Movimento Uniformemente Variado (MUV) – Resolução
Resolução comentada dos exercícios de vestibulares das questões de Física sobre
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
01- Quando t=0 a distância entre eles é de 32m — até t=4s, quando terminou a desaceleração o veículo A se deslocou — ΔSA=área do trapézio=(30 + 15).4/2 — ΔSA=90m — no mesmo intervalo de tempo o veículo B se deslocou — ΔSB=área do retângulo=4.15=60m — a distância entre eles antes era de — ΔSa=32m (dado do exercício) — depois, ΔSd=(90 – 60)=30m — a distância entre eles no final da frenagem será de d=32 – 30=2m — R- B.
02- Primeira situação — cálculo da aceleração do carro com a pista seca — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 102 + 2.a.5 — a=-10ms2 — cálculo da aceleração do carro com a pista molhada — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 102 + 2.a.6 — a=-100/12=-25/3 ms2 — segunda situação — cálculo da distância percorrida com a pista seca — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 302 + 2.(-10). ∆S — ∆S =45m — cálculo da distância percorrida com a pista molhada — V2=Vo2+ 2.a.∆S — 02 = 302 + 2.(-25/3).∆S — ∆S=54m — distância percorrida a mais até parar — d=54 – 45=9m — R- D.
03- Observe na expressão D=K.V2, onde K é constante e, nela você observa que a velocidade V é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade — assim, se a velocidade dobra passando de 80kmh para 160kmh, a distância percorrida pelo carro até parar fica 22=4 vezes maior — R- C.
04-
Observe no esquema abaixo no triângulo hachurado que — 1302=502 + d2 — d2=14400 — d=120 — cosα=cateto adjacente/hipotenusa=120/130 — 72=Vr.120/130 — Vr=78km/h — R- C.
05- Calculando o espaço percorrido entre 0 e 10s pela área — móvel A — ΔSA=(B + b).h/2=(45 + 30).10/2 — ΔSA=375m (deslocou 375m no sentido positivo da trajetória) — móvel B — ΔSB=(-10 – 30).10/2 — ΔSB=-200m (deslocou 200m no sentido negativo da trajetória) — d=375 + 200 — d=575m — cálculo da aceleração escalar de cada móvel — aA=∆VA/∆t — aA=(45 – 30)/(10 – 0) — aA=1,5m/s2 — aB=(-30 – (-10)/(10 – 0) — aB= -2m/s2 — SA=SoA + 30t + 0,75t2 — SB=SoB – 10t – t2 — supondo SoA=0 e fazendo t=10s no encontro onde você iguala as equações — 30(10) + 0,75(10)2 = SoB – 10(10) – (10)2 — 375 = SoB – 200 — SoB = 575 m, que é a distância inicial entre os móveis, pois supusemos o móvel A partindo da origem.
R- A
06- Ela vai (ida) pára e volta — se, na ida ela tem velocidade de 50m/s, na volta deverá ter velocidade de -50m/s —
na ida, Vo=50m/s e V=0, ela demorou — V=Vo + at — 0=50 – 0,2t — t=250s (na ida) — na volta — Vo=0 e V=-50m/s — V=Vo + at — -50=0 -0,2t — t=250s (na volta) — tpedido=tida + tvolta — tpedido=250 + 250=500s —t=500s — R- A.
07- Cálculo da distância percorrida pelo predador — entre 0 e 4s — acelerado com a=(54/3,6 – 0)/(4 – 0)=3,75m/s2 — ΔS1=Vo.t + at2/2=0.4 +3,75.16/2 — ΔS1=90m — entre 4s e 10s é um MU com V=15ms — V= ΔS/Δt — 15= ΔS2/6 — ΔS2=90m — ΔSpredador=90 + 90 — ΔSpredador=180m — cálculo da distância percorrida pela presa — entre 0 e 5s — acelerado com a=(12 – 0)/(5 – 0)=2,4m/s2 — ΔS1=Vot + at2/2=0.5 +2,4.25/2 — ΔS1=30m — entre 5s e 10=14s é um MU com V=12ms — V= ΔS/Δt — 12= ΔS2/9 — ΔS2=108m — ΔSpresa=30 + 108 — ΔSpresa=138m — portanto para o predador obter sucesso, a distância inicial máxima entre ele e a presa deverá ser de — d=180 – 138 — d=42m — R- C.
