Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Equação da Continuidade e Teorema de Bernoulli

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre

Equação da Continuidade e Teorema de Bernoulli

01-(UFMS) Água escoa em uma tubulação, onde a região 2 situa-se a uma altura h acima da região 1, conforme figura a seguir. É correto afirmar que:

 

a) a pressão cinética é maior na região 1.     

b) a vazão é a mesma nas duas regiões.        

c) a pressão estática é maior na região 2.         

d) a velocidade de escoamento é maior na região 1.       

e) a pressão em 1 é menor do que a pressão em 2.


02-(UFSM-RS) Em uma cultura irrigada por um cano que tem área de secção reta de 100 cm2, passa água com uma vazão de 7200 litros por hora.

 A velocidade de escoamento da água nesse cano, em m/s, é

 

O3-(UNAMA-PA) Uma piscina, cujas dimensões são 18m.10m.2m, está vazia. O tempo necessário

para enchê-la é 10 h, através de um conduto de seção A = 25 cm2. A velocidade da água, admitida constante, ao sair do conduto, terá módulo igual a:

04-(UFSM-RS) Observe a figura que representa um vaporizador simples.

Sabendo que, normalmente, o herbicida líquido é vaporizado sobre a plantação, um jato de ar, passando por A, ocasiona, nesse ponto, um __________ na pressão quando comparado com B, onde o ar está __________. Então, o líquido sobe pelo conduto porque sempre se desloca da __________ pressão.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

a) acréscimo – em movimento – menor para a maior         

b) abaixamento – em movimento – maior para a menor

c) acréscimo – praticamente parado – menor para a maior 

d) acréscimo – em movimento – maior para a menor

e) abaixamento – praticamente parado – maior para a menor

 

05-(UFSM-RS) Vaporizadores semelhantes ao da figura são usados em nebulização.

 Ao pressionar a bexiga do vaporizador, o ar no seu interior é projetado com velocidade de módulo VB > 0, enquanto o líquido permanece em repouso em A. A relação entre as pressões em A e B é

a) PA = PB                

b) PA + PB = 0                  

c) PA > PB                      

d) PA < PB              

e) PA = PB + 1 atmosfera

 

06-(UFPE) O sistema de abastecimento de água de uma rua, que possui 10 casas, está ilustrado na figura abaixo. A vazão do tubo principal é de 0,01 m3/s. Supondo que cada casa possui uma caixa d’água de 1500 litros de capacidade e que estão todas inicialmente vazias, em quantos minutos todas as caixas-d’água estarão cheias?  Suponha que durante o período de abastecimento nenhuma caixa estará fornecendo água para as suas respectivas casas.

07-(ITA-SP) Durante uma tempestade, Maria fecha a janela de seu apartamento e ouve zumbido do vento lá fora.

 Subitamente o vidro de uma janela se quebra. Considerando que o vento tenha soprado  tangencialmente à janela, o acidente pode ser melhor explicado pelo(a):

a) princípio da conservação da massa     

b) equação de Bernoulli     

c) princípio de Arquimedes     

d) princípio de Pascal     

e) princípio de Stevin

 

08-(UFSM) Um fluido ideal percorre um cano cilíndrico em regime permanente. Em um estrangulamento onde o diâmetro do cano fica reduzido à metade, a velocidade do fluido fica:

a) reduzida a 1/4.           

b) reduzida à metade.            

c) a mesma.            

d) duplicada.           

e) quadruplicada.

09-(UFPE) Um funil tem área de saída quatro vezes menor que a área de entrada, como indica a figura.

Se esse funil diminui de uma altura h=9,0cm, num intervalo de tempo de 3s, determine, em cm/s, a velocidade com que o fluido abandona o funil na saída.

 

10-(UFSM-RS) A figura representa uma tubulação horizontal em que escoa um fluido ideal.

