A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1978 e mantida pelo governo do estado de Mato Grosso, com sede no município de Cáceres. Possui Campi nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara,Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
Forma de ingresso
Para o primeiro semestre letivo a universidade adota o SISU, que utiliza a nota do ENEM, como forma de ingresso, onde 100% das vagas ofertadas utilizarão o programa como forma única de seleção, sendo 50% reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Racial. Entretanto, na seleção do segundo semestre letivo, o tradicional,
O vestibular continuará sendo a forma de ingresso.
01-(UNEMAT-MT-015)
Diversas empresas vêm anunciando que esta será a década da implantação do turismo espacial, o
qual deve ser inaugurado em 2014, tanto que, neste ano, pela primeira vez, uma nave comercial atingiu a estratosfera ao chegar a 25 mil metros de altura e rompeu a barreira do som.
Mas, o que mais impressionou foi a passagem do vácuo para a atmosfera: com um sistema de desaceleração, o veículo concluiu em temperaturas espantosamente baixas a fase crítica do voo. Em voos de 2,5 horas valerão, para os futuros turistas, cinco minutos de gravidade zero. Disponível em: http://www.brasilturismo.blog.br/turismoespacial-voos-ocorr…. (adaptado) Acesso em: 31 out. 2013.
(A) A espaçonave entra na atmosfera em movimento de queda livre, a mesma de um corpo ao ser largado de nossas mãos, pois o campo gravitacional terrestre não varia com altitude.
(B) O conceito de vácuo, transmitido no texto, refere-se a uma região de diferentes pressões, tanto que, ao sair dele e entrar na atmosfera, é preciso usar desacelerador.
(C) A afirmação de que atingiu a gravidade zero é errônea, pois ela fica ligeiramente baixa, fazendo com que os corpos flutuem na espaçonave, o que denominamos de imponderabilidade.
(D) Caso não houvesse os desaceleradores, a temperatura externa da espaçonave tenderia a zero.
(E) Fora da estratosfera existe somente vácuo.
02-(UNEMAT-MT-015)
Um fato interessante que ocasionalmente ocorre quando viajamos de carro é levarmos um pequeno
choque ao sairmos do veículo ou ao tocá-lo em sua lataria.
A carga eletrostática acumulada no carro é devida a que fator? Assinale a alternativa correta.
(A) Assim como uma espira, ao passar por um campo magnético, gera uma corrente elétrica, o carro, ao passar pelo campo magnético do planeta, gera cargas eletrostáticas.
-(B) O atrito da lataria do carro com o ar gera o acúmulo de cargas eletrostáticas.
(C) Falha na construção do carro deixa a bateria ligada à carroceria; desta forma, propicia a descarga elétrica.
(D) Esse fenômeno só acontece quando chove, pois cargas elétricas são arrastadas pelas gotas da chuva e acumulam no carro.
(E) O corpo humano pode ser considerado uma bateria biológica. Devido ao suor produzido pelo indivíduo e ao atrito do carro com o ar, eles se comportam como ânodo e cátodo, respectivamente,
gerando eletricidade estática, e quando um toca o outro ocorre a descarga elétrica.
03-(UNEMAT-MT-015)
A dengue ainda é um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta. Essa doença é transmitida por um mosquito que se reproduz em águas paradas. Assim como o mosquito da dengue, existem outros
insetos que são capazes de pousar sobre a água.
Assinale a alternativa que explica o pouso de insetos sobre a água.
(A) O princípio de Arquimedes.
(B) O princípio do empuxo.
(C) A tensão superficial.
(D) O efeito de capilaridade.
(E) O princípio de repulsão entre cargas elétricas das pernas do inseto e a da água.