A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), criada em 1965, tem sua sede em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Instituição Pública, oferece ensino gratuito e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país. Sua missão é comprometer a gestão do conhecimento com o momento e o futuro de Santa Catarina.
Ranking Webometrics: A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se mantém como uma das melhores no Brasil, com a 26ª colocação – ao todo, foram analisadas 1.676 instituições do País.
A universidade ocupa a 45ª posição no ranking da América Latina, com 3.797 instituições, e a 877ª colocação na lista mundial, composta por 21.250 entidades de 226 países.
São oferecidas 1.222 vagas em 46 cursos de graduação. As oportunidades são para 11 centros distribuídos nas cidades de Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
A Udesc conta com o programa de ações afirmativas. São 30% de vagas reservadas em cada curso, e distribuídas da seguinte forma:
20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
10% para candidatos negros, entendidos como pessoas que possuem fenótipos que os caracterizam na sociedade como pertencentes ao grupo racial negro.
01-(UDESC-SC-016)
Um automóvel de passeio, em uma reta longa de uma rodovia, viaja em velocidade constante de 100 km/h e à sua frente, à distância de 1,00 km, está um caminhão que viaja emvelocidade constante de 80,0 km/h.
O automóvel tem de comprimento 4,50 m e o caminhão 30,0 m. A distância percorrida pelo carro até ultrapassar completamente o caminhão é, aproximadamente, igual a:
A. ( ) 517 m B. ( ) 20,7 km C. ( ) 515 m D. ( ) 5,15 km E. ( ) 5,17 km
02-(UDESC-SC-016)
O conjunto mostrado na Figura, composto por dois blocos A e B, está com aceleração
O atrito entre os blocos é nulo e a massa deles é mA = 5,0 kg e mB = 1,0 kg. Considerando que o bloco retangular B não desliza sobre o bloco triangular A, a magnitude da aceleração ado conjunto e a magnitude da força de contato entre os dois blocos são, respectivamente, iguais a:
A. ( ) 102 m/s2 e 10,0 N
B. ( ) 10,0 m/s2 e 52 N
C. ( ) 10,0 m/s2 e 10 2 N
D. ( ) 52 m/s2 e 102N
E. ( ) 10,0 m/s2 e 10 N
03-(UDESC-SC-016)
Em uma colisão elástica frontal (em uma dimensão) entre duas partículas de massas m1 e m2, a partícula 2 estava em repouso antes da colisão. Analise as proposições em relação à colisão.
I. A quantidade de movimento e a energia cinética do sistema se conservam.
II. Se as massas são iguais, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, é igual à magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
III. Se m1 é maior que m2, a magnitude da velocidade adquirida pela partícula 2, após a colisão, será maior que a magnitude da velocidade da partícula 1, antes da colisão.
IV. Se m1 é menor que m2, o vetor velocidade da partícula 1, após a colisão, é igual ao vetor velocidade que ela tinha antes da colisão.
Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D. ( ) Somente a afirmativa II é verdadeira.
E. ( ) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
04-(UDESC-SC-016)
Duas pequenas esferas estão separadas por uma distância de 30 cm. As duas esferas repelem-se
com uma força de 7,5 × 10-6 N. Considerando que a carga elétrica das duas esferas é 20 nC, a carga elétrica de cada esfera é, respectivamente:
A. ( ) 10 nC e 10 nC
B. ( ) 13 nC e 7 nC
C. ( ) 7,5 nC e 10 nC
D. ( ) 12 nC e 8 nC
E. ( ) 15 nC e 5 nC
05-(UDESC-SC-016)
06-(UDESC-SC-016)
Com relação aos fenômenos eletromagnéticos, analise as proposições.
I. Corrente elétrica induzida, em um circuito fechado, por um campo magnético variável no tempo sempre gera um campo magnético que se opõe à mudança desse campo.
II. Correntes elétricas, em circuitos fechados, podem formar dipolos magnéticos, mas nunca monopolos magnéticos.
III. Ao dividir-se um ímã ao meio, formam-se dois monopolos magnéticos, um polo sul e outro polo norte.
IV. Força magnética atua em cargas elétricas em repouso e em movimento.
Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
E. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
07-(UDESC-SC-016)
Uma máquina a vapor foi projetada para operar entre duas fontes térmicas, a fonte quente e a fonte fria, e para trabalhar segundo o ciclo de Carnot.