A velocidade de escoamento do fluido no ponto 1, em relação à velocidade verificada no ponto 2, e a pressão no ponto 1, em relação à pressão no ponto 2, são:

a) maior, maior              

b) maior, menor               

c) menor, maior                 

d) menor, maior             

e) menor, menor

 

11-(UFMS-MS) Um dos métodos utilizados pelos jardineiros, durante a irrigação de plantas, é diminuir a secção transversal da mangueira por onde sai a água para que o jato de água tenha um maior alcance. Geralmente isso é feito através de esguichos. A figura a seguir mostra a extremidade de uma mangueira de secção transversal uniforme e na horizontal, conectada a um esguicho de forma cônica. A mangueira está sendo alimentada por um reservatório de água com nível constante e aberto. O jato de água sai na extremidade do esguicho com velocidade horizontal. Considere que as superfícies internas da mangueira e do esguicho não ofereçam resistência ao escoamento e que a água seja um fluido ideal. Com relação ao escoamento da água nessa extremidade da mangueira e no esguicho, é correto afirmar:

(01) Se, de alguma maneira, for impedida a saída de água pelo esguicho (tampar a saída), a pressão aumentará em todos os pontos.

(02) O alcance do jato de água é maior quando se usa o esguicho, porque a menor secção transversal na saída do esguicho faz aumentar a vazão do jato de água.

(04) A pressão, no ponto P2 (onde a secção transversal é menor), é maior que a pressão no ponto P1 (onde a secção transversal é maior).

(08) A pressão, na saída do esguicho, é igual à pressão no nível superior do reservatório.

(16) A trajetória das partículas de água que saem do esguicho é parabólica quando se despreza a resistência do ar.

 

12-(UFMS-MS) A figura a seguir mostra um vaso com água, em cuja boca é soldado um tubo fino, aberto nas duas extremidades, e que não atinge o fundo do vaso. Esse sistema também é chamado de Vaso de Mariote. Inicialmente o vaso se encontra com água até o nível H acima da extremidade inferior do tubo que está no ponto O. Um registro no fundo do vaso, quando aberto, permite que a água escoe para fora lentamente. Sejam os pontos A e B, localizados inicialmente no mesmo nível H, nas superfícies da água que estão no interior do vaso e no interior do tubo, respectivamente, e os pontos C e D localizados no interior do vaso e do tubo, respectivamente, e ambos no mesmo nível de O, veja a figura. Considere a pressão atmosférica igual a Po, e despreze os efeitos de pressão cinética devido ao escoamento. Com fundamentos na hidrostática, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Abrindo o registro para permitir a saída de água do interior do vaso, as pressões, nos pontos C e D, diminuem.

(02) Abrindo o registro para permitir a saída de água do interior do vaso, as pressões, nos pontos A e B, diminuem.

(04) Abrindo o registro para permitir a saída de água do interior do vaso, o nível do ponto B desce mais rapidamente que o nível do ponto A.

(08) Abrindo o registro para permitir a saída de água do interior do vaso, a diferença de pressão entre os pontos D e B é sempre maior que a diferença de pressão entre os pontos C e A.

(16) Antes de abrir o registro, a pressão no ponto A é igual no ponto B, mas a pressão no ponto C é maior que no ponto D.

 

13-(UFRRJ) Um jardineiro dispõe de mangueiras de dois tipos, porém com a mesma vazão. Na

 primeira, a água sai com velocidade de módulo V e, na segunda, sai com velocidade de módulo 2V. A primeira mangueira apresenta:

a) a metade da área transversal da segunda.           

b) o dobro da área transversal da segunda.
c) um quarto da área transversal da segunda.         

d) o quádruplo da área transversal da segunda.
e) dois quintos da área transversal da segunda.


14- (UFJF-MG) A figura representa uma caixa de água ligada a duas torneiras t1 e T2. A superfície livre da água na caixa tem área A=0,8m2 e as vazões nas torneiras são 5 litros/minutos e 3 litros/ minutos, respectivamente.

Pode-se afirmar que o módulo da velocidade V, com que a superfície da água desce, vale:

 

15-(Unirio-RJ) Um menino deve regar o jardim de sua mãe e pretende fazer isso da varanda de sua residência, segurando uma mangueira na posição horizontal, conforme a figura. Durante toda a tarefa, a altura da mangueira, em relação ao jardim, permanecerá constante. Inicialmente a vazão de água, que pode ser definida como o volume de água que atravessa a área transversal da mangueira na unidade de tempo, é Zo. Para que a água da mangueira atinja a planta mais distante no jardim, ele percebe que o alcance inicial deve ser quadruplicado. A mangueira tem em sua extremidade um dispositivo com orifício circular de raio variável. Para que consiga molhar todas as plantas do jardim sem molhar o resto do terreno, ele deve:

a) reduzir o raio do orifício em 50% e quadruplicar a vazão de água.
b) manter a vazão constante e diminuir a área do orifício em 50%.
c) manter a vazão constante e diminuir o raio do orifício em 50%.
d) manter constante a área do orifício e dobrar a vazão da água.
e) reduzir o raio do orifício em 50% e dobrar a vazão de água.


