Ícone do site Física e Vestibular

Tipos de Forças

 

Tipos de Forças

 

É​​ importante​​ que você conheça as​​ principais características​​ dos diferentes​​ tipos de forças​​ que vão te ajudar muito na​​ resolução de exercícios.

apoio B também para a direitaaplicando ao apoio uma força​​  . Pelo princípio da ação e reação

apoio B reagirá sobre o bloco A com uma força  para a esquerda. 

 e  constituem par ação e reação (mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários) e não se anulam, pois são aplicados em corpos diferentes e​​ ambas são​​ denominadas​​ de​​ 

​​ 

força​​ de atrito.

Portanto, sobre o bloco A, na direção do movimento, atuam a força externa  e a força de

atrito​​ .

 É graças à força de atrito que andamos. pé,​​ em contato com o solo empurra​​ -​​ o para 

trás​​ (-​​  ) e​​ o​​ solo reage sobre o pé e​​ consequentemente sobre nós​​ (empurrando-nos​​ para a frente.

Se o​​ solo estiver​​ muito liso​​ ou com​​ óleo​​ ou estivermos sobre uma​​ pista de gelo,​​ atrito​​ fica

 desprezível, não surgem forças,​​ escorregamos​​ e​​ caímos. 

Em rodas com tração​​ a​​ força de atrito​​ sobre o móvel é​​ a​​ favor do movimento.

Em​​ rodas sem tração, com o veículo se​​ movendo para a esquerda,​​ no ponto de contato da roda com o solo, devido​​ ao atrito,​​ roda tenta puxar o solo para a esquerda e o​​ solo reage sobre a roda​​ e

consequentemente​​ sobre o carro, no ponto​​ de contato,​​ com força contrária​​ (para a direita) de intensidade Fatfazendo com que ela​​ gire no sentido​​ anti-horário,​​ pois​​ deve acompanhar o carro.

Ou ainda, em​​ rodas sem tração,​​ por​​ inércia​​ a roda tende a​​ ficar parada,​​ mas como​​ ela deve acompanhar o carro, ela deve girar.

Em rodas​​ sem tração​​ a força de atrito​​ sobre o móvel​​ é contrária ao movimento.

 

 

força normal​​  é a força trocada entre duas superfícies sólidas que estão em​​ contato

comprimindo-se e que é sempre​​ perpendicular​​ à reta​​ que tangencia​​ as superfícies no​​ ponto de contato.

Obedecem ao princípio da ação e reação e​​ não se anulam,​​ pois são aplicadas​​ em corpos diferentes.

Exemplos

 

 

força de tração ou tensão é uma força​​ que é transmitida sempre por fios, cordas ou cabos ideais (inextensíveis e de massas desprezíveis)​​ distendendo-os​​ (tracionando-os, esticando-os).

Exemplos

Observações​​ sobre polias e roldanas:

  polias ou roldanas são dispositivos que tem por função mudar a direção e o sentido da força aplicada​​ através de um​​ fio,​​ mas mantendo sua intensidade. 

Veja na​​ figura acima que a força aplicada pelo​​ motor no fio tem direção horizontal​​ e​​ sentido para a direita e no​​ bloco tem direção vertical​​ sentido para cima.

Numa polia ideal​​ desprezam-se os​​ atritos​​ de modo que a​​ força no fio tenha sempre a mesma intensidade.

 Se for pedido​​ a​​ intensidade da força que o fio troca com a polia (figura abaixo)​​ você deve proceder da seguinte maneira:

fio comprime a polia nos dois pontos​​ indicados na​​ primeira​​ figura com​​ forçasde mesma intensidade.

 

​​ Quando você​​ puxa uma parede​​ por meio de um​​ fio ideal​​ (inextensível e de massa desprezível)

ela reage através do fio​​ aplicando em​​ você uma força de mesma intensidade T,​​ mesma​​ direção

mas​​ sentido contrário.​​ Assim,​​ cada ponto do fio​​ fica​​ tracionado​​ (tensionado, esticado) por​​ força de intensidade T.

