Ícone do site Física e Vestibular

Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação e reação

 

Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação e reação

 

Se dois corpos interagirem entre si simultaneamente,​​ sobre cada um deles surgem forças​​ que​​ obedecem​​ ao​​ Princípio da ação e reação (terceira lei de Newton),​​ de​​ enunciado:

As​​ forças​​ da​​ figura abaixo​​ constituem​​ par ação e reação​​ sendo uma de​​ campo​​ (ação à distância)​​ e a​​ 

 

Características dessas forças que constituem o par ação-reação

 

 A cabeça troca​​ forças​​ de contato com a bola

 O satélite troca​​ forças​​ de campo com o planeta

​​ Os gases provenientes da explosão do combustível B trocam​​ forças​​ de contato com as paredes​​ do foguete​​ ou do​​ avião a jato A.                                 

 

  O carro (A), através das​​ rodas​​ troca forças​​ de​​ contato​​ com o​​ solo (B).

 

 O imã (A) troca​​ forças de campo​​ com o imã (B)

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

​​ As forças que constituem o par​​ ação e reação:​​ 

​​ tem​​ sempre​​ a​​ mesma intensidade​​ (módulo)​​ “FAB​​ = FBA”,​​ mesma direção, mas​​ sentidos opostos.

​​ são de​​ mesma natureza,​​ ou seja, ou​​ ambas são de campo​​ (ação à distância, sem contato e são as​​ forças gravitacional, elétrica ou magnética)​​ ou ambas de contato​​ (as foças que interagem estão em contato entre si).

 

 Jamais se anulam,​​ pois são aplicadas​​ em corpos diferentes.

Veja​​ na figura abaixo​​ onde os​​ jovens 1 e 2​​ com​​ patins​​ estão​​ inicialmente em repouso.

Em seguida eles​​ se empurram​​ mutuamente​​ com​​ forças​​ de módulo​​ F12​​ e​​ F21​​ que obedecem ao​​ princípio da​​ ação e reação​​ sendo​​ F­12​​ a intensidade da força sobre 2 aplicada por 1​​ e​​ F­21​​ a intensidade da força sobre 1 aplicada por 2.

Assim,​​ 1​​ se move para a​​ esquerda​​ com​​ aceleração a1​​ devido a​​ força F­21​​ e​​ 2​​ se move para a​​ direita​​ com​​ aceleração a2​​ devido a​​ força F­12.

Veja que​​ essas​​ forças não se​​ anulam​​ pois são aplicadas em​​ corpos​​ diferentes.

 Ocorrem simultaneamente,​​ não podendo uma surgir depois da outra.

 Só existem durante a​​ interação​​ (troca de forças) o que​​ exige​​ a presença de dois corpos, portanto surgem sempre aos pares. Assim, se conseguíssemos somar todas as forças​​ que estão agindo no Universo nesse instante, obteríamos um número par.

 

 É indiferente​​ distinguir qual força é a ação e qual é a reação.

 

 

 As forças de ação e reação possuem a mesma intensidade, mas podem produzir​​ efeitos

diferentes como, por exemplo, durante um soco na cara,​​ as forças trocadas entre a mão e o rosto têm a mesma intensidade, mas quem sofre maior avaria é o rosto,​​ pois seus ossos têm menor

resistência que os ossos da mão.

O mesmo ocorre no choque frontal entre uma jamanta​​ e​​ um carro,​​ onde o carro sofre maior avaria,

pois sua resistência mecânica é menor que a do caminhão.

 

 

 Ao disparar​​ uma​​ bala,​​ o fuzil e a bala​​ trocam forças​​ de mesma intensidade, mas​​ a​​ aceleração

da​​ bala​​ é​​ maior porque sua massa é menor.

 

​​ Um avião​​ movido à​​ hélice não pode​​ se deslocar no​​ vácuo e sim no ar, pois a hélice empurra o​​ fluido​​ (ar) para trás (ação) e recebe a reação para frente, que move o veículo.

Num meio​​ onde não existe​​ fluido (vácuo) a hélice​​ não pode funcionar​​ do mesmo modo que não podemos nadar sem água.

