Movimento Uniformemente Variado (MUV) – Resolução

Resolução comentada dos exercícios de vestibulares das questões de Física sobre

Movimento Uniformemente Variado (MUV)

01- Quando t=0 a distância entre eles é de 32m  —  até t=4s, quando terminou a desaceleração o veículo A se deslocou   —  ΔSA=área do trapézio=(30 + 15).4/2   —  ΔSA=90m  —  no mesmo intervalo de tempo o veículo B se deslocou  —  ΔSB=área do retângulo=4.15=60m  —  a distância entre eles antes era de   —  ΔSa=32m (dado do exercício)  —  depois, ΔSd=(90 – 60)=30m  —  a distância entre eles no final da frenagem será de d=32 – 30=2m  —  R- B. 

02- Primeira situação  —  cálculo da aceleração do carro com a pista seca  —  V2=Vo2 + 2.a.∆S  —  02 = 102 + 2.a.5  —  a=-10ms2  —  cálculo da aceleração do carro com a pista molhada  —  V2=Vo2 + 2.a.∆S  —  02 = 102 + 2.a.6  —  a=-100/12=-25/3 ms2  —  segunda situação  —  cálculo da distância percorrida com a pista seca  —  V2=Vo2 + 2.a.∆S  —  02 = 302 + 2.(-10). ∆S  —  ∆S =45m  —  cálculo da distância percorrida com a pista molhada  —  V2=Vo2+ 2.a.∆S  —  02 = 302 + 2.(-25/3).∆S  —  ∆S=54m  —  distância percorrida a mais até parar  —  d=54 – 45=9m  —  R- D.

03- Observe na expressão D=K.V2, onde K é constante e, nela você observa que a velocidade V é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade  —  assim, se a velocidade dobra passando de 80kmh para 160kmh, a distância percorrida pelo carro até parar fica 22=4 vezes maior  —  R- C.

04-  

Observe no esquema abaixo no triângulo hachurado que  —  1302=502 + d —  d2=14400  —  d=120  —  cosα=cateto adjacente/hipotenusa=120/130  —  72=Vr.120/130  —  Vr=78km/h  —  R- C.

05-  Calculando o espaço percorrido entre 0 e 10s pela área  —  móvel A  —  ΔSA=(B + b).h/2=(45 + 30).10/2  —  ΔSA=375m (deslocou 375m no sentido positivo da trajetória)  —  móvel B  —  ΔSB=(-10 – 30).10/2  —  ΔSB=-200m (deslocou 200m no sentido negativo da trajetória)  —  d=375 + 200  —  d=575m  —  cálculo da aceleração escalar de cada móvel   —  aA=∆VA/∆t  —  aA=(45 – 30)/(10 – 0)  —  aA=1,5m/s2  —  aB=(-30 – (-10)/(10 – 0)  —  aB= -2m/s2  — SA=SoA + 30t + 0,75t2  —  SB=SoB – 10t – t2  —  supondo SoA=0 e fazendo t=10s no encontro onde você iguala as equações  —  30(10) + 0,75(10)2 = SoB – 10(10) – (10)2  —  375 = SoB – 200  —  SoB = 575 m, que é a distância inicial entre os móveis, pois supusemos o móvel A partindo da origem.

R- A

06- Ela vai (ida) pára e volta  —  se, na ida ela tem velocidade de 50m/s, na volta deverá ter velocidade de -50m/s  —   

na ida, Vo=50m/s e V=0, ela demorou  — V=Vo + at  —  0=50 – 0,2t  —  t=250s (na ida)  —  na volta  —  Vo=0 e V=-50m/s  —  V=Vo + at  —  -50=0 -0,2t  —  t=250s (na volta)  —  tpedido=tida + tvolta  —  tpedido=250 + 250=500s  —t=500s  —  R- A.

