O curso de Medicina do UNIFESO adota um projeto pedagógico, considerado um dos mais inovadores do Brasil por especialistas em educação médica do Ministério da Educação, que proporciona ao estudante a aquisição de competências e habilidades desde o início do curso em laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia educacional e em simulações, além da inserção precoce em cenários de prática como o hospital de ensino próprio HCTCO e unidades de saúde conveniadas UBS.
Tal projeto inclui também a formação personalizada dos estudantes, que são acompanhados em pequenos grupos por professores e tutores altamente qualificados em todos os estágios do curso, do primeiro período até as especialidades oferecidas no internato: Saúde da Família, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.
Formação articulada com a realidade
O curso de Medicina do UNIFESO forma profissionais capazes de atuar com eficiência para promover, prevenir, recuperar e reabilitar a saúde, com base em princípios éticos, sólida formação científica e orientação para a atualização permanente, acompanhando tanto a evolução do conhecimento como as mudanças sociais, para promover o desenvolvimento contínuo das habilidades clínicas.
A competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde de forma integral é assegurada pela atuação do estudante, sempre sob supervisão qualificada, na Estratégia Saúde da Família, em unidades do SUS conveniadas e no Hospital das Clínicas de Teresópolis CostantinoOctaviano, do UNIFESO, referência regional em todas as áreas
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Usa-se um aquecedor elétrico para aquecer 60 kg de água inicialmente a 20°C. O aquecedor é
constituído por uma resistência de imersão de 0,60 Ω ligada sob 120 V. Considere o calor específicoda água como sendo 4000 J/kg.°C. O aquecedor desligouautomaticamente quando a temperatura da água atingiu 80°C. Portanto, o aquecedor ficou ligado durante
02-(UNIFESO-RJ-015)
Um feixe de raios luminosos incide em uma lente Lo paralelamente a seu eixo principal e, após atravessá-la, converge para um ponto desse eixo localizado a 25 cm de seu centro ótico,como mostra a Figura 1.
Do lado oposto ao da incidência, coloca-se outra lente L1, divergente, com mesmo eixo principalque Lo. Por meio de sucessivas tentativas, verifica-se que, quando adistância entre as lentes setorna igual a 15 cm, os raios emergentes do sistema formado por elas, voltam a ser paralelos ao eixo principal, como mostra a Figura 2.
A distância focal da lente L1 é
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No circuito esquematizado na figura, o gerador tem uma resistência interna desprezível, os
quatro resistores têm a mesma resistência R e o amperímetro (ideal) indica 5 A. Se a chave Cestivesse fechada, o amperímetro estaria indicando
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A figura mostra a fotografia, em dado instante, de uma corda na qual se propaga um pulso com
velocidade de propagação igual a 3 cm/s se aproximando da extremidade da corda que está presa a um anteparo fixo. Tendo-se em conta as distâncias indicadas na figura, aopção que melhor representa a fotografia dessa corda tirada 2s após o instante representado na figura é
05-(UNIFESO-RJ-015)
Uma esfera está em repousototalmente imersa em um líquido que se encontra em equilíbriohidrostático, conforme a figura a seguir.
Assinale a opção que melhor representa, por meio de segmentos orientados, as direções, os sentidos e os módulos das forças de pressão exercidas pelo líquido sobre a esfera.
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A figura a seguir mostra um bloco A, cujo pesotem módulo igual a 15 N, apoiado em um plano
inclinadocujasdimensões estão nela indicadas. Esse bloco é mantido em repouso por meio de um fio que passa por uma roldana fixa e sustenta outro bloco B, cujopeso tem módulo igual a 14 N. Suponha que o trecho do fio que vai do bloco A à roldana seja paralelo ao plano inclinado. Considere o fio e a roldana ideais e osatritos desprezíveis no eixo da roldana. O módulo da forçaexercida pelo plano inclinado sobre o bloco A é igual a
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Uma haste rígida e homogênea de massa m está em equilíbrio apoiada no solo e em duas paredes como ilustra a figura a seguir.
Tanto a superfície horizontal quanto as duas paredes verticais são lisas, de modo que não há atrito entre as extremidades da haste e as superfícies nas quais ela se apóia. O ângulo entre a haste e a superfície horizontal é 45°. Sejam F o módulo da força que a parede da direita exerce sobre oextremo superior da haste e g o módulo da aceleração da gravidade. O valor de F é
08-UNIFESO-RJ-015)
Para se exercitarem, ganhando resistência e simulando o ritmo de competição, os maratonistas costumam correr durante longos períodos de tempo mantendo umavelocidade de móduloconstante. Considere dois maratonistas que se exercitam em uma pista circular de 1200 m deperímetro, ambos com movimentos uniformes.Quando eles se movem no mesmo sentido, o mais
rápido alcança o mais lento a cada 10 minutos. Quando eles se movem em sentidos opostos,decorrem 2 minutos entre dois cruzamentos sucessivos. A razão entre omódulo da velocidadeescalar do mais rápido e o módulo da velocidade escalar do mais lento é