O Princípio da ação e reação ou Terceira lei de Newton – Exercícios
Exercícios de vestibulares sobre o Princípio da ação e reação ou Terceira lei de Newton
01-(FATEC-SP) Julgar:
I – Um atleta arremessa uma bola para a frente exercendo nela uma força de 100N; simultaneamente a bola exerce no atleta uma força oposta de igual intensidade.
II – Necessariamente a reação da bola sobre o atleta acelera este para trás.
III – Nas interações entre os corpos, as forças de ação e reação se equilibram.
a) somente I está correta
b) somente I e II estão corretas
c) as três afirmações estão corretas
d) as três afirmações estão erradas
e) nenhuma afirmação está correta.
02-(UFC) As forças de ação e reação (terceira lei de Newton) não se anulam mutuamente porque têm módulos diferentes.
a) a afirmação é certa e o argumento é errado.
b) a afirmação é certa e o argumento é certo
c) a afirmação e o argumento são corretos, mas não relacionados
d) a afirmação e o argumento são corretos e relacionados.
e) a afirmação e o argumento estão errados
03-(ITA-SP) Um guincho que está rebocando um carro está acelerando numa estrada plana e reta. Nestas condições, a intensidade da força que o guincho exerce sobre o carro é:
a) igual à intensidade da força que o carro exerce sobre o guincho
b) maior que intensidade da força que o carro exerce sobre o guincho
c) igual à intensidade da força que o carro exerce sobre a estrada
d) igual à intensidade da força que a estrada exerce sobre o carro
e) igual à intensidade da força que a estrada exerce sobre o guincho
04-(PUC-PR) Um pedaço de ferro é colocado próximo de um ímã, conforme a figura a seguir:
Assinale a alternativa correta:
a) é o ferro que atrai o ímã.
b) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.
c) é o ímã que atrai o ferro.
d) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.
e) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro.
05-(PUC-MG) Quando um cavalo puxa uma charrete, a força que possibilita o movimento do cavalo é a força que:
a) o solo exerce sobre o cavalo.
b) ele exerce sobre a charrete.
c) a charrete exerce sobre ele.
d) a charrete exerce sobre o solo.
06-(UFViçosa-MG) Em 13 de Janeiro de 1920 o jornal The New York Times publicou um editorial atacando o cientista Robert Goddard por propor que os foguetes poderiam ser usados em viagens espaciais. O editorial dizia:
“É de se estranhar que o prof. Goddard, apesar de sua reputação científica internacional, não conheça a relação entre as forças de ação e reação e a necessidade de ter alguma coisa melhor que o vácuo contra a qual o foguete possa reagir. É claro que falta a ele o conhecimento dado diariamente no colégio”
Comente o editorial acima, indicando quem tem razão e por quê, baseando sua resposta em algum princípio físico fundamental.
07-(UERJ-RJ) Um asteróide A é atraído gravitacionalmente por um planeta P. Sabe-se que a massa de P é maior do que a massa de A.
,
Considerando apenas a interação entre A e P, conclui-se que:
a) o módulo da aceleração de P é menor do que o módulo da aceleração de A.
b) o módulo da aceleração de P é maior do que o módulo da aceleração de A.
c) o módulo da aceleração de P é igual ao módulo da aceleração de A.
d) a intensidade da força que P exerce sobre A é maior do que a intensidade da força que A exerce sobre P.
e) a intensidade da força que P exerce sobre A é menor do que a intensidade da força que A exerce sobre P
08-(Uniube-MG) O princípio da ação e reação explica o fato de que:
a) algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.
b) um corpo, ao ser lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao ponto de lançamento.
c) quando atiramos uma pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá seu movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.
d) a força de atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de atração da Terra sobre o Sol.
09-(PUC-RS) No estudo das leis do movimento, ao tentar identificar pares de forças de ação-reação, são feitas as seguintes
afirmações:
I. Ação: A Terra atrai a Lua.
Reação: A Lua atrai a Terra.
II. Ação: O pulso do boxeador golpeia o adversário.
Reação: O adversário cai.
III. Ação: O pé chuta a bola.
Reação: A bola adquire velocidade.
IV. Ação: Sentados numa cadeira, empurramos o acento para baixo.
Reação: O acento nos empurra para cima.
O princípio da ação-reação é corretamente aplicado:
a) Somente na afirmativa I.
b) Somente na afirmativa II.
c) Somente nas afirmativas I, II e III.
d) Somente nas afirmativas I e IV.
e) Nas afirmativas I, II, III e IV.
10-(ACAFE-SC) Assinale a alternativa correta.
a) Se a cada força de ação corresponde uma força de reação contrária, elas se anulam e o movimento é impossível.
b) Quando aplicadas em corpos diferentes, a força de ação em alguns casos pode ser menos que a de reação.
c) A ação e a reação atuam no mesmo corpo e em sentidos opostos.
d) Quaisquer duas forças, iguais em módulo e de sentidos opostos, são de ação e reação.
e) Se o peso de um corpo é de 19,6 N, esse corpo está atraindo a Terra com uma força de 19,6 N e de sentido oposto ao seu peso.