07- Cálculo da distância percorrida pelo predador  —  entre 0 e 4s  —  acelerado com a=(54/3,6 – 0)/(4 – 0)=3,75m/s2  —  ΔS1=Vo.t + at2/2=0.4 +3,75.16/2  —  ΔS1=90m  —  entre 4s e 10s é um MU com V=15ms  —  V= ΔS/Δt  —  15= ΔS2/6  —  ΔS2=90m  — ΔSpredador=90 + 90  —  ΔSpredador=180m  —  cálculo da distância percorrida pela presa  —  entre 0 e 5s  —  acelerado com a=(12 – 0)/(5 – 0)=2,4m/s2  —  ΔS1=Vot + at2/2=0.5 +2,4.25/2  —  ΔS1=30m  —  entre 5s e 10=14s é um MU com V=12ms  —  V= ΔS/Δt  —  12= ΔS2/9  —  ΔS2=108m  — ΔSpresa=30 + 108  —  ΔSpresa=138m  —  portanto para o predador obter sucesso, a distância inicial máxima entre ele e a presa deverá ser de  —  d=180 – 138  —  d=42m  —  R- C.

08- a) Equação de Torricelli  —  V2=Vo2 + 2.a.∆S  —  veículo A  —  VA2=202 + 2.4.150  —  VA=40m/s  —  veículo B  —  VB2=152 + 2.6.150  —  VB=45m/s.  

b) Cálculo do tempo que cada móvel demora para percorrer os 150m  —   ∆SA=VoA.t + aA.t2/2  —  150=40t + 4t2/2  — 

t1=-15s (anulado) e tA=5s  —  ∆SB=VoB.t + aB.t2/2  —  150=45t + 6t2/2  —  t1=-30s (anulado) e tB=5s  — após as curvas os dois veículos se moveram durante 5s  —  nesses t=5s o móvel A percorreu   SA=SoA + VoA.t + aA.t2/2=0 + 40.5 + 4.25/2=250m  —  SA=300m  —  SB=SoB + VoB.t + aB.t2/2=0 + 45.5 + 6.25/2=m  —  SA=300m  —  observe na figura que a projeção de SB=300m sobre a horizontal fornece S’B=SB.cos60o=300.0,5=150m  —  agora, aplicando Pitágoras você calcula a distância d pedida  —  d2=2502 + 1502=62500 + 22500=85000  —  d=291,54m.

09- Cálculo da aceleração  —  V=Vo + at  —  0=30 + a.6  —  a=-5m/s2  —  com essa aceleração sua velocidade deve ser reduzida de Vo=30m/s para V=10m/s em  —  30=10 – 5t  —  t=4s e, nesse tempo ele deve percorrer ΔS= Vo.t + at2/2=30.4 – 5.16/2=80m ou com Torricelli  —  V2=Vo2 + 2a ΔS  —  100=900 – 2.5. ΔS  —  ΔS=80m  —  R- C.

10- So=0  —  Vo=0  —  S=So + Vo.t + at2/2  —  s=a.t2/2  —  como a é constante, S é diretamente proporcional a t2, ou seja, aumenta proporcionalmente com o quadrado do tempo  —  R- C.

11-  a) Até começar a frear ele deve demorar   —  t=2,2 – 0,5  —  t=1,7s  para sua velocidade passar de Vo=12m/s até V=0  —  V= Vo + a.t  —  0=12 + a.1,7  —  a= -7,1m/s2.

b) Até começar a frear ele percorreu ΔS1 com velocidade constante de V=12m/s durante t=0,5s  —  V= ΔS1/ Δt  —  12= ΔS1/0,5  —  ΔS1=6m  —  para passar pelo cruzamento sem ser multado ele deve percorrer ΔS=30 – 6=24m em t=2,2 – 0,5=1,7s  —  ΔS=Vo.t + a.t2/2  —  24=12.1,7 + a.(1,7)2/2  —  24=20,4 + a.3/2  —  a=2,4m/s2.