16-(FUVEST-SP) A artéria aorta de um adulto tem um raio de cerca de 1cm, e o sangue nela flui com

 velocidade de 33cm/s.

a) Quantos litros de sangue são transportados pela aorta?

b) Sendo de 5 litros o volume de sangue no organismo, use o resultado anterior para estimar o tempo médio que o sangue demora a retornar ao coração.

 

17-(Mackenzie-SP) Um fazendeiro, para estimar a vazão de água em um canal de irrigação, cuja seção transversal é aproximadamente semicircular (como na figura), procede do seguinte modo: faz

duas marcas numa das margens do canal, separadas por quatro passadas (cada passada vale aproximadamente um metro); coloca na água um ramo seco e mede um minuto para o mesmo ir de uma marca à outra. Finalmente, verifica que a largura do canal equivale a uma sua passada. O fazendeiro faz cálculos e conclui que a vazão procurada vale aproximadamente:

18-(UEL-PR) Observe as figuras a seguir.

Com base nos esquemas físicos apresentados nas figuras, considere as afirmativas a seguir.

I – A figura I mostra dois copos contendo suco de laranja à mesma altura. Independentemente do formato dos copos, a pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.

II – A figura II mostra um tubo em forma de “U” contendo dois líquidos que não se misturam. No ramo da esquerda, tem-se óleo de soja e, no da direita, água. A pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.

III – A figura III mostra dois líquidos de viscosidades diferentes escorrendo através de um capilar: o suco de laranja, menos viscoso, escorre em A, ao passo que o xarope de milho, mais viscoso, escorre em B.

IV – A figura IV mostra um liquido em escoamento no sentido do ponto A para o ponto B. Apesar de a velocidade de escoamento no ponto A ser maior do que a velocidade de escoamento no ponto B, a pressão no ponto A é menor que a pressão no ponto B.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.         

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.       

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

19-(UFPA) Considere duas regiões distintas do leito de um rio: uma larga A, com 200 m2 de área de

 secção transversal, onde a velocidade escalar média da água é de 1,0 m/s e outra estreita B, com 40 m2 de área de secção transversal.
Calcule:

a) a vazão volumétrica do rio.
b) a velocidade escalar média da água do rio na região estreita B.

 

20-(UNICAMP-SP) Uma caixa-d’água com volume de 150 litros coleta água da chuva à razão de 10 litros por hora.

a) por quanto tempo deverá chover para encher completamente essa caixa-d’água?
b) admitindo-se que a área da base da caixa é 0,50 m
2, com que velocidade subirá o nível da água na caixa, enquanto durar a chuva?

 

21-(UFPE-PE) A velocidade do sangue na artéria aorta de um adulto, que possui em média 5,4 litros

de sangue, tem módulo igual a aproximadamente 30 cm/s. A área transversal da artéria é de aproximadamente 2,5 cm2. Qual o intervalo de tempo, em segundos, necessário para a aorta transportar o volume de sangue de um adulto?

 

22-Mackenzie-SP) A figura ilustra um reservatório contendo água. A 5 m abaixo da superfície livre

existe um pequeno orifício de área igual a 3 cm². Admitindo g = 10 m/s², podemos afirmar que a vazão instantânea através desse orifício é:

23-(AFA-SP) Através de uma tubulação horizontal de seção reta variável, escoa água, cuja densidade é 1,0.103kg/m3. Numa seção da tubulação, a pressão estática e o módulo da velocidade valem, respectivamente, 1,5.105N/m2 e 2,0m/s. A pressão estática em outra seção da tubulação, onde o módulo da velocidade vale 8,0m/s, é, em N/m2;

24-(ITA-SP) Álcool, cuja densidade de massa é de 0,80 g/cm3 está passando através de um tubo como mostra a figura.