No caso de um foguete​​ ou​​ avião a jato​​ as​​ forças de ação e reação​​ são trocadas entre o aparelho e os gases por ele expelidos,​​ independentemente do meio.

Se uma espaçonave​​ no​​ vácuo necessitar fazer, por exemplo, uma​​ curva, utilizará​​ jatos laterais,​​ 

desviando-a​​ de sua trajetória original.

 

​​ Diferenças​​ entre as​​ forças de ação e reação​​ quando​​ aplicadas num mesmo corpo​​ e​​ quando aplicadas em corpos diferentes.

Primeiro exemplo:​​ Considere um​​ barco de brinquedo​​ com um​​ ventilador​​ preso ao mesmo​​ em águas calmas e sem vento.

Quando​​ você coloca​​ o​​ ventilador​​ ligado​​ como na figura 1​​ eles​​ o​​ ventilador e a vela estão fixos no mesmo barco​​ constituindo​​ os três​​ um​​ mesmo corpo​​ (sistema) e,​​ essas forças​​ agindo sobre​​ esse

mesmo sistema se anulam​​ fazendo com que seja​​ nula a força resultante​​ que​​ deveria mover o sistema​​ (ventilador, vela e barco)​​ e​​ ele não se move.

Lembre-se de que​​ o​​ princípio da ação e reação​​ só é​​ válido quando as forças​​ são trocadas entre corpos​​ (sistemas)​​ diferentes​​ como é o​​ caso da figura​​ 2 onde​​ você​​ tem​​ 2 corpos diferentes,​​ o ar e o sistema​​ (barco, ventilador​​ e vela).

Assim, o​​ sistema​​ empurra o​​ ar​​ para a​​ esquerda​​ (força de ação) e o​​ ar​​ reage sobre o​​ sistema​​ empurrando-o​​ para a direita​​ se​​ movendo​​ com​​ aceleração​​ .

Segundo​​ exemplo:​​ Você​​ empurrando com as​​ mãos​​ seu​​ próprio corpo​​ para​​ trás​​ não se move​​ pois​​ 

as​​ forças ação e reação​​ estão aplicadas no próprio corpo e​​ se​​ anulam,​​ mas quando trocadas com​​ 

corpos​​ diferentes,​​ como por exemplo,​​ você​​ empurrando um muro​​ você se​​ move em sentido contrário​​ ao muro.

 

Exercícios de vestibulares​​ com resolução comentada​​ sobre o Princípio da ação e reação ou​​ terceira lei de Newton

 

01-​​ (FATEC​​ -​​ SP) 

Julgar:

I.​​ Um​​ atleta​​ arremessa uma​​ bola​​ para a frente exercendo nela uma​​ força de 100N; simultaneamente​​ a​​ bola​​ exerce no​​ atleta​​ uma​​ força oposta de igual intensidade.

II.​​ Necessariamente​​ a​​ reação da bola​​ sobre o​​ atleta acelera este para trás.

III.​​ Nas​​ interações entre os corpos,​​ as​​ forças​​ de​​ ação e reação se equilibram.

a)​​ somente​​ I​​ está correta     

b)​​ somente​​ I e II​​ estão corretas     

c)​​ as​​ três afirmações​​ estão corretas     

d)​​ as​​ três afirmações​​ estão erradas     

e) nenhuma afirmação​​ está correta

Resolução:

I.​​ Correto ​​ Terceira lei de Newton,​​ enunciado​​ abaixo:

Assim,​​ se o​​ atleta​​ arremessa uma​​ bola​​ para a frente exercendo nela uma​​ força de 100N; simultaneamente​​ a​​ bola​​ exerce no​​ atleta​​ uma​​ força oposta de igual intensidade​​ (100 N).

II.​​ Falsa​​ ​​ ​​ ​​ quando o​​ atleta​​ arremessa​​ a​​ bola​​ para a frente exercendo nela uma​​ força de 100N; simultaneamente​​ a​​ bola​​ exerce no​​ atleta​​ uma​​ força​​ oposta também de 100 N,​​ assim essa força de intensidade​​ 100 N acelera a bola para a frente​​ pois a massa da bola é​​ pequena,​​ mas pode​​ não acelerar​​ o​​ atleta para trás​​ devido a​​ massa do atleta ser bem superior à massa da bola.

