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Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia)

 

 

PRIMEIRA LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO DA INÉRCIA)

 

Introdução à Dinâmica

Dinâmica é a​​ parte da Mecânica que estuda as relações entre os movimentos dos corpos​​ e as​​ causas que os produzem​​ ou os​​ modificam.

Princípio corresponde a uma lei física teórica​​ que nos levam a uma série de​​ consequências​​ que podem ser​​ comprovadas na prática​​ (experimentalmente).

A estrutura​​ da Dinâmica, corresponde a uma​​ série de princípios estabelecidos​​ por Isaac Newton e que foram​​ baseados​​ principalmente nos estudos realizados por Galileu e Kepler e que foram denominados Princípios da Dinâmica ou Leis de Newton do Movimento.

Estes​​ princípios​​ elaborados por​​ Newton​​ são três​​ e são​​ válidos apenas para sistemas inerciais​​ (não possuem aceleração).

 

Princípio da Inércia (Primeira Lei de Newton)

 

Todo corpo​​ que esteja em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (movendo-se em trajetória reta com velocidade vetorial constante), tende a continuar nestes estados se a força resultante que age sobre ele for​​ nula. 

 

Exemplos clássicos

 

 Veículo​​ se movendo em trajetória reta​​ com velocidade vetorial constante (força resultante nula).

O​​ móvel, enquanto a​​ força resultante sobre ele for nulacontinuará se movendo em linha reta sempre com a mesma velocidade vetorial  (com intensidade, direção e sentido, constantes)

Um​​ indivíduo​​ no interior do móvel​​ sentirá como se o veículo estivesse parado e, se ele atirar seu chaveiro verticalmente para cima, este cairá exatamente em suas mãos.

esfera sobre o​​ apoio​​ na primeira​​ figura, não se moverá.

 

 ​​ Veículo acelerando​​ em linha reta sob ação de uma força resultante diferente de zeroa favor do movimento deslocando o veículo para a direita. Considere o veículo​​ inicialmente parado.

Por inércia, um​​ indivíduo​​ em pé em seu interior tenderá a manter seu estado​​ de repouso​​ e,​​ enquanto o​​ veículo acelera​​ ele se sentirá​​ projetado para trás,​​ pois seus pés acompanham o movimento do veículo.​​ 

Pelo​​ mesmo motivo​​ esfera​​ sobre o apoio fixo se​​ moverá para a esquerda.

Para não cair, o indivíduo em pé deve segurar em alguma parte do veículo​​ que lhe aplicará uma força externa que o acelera junto com o veículo. No caso do​​ motorista ou dos passageiros sentados​​ esta​​ força externa é aplicada pela poltrona.

Se o​​ passageiro sentado​​ jogar um chaveiro verticalmente para cima, este cairá atrás dele.

 

​​ Veículo freando em linha reta​​ sob a ação de uma força resultante diferente de zero, contra o movimento, tendendo a parar o veículo que se desloca para a direita.

Por inércia, um​​ indivíduo em pé​​ em seu interior tenderá a manter seu estado de movimento enquanto o veículo desacelera.

Ele se sentirá projetado para a frente, pois seus pés acompanham o movimento do veículo.

Pelo mesmo motivo a esfera sobre o​​ apoio fixo​​ se deslocará para a direita.

Para não cair, o indivíduo em pé deve​​ segurar em alguma parte do veículo​​ que lhe aplicará uma força externa que o desacelera junto com o veículo. Os passageiros e o motorista devem utilizar o cinto de segurança.

Porque usar cinto de segurança:

Utilidade do​​ encosto de cabeça:

Em​​ colisão traseira,​​ a​​ proteção​​ é feita pelo​​ apoio para a cabeça​​ já que, por​​ inércia,​​ o corpo​​ seria

​​ projetado para trás​​ e o encosto evita isso​​ protegendo a cabeça, o pescoço e a coluna cervical.

 

 ​​​​ Um​​ corpo​​ em movimento circular como, por exemplo, uma pedra presa a um fio, tem, em cada ponto, o vetor velocidade sempre tangente à trajetória.

Se você cortar o fio, a pedra, por inércia, tenderá a manter a direção e o sentido do vetor velocidade e sairá pela tangente.

 

​​ ​​ Quando um​​ veículo efetua uma​​ curva,​​ um​​ indivíduo​​ em seu interior, por inércia, tende a seguir​​ em linha reta (tende a sair pela tangente, na direção e sentido do vetor velocidade que é sempre tangente à trajetória em cada ponto).

Se o​​ carro da figura acima​​ fizesse uma curva para a​​ esquerda​​ a​​ pessoa​​ se sentiria​​ jogada para a direita.

 

​​ Cartolina, moeda e copo

Se você colocar um pedaço de cartolina sobre um copo e uma moeda sobre o​​ pedaço de cartolina​​ e

puxar rapidamente o​​ pedaço de cartolina,​​ a​​ moeda,​​ por inércia,​​ tende​​ a​​ continuar parada, cairá​​ dentro do copo.

