Resolução Comentada da UNEAL 2015
RESOLUÇÕES
01- A. Falsa existe sim , é a aceleração centrípeta.
B. Correta a aceleração vetorial é definida como , e indica a variação de velocidade uma unidade de tempo, sendo que essa variação pode acontecer tanto em direção como em sentido.
Assim, a aceleração vetorial pode ser decomposta em duas; a aceleração tangencial e a aceleração centrípeta , conforme a figura.
Características da aceleração tangencial (): é responsável pela variação da intensidade (módulo) do vetor velocidade, fazendo com que o movimento seja acelerado ou retardado.
C e D. Falsas veja B.
E. Falsa no MCU o período (tempo que demora para efetuar uma volta completa) é o mesmo e, como a freqüência (número de voltas na unidade de tempo) é o inverso do período, ela também será a mesma.
R- B
02- Para um mesmo corpo imerso num líquido, o empuxo é constante pois, E = dlíquido.g.Vimerso.
Observe na expressão acima que todas as grandezas são constantes, portanto o empuxo é o mesmo independente da profundidade.
R- B
03- Descendo o rio VR = Vb + VC = 30 (I)
Descendo o rio VR = Vb – VC = 20 (II)
(I) + (II) 2Vb = 50 Vb = 25 km/h e Vc = 30 – 25 = 5 km/h.
R- E
04- Para qualquer satélite em órbita ao redor da Terra a força gravitacional é igual à força resultante centrípeta (desde que a resistência do ar seja desprezada).
R- A
05- Isotrópico é a caracterização de uma substância que possui as mesmas propriedades físicas, independentemente da direção considerada, o que significa que, quando aquecida, ela se dilata igualmente em todas as direções e sentidos, não se deformando.
R- E
06- Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que, operando em ciclos, seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido em trabalho”
A única falsa é a IV.
R- A
07- Translação de um espelho plano – Quando um corpo se aproxima ou se afasta de um espelho plano com velocidade V em relação ao espelho, sua imagem se afasta ou se aproxima do espelho com velocidade V em relação ao espelho.
Assim, como objeto e imagem se movem em sentidos contrários, a velocidade do objeto em relação à imagem será 2V.
R- A
08-
III. Correta Intensidade é a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco.
R- D
09- ρA = ρB/3 ρB = 3ρA; LB = 2LA e SA = SB/6 SB = 6SA.
RA = ρA.LA/SA RB = ρB.LB/SB = 3ρA.2LA/6SA = ρA.LA/SA RA = RB e, como R e U são os mesmos, a corrente elétrica i também será a mesma.
R- C