III.​​ Falsa​​ ​​ ​​ ​​ nas​​ interações entre os corpos,​​ as​​ forças​​ de​​ ação e reação​​ não se equilibram​​ (anulam)

pois são​​ aplicadas em corpos diferentes.

R- A

 

 

02-​​ (UFC​​ - CE) 

​​ 

As​​ forças​​ de​​ ação e reação​​ (terceira lei de Newton)​​ não se anulam mutuamente​​ porque​​ têm módulos diferentes.

a)​​ a afirmação​​ é certa​​ e o argumento​​ é errado.    

b)​​ a afirmação​​ é certa​​ e o argumento​​ é certo

c)​​ a afirmação e o argumento​​ são corretos, mas​​ não relacionados    

d)​​ a afirmação e o argumento​​ são corretos​​ e​​ relacionados.

e)​​ a afirmação e o argumento​​ estão errados.

Resolução:

A​​ afirmação​​ as forças de ação e reação​​ (terceira lei de Newton)​​ não se anulam mutuamente” está

Correta,​​ mas, o​​ argumento​​ “porque têm módulos diferentes”​​ está​​ errado​​ já que pela​​ terceira lei de Newton​​ essas​​ forças​​ possuem​​ mesmo módulo​​ (intensidade).

R - A

 

03-​​ (ITA​​ -​​ SP) 

Um​​ guincho​​ que está rebocando um​​ carro​​ está​​ acelerando numa estrada plana e reta.​​ ​​ 

Nestas condições, a​​ intensidade​​ da​​ força​​ que​​ o guincho exerce sobre o carro​​ é:

a) igual à intensidade​​ da​​ força​​ que o​​ carro exerce sobre o guincho  

b) maior que intensidade​​ da​​ força​​ que o​​ carro exerce sobre o guincho   

c) igual à intensidade​​ da​​ força​​ que o​​ carro exerce sobre a estrada   

d) igual à intensidade​​ da​​ força​​ que a​​ estrada exerce sobre o carro   

e) igual à intensidade​​ da​​ força​​ que a​​ estrada exerce sobre o guincho        

Resolução:

São​​ forças trocadas entre o guincho e o carro​​ que obedecem​​ ao​​ princípio da ação e reação,​​ ou seja, tem sempre a​​ mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos contrários.

Não se anulam​​ porque​​ são aplicadas em corpos diferentes,​​ uma no guincho​​ de intensidade​​ F​​ 

puxando o carro e​​ outra no carro​​ de intensidade também​​ F​​ segurando o guincho.

R- A

 

04-​​ (PUC​​ -​​ PR) 

Um​​ pedaço de​​ ferro​​ é colocado próximo de um​​ ímã,​​ conforme a​​ figura a seguir

Assinale a​​ alternativa correta:

a)​​ é o​​ ferro​​ que atrai o​​ ímã.    

b)​​ a atração do​​ ferro pelo ímã​​ é igual à atração do​​ ímã pelo ferro.    

c)​​ é o​​ ímã​​ que atrai o​​ ferro.    

d)​​ a atração do​​ ímã pelo ferro​​ é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã.

e)​​ a atração do​​ ferro pelo ímã​​ é mais intensa do que a atração do​​ ímã pelo ferro.

Resolução:

Imã atrai ferro​​ independente da​​ polaridade do​​ imã.

Como o​​ imã é colocado próximo do pedaço de ferro​​ e eles se​​ atraem​​ surge entre eles ​​ forças​​ de​​ ação e​​ reação,​​ de​​ mesmo módulo e direção,​​ mas de​​ sentido contrário​​ (princípio da ação e reação).

Como​​ essas forças​​ possuem o​​ mesmo módulo​​ a atração do​​ ferro pelo ímã​​ é igual à atração do​​ ímã pelo ferro.