A secção reta do tubo em A é 2 vezes maior do que em B. Em A a velocidade é de vA = 5,0 m/s, a altura hA= 10,0m e a

pressão PA= 7,0 x 103 N/m2. Se a altura em B é hB= 1,0m, calcule a velocidade e a pressão em B.

 

25-(UNICAMP) “Tornado destrói telhado  do ginásio da Unicamp”. Um tornado com ventos de 180km/h destruiu o telhado do ginásio de esportes da Unicamp …

Segundo engenheiros da Unicamp, a estrutura destruída pesa aproximadamente 250 toneladas. “Folha de São Paulo, 29/11/95”

Uma possível explicação para o fenômeno seria considerar uma diminuição da pressão atmosférica , devida ao vento, na parte superior do telhado. Para um escoamento de ar ideal, essa redução de pressão é dada por ρv2/2, em que ρ=1,2kg/m3 é a densidade do ar e v a velocidade do vento. Considere que o telhado do ginásio tem 5.400m2 de área e que estava apoiado nas paredes. (dado g=10m/s2).

a) Calcule a variação da pressão externa devido ao vento.

b) Quantas toneladas poderiam ser levantadas pela força devida a esse vento?

c) Qual a menor velocidade do vento(em km/h) que levantaria o telhado?

 

26-(UFSM-RS) Um líquido ideal preenche um recipiente até certa altura. A 5 metros abaixo da

superfície livre, esse recipiente apresenta um orifício com 2.10-4‑m2 de área, por onde o líquido escoa. Considerando g=10m/s2 e não alterando o nível da superfície livre, a vazão através do orifício, em m3/s, vale:

27-(CMJF-MG) A água entra em uma casa através de um tubo com diâmetro interno de 2,0 cm, com uma pressão absoluta igual a 4,0 x 105 Pa (cerca de 4 atm). Um tubo com diâmetro interno de 1,0 cm se liga ao banheiro do segundo andar a 5,0 m de altura conforme a figura abaixo.

Sabendo que no tubo de entrada a velocidade é igual a 1,5 m/s, calcule: (densidade da água d=1,0.103kg/m3)

a) a velocidade do escoamento

b) a pressão no banheiro

c) a vazão volumétrica no banheiro

 

28-(UnB-DF) Animais como coelhos e toupeiras constroem suas tocas com mais de uma abertura, cada abertura localizada a uma altura diferente, conforme ilustrado na figura I abaixo.

Nas proximidades do solo, o módulo da velocidade do vento aumenta com a altitude,conforme ilustra a figura II a seguir.

A análise do principio de Bernoulli permite afirmar que, em regiões onde a velocidade do ar é alta, a pressão é baixa, e onde a velocidade é baixa, a pressão é alta.

Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir.

a) Uma toca com duas aberturas no mesmo nível terá melhor ventilação que a apresentada na figura I, sob as mesmas condições de vento.

b) Se um arbusto crescer nas proximidades da abertura 1, de forma a dificultar a passagem do vento, sem bloquear a abertura, então a ventilação na toca será melhorada.

c) ΔP = P1 – P2 é diretamente proporcional à diferença dos módulos das velocidades v1 e v2.

d) A circulação de ar no interior da toca mostrada na figura I ocorre da abertura 1 para a abertura 2.

 

29-(UERJ-RJ) Num edifício, deseja-se instalar uma bomba hidráulica capaz de elevar 500L de água até uma caixa de água vazia situada a 20m de altura acima desta bomba, em 1 minuto e 40 segundos.

 Essa caixa de água tem a forma de um paralelepípedo cuja base mede 2m2. O rendimento de um sistema hidráulico é definido pela razão entre o trabalho fornecido a ele e o trabalho por ele realizado. Espera-se que o rendimento mínimo desse sistema seja de 50%. Calcule:

a) a potência mínima que deverá ter o motor dessa bomba.

b) a pressão, em N/m2, que os 500L de água exercerão sobre o fundo da caixa de água.