08- a) Equação de Torricelli — V2=Vo2 + 2.a.∆S — veículo A — VA2=202 + 2.4.150 — VA=40m/s — veículo B — VB2=152 + 2.6.150 — VB=45m/s.
b) Cálculo do tempo que cada móvel demora para percorrer os 150m — ∆SA=VoA.t + aA.t2/2 — 150=40t + 4t2/2 —
t1=-15s (anulado) e tA=5s — ∆SB=VoB.t + aB.t2/2 — 150=45t + 6t2/2 — t1=-30s (anulado) e tB=5s — após as curvas os dois veículos se moveram durante 5s — nesses t=5s o móvel A percorreu SA=SoA + VoA.t + aA.t2/2=0 + 40.5 + 4.25/2=250m — SA=300m — SB=SoB + VoB.t + aB.t2/2=0 + 45.5 + 6.25/2=m — SA=300m — observe na figura que a projeção de SB=300m sobre a horizontal fornece S’B=SB.cos60o=300.0,5=150m — agora, aplicando Pitágoras você calcula a distância d pedida — d2=2502 + 1502=62500 + 22500=85000 — d=291,54m.
09- Cálculo da aceleração — V=Vo + at — 0=30 + a.6 — a=-5m/s2 — com essa aceleração sua velocidade deve ser reduzida de Vo=30m/s para V=10m/s em — 30=10 – 5t — t=4s e, nesse tempo ele deve percorrer ΔS= Vo.t + at2/2=30.4 – 5.16/2=80m ou com Torricelli — V2=Vo2 + 2a ΔS — 100=900 – 2.5. ΔS — ΔS=80m — R- C.
10- So=0 — Vo=0 — S=So + Vo.t + at2/2 — s=a.t2/2 — como a é constante, S é diretamente proporcional a t2, ou seja, aumenta proporcionalmente com o quadrado do tempo — R- C.
11- a) Até começar a frear ele deve demorar — t=2,2 – 0,5 — t=1,7s para sua velocidade passar de Vo=12m/s até V=0 — V= Vo + a.t — 0=12 + a.1,7 — a= -7,1m/s2.
b) Até começar a frear ele percorreu ΔS1 com velocidade constante de V=12m/s durante t=0,5s — V= ΔS1/ Δt — 12= ΔS1/0,5 — ΔS1=6m — para passar pelo cruzamento sem ser multado ele deve percorrer ΔS=30 – 6=24m em t=2,2 – 0,5=1,7s — ΔS=Vo.t + a.t2/2 — 24=12.1,7 + a.(1,7)2/2 — 24=20,4 + a.3/2 — a=2,4m/s2.
12-
Baseado na figura abaixo deduz-se a equação de cada móvel — carro — MUV — Sc=So + Vot + at2/2= 0 + 0 +2t2/2 — Sc=t2 — e do atleta — MU — Sat=So + V.t — Sat= 0 + V.t — Sat=V.t — se o atleta se mantém na frente do carro por t=3s — Sat = Sc, quando t=3s — V.t=t2 — V.3 = 32 — V=3m/s — R- B.
13- A velocidade inicial Vo é a mesma para os dois veículos Vo=108km/h/3,6=30m/s — deduzindo as
equações de cada móvel de acordo com o esquema — V=V’=Vo=30m/s — equação de um ponto no pára-choque dianteiro do caminhão — Scaminhão=So + Vo.t + at2/2=0 + 30.t – 2.t2/2 — Scaminhão=30t – 1t2 — equação de um ponto do pára-choque traseiro do carro — Scarro= So + Vo.t + at2/2= d + 30t – 3t2/2 — Scarro=d + 30t -1,5t2 — o tempo que demorou para parar o caminhão (V=0) vale — Vcaminhão=Vo – 2t — 0=30 – 2t — tcaminhão=15s — até parar o caminhão percorre — Scaminhão=30t – 1t2=30.15 – 1.(15)2=450 – 225 — Scaminhão=225m — tempo que o carro demora para parar — Vcarro=Vo – at — 0=30 – 3t — t=10s — distância que o carro percorre até parar — Scarro=d + 30t -1,5t2=d + 30.10 – 1,5.100 — Scarro=d + 150 — no encontro — Scarro = Scaminhão — d + 150=225 — d=75m — R- B.
14- a) Como A e Z se deslocam em sentidos opostos, o módulo da aceleração relativa entre eles é a = 6 m/s2 — como
suas acelerações tem mesmo módulo, cada jogador percorre até o encontro metade da distância que os separa, ou seja, d= 6 m, distância que percorre em — S= So + Vo.t + a.t2/2 — d=0 + 0 =at2/2 — 6=3t2/2 — t=2s.
b) Cada jogador tem velocidade constante de 6 m/s, em sentidos opostos — no intervalo de 0,1 s, o deslocamento de cada um é ∆S = v.∆t = 6 (0,1) = 0,6 m — ∆S=6m, portanto, no momento do lançamento, a distância mínima (dmin) entre eles tem que ser — dmin= 2.(0,6) — dmin= 1,2 m — você também poderia utilizar a velocidade relativa que, em sentidos contrários é a soma das velocidades de cada um — Vr=6 + 6=12 — Vr=12m/s — d=Vr.Δt=12.(0,1) — d=1,2m.
15-
Observe a figura abaixo — a catedral se encontra no ponto A(1;1), a prefeitura no ponto B (3;1) e a câmara de vereadores no ponto C (5;3) — observe que AB=2 e AC2=(5 – 1)2 + (3 – 1)2 — AC=2√5 — como AB=500m — AC=500√5m R- A.