Se você​​ inserir​​ um​​ dinamômetro​​ (aparelho que mede intensidade de forças, no caso, tração)​​ no​​ fio​​ ele​​ indicará a​​ tração do fio que é T.

O​​ mesmo ocorrerá​​ se você tiver​​ duas pessoas​​ esticando​​ o fio,​​ onde​​ cada ponto​​ do mesmo​​ está tracionado de T.

Se você​​ inserir​​ um​​ dinamômetro​​ ideal​​ (aparelho que mede intensidade de forças, no caso, tração)​​ no fio,​​ ele​​ indicará a tração do fio que é T.

 

Forças que agem sobre corpos em repouso, apoiados sobre superfícies horizontais

  ​​ 

​​  Corpo​​ de peso  em repouso,​​ submetido à​​ ação de uma força externa ,​​ paralela ao plano​​ horizontal.

​​ 

Assim, quando o​​ bloco​​ é puxado nas​​ condições da​​ figura abaixo​​ pela​​ força​​ ​​ ele​​ comprime​​ o piso com uma​​ força​​ ​​ menor​​ que seu​​ peso​​ .​​ Se ele estivesse sobre uma​​ balança​​ ela indicaria

um​​ valor menor que seu peso.

 

Forças que agem sobre corpos suspensos por um fio ideal e em repouso

 

 Um​​ bloco suspenso e em repouso

Isolando o bloco:

 ​​​​ 

 

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

Identificando e colocando as forças:

 

Exercícios de vestibulares, com resolução comentada, sobre envolvendo diversos tipos de forças

 

01-​​ (FUVEST​​ -​​ SP) 

Duas​​ esferas rígidas​​ A e B, iguais,​​ estão em​​ equilíbrio​​ dentro de uma​​ caixa,​​ como na​​ figura abaixo.

Suponha​​ nulos os atritos.​​ Considere​​ unicamente​​ as​​ forças de contato​​ nos pontos​​ 1, 2 e 3.​​ 

Assinale a​​ alternativa​​ em que estão​​ corretamente​​ representadas as​​ direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera A.

 

Resolução:

Veja​​ figura abaixo:

 R- A

 

02-​​ (FATEC-SP) 

Dois corpos​​ A e B,​​ vinculados por um​​ fio​​ leve e inextensível, conforme ilustra​​ o esquema,​​ permanecem parados. A​​ polia C​​ é​​ ideal.

Qual é a​​ intensidade da força de atrito?

Resolução:

Colocando​​ todas​​ as​​ forças que agem​​ em​​ cada bloco.

 

03- (CESGRANRIO​​ -​​ RJ)

Esta questão​​ apresenta​​ duas afirmações,​​ podendo a​​ segunda ser uma razão para a primeira. Marque:

a)​​ se as​​ duas afirmações​​ forem​​ verdadeiras​​ e a​​ segunda for uma justificativa da primeira.

b)​​ se as​​ duas afirmações​​ forem​​ verdadeiras​​ e a​​ segunda não for uma justificativa da primeira.

c)​​ se a​​ primeira afirmação​​ for​​ verdadeira​​ e a​​ segunda​​ for​​ falsa.

d)​​ se a​​ primeira afirmação​​ for​​ falsa​​ e a​​ segunda afirmação​​ for​​ verdadeira.

e)​​ se a​​ primeira e​​ a​​ segunda​​ afirmação forem​​ falsas.

Querendo​​ romper​​ uma​​ corda,​​ dois garotos tentam primeiro puxá-la,​​ cada um​​ em uma extremidade​​ (figura 1).​​ 

Não conseguindo,​​ eles​​ prendem a corda a um gancho fixo​​ numa​​ parede​​ e os​​ dois, juntos, puxam na outra extremidade​​ (figura 2).

 Primeira afirmação​​ ​​ a​​ probabilidade de a corda se romper​​ é a mesma​​ nas duas experiências.

