Para ingressar na AMAN o jovem deverá realizar um concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) onde irá cursar um ano de Ensino Superior e, obtendo aproveitamento, seguirá para a AMAN.
A EsPCEX está localizada na cidade de Campinas – SP. Durante o curso, o jovem estará na condição de aluno (isto equivale a uma graduação entre as de 2º Sargento e 3º Sargento).
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.
A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino.
Algumas condições para inscrição:
ser brasileiro nato, ambos os sexos;
possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22(vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;
As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.ensino.eb.br.
O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.
As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.
Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
01-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
02-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
03-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
O desenho abaixo representa um sistema composto por duas barras rígidas I e II, homogêneas e de massas desprezíveis na posição horizontal, dentro de uma sala. O sistema está em equilíbrio estático.
No ponto M da barra II, é colocado um peso de 200 N suspenso por um cabo de massa desprezível.
A barra I está apoiada no ponto N no vértice de um cone fixo no piso.
O ponto A da barra I toca o vértice de um cone fixo no teto.
O ponto B da barra I toca o ponto C, na extremidade da barra II.
O ponto D, localizado na outra extremidade da barra II, está apoiado no vértice de um cone fixo no piso.
Os módulos das forças de contato sobre a barra I, nos pontos A e N, são respectivamente:
04-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
Um cubo homogêneo de densidade ρ e volume V encontra-se totalmente imerso em um líquido homogêneo de densidade ρo contido em um recipiente que está fixo a uma superfície horizontal.
Considerando a intensidade da aceleração da gravidade igual a g, o módulo da força F é:
- [Vg (ρo – ρ) + KX]
b) 2[Vg(ρ – ρo ) – KX]
c) 2[Vg(ρo + ρ) + KX]
d) [Vg(ρo – ρ) – KX]
e) 2[Vg(ρ – ρo ) + KX]
05-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
O desenho ao lado representa um circuito elétrico composto por resistores ôhmicos, um gerador ideal e um receptor ideal. A potência elétrica dissipada no resistor de 4 Ω do circuito é:
a) 0,16 W.
b) 0,20 W.
c) 0,40 W.
d) 0,72 W.
e) 0,80 W.
06-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
07-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
Dois fios condutores retilíneos, muito longos e paralelos entre si, são percorridos por correntes elétricas de intensidade distintas, i1 e i2, de sentidos opostos.
Uma espira circular condutora de raio R é colocada entre os dois fios e é percorrida por uma corrente elétrica i.
A espira e os fios estão no mesmo plano.
O centro da espira dista de 3 R de cada fio, conforme o desenho. Para que o vetor campo magnético resultante, no centro da espira, seja nulo, a intensidade da corrente elétrica i e seu sentido, tomando como referência o desenho, são respectivamente:
a) (i1 + i2)/3 e horário
b) (i1 – i2)/3π e anti-horário
c) (i1 – i2)/3π e horário
d) (i1 + i2)/3π e horário
e) (i1 + i2)/3π e anti-horário
08-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
Durante um experimento, um gás perfeito é comprimido, adiabaticamente, sendo realizado sobre ele um trabalho de 800 J.
Em relação ao gás, ao final do processo, podemos afirmar que:
a) o volume aumentou, a temperatura aumentou e a pressão aumentou.
b) o volume diminuiu, a temperatura diminuiu e a pressão aumentou.
c) o volume diminuiu, a temperatura aumentou e a pressão diminuiu.
d) o volume diminuiu, a temperatura aumentou e a pressão aumentou.
e) o volume aumentou, a temperatura aumentou e a pressão diminuiu.
09-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
10-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
Um aluno irá montar um circuito elétrico com duas lâmpadas incandescentes, L1 e L2, de resistências elétricas constantes, que têm as seguintes especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, impressas nas lâmpadas:
Além das duas lâmpadas, ele também usará um gerador ideal de tensão elétrica contínua de 60 V, um resistor ôhmico de 30 Ω e fios condutores elétricos ideais.
Utilizando todo material acima descrito, a configuração da montagem do circuito elétrico, para que as lâmpadas funcionem corretamente com os valores especificados pelo fabricante das lâmpadas será:
11-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
12-(EsPCEx- AMAN – SP- RJ – 2016/17)
Confira as resoluções comentadas e gabaritos