12- 

Baseado na figura abaixo deduz-se a equação de cada móvel  —  carro  — MUV  —  Sc=So + Vot + at2/2= 0 + 0 +2t2/2  —  Sc=t2  —  e do atleta  —  MU    —  Sat=So + V.t  —  Sat= 0 + V.t  —  Sat=V.t  —  se o atleta se mantém na frente do carro por t=3s  —  Sat = Sc, quando t=3s  —  V.t=t2  —  V.3 = 32  —  V=3m/s  —  R- B.

13-  A velocidade inicial Vo é a mesma para os dois veículos Vo=108km/h/3,6=30m/s  —  deduzindo as

equações de   cada móvel de acordo com o esquema  —  V=V’=Vo=30m/s  —  equação de um ponto no pára-choque dianteiro do caminhão  — Scaminhão=So + Vo.t + at2/2=0 + 30.t – 2.t2/2  —  Scaminhão=30t – 1t2  —  equação de um ponto do pára-choque traseiro do carro  —  Scarro= So + Vo.t + at2/2= d + 30t – 3t2/2  — Scarro=d + 30t -1,5t2  —  o tempo que demorou para parar o caminhão (V=0) vale  —  Vcaminhão=Vo – 2t  —  0=30 – 2t  —  tcaminhão=15s  —  até parar o caminhão percorre  —  Scaminhão=30t – 1t2=30.15 – 1.(15)2=450 – 225  —  Scaminhão=225m  —  tempo que o carro demora para parar  —  Vcarro=Vo – at  —  0=30 – 3t  —  t=10s  —  distância que o carro percorre até parar  —  Scarro=d + 30t -1,5t2=d + 30.10 – 1,5.100  —  Scarro=d + 150  — no encontro  —  Scarro = Scaminhão  —  d + 150=225  —  d=75m  —  R- B.

14-  a) Como A e Z se deslocam em sentidos opostos, o módulo da aceleração relativa entre eles é a = 6 m/s2  —  como

 suas acelerações tem mesmo módulo, cada jogador percorre até o encontro metade da distância que os separa, ou seja, d= 6 m, distância que percorre em  —  S= So + Vo.t + a.t2/2  —  d=0 + 0 =at2/2  —  6=3t2/2  — t=2s.

b) Cada jogador tem velocidade constante de 6 m/s, em sentidos opostos  —  no intervalo de 0,1 s, o deslocamento de cada um é ∆S = v.∆t = 6 (0,1) = 0,6 m  —  ∆S=6m,  portanto, no momento do lançamento, a distância mínima (dmin) entre eles tem que ser  —  dmin= 2.(0,6)  —  dmin= 1,2 m  —  você também poderia utilizar a velocidade relativa que, em sentidos contrários é a soma das velocidades de cada um  —  Vr=6 + 6=12  —  Vr=12m/s  —  d=Vr.Δt=12.(0,1)  — d=1,2m.

15- 

Observe a figura abaixo  —  a catedral se encontra no ponto A(1;1), a prefeitura no ponto B (3;1) e a câmara de vereadores  no ponto C (5;3)  —  observe que AB=2 e AC2=(5 – 1)2 + (3 – 1)2  —  AC=2√5  —  como AB=500m  —  AC=500√5m    R- A.

16- Observe na figura abaixo que entre o início da ultrapassagem e o final da mesma um ponto P

fixo, por exemplo, no farol do carro que está ultrapassando, percorreu ∆S=17 + 3=17,3m  —  observe também que tanto os carros da fileira como o que está ultrapassando possuem a mesma velocidade, então a velocidade relativa entre eles é nula e, você pode considerar nesse estudo que inicialmente todos estavam em repouso  —  assim, o ponto P com velocidade inicial Vo=0 inicia seu movimento para ultrapassar uma distância fixa de ∆S=17,3m, com aceleração a, demorando t=4s para isso  —  ∆S=Vo.t + a.t2/2=  —  17,3 = 0.4 + a.42/2  —  a=17,3/8=2,16m/s2  —  cálculo da velocidade no final da ultrapassagem  —  V=Vo + a.t=0 + 2,16.4  —  V=8,65m/s  —  essa é a velocidade supondo os carros parados mas, na realidade, eles têm velocidade de 90km/h=25m/s  —  Vreal=25 + 8,65=33,65m/s. 