Segunda afirmação​​ ​​ Em​​ ambos os casos a maior tensão​​ a que eles​​ conseguem submeter a corda é a mesma.

Resolução:

 Se os​​ garotos​​ aplicarem​​ forças de mesma intensidade T,​​ na figura 1​​ a​​ tração na corda será T​​ e​​ na

​​ figura 2,​​ 2T.​​ 

R- E

 

04- (UNESP - SP) 

​​ 

Dinamômetros​​ são​​ instrumentos​​ destinados a​​ medir forças.​​ 

O tipo​​ mais usual​​ é constituído por uma mola cuja deformação varia linearmente com a intensidade da força que a produz​​ (lei de Hooke).​​ 

Dois dinamômetros​​ estão montados sobre uma​​ mesa horizontal perfeitamente lisa,​​ conforme mostra a​​ figura a seguir.

Quando um​​ corpo​​ de​​ massa m​​ é suspenso por um​​ fio​​ de massa desprezível,​​ preso à extremidade do dinamômetro 1,​​ a​​ força​​ que este indica é​​ 5 N.

a)​​ Que​​ força​​ indicará o​​ dinamômetro​​ 2?            

b)​​ Qual a​​ massa​​ do​​ corpo suspenso?

(Considere​​ g = 10​​  e​​ despreze qualquer atrito).

Resolução:

a)​​ O dinamômetro 2​​ Indica a​​ intensidade​​ da​​ força de tração​​ no​​ fio​​ onde​​ cada dinamômetro está inserido,​​ ou seja,​​ será a mesma indicação​​ que a do​​ dinamômetro 1,​​ que é de​​ 5N.

b)​​ Sobre a​​ massa​​ m​​ temos agindo seu​​ peso P​​ (para baixo) e a​​ tração T​​ =​​ 5N​​ (para cima).​​ 

Como​​ m​​ está em​​ repouso ​​ ​​​​ ​​  ​​​​  ​​​​ P​​ =​​ T​​ =​​ 5​​ N.

P​​ =​​ m.g ​​   5​​ =​​ m.10  m​​ =​​ 0,5​​ kg.

 

 

05-​​ (UFABC​​ -​​ SP) 

Quem diria que​​ uma brincadeira de criança​​ já valeu medalha de ouro. Esse esporte esteve presente em todas as Olimpíadas disputadas entre 1900 e 1920, quando ainda era considerado uma modalidade de atletismo. Em 1908, em Londres, o resultado foi um pódio caseiro e fardado. A polícia de Londres ficou em primeiro, seguida por policiais de Liverpool e da polícia metropolitana, respectivamente.​​ (Revista Galileu, Ed. 204, julho(2008)

Considere​​ duas equipes A e B,​​ formadas por​​ três garotas cada uma,​​ numa disputa de​​ cabo-de-guerra​​ sobre uma​​ superfície plana e horizontal,​​ como mostra​​ a figura.

 

A​​ alternativa​​ que mostra​​ corretamente a força de tração​​ aplicada​​ pela corda nas mãos​​ e a​​ força de atrito​​ aplicada​​ pelo solo nos pés,​​ respectivamente, de uma​​ integrante da​​ equipe B, durante a​​ disputa, é

Resolução:

A​​ força de tração​​ está​​ sobre a corda​​ e no​​ sentido de puxar a garota​​ da​​ equipe B​​ para a esquerda.​​ 

A​​ força de atrito​​ aplicada nos​​ pés da garota​​ é​​ paralela​​ ao​​ apoio horizontal​​ e para a​​ direita, pois é​​ sempre​​ contrária​​ ao movimento ou à sua tendência.