 

​​ Numa viagem espacial (no vácuo e num local​​ isento da ação de forças gravitacionais), quando a​​ velocidade desejada V​​ foi atingida, os sistemas propulsores são​​ desligados e o​​ veículo espacial,​​ por

inércia, segue com os​​ motores desligados, em​​ movimento retilíneo e uniforme​​ (MRU),​​ ou seja, em​​ linha reta​​ e com​​ velocidade constante.

 

​​ Inércia em líquidos

líquido do recipiente da esquerda da figura abaixo​​ está em equilíbrio (nível horizontal). Se sobre ele​​ (recipiente)​​ surgir uma força resultante para a direita,​​ acelerando-o, por inércia, o nível do

líquido adquirirá o formato da figura da direita.

Por outro lado, se o​​ (recipiente + líquido)​​ estiverem se movendo com​​ velocidade constante​​ para​​ a direita e sobre ele surgir uma força resultante para a esquerda freando-o,​​ o líquido, por inércia,

adquirirá o formato da figura da direita.

 O​​ sistema​​ de​​ vasos comunicantes da figura da esquerda​​ abaixo está em​​ equilíbrio​​ com o​​ líquido​​ no nível horizontal).

Se o sistema​​ for​​ acelerado para a direita por uma força resultante,​​ por inércia, o​​ líquido​​ adquirirá o formato da figura da​​ direita​​ (observe-o atentamente).

​​ Centrífugas

As máquinas de lavar, que secam roupas por centrifugação possuem em seu interior​​ um cilindro metálico cheio de furos.

Quando o motor​​ da máquina faz o​​ cilindro girar em alta rotação,​​ água que está na roupa, por inércia, sai pela tangente através dos furos.

As​​ centrífugas​​ também são​​ usadas​​ em​​ laboratórios, clínicas e industrias​​ para a​​ separação de sólidos em líquidos em suspensão ou de líquidos misturados entre si.

Seu​​ funcionamento​​ ocorre pela​​ rotação de um recipiente​​ de maneira que quando a​​ centrífuga gira em alta velocidade ela faz com que a substância mais densa (maior massa, mesmo volume),​​ de maior inércia​​ (maior densidade)​​ tenha maior tendência de​​ “sair pela tangente”​​ indo mais para​​ a​​ extremidade​​ do recipiente.

Portanto, nesses aparelhos, a separação das substâncias​​ ocorre em função​​ das diferentes densidades.

 

​​ Descida rápida​​ (“frio” na barriga)

Quando você está descendo num carrinho, por exemplo, num​​ parque de diversões,​​ baseado no princípio da inércia, você sente um “frio” na barriga porque alguns órgãos internos​​ do seu

abdome​​ estão​​ soltos e ao descer eles tendem a manter-se em repouso,​​ comprimindo​​ a parte superior do abdome.

 

O que você deve saber, informações e dicas sobre o Princípio da Inércia

 

 A inércia de um​​ corpo depende de sua​​ massa,​​ pois para acelerar ou frear um​​ caminhão​​ 

devemos​​ aplicar uma força maior​​ que​​ aquela​​ que usamos para acelerar ou frear uma moto.​​ 

Assim, quanto​​ maior​​ a massa de um corpo,​​ maior​​ será sua inércia.

 

 

 O equilíbrio (estático ou dinâmico) é um conceito relativo, pois depende do referencial adotado. Assim, o motorista de um ônibus em MRU está em equilíbrio em relação ao ônibus, mas não está em equilíbrio em relação à Terra ou qualquer outro planeta, porque em relação​​ a​​ eles ​​​​ o motorista possui aceleração.

 

 Uma partícula está mecanicamente isolada quando a força resultante​​ que age sobre ela for​​ nula,​​ o que acontece em​​ dois casos:

1o  Quando as forças aplicadas sobre ela se anulam.

2o  Quando não existe qualquer força aplicada

 

 Referencial inercial  É o referencial para o qual a lei da inércia é válida,​​ ou seja, se um corpo que tiver força resultante nula permanecer em repouso ou em MRU em relação a esse referencial, ele será um referencial inercial.

 

 Inércia​​ não é​​ força.​​ É a​​ tendência​​ que um​​ corpo​​ possui de​​ manter​​ seu estado de movimento ou de repouso​​ se sobre ele não surgir uma força externa, modificando-os.

 

EXERCÍCIOS DE VESTIBULARES COM RESOLUÇÃO COMENTADA SOBRE PRINCÍPIO DA INÉRCIA OU PRIMEIRA LEI DE NEWTON

 

 01-​​ (UFRJ​​ -​​ RJ) 

Um​​ trem​​ está se deslocando para​​ a direita​​ sobre trilhos​​ retilíneos e horizontais,​​ com movimento​​ uniformemente variado​​ em relação à Terra.

Uma​​ esfera metálica,​​ que está apoiada no​​ piso horizontal​​ de​​ um dos vagões, é mantida em​​ repouso em relação ao vagão​​ por uma​​ mola​​ colocada​​ entre ela e a parede frontal,​​ como ilustra​​ a figura.​​ 

A​​ mola encontra-se comprimida.