16- Observe na figura abaixo que entre o início da ultrapassagem e o final da mesma um ponto P
fixo, por exemplo, no farol do carro que está ultrapassando, percorreu ∆S=17 + 3=17,3m — observe também que tanto os carros da fileira como o que está ultrapassando possuem a mesma velocidade, então a velocidade relativa entre eles é nula e, você pode considerar nesse estudo que inicialmente todos estavam em repouso — assim, o ponto P com velocidade inicial Vo=0 inicia seu movimento para ultrapassar uma distância fixa de ∆S=17,3m, com aceleração a, demorando t=4s para isso — ∆S=Vo.t + a.t2/2= — 17,3 = 0.4 + a.42/2 — a=17,3/8=2,16m/s2 — cálculo da velocidade no final da ultrapassagem — V=Vo + a.t=0 + 2,16.4 — V=8,65m/s — essa é a velocidade supondo os carros parados mas, na realidade, eles têm velocidade de 90km/h=25m/s — Vreal=25 + 8,65=33,65m/s.
R- C.
17- Entre 0 e 10s — Vo=0 — V=Vo + at=0 + 1.10=10m/s — entre 10s e 20s — Vo=10m/s — V=Vo + at=10 + 2.10=30m/s — entre 20s e 50s — a aceleração é nula e a velocidade constante de 30m/s — entre 50s e t ele freia e pára com sua velocidade variando de 30m/s para 0 — V=Vo + at — 0=30 -1.t — t=30s — tf=50 + 30=80s
Construindo o gráfico Vxt, cuja área entre a reta representativa e o eixo t fornece o deslocamento (no
caso, distância)entre as duas estações — ΔStotal=soma das áreas=10.10/2 + (30 + 10).10/2 + 30.30 + 30.30/2 — ΔStotal=1.600m — R- A
18-
Cálculo dos instantes em que ele passa pela altura de 14m, ou seja, S=14m — S=10 + 5t – t2 — 14=10 +5t – t2 —
t2 – 5t + 4=0 — t=1s (subida e t’=4s (descida) — ele estará acima de 14m (luminosidade útil) entre os instantes 1s e 4s — Δt=4 – 1=3s — R- A.
19-Se você fixar um ponto P no início da locomotiva , quando P começar a passar diante do observador (marco inicial 0), você terá velocidade inicial Vo e to=0, e quando a locomotiva terminar de passar pelo observador P estará a 24m de 0 no instante t=4s (figura I).
Pelo enunciado, quando o primeiro vagão terminar de passar pelo observador o ponto P estará a 48m de 0 e o instante será t=4 + 2 = 6s (figura II)
Na figura I, quando t=4s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=24m —
ΔS= Vot + at2/2 — 24 = vo.4 + a.42/2 — 24 = 4Vo + 8a — 6 = Vo + 2a — Vo= 6 – 2a (1).
Na figura II, quando t=6s o ponto P, com velocidade inicial Vo e aceleração a, percorreu ΔS=48m —
ΔS= Vot + at2/2 — 48 = Vo.6 + a.62/2 — 48 = 6Vo + 18a — 8 = Vo + 3a (2).
(1) em (2) — 8=6 – 2a + 3a — a=2m/s2 (aceleração da composição).
Vo= 6 – 2.2 — Vo=2m/s (velocidade inicial do ponto P).
Quando o primeiro vagão começa a passar diante do observador o ponto P está na posição 24m e o instante é t=4s — V=Vo + at=2 + 2.4=10m/sx3,6=36km/h.
R- D
20- Nos primeiros 50m ele partiu do repouso Vo=0, acelerou com aceleração a e terminou os 50m com velocidade V1:
ΔS=Vot + at2/2 — 50=0.t1 + a.t12/2 — 100=at12 — t1=10/√a (I).
V=Vo + at — V1 = 0 + a.t1 — V1 = a. 10/√a — V1.√a = 10a — V12.a = 100a2 — v12 = 100√a —
√a = V1/10 (II).
(II) em (I) — t1 = 10/V1/10 — t1=100/V1 (III).
Os últimos 50m ele percorre com velocidade constante de valor V1 num intervalo de tempo t2:
V= ΔS/Δt — V1=50/t2 — t2=50/V1.
Como ele demorou 10s para efetuar todo o percurso você terá que t1 + t2 = 10 — (III) + (IV) = 10 — 100/V1 + 50/V1 = 10 — 150 = 10V1 — V1=15m/s.
A aceleração a é calculada substituindo V1=15m/s em (II) — √a = V1/10 — √a = 15/10=1,5 — a=1,52 — a=2,25m/s2.
Tempo t1 — substituindo V1=15ms em (III) — t1=100/15 — t1=6,7s — tempo t2 — t1 + t2=10 —
6,7 + t2 = 10 — t2=3,33s.