Resolução comentada das questões do vestibular da UNICAMP – 2016

Resolução comentada das questões do vestibular da

UNICAMP – 2016

01-

02- Observando o enunciado percebemos que o trem realiza um Movimento Uniformemente Variado (MUV) com aceleração máxima a = 0,09g = 0,09×10 = 0,9 m/s2 e que não foi fornecido nenhuma informação de tempo para determinarmos a distância mínima ( ∆S) percorrida.

03- I. As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar fluxo de energia térmica até o congelador por […]

Situação I Convecção

II. O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por […].

Situação II Radiação

III. Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por [….].

Situação III Condução

O calor é conduzido de um ponto a outro do corpo sem que haja deslocamento das partículas.

Explicando microscopicamente o fenômeno: a região próxima da chama tem o movimento vibratório de suas moléculas aumentado, adquirindo assim maior energia cinética, que é transferida através de choques às partículas vizinhas, que também aumentam seu movimento vibratório. Através desse transporte de energia, toda a barra é aquecida.

A condução não ocorre no vácuo, pois ela precisa de um meio material para se propagar.

Na garrafa térmica, é mantido o vácuo entre as paredes de vidro para evitar trocas de calor por condução e convecção.

R- D

 

04- Podemos descrever a situação conforme o esquema abaixo:

R- C

 

05-

A luz branca do Sol ou de uma lâmpada qualquer é denominada luz policromática (várias cores) e é composta das cores monocromáticas (uma só cor), vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A cor apresentada por um corpo, ao ser iluminado, depende do tipo de luz que ele reflete difusamente (espalha em todas as direções e sentidos) e que chega aos olhos do observador.

Um corpo negro absorve todas as cores e um corpo branco reflete todas as cores.

Figura 1 O corpo vermelho reflete difusamente apenas a cor vermelha e o observador enxergará vermelho.

Figura 2 As sete cores (branca) incidem sobre o corpo amarelo que reflete difusamente somente o amarelo e o observador enxergará essa cor.

 Figura 3   As sete cores (branca) incidem sobre o corpo verde que reflete difusamente somente o verde e o observador enxergará verde.

Figura 4 O corpo negro absorve todas as cores e nenhuma chegará ao observador que verá negro (ausência de cores).

Figura 5 O corpo violeta reflete difusamente somente o violeta e absorverá o verde, não chegando nenhuma luz ao observador, que verá negro.

Figura 6 O observador verá vermelho, pois o corpo vermelho reflete difusamente apenas o vermelho.

 As cores primárias são as cores mais puras de todas e, com sua mistura pode-se produzir qualquer cor. As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul.

As cores secundárias são formadas pela mistura das cores primárias e são, o verde, o roxo e o laranja.

Se o quadro com as cores azul e branca é iluminado pala luz monocromática amarela, ele deverá apresentar as cores NEGRA e AMARELA, respectivamente.

R- B

06- Podemos aplicar o Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

Quando um sistema é isolado de forças externas, sua força resultante tem intensidade nula e consequentemente o impulso dessa força é nulo, pois I = FR.∆t = 0. ∆t = 0.

Como I = Qdepois – Qantes    0 = Qdepois  Qantes    Qantes = Qdepois.

Sendo a quantidade de movimento grandeza vetorial, a relação abaixo representa o princípio da conservação da quantidade de movimento:

Veja nas figuras abaixo, o esquema que representa o fenômeno antes e depois da colisão:

R- C

07- No chuveiro elétrico, podemos alterar a resistência elétrica equivalente através da variação do comprimento do resistor.

R- A

08- Os resistores R1 e R2 estão ligados em Série, logo, a corrente elétrica i que os atravessa é a mesma. Sendo assim, através da 1ª Lei de OHM R = U/i , podemos identificar o resistor de maior resistência, pois, nessa expressão, sendo i constante a ddp U é diretamente proporcional à resistência elétrica R.

R- C

09- Podemos calcular a frequência pela velocidade escalar (V) de um MCU, cuja equação da velocidade está demonstrada a seguir:

ou, podemos obter a velocidade através da freqüência f onde T = 1/f V = 2fR.

Veja a figura:

10-

 

Voltar para os exercícios