 

30-(Mackenzie-SP) Na tubulação horizontal indicada na figura, o líquido escoa com vazão de 400 cm3.s-1 e atinge a altura de 0,5 m no tubo vertical. A massa específica do líquido (suposto ideal) é 1 g.cm-3. Adotar g = 10 m .s-2 e supor o escoamento permanente e irrotacional. A pressão efetiva no ponto 1, em N.m-2, é:

31-(UFPE-PE) Diversos edifícios de nossa cidade usam água potável obtida mediante poços profundos. Um dos processos consiste em colocar a bomba no lençol profundo (150m). Noutro, um compressor bombeia ar no lençol para aumentar a pressão e possibilitar a chegada da água no nível do piso onde, então, uma bomba “recalca” a água até a caixa de água superior (100m).

Considerando a densidade da água de 1.000kg/m3 e uma vazão de 0,03m3/s, em relação a esses dois processos de bombeamento, o que podemos estabelecer, sabendo-se que 1 hp=750 W?

Assinale V ou F:

0) Usando um compressor, a potência da bomba que deverá ser de 75 hp com um rendimento de 80%.

1) A potência da bomba instalada no lençol será de 100 hp se o rendimento for 100%.

2) A potência do motor deverá ser de 75 hp com um rendimento de 80%.

3) É teoricamente possível bombear até a caixa d’agua superior, usando apenas o compressor. Nesse caso, a potência será de 125 hp com um rendimento de 80%.

4) Usando o compressor, a potência da bomba deverá ser de 50 hp com um rendimento de 80%.

 

32-(MACKENZIE-SP) Com uma bomba hidráulica de potência útil 0,5cv, retira-se água de um poço de 15m de profundidade e preenche-se um reservatório de 500L, localizado no solo. Desprezando-se as perdas, adotando g=10m/s2, a densidade da água igual a 1 g/cm3 e 1cv=750W, o tempo gasto para encher o reservatório é de:

 

33-(UEL-PR)  Observe as figuras a seguir.

Com base nos esquemas físicos apresentados nas figuras, considere as afirmativas a seguir.

I – A figura I mostra dois copos contendo suco de laranja à mesma altura. Independentemente do formato dos copos, a pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.

II – A figura II mostra um tubo em forma de “U” contendo dois líquidos que não se misturam. No ramo da esquerda, tem-se óleo de soja e, no da direita, água. A pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.

III – A figura III mostra dois líquidos de viscosidades diferentes escorrendo através de um capilar: o suco de laranja, menos viscoso, escorre em A, ao passo que o xarope de milho, mais viscoso, escorre em B.

IV – A figura IV mostra um liquido em escoamento no sentido do ponto A para o ponto B. Apesar de a velocidade de escoamento no ponto A ser maior do que a velocidade de escoamento no ponto B, a pressão no ponto A é menor que a pressão no ponto B.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.                                   

b) Somente as afirmativas I e III são corretas. 

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.                                

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. 

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. 

 

34-(PUC-PR)  O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias.

Quando o sangue é bombeado, ele é “empurrado” contra a parede dos vasos sanguíneos. Essa tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.

A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (120/80 mmHg). Essa elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.

Quando a pressão arterial é medida, dois números são registrados, tais como 120/80. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor número, chamado pressão diastólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).

Considere o texto para assinalar a alternativa correta:

a) Pode-se afirmar que, no processo de sístole e diástole, a pressão arterial e o volume de sangue no coração são diretamente proporcionais. 

b) O sangue exerce uma força sobre as artérias e as artérias sobre o sangue; portanto, essas forças se anulam. 

c) A diferença de pressão entre dois pontos distantes 10 cm da aorta vale 2,5 Pa, o que significa dizer que é exercida uma força de 2,5 N em 1 cm2

d) Quando o calibre da artéria fica reduzido, aumenta-se a resistência à passagem do sangue e, consequentemente, eleva-se a pressão diastólica (mínima). 

e) O valor da pressão sistólica no SI é 1,6. 105 Pa. 

 

35-(ENEM-MEC) O uso da água do subsolo requer o bombeamento para um reservatório elevado. A capacidade de bombeamento (litros/hora) de uma bomba hidráulica depende da pressão máxima de bombeio, conhecida como altura manométrica H (em metros), do comprimento L da tubulação que se estende da bomba até o reservatório (em metros), da altura de bombeio h (em metros) e do desempenho da bomba (exemplificado no gráfico).