R- B

 

05-​​ (PUC​​ -​​ RS) 

No estudo das​​ leis do movimento,​​ ao​​ tentar identificar​​ pares de forças de ação-reação,​​ são feitas as​​ seguintes

seguintes​​ afirmações:

I. Ação:​​ A​​ Terra​​ atrai a​​ Lua.

    Reação: A​​ Lua​​ atrai a​​ Terra.

II. Ação:​​ O​​ pulso​​ do boxeador​​ golpeia o adversário.

     Reação:​​ O​​ adversário cai.

III. Ação:​​ O​​ pé​​ chuta a​​ bola.

      Reação:​​ A​​ bola​​ adquire​​ velocidade.

IV. Ação:​​ Sentados numa​​ cadeira,​​ empurramos o​​ acento para baixo.

      Reação: O​​ acento​​ nos empurra​​ para cima.

 O​​ princípio da ação-reação​​ é​​ corretamente​​ aplicado:

a)​​ Somente na​​ afirmativa I.                  

b)​​ Somente na​​ afirmativa II.                        

c)​​ Somente nas​​ afirmativas I, II e III.

d)​​ Somente nas​​ afirmativas I e IV.

e)​​ Nas afirmativas​​ I, II, III e IV.

Resolução:

O princípio da​​ ação​​ e reação​​ se refere a​​ forças​​ trocadas entre​​ dois corpos.​​ Não é o caso​​ das afirmativas​​ II e III.

 A​​ afirmativa I​​ corresponde ao​​ princípio da ação e reação​​ envolvendo​​ forças de campo​​ (onde não ocorre contato) e a​​ IV​​ também se refere ao​​ princípio de ação e reação​​ envolvendo​​ forças de contato. ​​ 

R- D 

 

06- (UFPEL - RS) 

Analise a​​ afirmativa​​ a​​ seguir:

Em uma​​ colisão​​ entre um​​ carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada,​​ mas em​​ 

sentidos contrários,​​ observou-se que​​ após a colisão​​ a​​ moto​​ foi​​ jogada a uma distância maior do que a do carro.

Baseado​​ em seus conhecimentos sobre​​ mecânica​​ e na​​ análise​​ da situação descrita acima,​​ bem como no fato de que os corpos não se deformam durante a colisão, é​​ correto​​ afirmar que,​​ durante a mesma,

a)​​ a​​ força de ação​​ é menor do que a​​ força de reação, fazendo com que a​​ aceleração da moto seja maior que a do carro,​​ após a colisão, já que a​​ moto possui menor massa.

b)​​ a​​ força de ação​​ é maior do que a​​ força de reação,​​ fazendo com que a​​ aceleração da moto seja maior que a do carro,​​ após a colisão, já que a​​ moto possui menor massa.

c)​​ as​​ forças de ação e reação​​ apresentam​​ iguais intensidades,​​ fazendo com que a​​ aceleração da moto seja maior que a do carro,​​ após a colisão, já que a​​ moto possui menor massa.

d)​​ a​​ força de ação​​ é menor do que a​​ força de reação,​​ porém a​​ aceleração da moto,​​ após a colisão, depende das velocidades​​ do carro e da moto imediatamente anteriores a colisão.

e)​​ exercerá​​ maior força​​ sobre o outro aquele que tiver​​ maior massa​​ e, portanto, irá​​ adquirir menor aceleração após a colisão.

 Resolução

As​​ forças​​ que constituem o​​ par ação e reação​​ trocadas entre dois corpos​​ tem sempre a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, independente das massas dos mesmos.

Quanto à​​ aceleração​​ de cada um,​​ observe pela segunda lei de​​ Newton​​ F =m.a​​ que, como a​​ força é a mesma, a​​ massa m e a aceleração são inversamente proporcionais.​​ Assim,​​ sendo​​ a​​ massa da moto é menor​​ ela adquirirá​​ maior aceleração.

R- C

 

07-​​ (ACAFE​​ -​​ SC) 

A folha de São Paulo de 9/5/2000, apresentou uma reportagem sobre a descoberta de​​ “novos candidatos a planetas distantes do sistema solar”com os​​ dizeres: “Cada candidato foi descoberto na órbita de uma estrela.

