Exercícios da FATEC 2015
As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das quatro instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo no Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.
As 52 Faculdades de Tecnologia, sediadas em 48 municípios paulistas, oferecem cursos superiores de graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços, tendo em vista a constante evolução tecnológica.
Unidades
Americana • Araçatuba • Baixada Santista (Santos) • Barueri • Bauru • Botucatu • Bragança Paulista • Capão Bonito • Carapicuíba • Catanduva • Cruzeiro •Franca • Garça • Guaratinguetá • Guarulhos •Indaiatuba • Itapetininga • Itaquaquecetuba • Itu
• Jaboticabal •Jales • Jaú • Jundiaí • Lins •Marília • Mauá • Mococa• Mogi das Cruzes • Mogi Mirim • Osasco • Ourinhos • Pindamonhangaba • Piracicaba • Praia Grande • Presidente Prudente • Santo André • São Bernardo do Campo • São Caetano do Sul • São José do Rio Preto • São José dos Campos • São Paulo (Bom Retiro) • São Paulo (Ipiranga) • São Paulo (Tatuapé) • São Paulo (Zona Leste) • São Paulo (Zona Sul) • São Sebastião • Sertãozinho • Sorocaba • Taquaritinga • Tatuí
01-(FATEC-SP-015)
As tecnologias vestíveis digitais estão sendo incorporadas em mais e mais produtos que usamos no nosso cotidiano.
Entre tantos, podemos citar exoesqueletos, relógios e óculos “inteligentes”, pulseiras fitness, lentes de contato para diabéticos, luvas de composição musical e realidade aumentada, unhas postiças
eletrônicas, cílios postiços condutivos, sapatilhas de corrida eletrônicas e tatuagens digitais.
Em virtude dessa crescente oferta, observa-se o acréscimo significativo de adeptos, comprovado pelo surgimento de revistas, congressos, conferências e exposições especializados sobre o tema. Enfim, uma revolução no modo de vida das pessoas.
A maioria desses dispositivos portáteis necessita de energia elétrica, geralmente oriunda de pilhas ou baterias internas recarregáveis. Esses dispositivos funcionam, basicamente, graças à corrente elétrica
02-(FATEC-SP-015)
Fazer a mala para uma viagem poderá ser tão simples como pegar algumas latas de spray, que contenham uma mistura de polímero coloidal, para fazer suas próprias roupas “spray-on”.
Tanto faz se é uma camiseta ou um traje noturno, o tecido “spray-on” é uma novidade para produzir uma variedade de tecidos leves. A fórmula consiste em fibras curtas interligadas com polímeros e um solvente que produz o tecido em forma líquida.
Esse tecido provoca uma sensação fria ao ser pulverizado no corpo, mas adquire a temperatura corporal em poucos segundos. O material é pulverizado diretamente sobre a pele nua de uma pessoa, onde seca quase instantaneamente.
A sensação térmica provocada pelo tecido “spray-on”, quando pulverizado sobre o corpo, ocorre porque o solvente
(A) absorve calor do corpo, em um processo endotérmico.
(B) absorve calor do corpo, em um processo exotérmico.
(C) condensa no corpo, em um processo endotérmico
(D) libera calor para o corpo, em um processo exotérmico.
(E) libera calor para o corpo, em um processo endotérmico.
03-(FATEC-SP-015)
04-(FATEC-SP-015)
O aplicativo Waze, instalado em tablets e smartphones, tem sido usado com frequência para auxiliar os motoristas a “fugirem” do trânsito pesado das grandes cidades. Esse aplicativo consegue apresentar ao usuário uma boa rota alternativa e o tempo estimado para chegada ao destino, baseando-se tão somente nas distâncias e velocidades médias dos diversos usuários nessas rotas.
Suponha que um candidato da FATEC saia de casa às 11 h 10 min. Ele se dirige ao local de realização da prova, iniciando pelo trecho A, de 18 km, e finalizando pelo trecho B, de 3 km, às velocidades médias apresentadas na tela do aplicativo (conforme a figura).
É correto afirmar que a hora estimada para chegada ao destino é
05-(FATEC-SP-015)
O projeto Mars One pretende colonizar o planeta Marte até 2018. Para tanto, já fez uma pré-
seleção de 1058 pessoas, inclusive do Brasil, para uma viagem de aproximadamente sete meses, somente de ida. O desafio consistirá em viver, em trabalhar em habitats especiais e devidamente projetados, cultivando o próprio alimento, buscando água e gelo no solo e fontes de energia alternativas para geração de eletricidade, além da previamente estabelecida.
A escolha da energia a ser utilizada inicialmente foi a que despendesse o menor trabalho no transporte de seu equipamento até o planeta e consequente montagem no local.
Assim sendo, é correto afirmar que a fonte de energia que será inicialmente utilizada é a
(A) solar, em virtude da incidência de raios solares na superfície do planeta.
(B) eólica, em virtude da incidência de ventos solares que atingem o planeta.
(C) nuclear, pela facilidade de montagem, duração e segurança de manutenção.
(D) termoelétrica, pela queima dos combustíveis fósseis encontrados nas escavações.
(E) hídrica, pela extração e canalização das reservas de água e gelo no subsolo marciano.
06-(FATEC-SP-015)
Uma das montagens instaladas no Museu de Ciências de Londres é um jogo de quatro lentes, convergentes e divergentes, com diâmetro aproximado de 30 cm cada, fixadas e distribuídas ao longo de um tubo com 2 m de extensão. O visitante pode movimentá-las livremente, colocando-as numa posição qualquer desejada ao longo desse tubo (Figura 1), fazendo com que gere uma imagem “fantasmagórica” (Figura 2).
Certa vez, o visitante Curiosildo posicionou as lentes de tal forma que, ao olhar através delas pelo outro lado da montagem (Figura 3), a sua amiga Maria conseguiu ver a imagem do rosto do amigo em posição direita e ampliada.
Assim, é correto afirmar que a imagem formada é classificada como
07-(FATEC-SP-015)
Durante uma corrida de Formula Indy ou de Fórmula 1, os pilotos ficam sujeitos a um microambiente quente no cockpit que chega a atingir 50ºC, gerado por diversas fontes de calor (do
Sol, do motor, do terreno, do metabolismo cerebral, da atividade muscular etc.). Essa temperatura está muito acima da temperatura corporal média tolerável, por isso, eles devem se manter sempre com bom condicionamento físico.
As corridas de Fórmula Indy são mais tradicionais nos EUA, onde se adota a leitura da temperatura na escala Fahrenheit.
Baseado nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que a temperatura do cockpit que um carro de Fórmula Indy chega a atingir durante a corrida, em grau Fahrenheit, é