UFRGS-2015
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. Está situada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A UFRGS mantém centros de graduação e pós-graduação nas áreas de educação
,letras, engenharias, ciências exatas e ciências humanas. A UFRGS é inovadora na criação de cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado profissional (MBA) no âmbito das universidades públicas brasileiras.
A UFRGS está na lista das melhores instituições educacionais de ensino superior do mundo, elaborada pela Shanghai Jiao Tong University, onde foram analisadas 12 mil instituições em todo o mundo.
Em outro ranking, organizado pelo Ministério da Educação da Espanha, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul aparece em 152° lugar, entre 17 mil instituições pesquisadas. O índice leva em conta a qualidade das pesquisas acadêmicas e o prestígio em âmbito internacional. Na mesma lista a UFRGS aparece na 3ª posição entre as melhores da América Latina.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) faz parte da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação e é vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Hospital é referência em todo Brasil e está localizado no centro de Porto Alegre.
01-(UFRGS-RS-015)
Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trens-bala.
Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante de 360 km/h sobre
trilhos horizontais. Em um trilho paralelo, outro trem desloca-se também com velocidade constante
de 360 km/h, porém em sentido contrário.
Nesse caso, o módulo da velocidade relativa dos trens, em m/s, é igual a
02-(UFRGS-RS-015)
Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamento a suspensão eletromagnética,
entrarão em operação comercial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocidades superiores a 550 km/h. Considere que um trem, partindo do repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniformemente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540 km/h.
Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2, é
03-(UFRGS-RS-015)
Em uma região onde a aceleração da gravidade tem módulo constante, um projétil é disparado a partir do solo, em uma direção que faz um ângulo α com a direção horizontal, conforme representado na figura abaixo.
Assinale a opção que, desconsiderando a resistência do ar, indica os gráficos que melhor
representam, respectivamente, o comportamento da componente horizontal e o da componente
vertical, da velocidade do projétil, em função do tempo.
04-(UFRGS-RS-015)
A elipse, na figura abaixo, representa a órbita de um planeta em torno de uma estrela S. Os
pontos ao longo da elipse representam posições sucessivas do planeta, separadas por intervalos de tempo iguais. As regiões alternadamente coloridas representam as áreas varridas pelo raio da trajetória nesses intervalos de tempo. Na figura, em que as dimensões dos astros e o tamanho da órbita não estão em escala, o segmento de reta SH representa o raio focal do ponto H, de comprimento p .
Considerando que a única força atuante no sistema estrela-planeta seja a força gravitacional, são feitas as seguintes afirmações.
I – As áreas S1 e S2, varridas pelo raio da trajetória, são iguais.
II – O período da órbita é proporcional a p3 .
III- As velocidades tangenciais do planeta nos pontos A e H, VA e VH, são tais que VA > VH.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas I e II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
05-(UFRGS-RS-015)
Um carrinho de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal sem atrito.
A partir de dado instante, o carrinho recebe o impulso de uma força externa aplicada na mesma direção e sentido de seu movimento. A intensidade dessa força, em função do tempo, é dada pelo gráfico abaixo.
A partir desse gráfico, pode-se afirmar que o módulo da velocidade do bloco após o impulso recebido é, em m/s, de
06-(UFRGS-RS-015)
Dois blocos, 1 e 2, são arranjados de duas maneiras distintas e empurrados sobre uma superfície sem atrito, por uma mesma força horizontal F. As situações estão representadas nas figuras I e II abaixo.
Considerando que a massa do bloco 1 é m1 e que a massa do bloco 2 é m2 = 3 m1, a opção que indica corretamente a intensidade da força que atua entre os blocos, nas situações I e II, é, respectivamente,
Instrução: As questões 07 e 08 referem-se ao enunciado abaixo.
Na figura abaixo, estão representados dois pêndulos simples, X e Y, de massas iguais a 100 g.
Os pêndulos, cujas hastes têm massas desprezíveis, encontram-se no campo gravitacional terrestre. O pêndulo Y encontra-se em repouso quando o pêndulo X é liberado de uma altura h = 0,2 m em relação a ele.
Considere o módulo da aceleração da gravidade g = 10 m/s2.
07-(UFRGS-RS-015)
Após a colisão, X e Y passam a mover-se juntos, formando um único pêndulo de massa 200 g. Se v é a velocidade do pêndulo X no instante da colisão, o módulo da velocidade do pêndulo de massa 200 g, imediatamente após a colisão, é
08-(UFRGS-RS-015)
Qual foi o trabalho realizado pelo campo gravitacional sobre o pêndulo X, desde que foi
liberado até o instante da colisão?
09-(UFRGS-RS-015)
Observe o sistema formado por um bloco de massa m comprimindo uma mola de constante k, representado na figura abaixo.
Considere a mola como sem massa e o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície igual a μc .
Qual deve ser a compressão X da mola para que o bloco deslize sem rolar sobre a superfície horizontal e pare no ponto distante 4X da posição de equilíbrio da mola?
10-(UFRGS-RS-015)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Dois objetos, R e S, cujos volumes são iguais, são feitos do mesmo material.