R- E

 

06-​​ (FUVEST​​ -​​ SP) 

Um​​ homem​​ tenta levantar uma​​ caixa de 5kg,​​ que está sobre uma​​ mesa,​​ aplicando uma​​ força vertical de 10​​ N.​​ 

Nessa situação,​​ o valor da força​​ que a​​ mesa aplica na caixa é:​​ (g​​ = 10​​ )

a)​​ 0 N

b)​​ 5 N

c)​​ 10​​ 

d)​​ 40 N

e)​​ 50​​ 

Resolução:

Forças que​​ agem​​ sobre a​​ caixa:

 Peso​​ ​​ (vertical e para baixo)​​ de​​ intensidade P​​ =​​ m.g ​​   P​​ =5.10 ​​  ​​ P​​ =​​ 50​​ 

​​ Tração​​ ​​ aplicada​​ pelo fio​​ sobre a caixa​​ (vertical e para cima)​​ de​​ intensidade​​ T=10​​ N

​​ Força normal​​  ​​ (força com que a mesa reage sobre​​ o bloco, vertical e para cima)​​ de intensidade N pedida.

Como a​​ caixa​​ está em​​ equilíbrio,​​ a​​ força resultante​​ sobre ela é​​ nula ​​ ​​ P​​ =​​ N​​ +​​ T ​​ ​​ 50 = N + 10

N​​ =​​ 40​​ N

R- D

 

07-​​ (FMPA​​ -​​ MG) 

Na​​ montagem abaixo,​​ sendo de​​ 30kg a massa​​ do corpo suspenso e de​​ 70kg a massa do homem,​​ 

podemos​​ afirmar, supondo​​ o​​ sistema em​​ equilíbrio:​​ (considere g​​ =​​ 10​​ ).

I​​ .​​ A​​ tensão​​ na corda é de cerca de​​ 30​​ N.

II​​ .​​ A​​ compressão​​ que o​​ homem faz no chão​​ é de cerca de​​ 1​​ 000​​ N.

III.​​ A​​ reação normal​​ do​​ chão sobre o homem​​ é de cerca de​​ 400​​ N.

a)​​ só a​​ frase I​​ é​​ certa         

b)​​ só a​​ frase II​​ é​​ certa         

c)​​ só a​​ frase III​​ é​​ certa         

d)​​ todas as frases​​ estão​​ certas

e)​​ todas as frases​​ estão​​ erradas

 Resolução:

R- C

 

08-​​ (Ufrrj​​ -​​ RJ)

 

Um​​ banco​​ e um​​ bloco​​ estão em​​ repouso​​ sobre uma​​ mesa​​ conforme sugere a​​ figura:

Identifique todas as forças​​ que atuam no​​ banco,​​ calculando seus​​ valores

Resolução:

Forças​​ que agem sobre o​​ banco:

 

09- (UEL - PR) 

Uma jovem​​ apoia-se em um​​ bastão​​ sobre uma​​ sombrinha, conforme a​​ figura abaixo.

A​​ balança​​ assinala​​ 70​​ kg.  Se a​​ jovem pressiona a​​ sombrinha,​​ progressivamente,​​ contra a balança,​​ a​​ nova leitura:

a. Indicará um​​ valor​​ maior que 70kg.

b. Indicará um​​ valor​​ menor que 70kg.

c. Indicará os​​ mesmos 70kg.

d. Dependerá da​​ força​​ exercida sobre a​​ sombrinha.

e. Dependerá do​​ ponto​​ em que a​​ sombrinha​​ é​​ apoiada na balança.

Resolução:

A balança está indicando o​​ peso do sistema​​ (conjunto)​​ jovem + sombrinha​​ que é de​​ 70 kg.​​ Se a sombrinha​​ comprimir a balança com uma força adicional,​​ essa​​ força está aplicada sobre o próprio sistema​​ (jovem + sombrinha) o que​​ não afetará a indicação da balança​​ que​​ só seria alterada​​ se essa​​ força fosse aplicada em corpos diferentes​​ como,​​ por exemplo no chão, fora da balança.

Assim,​​ a​​ balança continuará indicando os mesmos 70kg, pois​​ se a sombrinha​​ comprimir a balança com uma força adicional,​​ a balança reagirá sobre ela com força de mesma intensidade​​ (princípio da ação e reação).​​ 

R- C

 

10-​​ (UFRJ​​ -​​ RJ) 

Uma pessoa idosa, de​​ 68​​ kg,​​ pesa-se​​ com sua​​ bengala apoiada no chão,​​ ao​​ lado da balança,​​ como mostra a​​ figura.   

