Exercícios da IFSC 2015
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina(IFSC), é uma instituição de ensino público em Santa Catarina, vinculado aoMinistério da Educação e criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). Sua reitoria está instalada emFlorianópolis.
O IFSC possui 19 campi e três polos presenciais3 . Ofecere cursos em diferentes níveis e modalidades, como: qualificação ou formação inicial e continuada, educação de jovens e adultos, ensino médio integrado ao técnico, técnico concomitante ao ensino médio, técnico pós-ensino médio (Subsequentes), bacharelado, licenciatura,superior de tecnologia, pós-graduação lato sensu e mestrado.
01-(IFSC-SC-015)
Um feixe de luz incide em uma lâmina metálica provocando a emissão de alguns elétrons. A respeito desse fenômeno, denominado de efeito fotoelétrico, leia e analise as proposições e assinale no
cartão-resposta a soma da(s) CORRETA(S).
01. O efeito fotoelétrico só ocorre a partir de uma frequência de corte, denominada função trabalho.
02. Qualquer que seja a frequência e comprimento de onda da luz incidente é possível que sejam arrancados elétrons do metal.
04. Quaisquer que sejam a frequência, comprimento de onda e a intensidade da luz, os elétrons são emitidos com a mesma energia cinética.
08. Quanto maior a frequência da luz de uma determinada intensidade incidindo sobre o metal, mais elétrons abandonam o metal.
16. Quanto maior a frequência da luz de uma determinada intensidade incidindo sobre o metal,
maiores são as energias com que os elétrons abandonam o metal.
Efeito fotoelétrico – Heinrich Rudolf Hertz, em 1887, detectou e gerou em laboratório, em uma série de
experiências que, quando a luz (onda eletromagnética, radiação eletromagnética) de freqüência suficientemente alta incide sobre a superfície de um metal, ela pode retirar elétrons do mesmo. Esse fenômeno ficou conhecido como efeito fotoelétrico.
02-(IFSC-SC-015)
Um engenheiro foi convidado por um empresário, dono de um parque de diversões, a construir um brinquedo, no qual um motociclista possa pilotar sua motocicleta em um grande cilindro oco e
transparente. O cilindro será colocado na posição vertical a uma altura de 5,0 metros em relação ao solo e o motociclista dará voltas horizontais, naturalmente com toda segurança. A figura abaixo mostra o cilindro e o motociclista com sua motocicleta.
Considere a aceleração da gravidade constante e igual g, μ o coeficiente de atrito entre o pneu e a superfície do cilindro, e o sistema motociclista e motocicleta como um ponto material.
Levando em consideração as informações apresentadas no enunciado desta questão, leia e analise as proposições e assinale no cartão-resposta a soma da(s)CORRETA(S).
01. Nesse brinquedo a força normal e a força peso constituem um par ação e reação.
02. Nesse brinquedo a força de atrito e a força peso não constituem um par ação e reação, porém é essa força que equilibra a força peso evitando que o motociclista caia.
04. Nesse brinquedo a força de atrito e a força peso constituem um par ação e reação, porém é essa força que equilibra a força peso evitando que o motociclista caia.
08. Nesse brinquedo a força normal é radial, e é a força que a motocicleta exerce sobre a parede do cilindro.
16. Nesse brinquedo a força normal é radial, e é a força que a parede do cilindro exerce sobre a motocicleta.
32. A velocidade da motocicleta depende do valor do raio do cilindro, da aceleração da gravidade, e do coeficiente de atrito e é calculada pela expressa por V=√ụRg.
03-(IFSC-SC-015)
Um ciclista está pedalando sua bicicleta em um trecho retilíneo de uma ciclovia, em uma famosa avenida de Florianópolis. No instante t=0, a velocidade do ciclista é 18km/h no sentido positivo da trajetória, isto é, eixo 0x, e sua posição é 20m em relação a uma parada de ônibus. A aceleração do ciclista é ax=4,0m/s2. Considerando o conjunto ciclista e bicicleta como um ponto material e com massa de 70kg, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O movimento da bicicleta é retilíneo e uniforme.
02. A expressão matemática que define a posição da bicicleta é x = 20+5t + 4t2.
04. A força resultante a qual o conjunto está sujeito é 280N.
08. O trabalho total realizado sobre o conjunto, no intervalo de tempo de 0 a 2s, foi de 3600J.
16. A quantidade de movimento do conjunto no instante 2s foi de 910kg.m/s.
32. O impulso sofrido pelo conjunto no intervalo de tempo de 0 a 2s foi de 910Ns.
04-(IFSC-SC-015)
Com base nas leis da eletricidade e do eletromagnetismo, analise as proposições e marque no cartão resposta a soma da(s) CORRETA(S).
01. O princípio da conservação da carga elétrica, em que a soma algébrica de todas as cargas elétricas existentes em sistema isolado, permanece sempre constante.
02. Segundo a Lei de Coulomb, o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes é diretamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
04. Conforme a Lei de Coulomb, o módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes é inversamente proporcional ao produto das mesmas.
08. De acordo com a Lei de Faraday, a força eletromotriz induzida em uma espira fechada é dada pela variação do fluxo magnético dividido pela variação do tempo com o sinal trocado.
16. Segundo a Lei de Lenz, o sentido de qualquer efeito de indução magnética é tal que se opõe à causa que produz esse efeito.
05-(IFSC-SC-015)
Observe a figura abaixo, na qual, três espelhos planos estão dispostos. Um raio luminoso incide
sobre um dos espelhos (E1), formando um ângulo de 15° com a sua superfície. Esse raio, depois de sucessivas reflexões emerge do espelho E3 com um ângulo de 35° com a sua superfície. Fazendo uso de seus conhecimentos sobre as leis da reflexão, analise e assinale no cartão respostaa soma da(s) proposição(ões)CORRETA(S).
01. O ângulo α vale 110°.
02. A reflexão da luz pode ser difusa ou especular, mas as leis da reflexão só valem para a reflexão especular.
04. Uma das leis da reflexão coloca que o raio de luz incidente, a reta normal e o raio de luz refletido são concêntricos, ou seja, pertencem ao mesmo plano.
08. No fenômeno de reflexão, o ângulo de incidência (entre o raio incidente e a reta normal) é sempre igual ao ângulo de reflexão (entre a reta normal e o raio refletido).
16. O espelho é qualquer superfície plana onde ocorre a reflexão especular.
32. As leis da reflexão também se aplicam à reflexão de objetos.