Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre Difração e Dispersão de ondas

Resolução comentada dos exercícios de vestibulares sobre

Difração e Dispersão de ondas

01- D         

02- B         

03- C         

O4- A          

05- B         

06- E       

07- D          

08- D

A difração é explicada pelo Princípio de Huygens que afirma que: quando os pontos de um objeto (quina do barranco), são atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal,  contornando o obstáculo

 

09- A     

10- D. Como a incidência é normal, o raio de luz não sofre desvio ao penetrar no prisma. O desvio é para cima, pois o raio incidente e o raio refratado estão sempre em quadrantes opostos àqueles determinados pela normal e o vermelho sofre menor desvio que o azul.

11- I – Falsa. Quem sofre menor desvio (vermelho), tem maior ângulo de refração. Vide figura abaixo.

II- Verdadeira

III- Falsa. A decomposição do feixe ocorre somente no interior do prisma.

R- B

 

 

12- A. Vide figura

 

13- A

14- D

15- a) refração, reflexão e refração     

b) A dispersão ocorre entre 1 e 2 e entre 2 e 3 e sua causa é o fato de o índice de refração absoluto da água ser diferente para cada frequência (cor) de luz, o que provoca desvios diferentes.     

C) com o Sol em suas costas.

16- E

17- D

18- A difração acontece quando uma onda contorna um obstáculo ou atravessa fendas  —  ela é  mais acentuada quando as dimensões do obstáculo têm a mesma ordem de grandeza do comprimento de onda  —  a difração é um fenômeno exclusivamente ondulatório   —  R- A

19- O fenômeno descrito de passagem de ondas sonoras através de aberturas, fendas, interstícios, etc., corresponde à difração  — 

R- E

 

20-

01. Falsa  —  o ultra-som é uma onda mecânica longitudinal, não-audível, com freqüência acima de 20KHz  —  as ondas sonoras são uma série de compressões e rarefações mecânicas na direção do trajeto da onda, e por isso são chamadas de ondas longitudinais  —  elas podem ocorrer nos meios sólido, liquido ou gasoso e devem-se à compressão e à separação regular de moléculas.

02- Falsa  —  a maioria dos sons chega ao ouvido transmitido pelo ar, (meio de transmissão), que, quanto mais denso é melhor transmissor, pois as moléculas estão mais próximas transmitindo melhor a energia de umas para as outras  —   por esse motivo, a velocidade do som nos sólidos é maior do que nos líquidos que por sua vez é maior que nos gases.  

04. Correta  —  A refração do som ocorre quando ela passa de um meio para outro com índice de refração diferente, ocorrendo, dessa forma, a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda  —   nunca ocorre a variação da frequência, pois se trata de uma característica da fonte que está emitindo a onda.

08. Correta  —  Veja 02.

16. Correta  —  difração é fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.

Corretas:04, 08 e 16  —  Soma=28.

 

21-  O fenômeno descrito no exercício é a difração da luz que também ocorre com o som, veja teoria abaixo:

Difração – fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.

* A difração é explicada pelo Princípio de Huygens que afirma que: quando os pontos de uma abertura ou de um obstáculo são atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstáculo

* As ondas (sonoras ou luminosas) são fortemente difratadas  quando o comprimento de onda  λ tem aproximadamente o mesmo tamanho do objeto (obstáculo ou fenda).

* Se a fonte é a mesma, a frequência da onda não se altera antes e depois da difração. Se, após a barreira, o meio for o mesmo, a velocidade de propagação da onda também será a mesma.

Assim, o comprimento de onda também permanece o mesmo, mas, a onda, após sofrer difração chega a regiões que não seriam atingidas caso se considerasse apenas a propagação retilínea da luz.

A difração acontece facilmente nas ondas sonoras, pois são ondas com comprimento de onda grande (variam de 2cm a 20m). Assim, conseguimos ouvir sons mesmo que não possamos ver a fonte, pois as ondas sonoras contornam esquinas, muros, atravessam portas, janelas e quaisquer  obstáculos que tenham dimensões compreendidas entre 2cm e 20m.

 

Voltar para os exercícios