De acordo com os dados a seguir, obtidos de um fabricante de bombas, para se determinar a quantidade de litros bombeados por hora para o reservatório com uma determinada bomba, deve-se:

1 — Escolher a linha apropriada na tabela correspondente à altura (h), em metros, da entrada da água na bomba até o reservatório.

2 — Escolher a coluna apropriada, correspondente ao comprimento total da tubulação (L), em metros, da bomba até o reservatório.

3 — Ler a altura manométrica (H) correspondente ao cruzamento das respectivas linha e coluna na tabela.

4 — Usar a altura manométrica no gráfico de desempenho para ler a vazão correspondente.

Considere que se deseja usar uma bomba, cujo desempenho é descrito pelos dados acima, para encher um reservatório de 1.200 L que se encontra 30 m acima da entrada da bomba. Para fazer a tubulação entre a bomba e o reservatório seriam usados 200 m de cano. Nessa situação, é de se esperar que a bomba consiga encher o reservatório

a) entre 30 e 40 minutos.        

b) em menos de 30 minutos.        

c) em mais de 1 h e 40 minutos.        

d) entre 40 minutos e 1 h e 10 minutos.        

e) entre 1 h e 10 minutos e 1 h e 40 minutos. 

 

36-(CPS) Preocupado com as notícias sobre a escassez da água potável no planeta devido ao mau gerenciamento desse

importante recurso natural, Marcelo, tentando fazer a sua parte para reverter esse processo, tem procurado adotar atitudes ecopráticas, por isso resolveu verificar quanto gasta de água em um banho.

Ele, com a ajuda de seu irmão que cronometrou o tempo e anotou os resultados, procedeu da seguinte forma:

ligou o chuveiro apenas quando já estava despido e pronto para o início do banho;

para se molhar, Marcelo deu um quarto de volta no registro do chuveiro que ficou aberto por 1 min 18 s;

ensaboou-se, com o chuveiro fechado, por 3 min 36 s;

para se enxaguar, abriu totalmente o registro do chuveiro;

finalmente, fechou o registro do chuveiro, encerrando o banho que durou 6 min 54 s.

Mais tarde, consultando o site da Sabesp, Marcelo obteve os seguintes dados:

Analisando a situação apresentada, conclui-se que a quantidade total de água que Marcelo utilizou nesse banho foi, em litros,

37-(CPS) Preocupado com as notícias sobre a escassez da água potável no planeta devido ao mau gerenciamento desse importante recurso natural, Marcelo, tentando fazer a sua parte para reverter

esse processo, tem procurado adotar atitudes ecopráticas, por isso resolveu verificar quanto gasta de água em um banho.

Ele, com a ajuda de seu irmão que cronometrou o tempo e anotou os resultados, procedeu da seguinte forma:

ligou o chuveiro apenas quando já estava despido e pronto para o início do banho;

para se molhar, Marcelo deu um quarto de volta no registro do chuveiro que ficou aberto por 1 min 18 s;

ensaboou-se, com o chuveiro fechado, por 3 min 36 s;

para se enxaguar, abriu totalmente o registro do chuveiro;

finalmente, fechou o registro do chuveiro, encerrando o banho que durou 6 min 54 s.

Mais tarde, consultando o site da Sabesp, Marcelo obteve os seguintes dados:

Assinale a alternativa que melhor representa o gráfico da quantidade de água consumida, em litros, em função do tempo, em minutos, durante o banho de Marcelo.   

 

38-(UFG-GO)

No sistema circulatório humano, o sangue é levado do coração aos demais órgãos do corpo por vasos sanguíneos de diferentes

características. Na tabela a seguir estão relacionados dois vasos, I e II, com valores médios de algumas de suas características.

O sangue, que pode ser tratado como um fluido ideal e incompressível possui velocidade média de 30 cm/s no vaso I. O nome do vaso I e a velocidade média do sangue em cm/s no vaso II são, respectivamente,

(A) cava e 3,0.            

(B) aorta e 3,0.              

(C) aorta e 0,03.                    

(D) arteríola e 0,03.                  

(E) arteríola e 300,0.

 

Confira a resolução comentada dos exercícios