Com a​​ pessoa em repouso​​ a​​ leitura​​ da balança é​​ 650​​ N.​​ Considere​​ g​​ = 10​​ .

a)​​ Supondo que a​​ força exercida​​ pela​​ bengala sobre a pessoa seja vertical,​​ calcule​​ o seu​​ módulo​​ e​​ determine​​ o seu​​ sentido.

b)​​ Calcule o​​ módulo​​ da​​ força que a balança exerce sobre a pessoa​​ e determine a sua​​ direção​​ e o seu​​ sentido.

Resolução:

a) 30N e para cima

b) 650N, vertical e para cima.

 

11- (UFPE​​ - PE) 

Um​​ bloco A​​ homogêneo, de​​ massa igual a 3,0 kg,​​ é colocado​​ sobre​​ um​​ bloco B,​​ também homogêneo, de​​ massa igual a 6,0 kg,​​ que por sua vez é colocado​​ sobre​​ o​​ bloco C,​​ o qual apoia-se sobre uma​​ superfície horizontal,​​ como mostrado na​​ figura a seguir.

 Sabendo-se que o​​ sistema​​ permanece em​​ repouso,​​ calcule o​​ módulo da força que o bloco C exerce sobre o bloco B,​​ em​​ newtons.

Resolução:

Sobre o bloco C​​ agem os​​ pesos de A e B,​​ ou seja, atuam​​ comprimindo-o para baixo​​ como sendo uma​​ única força de 30​​ N + 60​​ N​​ =​​ 90​​ N.​​ 

É claro que o​​ bloco C reage sobre o B​​ com uma​​ força de mesma intensidade,​​ mas de​​ sentido contrário​​ de módulo​​ 90 N​​ 

 

12-​​ (UfPE - PE) 

Um​​ bloco A,​​ de​​ massa igual a 2,0 kg, é colocado​​ sobre​​ um​​ bloco B,​​ de​​ massa igual 4,0 kg,​​ como mostrado na​​ figura.

 Sabendo-se que o​​ sistema permanece em repouso​​ sobre uma​​ mesa,​​ calcule a​​ força que a mesa exerce sobre o bloco B,​​ em​​ newtons.

Resolução:

A​​ força peso​​ do​​ sistema​​ (20​​ N​​ +​​ 40​​ N​​ =​​ 60​​ N) está​​ localizada em seu centro de massa​​ que está​​ trocando com a mesa força de 60N,​​ caso contrário, o​​ sistema cairia.​​ 

Seria como​​ se você colocasse o sistema de peso 60N​​ sobre uma​​ balança,​​ conforme a​​ figura abaixo.

A​​ balança marcaria​​ o peso dos dois blocos, ou seja,​​ 60N.

 

13- (UNIFESP​​ -​​ SP) 

Suponha que um comerciante inescrupuloso​​ aumente o valor assinalado pela sua balança,​​ empurrando​​ sorrateiramente o​​ prato para baixo​​ com uma​​ força de módulo F​​ =​​ 5,0 N,​​ na​​ direção e sentido​​ indicados na​​ figura.

Com​​ essa prática,​​ ele consegue fazer com que uma​​ mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de: considere g​​ =​​ 10​​  e​​ sen=​​ 0,6​​ 

a)​​ 3,0 kg

b)​​ 2,4 kg​​ 

c)​​ 2,1 kg

d)​​ 1,8 kg

e)​​ 1,7 kg

Resolução:

R- D

 

14- (UFPE - PE) 

Um​​ bloco​​ de​​ 1,2 kg​​ é empurrado sobre uma​​ superfície horizontal,​​ através da​​ aplicação de uma força , de​​ módulo 10 N​​ conforme indicado na​​ figura.

Calcule o​​ módulo da força normal​​ exercida pela​​ superfície sobre o bloco,​​ em​​ newtons.