R tem a forma cúbica e S a forma esférica. Se R é maciço e S é oco, seus respectivos pesos PR e PS são tais que ……… .
Quando mantidos totalmente submersos em água, a força de empuxo ER exercida sobre R é …….. força de empuxo ES exercida sobre S.
(A) PR > PS – maior do que a
(B) P R > PS – igual à
(C) P R > PS – menor do que a
(D) P R = PS – maior do que a
(E) P R = PS – igual à
RL
11-(UFRGS-RS-015)
A figura abaixo apresenta um diagrama Pressão x Volume. Nele, os pontos M, N e R representam três estados de uma mesma amostra de gás ideal.
Assinale a alternativa que indica corretamente a relação entre as temperaturas absolutas TM, TN e TR dos respectivos estados M, N e R.
12-(UFRGS-RS-015)
Em uma aula de Física, foram utilizadas duas esferas metálicas idênticas, X e Y: X está suspensa por um fio isolante na forma de um pêndulo e Y fixa sobre um suporte isolante, conforme representado na figura abaixo.
As esferas encontram-se inicialmente afastadas, estando X positivamente carregada e Y eletricamente neutra.
Considere a descrição, abaixo, de dois procedimentos simples para demonstrar possíveis processos de eletrização e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados, na ordem em que aparecem.
I – A esfera Y é aproximada de X, sem que elas se toquem. Nesse caso, verifica-se experimentalmente que a esfera X é …….. pela esfera Y.
II – A esfera Y é aproximada de X, sem que elas se toquem. Enquanto mantida nessa posição, faz-se uma ligação da esfera Y com a terra, usando um fio condutor.
Ainda nessa posição próxima de X, interrompe-se o contato de Y com a terra e, então, afasta-se novamente Y de X.
Nesse caso, a esfera Y fica …….. .
(A) atraída – eletricamente neutra
(B) atraída – positivamente carregada
(C) atraída – negativamente carregada
(D) repelida – positivamente carregada
(E) repelida – negativamente carregada
13-(UFRGS-RS-015)
No circuito esquematizado abaixo, R1 e R2 são resistores com a mesma resistividade ρ.
R1 tem comprimento 2L e seção transversal A, e R2 tem comprimento L e seção transversal 2A.
Nessa situação, a corrente elétrica que percorre o circuito é
(A) 2AV/(5 ρ L). (B) 2AV/(3 ρ L). (C) AV/( ρ L). (D) 3AV/(2ρ L). (E) 5AV/(2 ρ L).
14-(UFRGS-RS-015)
Partículas α, β e γ são emitidas por uma fonte radioativa e penetram em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme. As trajetórias são coplanares com o plano desta página e estão representadas na figura que segue.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
A julgar pelas trajetórias representadas na figura acima, o campo magnético …….. plano da figura.
(A) aponta no sentido positivo do eixo X, no
(B) aponta no sentido negativo do eixo X, no
(C) aponta no sentido positivo do eixo Y, no
(D) entra perpendicularmente no
(E) sai perpendicularmente do
15-(UFRGS-RS-015)
Na figura abaixo, um raio luminoso i, propagando-se no ar, incide radialmente sobre uma placa semicircular de vidro.
Assinale a alternativa que melhor representa a trajetória dos raios r1 e r2 refratados,
respectivamente, no vidro e no ar.
RL
16-(UFRGS-RS-015)
Um campo magnético uniforme B atravessa perpendicularmente o plano do circuito representado abaixo, direcionado para fora desta página.
O fluxo desse campo através do circuito aumenta à taxa de 1 Wb/s.
Nessa situação, a leitura do amperímetro A apresenta, em ampères,
(Lei de Faraday
17-(UFRGS-RS-015)
Na figura abaixo, estão representadas duas ondas transversais P e Q, em um dado instante de tempo.
Considere que as velocidades de propagação das ondas são iguais.
Sobre essa representação das ondas P e Q, são feitas as seguintes afirmações.
I – A onda P tem o dobro da amplitude da onda Q.
II – A onda P tem o dobro do comprimento de onda da onda Q.
III- A onda P tem o dobro da frequência da onda Q.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.
18-(UFRGS-RS-015)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A incidência de radiação eletromagnética sobre uma superfície metálica pode arrancar elétrons dessa superfície.
O fenômeno é conhecido como …….. e só pode ser explicado satisfatoriamente invocando a natureza …….. da luz.
(A) efeito fotoelétrico – ondulatória
(B) efeito Coulomb – corpuscular
(C) efeito Joule – corpuscular
(D) efeito fotoelétrico – corpuscular
(E) efeito Coulomb – ondulatória
19-(UFRGS-RS-015)
O físico francês Louis de Broglie (1892-1987), em analogia ao comportamento dual onda-partícula
da luz, atribuiu propriedades ondulatórias à matéria.
Sendo a constante de Planck h = 6,6.10-34 J.s, o comprimento de onda de Broglie para um elétron
(massa m = 9.10-31 kg) com velocidade de módulo v = 2,2.106 m/s é, aproximadamente,