Exercícios da FMJ 2015

A Faculdade de Medicina de Jundiaí é uma Escola Superior de Medicina Pública Municipal sediada em Jundiaí (SP).

Possui os seguintes cursos: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Oftalmologia (todos os programas foram credenciados pelo MEC)

Hoje a FMJ conta com projetos de pesquisa financiados pelas principais agências de Fomento do Brasil, como CNPq e FAPESP. O último vestibular pela VUNESP apresentou uma relação candidato/vaga em torno de 58/1 .

01-(FMJ-SP-015)

A figura representa esquematicamente o joelho humano, cuja rótula é prensada entre o fêmur e o tendão quadríceps, estrutura que funciona como corda ideal,transmitindo em suas extremidades uma força de módulo T.

Considere que a rótula esteja em equilíbrio, que os vetores indiquem as forças aplicadas nas extremidades do tendão bem como os ângulos que formam com a direção vertical e a tabela a seguir.

a) Na figura inserida no campo de resolução e resposta, represente vetorialmente a força aplicada pelo fêmur sobre a rótula.

b) Determine uma expressão, em função de T, da resultante da força aplicada pelo tendão quadríceps sobre a rótula.

02-(FMJ-SP-015)

Para determinar a densidade de uma amostra de sangue humano, utiliza-se um cubo de volume V. Colocando-o suavemente sobre a superfície de uma amostra desangue normal, de densidade absoluta ρ, o cubo flutua com metade de seu volume submerso, como mostra a figura.

Ao colocar-se esse mesmo cubo na superfície de outra amostra de sangue, verifica-se que ele flutua com 52% de seu volume submerso.

a) Deduza uma expressão para a massa do cubo em função de ρ e V.

b) Determine a razão ρ/ρ’, sendo ρ’ a densidade da segunda amostra de sangue.

03-(FMJ-SP-015)

O cristalino do olho humano funciona como uma lente que converge os raios luminosos vindos de um objeto, devendo a imagem se formar no plano da retina, localizada no fundo do olho, como mostra a figura.

a) Admitindo que o cristalino obedeça às condições de nitidez de Gauss para lentes esféricas e que a convergência normal da vista para um objeto muito afastado seja de 50 dioptrias, determine a distância, em centímetros, entre a retina e o cristalino.

b) Em pessoas com mais de quarenta anos, é comum o desenvolvimento de uma anomalia visual popularmente conhecida como “vista cansada”, que decorre doenrijecimento dos músculos ciliares. Cite o nome científico dessa anomalia. Para a miopia, cite o tipo de lente usado na correção desta anomalia.

04-(FMJ-SP-015)

O intervalo de frequência sonora audível para o ser humano está compreendido entre

20 Hz e 20 kHz. Considerando a velocidade do som igual a 340 m/s, calcule:

a) o comprimento de onda, em metros, da onda sonora para os extremos desse intervalo de frequência indicados no enunciado.

b) o comprimento de onda, em metros, de uma onda sonora, de frequência 100 Hz no ar, ao passar para a água, sabendo que a velocidade de propagação do som na água é quatro vezes maior que no ar

05-(FMJ-SP-015)

A figura representa as resistências elétricas ôhmicas de partes do corpo de uma pessoa: 500 Ω para cada braço, 100 Ω para cabeça e pescoço, 500 Ω para o abdome e 1000 Ω para cada perna. O coração, representado em vermelho, permite a passagem de corrente elétrica.

a) Indique o par de pontos que, ao ser conectado a uma tensão elétrica, não provoque o risco de a corrente elétrica afetar o batimento cardíaco. Justifique sua resposta.

b) Suponha que a pessoa da figura esteja com os dois pés aterrados (sem isolantes elétricos entre os pés e a Terra) e segure com uma das mãos um fio elétrico de potencial 300 volts. Calcule, para essa situação, a corrente elétrica, em ampères, que atravessa o coração dessa pessoa.

 

Confira a resolução comentada