Essa detecção é feita de forma indireta, ou seja, os astrônomos não​​ veem​​ os planetas, mas sim​​ pequenas oscilações​​ que eles causam nas​​ estrelas que orbitam. 

Assim como um​​ planeta é atraído gravitacionalmente pela estrela, fazendo com que​​ ele se mova ao seu redor, a​​ estrela também é atraída pelo planeta, tendo assim​​ pequenas oscilações.​​ 

É exatamente o estudo dessa​​ ‘dança’ da estrela​​ que ajuda a​​ ‘ver’ o planeta”

O trecho em negrito é uma​​ aplicação do(a):

a)​​ Princípio de Arquimedes    

b)​​ Lei de Newton da ação e reação    

c)​​ Princípio da conservação da energia    

d)​​ Lei de Faraday    

e)​​ Lei da Reflexão da Luz

Resolução:

Pelo trecho do enunciado “Assim como um​​ planeta é atraído gravitacionalmente pela estrela, fazendo com que​​ ele se mova ao seu redor, a​​ estrela também é atraída pelo planeta 

você pode concluir que​​ as forças de interação entre a estrela e o planeta constituem par ação e reação​​ cuja​​ ação ocorre a distâncias consideráveis​​ (forças de campo) .

R- B   

 

08- (UFPEL - RS)

​​ 

Um pescador possui um​​ barco a vela​​ que é utilizado para passeios turísticos.​​ 

Em​​ dias sem vento,​​ esse pescador​​ não​​ conseguia realizar seus​​ passeios. ​​ 

Tentando​​ superar tal dificuldade,​​ instalou, na popa do barco, um enorme ventilador voltado para a vela,​​ com o objetivo de​​ produzir vento artificialmente.​​ 

Na primeira oportunidade em que​​ utilizou seu invento, o pescador percebeu que o barco não se movia​​ como era por ele esperado. O​​ invento não funcionou!

A​​ razão para o não funcionamento desse invento​​ é que

a)​​ a​​ força de ação​​ atua na​​ vela​​ e a​​ de reação,​​ no​​ ventilador.             

b)​​ a​​ força de ação​​ atua no​​ ventilador​​ e a​​ de reação,​​ na​​ água.

c)​​ ele​​ viola​​ o princípio da​​ conservação da massa.                             

d)​​ as​​ forças​​ que estão​​ aplicadas no barco​​ formam um​​ sistema cuja resultante é​​ nula.

e)​​ ele​​ não produziu vento​​ com​​ velocidade suficiente para​​ movimentar o barco.

Resolução:

Observe que o​​ ventilador e a vela estão fixos no mesmo barco​​ constituindo​​ os três​​ um​​ mesmo corpo​​ (sistema) e,​​ essas forças​​ agindo sobre​​ esse mesmo sistema se anulam​​ fazendo com que seja​​ nula a força resultante​​ que​​ deveria mover o sistema​​ (ventilador, vela e​​ barco).

Lembre-se de que​​ o​​ princípio da ação e reação​​ só é​​ válido quando as forças​​ são trocadas entre corpos​​ (sistemas)​​ diferentes. ​​ 

R- D

 

09-​​ (PUC​​ -​​ MG) 

Quando um​​ cavalo​​ puxa uma​​ charrete,​​ a​​ força que possibilita o movimento do cavalo​​ é a​​ força que:

a)​​ o​​ solo​​ exerce sobre o​​ cavalo.

b)​​ ele​​ exerce sobre a​​ charrete.

c)​​ a​​ charrete​​ exerce sobre​​ ele.

d)​​ a​​ charrete​​ exerce sobre o​​ solo.