11-(CPS-SP) Após brincarem de adivinhação, Eduardo e Mônica vão para um local empinar pipa. Mônica comenta com Eduardo
que ele aplica, na linha, uma força de intensidade F e consegue manter a pipa, no céu, em uma mesma posição durante certo tempo. Mônica diz, ainda, que este fato relembra princípios formulados por Sir Isaac Newton (1643 – 1727). Eduardo, sem hesitar, concorda com Mônica e diz corretamente que, neste momento,
a) o valor da força resultante que atua na pipa vale F.
b) as forças de ação e reação possuem sentidos opostos.
c) a pipa está em repouso devido apenas à força F.
d) a soma das forças que atuam na pipa tem valor F.
e) a resultante de forças na pipa não terá valor zero.
12-(PUC-PR) Julgue as assertivas a seguir a respeito das leis de Newton.
I. É possível haver movimento na ausência de uma força.
II. É possível haver força na ausência de movimento.
III. A força que impulsiona um foguete é a força dos gases de escape que saem da parte traseira do foguete, à medida que o foguete expele os gases para trás.
IV. Um par de forças de ação e reação sempre atua no mesmo corpo.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as assertivas I e II são verdadeiras. b) Apenas a assertiva I é verdadeira.
c) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras. d) Todas as assertivas são falsas
e) Apenas a assertiva IV é verdadeira.
13-(UFRN-RN) Considere as forças que agem no processo de tratamento de água: a força que a água
exerce sobre as partículas,a que o peso das partículas exerce sobre a Terra, a que as partículas exercem sobre a água e a que o peso da água exerce sobre a Terra.
Com base na 3ª Lei de Newton, é correto afirmar que formam um par ação-reação o empuxo e a força que
a) o peso das partículas exerce sobre a Terra.
b) a água exerce sobre as partículas.
c) as partículas exercem sobre a água.
d) o peso da água exerce sobre a Terra.
14-(UFMG-MG) Nesta figura, está representado um balão dirigível, que voa para a direita, em altitude
constante e com velocidade v, também constante: Sobre o balão, atuam as seguintes forças: o peso P, o empuxo E, a resistência do ar R e a força M, que é devida à propulsão dos motores.
Assinale a alternativa que apresenta o diagrama de forças em que estão mais bem representadas as forças que atuam sobre esse balão.
15-(UEL-PR) “Top Spin” é uma das jogadas do tênis na qual o tenista, usando a raquete, aplica à bola um movimento de rotação (que ocorre em torno do seu próprio eixo) sobreposto ao movimento de
translação, conforme esquematizado na figura 11 a seguir: Com base nos conhecimentos de mecânica, e considerando a representação da figura, é correto afirmar que
a) a trajetória do centro de massa da bola pode ser descrita por uma espiral, devido à composição dos movimentos de translação e de rotação.
b) a bola alcançará uma distância maior devido ao seu movimento de rotação.
c) a força que a raquete aplica à bola é a mesma que a bola aplica à raquete, porém em sentido contrário.
d) a energia cinética adquirida no movimento ascendente da bola é transformada em energia potencial no movimento descendente.
e) o torque aplicado à bola pela raquete resulta no seu movimento de translação.
16-(UFF-RJ) Na preparação para a competição “O Homem mais Forte do Mundo”, um dedicado atleta improvisa seu treinamento, fazendo uso de cordas resistentes, de dois cavalos do mesmo porte e de uma árvore. As modalidades de treinamento são apresentadas nas figuras ao lado, onde são indicadas as tensões nas cordas que o atleta segura.
Suponha que os cavalos exerçam forças idênticas em todas as situações, que todas as cordas estejam na horizontal, e considere
desprezíveis a massa das cordas e o atrito entre o atleta e o chão.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que descreve as relações entre as tensões nas cordas quando os conjuntos estão em equilíbrio.
17-(UFSM-RS)
Um halterofilista segura, por um curto intervalo de tempo, um haltere em equilíbrio, conforme indica a figura.
As forças indicadas não estão necessariamente representadas em escala. Assim,
representa a força do atleta sobre o haltere;
representa o peso do haltere;
representa a força do solo sobre o atleta e o haltere;
representa o peso do atleta.
São forças de mesmo módulo
18-(UFRN-RN)
Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir .
Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
A) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
B) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
C) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
D) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.
19-(FGV-SP)
Quanto às leis de Newton, suas aplicações e consequências, considere as afirmações seguintes.
I. Se um corpo está sob a ação de duas forças de mesma intensidade, então, ele deve estar em equilíbrio.
II. Se o motor de um barco exerce sobre a água de um rio uma força de mesma intensidade que a correnteza exerce sobre o barco no
sentido oposto, ele deve permanecer em repouso em relação à margem.
III. Ao subir o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um veículo recebe, da pista, uma força
perpendicular ao seu movimento, de intensidade menor que o seu peso.
É correto apenas o que se afirma em