Resolução:

 

 

15- (UFPB - PB)​​ 

Um​​ bloco​​ encontra-se sobre uma​​ mesa horizontal​​ sob a ação de uma​​ força​​ .​​ 

Compare as​​ situações esboçadas​​ abaixo,​​ em que o​​ módulo de​​ ​​ é​​ sempre o mesmo,​​ mas sua​​ direção varia.

Com relação ao​​ 
módulo​​ da​​ força normal ()​​ exercida​​ pela mesa sobre o bloco,​​ é correto afirmar​​ que
a)​​ NII > NI > NIII
b)​​ NI > NII > NIII
c)​​ NII > NIII > NI
d)​​ NIII > NII > NI
e)​​ NI > NIII > NII

Resolução:

Veja​​ figura abaixo:

R- E

​​ 

16- (UFSCAR - SP) 

O​​ joão-teimoso​​ é um​​ boneco​​ que, deslocado de sua​​ posição de equilíbrio,​​ sempre volta​​ a​​ ficar em pé.​​ 

Suponha que uma criança segure um​​ joão-teimoso na posição da​​ figura​​ e logo em seguida o​​ solte,​​ sobre uma​​ superfície horizontal.​​ 

Assinale a alternativa que​​ melhor representa​​ o​​ esquema das forças​​ que, com exceção das forças de atrito,​​ atuam sobre o joão-teimoso deitado,​​ imediatamente após ser solto pela criança.

Resolução:

​​ Como​​ despreza-se os atritos, sobre ele​​ não surgem​​ forças horizontais,​​ apenas as​​ verticais​​ que são o​​ peso e a força de contato​​ entre ele e a superfície horizontal.​​ 

Essas​​ forças​​ tem​​ sentidos contrários​​ com a​​ parte esquerda do brinquedo descendo​​ e a​​ direita subindo.​​ 

R- D ​​​​ 

 

 17-​​ (FUVEST​​ -​​ SP) 

Um​​ dinamômetro​​ acusa​​ 12N​​ ao sustentar​​ uma​​ corrente formada por​​ 60 elos​​ idênticos​​ e​​ 

independentes.

Apoiando-se completamente​​ 15 elos​​ sobre uma​​ superfície horizontal: (g​​ =​​ 10​​ )

a)​​ qual será​​ o​​ valor da massa​​ da parte​​ suspensa da corrente?

b)​​ qual será o​​ valor​​ da força exercida pela superfície​​ sobre os​​ 15 elos?

Resolução:

 

18-​​ (PUC​​ -​​ SP)

 

Um​​ fio,​​ de massa desprezível, está​​ preso verticalmente​​ por​​ uma de suas extremidades​​ a um​​ suporte.​​ 

A​​ tração máxima​​ que o​​ fio suporta, sem se romper,​​ é de​​ 5,80​​ N.​​ 

Penduram-se sucessivamente​​ objetos de 50​​ g cada,​​ separados um do outro de uma​​ distância de 10​​ cm,​​ até o​​ fio se romper.​​ (g​​ =​​ 10​​ ).

a)​​ Quantos​​ objetos​​ foram​​ pendurados?

b) Onde​​ o​​ fio se rompeu?

Resolução:

a)​​ peso de cada objeto de​​ massa m =​​ 50 g​​ = 0,050 kg​​ com​​ g = 10​​  ​​​​ ​​ P​​ =​​ m.g​​ = 0,05x10​​  ​​ ​​​​ 

P = 0,5 N​​ (peso de 1 objeto)

Se a​​ tração máxima​​ que o​​ fio suporta, sem se romper,​​ é de​​ 5,80​​ N​​ e o​​ peso​​ de cada objeto​​ é 0,5 N​​ 

Assim o​​ fio romperá​​ após você colocar​​ 12 objetos

b)​​ o​​ fio se rompe​​ entre o​​ suporte e o primeiro objeto,​​ onde a​​ força de tração é maior.

 

 

 

Tipos de Forças

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!

Sair da versão mobile