Resolução:

Se você não domina a teoria veja a​​ explicação detalhada​​ a seguir:

R- A

 

10-​​ (UFViçosa​​ -​​ MG) 

Em 13 de Janeiro de 1920 o jornal The New York Times publicou um editorial​​ atacando o cientista​​ 

Robert Goddard​​ por propor que os​​ foguetes​​ poderiam ser usados em viagens espaciais.​​ O editorial​​ dizia:

É de se estranhar  que o prof. Goddard, apesar de sua reputação científica internacional,​​ não conheça a relação entre as forças de ação e reação​​ e a necessidade de ter​​ alguma coisa melhor que o vácuo contra a qual o foguete possa reagir.​​ É claro que falta a ele o conhecimento dado diariamente no colégio”

Comente o editorial acima,​​ indicando​​ quem tem razão e por quê,​​ baseando sua resposta em algum princípio físico fundamental.

Resolução:

Quem tem razão é o cientista,​​ pois as​​ forças de ação e reação​​ são trocadas entre o​​ foguete e os​​ 

gases por ele expelidos, independentemente do meio.​​ 

Se uma​​ espaçonave no vácuo​​ necessitar fazer, por exemplo,​​ uma curva, utilizará jatos laterais.

 

11-​​ (UERJ​​ -​​ RJ)

 Um​​ asteróide A​​ é​​ atraído gravitacionalmente​​ por um​​ planeta P.​​ 

Sabe-se que a​​ massa de P é maior do que a massa de A.

Considerando​​ apenas a interação entre A e P,​​ conclui-se que:

a)​​ o​​ módulo​​ da​​ aceleração de P​​ é​​ menor​​ do que o​​ módulo da aceleração de A.    

b)​​ o​​ módulo​​ da​​ aceleração de P​​ é​​ maior​​ do que o​​ módulo da aceleração de A.    

c)​​ o​​ módulo​​ da​​ aceleração de P​​ é​​ igual​​ ao​​ módulo da aceleração de A.      

d)​​ a intensidade​​ da​​ força que P exerce sobre A​​ é​​ maior​​ do que a​​ intensidade da força que A exerce sobre P.     

e)​​ a​​ intensidade​​ da​​ força que P exerce sobre A​​ é​​ menor​​ do que a​​ intensidade da força que A exerce sobre P

Resolução:

Pelo​​ princípio da ação e reação​​ a​​ intensidade​​ (módulo)​​ das​​ forças​​ trocadas entre​​ P e A​​ é o mesmo,​​ ou seja,​​ FP​​ = FA​​ = F.

Pela​​ segunda lei de Newton F = m.a​​ e, como​​ F é constante​​ a​​ massa m​​ é​​ inversamente proporcional​​ à​​ aceleração​​ a.​​ Assim, como​​ massa​​ de P é maior do que a​​ massa​​ de A,​​ a​​ aceleração​​ de P será menor

que a​​ aceleração​​ de A.

R- A

12-​​ (UFRN​​ -​​ RN)

Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que  envolvem​​ conceitos de Física​​ e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física.​​ 

Considere a​​ tirinha​​ envolvendo a​​ “Turma da Mônica”,​​ mostrada​​ a seguir .

Supondo que o​​ sistema​​ se encontra​​ em equilíbrio,​​ é correto   afirmar que, de acordo com a​​ Lei da Ação e  Reação​​ (3ª Lei de Newton),

A)​​ a​​ força​​ que a​​ Mônica exerce sobre a corda​​ e a​​ força​​ que os​​ meninos exercem sobre a corda​​ formam um​​ par ação-reação.

B)​​ a​​ força​​ que a​​ Mônica exerce sobre o chão​​ e a​​ força​​ que a​​ corda faz sobre a Mônica​​ formam um​​ par ação-reação.

C)​​ a​​ força​​ que a​​ Mônica exerce sobre a corda​​ e a​​ força​​ que a​​ corda faz sobre a Mônica​​ formam um​​ par ação-reação.

D)​​ a​​ força​​ que a​​ Mônica exerce sobre a corda​​ e a​​ força​​ que os​​ meninos exercem sobre o chão​​ formam um​​ par ação-reação.

Resolução:

Se dois corpos​​ interagirem entre si simultaneamente, sobre​​ cada um deles​​ surgem​​ forças que obedecem ao Princípio da ação e reação​​ (terceira​​ lei de Newton), de​​ enunciado:  “Quando um corpo exerce uma força sobre outro, simultaneamente este outro reage sobre o primeiro aplicando-lhe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário”: 

A)​​ Falsa ​​  o princípio da​​ ação e reação​​ só é​​ aplicável a dois corpos,​​ no caso você tem​​ três,

Mônica, corda e meninos.

