nas coordenadas, porém a composição atmosférica de Marte realmente é bem diferente da Terra, sendo mais rarefeita e com uma porcentagem muito grande de CO2.
A hidrosfera tampouco influencia nas coordenadas.
Sendo assim a alternativa correta é a B, como podemos observar na imagem o formato da Terra e de Marte é parecido, sendo assim o sistema de coordenadas efetivo para ambos.
02 – (FATEC – SP – 16/17)
Considere que essa viagem da Terra a Marte tem duração de 210 dias terrestres. Sabe-se que um ano marciano equivale a 687 dias terrestres. Uma expedição a Marte sairá da Terra daqui a exatos seis anos terrestres.
O total de anos marcianos para que essa expedição chegue a Marte é, aproximadamente, igual a
(A) 1,5.
(B) 2,0.
(C) 2,5.
(D) 3,0.
(E) 3,5.
03 – (FATEC – SP – 16/17)
O texto cita o termo radiação nos trechos: “radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares” e “absorção de 330 milisierverts de radiação no organismo”. O texto não está fazendo alusão às emissões de partículas, mas sim às ondas eletromagnéticas.
É correto afirmar que essas ondas
(A) propagam-se, independentemente do meio, de maneira transversal quanto ao modo de vibração.
(B) propagam-se, dependendo do meio, de maneira longitudinal quanto ao modo de vibração.
(C) possuem velocidade de propagação menor que a velocidade do som no ar.
(D) estão diretamente relacionadas ao Planeta Vermelho, emissor constante de radiação danosa.
(E) têm os espectros luminosos, nas faixas ultravioleta e infravermelha, como únicos responsáveis por essa radiação.
04 – (FATEC – SP – 16/17)
A denominada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), cuja
responsabilidade de vigilância e segurança é da Marinha Brasileira, estende-se até as 200 milhas marítimas.
Suponha que uma embarcação suspeita entre irregularmente na ZEE dirigindo-se ao continente. No exato momento em que essa embarcação passa pelo ponto A, com uma velocidade constante de 10 nós, uma embarcação da Marinha Brasileira dirige-se até ela, com uma velocidade constante de 30 nós, passando pelo ponto B, localizado sobre a linha de base.
Considerando que as embarcações percorrem a trajetória retilínea, que é mostrada na figura e desprezando quaisquer tipos de resistências, podemos afirmar que o encontro se dá em
(A) 200 minutos.
(B) 400 minutos.
(C) 10 horas.
(D) 5 horas.
(E) 1 hora.
05 – (FATEC – SP – 16/17)
A formação desses contrails ocorrem devido
(A) ao choque térmico entre o ar frio (a cerca de –20 °C), que sai da turbina, e o ar à temperatura ambiente (a cerca de 25 °C), atrás da aeronave.
(B) à rápida sucção das nuvens à frente da aeronave, e à rápida ejeção delas para trás do avião.
(C) ao gelo seco, despejado no ar pelo acionamento intencional do piloto.
(D) à rápida sucção de partículas de poeira à frente da aeronave, e à rápida ejeção das mesmas para trás do avião.
(E) ao choque térmico entre o ar quente (a cerca de 300 °C), que sai da turbina, e o ar à temperatura muito baixa (a cerca de –25 °C) atrás da aeronave.
.
06 – (FATEC – SP – 16/17)
A malha ferroviária europeia é uma das mais antigas e extensas do mundo, com cerca de 260 mil quilômetros. Apesar de toda tecnologia moderna de segurança implantada em toda rede, as companhias ferroviárias ainda adotam um sistema básico de reflexão luminosa nas plataformas. Um espelho é colocado no ponto exato onde o operador (maquinista) para a composição, de modo que ele possa verificar se todos os passageiros embarcaram e desembarcaram. A fim de tornar isso possível, o espelho deve refletir um amplo ângulo de visão, ou seja, maior campo visual.
Para que isso aconteça, as companhias devem utilizar um espelho
(A) plano, com a mesma altura do vagão.
(B) convexo, com um valor alto de vergência em módulo.
(C) côncavo, cuja vergência possui um valor baixo em módulo.
(D) convergente, cuja vergência possui um valor alto e negativo.
(E) divergente, cuja vergência possui um valor alto e positivo.
07 – (FATEC – SP – 16/17)
As bicicletas são meios de transporte alternativos. As pessoas que as utilizam devem seguir algumas normas, tais como uso de capacetes, espelhos retrovisores, campainhas e luzes de sinalização dianteira e traseira (um farol e uma lanterna). Algumas vezes, as luzes dianteiras são acesas utilizando-se o esforço físico do ciclista nas pedaladas, um dínamo e um diodo emissor de luz (LED) o qual sofre aquecimento.
Na sequência descrita, observamos que ocorrem as transformações de energias mecânica e eletromagnética em luminosa e térmica.
Suponha que um conjunto ciclista/bicicleta tenha massa igual a 100 kg e que esse ciclista desenvolva, de maneira constante, 2 pedaladas por segundo, sendo que cada pedalada faz com que o conjunto percorra 2 metros em linha reta.
Se ocorre uma perda, na forma de energia térmica, equivalente a 10% do total da energia gerada, podemos afirmar que a parcela transformada em energia luminosa é, em joules, de
(A) 2 880.
(B) 1 440.
(C) 720.
(D) 360.
(E) zero.
08 – (FATEC – SP – 16/17)
Ao chegar a uma ladeira, um motorista resolve testar os rolamentos do seu carro. Para isso, utiliza uma técnica que não é recomendada por especialistas em segurança. Ele deixa o carro descer em ponto morto (ou “banguela”), isto é, sem usar quaisquer tipos de freios. Verifica que sua velocidade inicial é de 36 km/h, e que no final da descida, depois de percorridos os 300 m da ladeira, seu carro atinge a velocidade de 72 km/h.
Assinale a alternativa que apresenta a figura que contém os dados descritos, corretamente, de acordo com a situação apresentada.
Confira as resoluções e gabaritos