R- C.

17-  Entre 0 e 10s  —  Vo=0  —  V=Vo + at=0 + 1.10=10m/s  —  entre 10s e 20s  —  Vo=10m/s  —  V=Vo + at=10 + 2.10=30m/s  —  entre 20s e 50s  —  a aceleração é nula e a velocidade constante de 30m/s  —  entre 50s e t ele freia e pára com sua velocidade variando de 30m/s para 0  —  V=Vo + at  —  0=30 -1.t —  t=30s  —  tf=50 + 30=80s

Construindo o gráfico Vxt, cuja área entre a reta representativa e o eixo t fornece o deslocamento (no

caso, distância)entre as duas estações  —  ΔStotal=soma das áreas=10.10/2 + (30 + 10).10/2 + 30.30 + 30.30/2  — ΔStotal=1.600m  —  R- A

18- 

Cálculo dos instantes em que ele passa pela altura de 14m, ou seja, S=14m  —  S=10 + 5t – t2  —  14=10 +5t – t2  — 

t2 – 5t + 4=0 —  t=1s (subida e t’=4s (descida)  —  ele estará acima de 14m (luminosidade útil) entre os instantes 1s e 4s  —  Δt=4 – 1=3s   —   R- A.

 

19-Se você fixar um ponto P no início da locomotiva , quando P começar a passar diante do observador (marco inicial 0), você terá velocidade inicial Vo e to=0, e quando a locomotiva terminar de passar pelo observador P estará a 24m de 0 no instante t=4s (figura I).

Pelo enunciado, quando o primeiro vagão terminar de passar pelo observador o ponto P estará a 48m de 0 e o instante será t=4 + 2 = 6s (figura II)

Na figura I, quando t=4s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=24m —

ΔS= Vot + at2/2 — 24 = vo.4 + a.42/2 — 24 = 4Vo + 8a — 6 = Vo + 2a — Vo= 6 – 2a (1).

Na figura II, quando t=6s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=48m —

ΔS= Vot + at2/2 — 48 = Vo.6 + a.62/2 — 48 = 6Vo + 18a — 8 = Vo + 3a (2).

(1) em (2) — 8=6 – 2a + 3a — a=2m/s2 (aceleração da composição).

o= 6 – 2.2 — Vo=2m/s (velocidade inicial do ponto P).

Quando o primeiro vagão começa a passar diante do observador o ponto P está na posição 24m e o instante é t=4s — V=Vo + at=2 + 2.4=10m/sx3,6=36km/h.

R- D

20- Nos primeiros 50m ele partiu do repouso Vo=0, acelerou com aceleração a e terminou os 50m com velocidade V1:

ΔS=Vot + at2/2 — 50=0.t1 + a.t12/2 — 100=at12 — t1=10/√a (I).

V=Vo + at — V1 = 0 + a.t1 — V1 = a. 10/√a — V1.√a = 10a — V12.a = 100a2 — v12 = 100√a —

a = V1/10 (II).

(II) em (I) — t1 = 10/V1/10 — t1=100/V1 (III).

Os últimos 50m ele percorre com velocidade constante de valor V1 num intervalo de tempo t2:

V= ΔS/Δt — V1=50/t2 — t2=50/V1.

Como ele demorou 10s para efetuar todo o percurso você terá que t1 + t2 = 10 — (III) + (IV) = 10 — 100/V1 + 50/V1 = 10 — 150 = 10V1 — V1=15m/s.

A aceleração a é calculada substituindo V1=15m/s em (II) — √a = V1/10 — √a = 15/10=1,5 — a=1,52 — a=2,25m/s2.

Tempo t1 — substituindo V1=15ms em (III) — t1=100/15 — t1=6,7s — tempo t2 — t1 + t2=10 —

6,7 + t2 = 10 — t2=3,33s.

 

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