B)​​ Falsa ​​  a​​ reação​​ da​​ força que a Mônica exerce sobre o chão​​ tem como​​ ação​​ a​​ força que o chão exerce sobre a Mônica.

C) Correta  Mônica e corda​​ trocam​​ forças de ação e reação.

D)​​ Falsa  veja​​ justificativa​​ da A.

R- C

 

13- (FGV - SP)

​​ 

Quanto às​​ leis de Newton,​​ suas​​ aplicações e consequências,​​ considere as​​ afirmações seguintes.

I.​​ Se um​​ corpo​​ está sob a​​ ação de duas forças de mesma intensidade,​​ então, ele​​ deve estar em equilíbrio.

II.​​ Se o​​ motor​​ de um​​ barco​​ exerce sobre a água de um rio​​ uma​​ força​​ de​​ mesma intensidade que a​​ 

correnteza exerce sobre o barco​​ no​​ sentido oposto,​​ ele deve​​ permanecer em repouso em relação à margem.

III.​​ Ao​​ subir​​ o trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, um​​ veículo​​ recebe,​​ da pista,​​ uma​​ força

 perpendicular ao seu movimento, de​​ intensidade menor que o seu peso.

É​​ correto​​ apenas​​ o que se​​ afirma em

a)​​ I

b)​​ II

c)​​ III

d)​​ I e II

e)​​ I e III

Resolução:

I.​​ Falsa ​​   se, por exemplo,​​ essas duas forças tiverem​​ mesma direção e mesmo sentido,​​ apesar de​​ 

terem a​​ mesma intensidade​​ a​​ força resultante não é nula​​ e o corpo​​ não estará em equilíbrio.

II.​​ Falsa ​​  se a​​ força resultante​​ é​​ nula​​ o​​ barco estará em equilíbrio estático​​ (repouso)​​ ou em equilíbrio dinâmico​​ (movimento retilíneo uniforme).

III. Correta ​​   se ele está​​ subindo a rodovia,​​ ela é​​ inclinada​​ (plano inclinado) e a​​ força perpendicular ao movimento​​ P’​​ (que comprime o carro contra a pista) é​​ uma parcela do peso​​ 

(P.cosα),​​ portanto​​ menor que seu peso.

R-​​ C

 

14- (PUC - SP) ​​ 

​​ 

Após brincarem de adivinhação, Eduardo e Mônica vão para um local​​ empinar pipa.​​ 

Mônica​​ comenta​​ com Eduardo​​ que​​ ele aplica,​​ na linha, uma​​ força de intensidade F​​ e consegue​​ manter a pipa, no céu,​​ em uma​​ mesma posição​​ durante certo tempo.​​ 

Mônica diz, ainda, que este fato​​ relembra princípios formulados por Sir Isaac Newton​​ (1643 – 1727).​​ Eduardo, sem hesitar, concorda com Mônica​​ e diz​​ corretamente que,​​ neste momento,

a)​​ o​​ valor​​ da​​ força resultante​​ que atua na pipa​​ vale F.                      

b)​​ as​​ forças de ação e reação​​ possuem​​ sentidos opostos. 

c)​​ a​​ pipa está em repouso​​ devido apenas​​ à força F.                          

d)​​ a​​ soma das forças​​ que atuam na pipa​​ tem valor F. 

e)​​ a​​ resultante de forças​​ na pipa​​ não terá valor zero

Resolução:

​​ As​​ forças de ação e reação​​ possuem​​ mesma intensidade, mesma direção,​​ mas sentidos​​ opostos.

R- B

 ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

15-​​ (CEDERJ​​ -​​ RJ)

Sobre uma mesa parada se encontra um livro e sobre esse repousa um caderno.

Resolução:

Veja figura abaixo:

R- D

 

 

 

 

Terceira Lei de Newton ou Princípio da ação e reação

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!

Sair da versão mobile