Exercícios da UFLA 2015
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma universidade pública localizada na cidade de Lavras, Minas Gerais, a 240 km de Belo Horizonte. É gratuita, mantida pela União, recentemente aderiu ao SISU, abandonando assim o tradicional vestibular semestral. Ainda é válido, porém, o ingresso a partir do PAS (Programa de Avaliação Seriada). Além de cursos de graduação a UFLA conta também com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui o 2º melhor índice de qualidade do Brasil e o 1º de Minas Gerais entre as universidade públicas e privadas pesquisadas.
A partir de 2010 a UFLA aderiu integralmente ao SiSU – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da Instituição são preenchidas pelos candidatos do SiSU: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). .
O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS, é um processo no qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. O conteúdo da Primeira Etapa corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio; na Segunda Etapa, serão cobrados os conteúdos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio; e na Terceira Etapa, será adotada a nota do Enem realizado durante o terceiro ano do Ensino Médio.
QUAIS AS VANTAGENS DESSE PROCESSO SELETIVO?
Proporcionar um processo de seleção menos tenso que os processos seletivos tradicionais; valorizar o conhecimento adquirido pelo aluno tão logo tenha sido assimilado; oferecer a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, corrigir suas falhas, redirecionar seus estudos e definir suas aptidões.
O QUE É AVALIADO E COMO SÃO AS PROVAS?
1ª etapa: programa da 1ª série do Ensino Médio – Provas objetivas e Redação.
2ª etapa: programas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio – Provas objetivas e Redação.
3ª etapa: programa de todo o Ensino Médio – Provas do ENEM.
Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) – 1ª etapa (Grupo XV I- Triênio 2015-2017)
01-(UFLA-MG-015)
Na expressão F = kx, F representa o módulo da força e x, um comprimento. No sistema internacional,
aunidade de k é:
02-(UFLA-MG-015)
A energia potencial de uma peça de cobre de 200 g de massa, colocada a uma altura de 1 m em
relação ao solo é:
(Considere a energia potencial nula no solo e o valor de g=10 m/s²).
03-(UFLA-MG-015)
Considere os eventos I, II, III:
I – Bola, presa a um fio, descrevendo um círculo no plano horizontal.
II – Carro fazendo uma curva circular.
III – Satélite em órbita circular em torno do centro da Terra.
A força centrípeta de cada evento acima é, respectivamente:
(A) I – Tensão; II – Normal; III – Peso;
(B) I – Normal; II – Atrito cinético; III – Peso;
(C) I – Tensão; II – Atrito estático; III – Força gravitacional;
(D) I – Normal; II – Atrito cinético; III – Força gravitacional
04-(UFLA-MG-015)
Duas forças F1 e F2, perpendiculares entre si, agem sobre um corpo. Se seus módulos são F1=20,0 N
e F2=15,0 N,indique a força resultante no objeto.
05-(UFLA-MG-015)
O gráfico abaixo apresenta a velocidade linear em função do tempo de uma locomotiva de cargas viajando entredois bairros:
A aceleração média da locomotiva é de:
06-(UFLA-MG-015)
As figuras abaixo apresentam um bloco de massa 20 g unido a uma mola ideal, movendo-se sobre um planohorizontal sem atrito. Na figura 1, o bloco está momentaneamente em repouso e a mola está esticada. Nesseinstante, a energia mecânica do sistema é igual a 0,12 J. Na figura 2, o bloco se move com uma velocidade v e amola está instantaneamente relaxada. A energia cinética e potencial elástica nesse ponto são, respectivamente:
(A) Energia cinética 0,00 J; energia potencial elástica 0,12 J
(B) Energia cinética 0,00 J; energia potencial elástica 0,00 J
(C) Energia cinética 0,12 J; energia potencial elástica 0,12 J
(D) Energia cinética 0,12 J; energia potencial elástica 0,00 J
07-(UFLA-MG-015)
Um corpo de massa 2,0 kg é abandonado do repouso de uma altura de 10,0 m. Considerando g=10 m/s², avelocidade final do corpo imediatamente antes de tocar o solo será:
08-(UFLA-MG-015)
Um bloco de 50 kg apresenta um movimento retilíneo uniformemente variado. Num instante, ele está com umavelocidade igual a 20 m/s e, após um tempo de 15 s, sua velocidade passa a ser 50 m/s. A quantidade demovimento (ou momento linear) inicial, final e a sua aceleração são, respectivamente:
(A) 100 kg m/s, 500 kg m/s e 2 m/s²
(B) 100 kg m/s, 500 kg m/s e 1/2 m/s²
(C) 1000 kg m/s, 2500 kg m/s e 2 m/s²
(D) 1000 kg m/s, 2500 kg m/s e 1/2 m/s²
09-(UFLA-MG-015)
Sobre a trajetória elíptica realizada pela Terra em torno do Sol, ilustrado na figura abaixo, é CORRETO afirmar:
(A) O sistema mostrado na figura representa o modelo heliocêntrico.
(B) O sistema mostrado na figura representa o modelo geocêntrico.
(C) O período de evolução da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 24 horas.
(D) O período de evolução da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 28 dias.
