Resolução comentada da UNCISAL 2015
RESOLUÇÕES
01- Q = 7000 mAh = 7.10310-3 = 7 Ah i = 2 A i = Q/t 2 = 7/t t = 7/2 t = 3,5 h.
R- E
02- Determinando a energia (W) dissipada quando a velocidade do carro varia de Vi = 30 m/s até Vf
= 0,pelo teorema da variação de energia cinética W = ∆Ec = Ecf – Eci = mVf2/2 – mVi2/2 = 800.02/2 -800.302/2 = 0 – 36000 W = – 360000 J (o sinal negativo significa que perdeu energia) em módulo W = 360000J.
Dessa energia, 40% é armazenada sob forma de energia elétrica W’ = 0,4×360000 = 144000 J.
Essa energia W’ = 144000 J é utilizada para manter acesa uma lâmpada de P = 20 W durante um intervalo de tempo ∆t, tal que P = W’/∆t 20 = 144000/∆t ∆t = 144000/20 = 7200 s/60 =
120 min.
R – B
03- Observe na figura abaixo que, se você projetar cada força de tração na vertical, você obterá T’ =
Tsenθ e a soma dessas duas força deve equilibrar a força peso 2Tsenθ = P 2Tsenθ = Mg T = Mg/2senθ.
R- D
04- Obs. Uma imagem virtual pode ser projetada sim, veja a ilustração do enunciado.
R- E
05- I. Correta se a temperatura é constante, trata-se de uma isotérmica de equação P.V = constante e, nela, você observa que a pressão P do gás confinado no balão é inversamente proporcional ao volume do mesmo.
Então, se quando o balão sobe, sua temperatura diminui o que faz que seu volume aumente tal que, dependente da altura o balão pode explodir.
II. Correta Baixando drasticamente a temperatura no interior de um veículo fechado, a função dos “air bags” pode ficar comprometida, pois o volume de gás em seu interior diminui, diminuindo suas dimensões .
R- E
06- O travamento das rodas faz o atrito estático responsável pela força centrípeta parar de atuar, transformando-se em atrito dinâmico que é menor que o estático,facilitando a derrapagem e impedindo a realização da curva.
R – E