Sabe-se que a temperatura da fonte quente é de 127 °C e que a máquina retira, a cada ciclo, 600J desta fonte, alcançando um rendimento máximo igual a 0,25.
O trabalho realizado pela máquina, por ciclo, e a temperatura da fonte fria são, respectivamente:
A. ( ) 240 J e 95 °C
B. ( ) 150 J e 27 °C
C. ( ) 15 J e 95 °C
D. ( ) 90 J e 27 °C
E. ( ) 24 J e 0 °C
08-(UDESC-SC-016)
Para se chegar à descrição atual sobre a natureza da luz, caracterizada pelo comportamento dual (onda-partícula), houve debates épicos entre propositores e defensores de modelos explicativos divergentes.
Sobre a natureza da luz, um dos debates que ficou marcado na história da Ciência envolveu grandes estudiosos, tendo de um lado Isaac Newton e de outro Christiaan Huygens.
Focado no debate Newton-Huygens, relativo à natureza da luz, analise as proposições.
I. Dois aspectos centrais alimentavam o debate entre Newton e Huygens; o primeiro de natureza metodológica e o segundo que envolvia a aceitação ou não do conceito de vácuo e as suas implicações.
II. Newton e Huygens tinham concepções diferentes sobre o espaço físico e a natureza da luz, porém, concordavam que os modelos explicativos para a propagação da luz teriam que ser alcançados a partir de um modelo mecânico.
III. O debate Newton-Huygens ocorreu exclusivamente devido à divergência sobre o conceito de vácuo, mas ambos defendiam a natureza ondulatória da luz.
IV. Assumindo perspectivas teóricas e metodológicas diferentes, Newton propôs uma explicação corpuscular para a luz, enquanto Huygens defendia uma visão ondulatória para a luz.
Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
B. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.
C. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E. ( ) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
09-(UDESC-SC-016)
No contexto histórico da virada do século XIX para o século XX, Lord Kelvin proferiu uma palestra e afirmou que não havia mais muitos pontos obscuros para serem resolvidos pela Física.
Destacou que existiam apenas dois problemas: o primeiro referente à não detecção do vento de éter (resultado nulo do experimento de Michelson-Morley), e o segundo, relacionado àpartição de energia (emissão e absorção da radiação de corpo negro).
Em relação ao avanço na construção de conhecimento em Física, decorrente dos dois problemas apontados por Lord Kelvin, assinale a alternativa correta.
A. ( ) Os pontos obscuros apontados por Lord Kelvin não se configuraram em problemas científicos, e foram ignorados pela Ciência.
B. ( ) Os problemas sinalizados por Lord Kelvin foram solucionados pela mecânica newtoniana, sendo necessário apenas um refinamento experimental.
C. ( ) A Ciência, em particular a Física, não avançou mediante a resolução de problemas e aos pontos obscuros apontados por Lord Kelvin, que retratavam apenas dúvidas pessoais dele próprio.
D. ( ) Max Planck foi o único a solucionar os dois problemas apontados por Lord Kelvin e, por isso, Planck é considerado por muitos o “Pai da Mecânica Quântica”.
E. ( ) Os pontos obscuros destacados por Lord Kelvin foram determinantes na condução de mudanças radicais na Física, culminando na construção das teorias quânticas e relativísticas.
10-(UDESC-SC-016)
Em uma residência unifamiliar moram quatro pessoas. A Tabela fornece a potência e o tempo efetivo de funcionamento dos principais aparelhos domésticos presentes na casa dessa família.
Sabendo-se que o preço de energia elétrica por kWh custa R$ 0,40; que o período para o cálculo da conta de energia elétrica mensal é de 30 dias e que a família gasta mensalmente R$ 200,00 com a conta de energia elétrica, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome do aparelho com maior consumo mensal, o impacto percentual na conta mensal do aparelho de maior consumo e o valor pago mensalmente, devido ao consumo dos equipamentos elétricos da família que não estão relacionados na Tabela .
A. ( ) chuveiro; corresponde a 21% do custo mensal total; R$ 37,40
B. ( ) geladeira, corresponde a 18% do custo mensal total; R$ 46,40
C. ( ) chuveiro, corresponde a 18% do custo mensal total; R$ 53,60
D. ( ) geladeira, corresponde a 21% do custo mensal total; R$ 71,60
E. ( ) chuveiro, corresponde a 42% do custo mensal total; R$ 29,60