10-(UFLA-MG-015)
Considere que três carrinhos 1, 2 e 3 estejam se movimentando inicialmente com a mesma velocidade vo.
Cada carrinho percorre uma trajetória diferente, conforme figuras abaixo. Considere nulo qualquer atrito ouresistência ao movimento. Com relação às velocidades finais dos três carrinhos, é CORRETO afirmar:
(A) O carrinho 1 possui a menor velocidade final.
(B) O carrinho 3 possui a menor velocidade final.
(C) Os três carrinhos estão a mesma velocidade final.
(D) Os carrinhos 2 e 3 possuem a mesma velocidade final.
Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) – 2a etapa (Grupo XV – Triênio 2014-2016)
11-(UFLA-MG-015)
De acordo com a grandeza física chamada calor, indique qual das seguintes afirmações sobre unidades está CORRETA:
12-(UFLA-MG-015)
Uma onda de 20 Hz é gerada em um laboratório por meio de uma corda em movimento harmônico simples. Seo comprimento de onda for 20 cm, sua velocidade será igual a:
13-(UFLA-MG-015)
Considere que os módulos das componentes ortogonais de um determinado vetor força são 12 N e 16 N. ÉCORRETO afirmar que o módulo desse vetor é igual a:
14-(UFLA-MG-015)
Em unidades do sistema internacional SI, um determinado objeto possui a seguinte equação horária do seumovimento retilíneo S=2+10t+3t². É CORRETO afirmar que é um movimento retilíneo
(A) uniforme, com velocidade 5 m/s
(B) uniforme, com velocidade 10 m/s
(C) uniformemente variado, com aceleração 3 m/s2
(D) uniformemente variado, com aceleração 6 m/s2
15-(UFLA-MG-015)
Em um experimento de física, têm-se um copo cheio de água e uma colher. Ao colocar essa colher dentro do copo, nota-se que ela parece estar quebrada. Observando o experimento, é CORRETO concluir que
(A) o ângulo de refração é maior que o ângulo de incidência, quando a luz atravessa um meio (ar) com menor índice de refração para um meio (água) com maior índice de refração.
(B) o ângulo de refração é menor que o ângulo de incidência, quando a luz atravessa um meio (ar) com maior índice de refração para um meio (água) com menor índice de refração.
(C) o ângulo de refração é menor que o ângulo de incidência, quando a luz atravessa um meio (ar) com menor índice de refração para um meio (água) com maior índice de refração.
(D) o ângulo de refração é maior que o ângulo de incidência, quando a luz atravessa um meio (ar) com maior índice de refração para um meio (água) com menor índice de refração.
16-(UFLA-MG-015)
Um gás ideal evolui do estado A para o estado B, como é mostrado no diagrama
A relação da temperatura inicial para a temperatura final é:
17-(UFLA-MG-015)
O sol apresenta na sua camada externa visível, chamada fotosfera, uma temperatura aproximada de
6000K. É CORRETO afirmar que tal valor seria:
(A) 6273, se a escala termométrica utilizada fosse a Celsius.
(B) o mesmo, se a escala termométrica utilizada fosse a Celsius.
(C) 10308, se a escala termométrica utilizada fosse a Fahrenheit.
(D) o mesmo, se a escala termométrica utilizada fosse a Fahrenheit
18-(UFLA-MG-015)
Considere o diagrama de fases (ou diagrama de estado), ilustrado abaixo, em que uma amostra de gelo está inicialmente no estado P, a 1 atm e – 18°C.
Durante o processo termodinâmico, essa amostra passará pelos estados Q, R, S e T,
respectivamente. É CORRETO afirmar que:
(A) Ao chegar ao estado Q, tem-se a fusão do gelo; no estado R, tem-se água líquida; no estado S, a vaporização da água; e no estado T, o vapor de água.
(B) Ao chegar ao estado Q, tem-se a fusão do gelo; no estado R, tem-se água líquida; no estado S, a condensação do vapor; e no estado T, o vapor de água.
(C) Ao chegar ao estado Q, tem-se a solidificação da água; no estado R, tem-se água líquida; no estado S, a vaporização da água e no estado T, vapor de água.
(D) Ao chegar ao estado Q, tem-se a solidificação da água; no estado R, tem-se água líquida; no estado S, a condensação do vapor; e no estado T, vapor de água.
19-(UFLA-MG-015)
Considere uma bola que será elevada do chão ao teto por meio de duas estruturas diferentes, mostradas na figura abaixo. O trabalho realizado pela força gravitacional na bola de peso 10 N,
quando a bola vai do ponto MAIS BAIXO ATÉ O TOPO é:
(A) para a primeira estrutura, – 30 J, e para a segunda estrutura, – 30 J
(B) para a primeira estrutura, – 50 J, e para a segunda estrutura, – 50 J
(C) para a primeira estrutura, + 30 J, e para a segunda estrutura, + 30 J
(D) para a primeira estrutura, + 50 J, e para a segunda estrutura, + 50 J
20-(UFLA-MG-015)
Uma lente tem uma distância focal de f = 5 cm. Um objeto O de altura o = 2 cm é colocado a uma
distância de do = 9 cm dessa lente. A distância em relação à lente e o tamanho da imagem serão, respectivamente: