Resolução do Colégio Naval 2015
RESOLUÇÕES
01-
R- C
02- ( ) Na eletrização por atrito, o corpo perde elétrons passa a ter mais prótons do que possuía anteriormente e, nesse caso, fica eletrizado com carga positiva.
(F) Na eletrização por atrito, o corpo perde elétrons (cargas negativas), passa a ter excesso de prótons (cargas positivas), e, nesse caso, fica eletrizado com carga positiva. Mas, a quantidade de prótons continua a mesma que anteriormente.
( ) Condutores são corpos que facilitam a passagem da corrente elétrica, pois possuem grande quantidade de elétrons livres.
(V) Condutores – Os átomos dos metais (ferro, ouro, platina, cobre, prata e outros), corpo humano, o solo, o ar úmido, etc. têm seus elétrons da última camada eletrônica fracamente unidos, e podem perdê-los com facilidade. Esses elétrons recebem o nome de elétrons livres.
Devido à facilidade de fornecer elétrons livres, esses corpos são chamados decondutores elétricos e usados para fabricar os fios de cabos e aparelhos elétricos, pois são bons condutores do fluxo de elétrons livres.
( ) Um imã, em forma de barra, ao ser cortado ao meio, dá origem a dois novos imãs, cada um com apenas um polo (norte ou sul).
(F) Inseparabilidade dos polos – Se você quebrar um imã e em seguida continuar dividindo os imãs resultantes, você observará que cada pedaço partido continuará sendo um novo imã com dois polos,
Norte e Sul de maneira que cada pedaço atraia o outro. Não existem polos isolados.
( ) A bússola magnética, cuja extremidade destacada é o seu polo norte, aponta para uma direção definida da Terra, próximo ao polo norte geográfico.
(V) A parte destacada da bússola é o seu polo norte e esta aponta para o Polo Sul Magnético da Terra que é considerada um grande imã. Este ponto localiza-se, de fato, relativamente próximo ao Polo Norte geográfico da Terra.
( ) Geradores são dispositivos que transformam outras formas de energia em energia elétrica.
(V) Exemplos: Baterias e pilhas transformam energia química em elétrica; usinas hidrelétricas transformam energia cinética do movimento da água em elétrica, etc
( ) O chuveiro elétrico pode ser considerado um resistor pois transforma energia elétrica em energia exclusivamente térmica.
(V) É o único dispositivo que transforma exclusivamente energia elétrica em térmica.
R- A
03-
04-
I. Na Lua, onde não há atmosfera, o calor pode se propagar, somente, por condução e irradiação.
(A) Correta — se você não domina a teoria, veja a seguir os processos de propagação do calor por condução e irradiação:
Condução térmica
O calor é conduzido de um ponto a outro do corpo sem que haja deslocamento das partículas.
Explicando microscopicamente o fenômeno: a região próxima da chama tem o movimento vibratório de suas moléculas aumentado, adquirindo assim maior energia cinética, que é transferida através de choques às partículas vizinhas, que também aumentam seu movimento vibratório. Através desse transporte de energia, toda a barra é aquecida. Na atmosfera da Lua, onde existe o vácuo, o calor não se propaga por condução, mas em seu interior, onde existe matéria sólida a propagação de calor por condução ocorre.
Irradiação térmica
É o fenômeno pelo qual a energia emitida pelo Sol chega até a Terra através do vácuo. Realiza-se
através de ondas eletromagnéticas que são compostas por diversas ondas de freqüências diferentes (raios cósmicos, raios X, raios ultravioleta, luz visível, raios infravermelhos, microondas, etc.), chamadas radiações térmicas. Qualquer corpo que possua temperatura superior ao zero absoluto (0K ou -273oC) emite energia radiante e as que se transformam mais facilmente em calor quando absorvidas pelo receptor são as infravermelhas, denominadas também de ondas de calor.
A radiação ocorre também no ar, como você pode observar na figura abaixo onde a mão está
recebendo calor por irradiação.
II. Uma onda sonora, por não haver resistência do ar, propaga-se mais rapidamente na Lua, do que na Terra.
II. Falsa— ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais e necessitam de um meio material para se propagarem e, consequentemente não se propagam na Lua onde praticamente não existe atmosfera (meio material) necessário para sua propagação.
III. A cor avermelhada, refletida na Lua, ocorreu devido à refração da luz solar, ao atravessar a atmosfera da Terra.
III. Correta— essa eclipse lunar total, em que a sombra da Terra encobre totalmente a Lua ocorre quando o Sol e a Lua que está em eclipse, estão visíveis ao mesmo tempo. Este tipo de eclipse só é visível quando o eclipse lunar ocorre perto do poente, ou antes, do nascente, quando a luz refratada pela Terra de cor avermelhada ou alaranjada, atinge a Lua e é refletida pela mesma.
A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada.
Isto é conseqüência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda de coloração avermelhada para dentro da região da umbra onde está a Lua.
Então você pode pensar que a Lua, que estará na sombra da Terra, ficará escura ou invisível. Mas isso não acontece porque a luz solar, em interação com a atmosfera, que se comporta como uma ‘lente’, se espalhará e os tons mais avermelhados se desviarão e atingirão a Lua.
IV. A luz solar, sendo uma onda eletromagnética, propaga-se na Lua e na atmosfera terrestre com a mesma velocidade.
IV. Falsa — O índice de refração da luz no vácuo é considerado arbitrariamente como sendo igual a 1, que é diferente daquele obtido para o ar: 1,00029 (temperatura de 15o C e 1 atm de pressão).
Isso significa que a velocidade de propagação da luz (onda eletromagnética) na Lua onde não existe atmosfera é diferente da velocidade de propagação da luz na atmosfera terrestre onde existe ar.
V. Como a gravidade na Lua é cerca de 1/6 da gravidade na Terra, uma pessoa de 60kg de massa terá, na Lua, um peso de 100N, considerando gTerra=10m/s2.
V. Correta
Peso da pessoa de massa 60kg na Terra onde g=10m/s2— P=m.g=60.10=600N.
Peso da pessoa de massa 60kgna Lua onde g=(10/6)m/s2— P=m.g=60.(10/6)=100N.
R- B
05-
Na situação 1, como o voltímetro é ideal, possui resistência interna infinita, isolante), você pode retirá-lo e calcular a resistência equivalente conforme a sequência abaixo:
Na situação 2 o amperímetro está ligado em série e, como ele é ideal (resistência interna nula) você pode curto-circuitá-lo e calcular a resistência equivalente conforme a sequência abaixo:
Req=U / i
R- B
06-