Suponha​​ desprezível o atrito​​ entre e​​ esfera​​ e o​​ piso do vagão.

Verifique se o trem está se deslocando em relação à Terra​​ com​​ movimento uniformemente acelerado ou retardado,​​ justificando sua resposta.

Resolução:

Como a​​ mola​​ está sendo​​ comprimida,​​ a​​ esfera​​ (por inércia)​​ está se​​ deslocando para a direita, pressionando a mola.​​ 

Assim, o​​ movimento​​ só pode ser​​ uniformemente retardado​​ (o vagão está indo para a direita e freando).

 

 02- (ENEM - MEC)

Resolução:

inércia de um corpo depende de sua massa,​​ pois para acelerar ou frear um ônibus devemos aplicar uma força maior que aquela que usamos para acelerar ou frear um carro.

Assim, quanto​​ maior a massa de um corpo, maior será sua inércia.

Um​​ corpo​​ em movimento circular como, por exemplo, uma pedra presa a um fio, tem, em cada ponto, o vetor velocidade sempre tangente à trajetória.

Se você cortar o fioa pedra, por inércia, tenderá a manter direção e o sentido do vetor velocidade e​​ sairá pela tangente.

Então, quando a centrífuga gira em alta velocidade ela faz com que a substância mais densa (maior massa, mesmo volume),​​ de maior inércia​​ (maior densidade)​​ tenha maior tendência de​​ “sair pela tangente”​​ indo mais para o fundo do recipiente.

Portanto, nesses aparelhos, a separação das substâncias​​ ocorre em função​​ das diferentes densidades.

R- A

 

03-​​ (UNIFOR​​ -​​ CE) ​​ 

O que​​ aconteceria​​ se de repente a​​ Terra parasse de girar​​ ao redor do seu eixo?​​ Ao parar a Terra inesperadamente, as​​ casas, as pessoas, as árvores, os animais​​ e tudo o que não esteja​​ ligado

 

firmemente à Terra​​ sairá a voar pela tangente​​ com a velocidade de um projétil. A seguir,​​ tudo cairá novamente sobre a superfície na forma de milhares de pedaços.​​ A​​ origem dessa tragédia,​​ que esperamos nunca acontecer, tem uma​​ explicação simples​​ e​​ está

a)​​ no​​ efeito relativístico​​ do movimento de​​ rotação da terra.

b)​​ no​​ princípio​​ de que​​ todo corpo que possui massa​​ sofre os efeitos do​​ princípio da inércia.

c) nas​​ leis da termodinâmica,​​ devido a uma​​ redução de pressão na superfície da terra, resultado da ausência instantânea do movimento.

d)​​ no fato de que a​​ Terra,​​ no​​ momento da parada,​​ passaria repelir​​ os corpos devido à​​ ação gravitacional.

e)​​ no princípio da​​ conservação da energia mecânica,​​ pois a​​ resistência do ar​​ deixaria de atuar e a​​ normal sobre cada corpo seria igual a zero.

Resolução:

Todo​​ corpo​​ que possui​​ massa​​ possui​​ inércia​​ definida como “Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (movendo-se em trajetória reta com velocidade vetorial constante), tende a​​ continuar nestes estados se a força resultante que age sobre ele for nula” 

Ou seja, a​​ Terra pararia de girar,​​ mas,​​ por inércia,​​ casas, as pessoas, as árvores, os animais, o ar que​​ 

a envolve,​​ e tudo o que não esteja​​ ligado​​ firmemente à Terra​​ sairá a voar pela tangente​​ com velocidade igual à de rotação da Terra​​ (aproximadamente 1.675 km/h “em uma latitude de 45°”) 

​​ R- B

 

04-​​ (UERJ​​ -​​ RJ) 

A​​ figura abaixo​​ representa uma​​ escuna​​ atracada ao cais.

Deixa-se cair uma​​ bola​​ de chumbo​​ do​​ alto do mastro​​ – ponto O.​​ Nesse caso,​​ ela​​ cairá ao pé do mastro – ponto Q.​​ 

Quando a​​ escuna​​ estiver se​​ afastando do cais,​​ com​​ velocidade constante,​​ se a mesma​​ bola​​ for​​ abandonada do mesmo ponto O,​​ ela​​ cairá no seguinte ponto​​ da figura:

a)​​ P

b)​​ Q

c)​​ R

d)​​ S

Com​​ a​​ escuna parada​​ então a​​ força resultante​​ sobre a esfera é nula​​ e,​​ ela​​ cairá ao​​ pé do mastro – ponto Q.

Quando a​​ escuna estiver se afastando​​ do cais com​​ velocidade constante​​ (supondo que em linha reta)​​ força resultante sobre a esfera é nula​​ e,​​ ela​​ também cairá ao pé do mastro – ponto Q.

R- B

05- (UFSCAR - SP)

 Em​​ repouso,​​ o​​ sistema de vasos comunicantes​​ apresentado está em​​ equilíbrio,​​ de acordo com a​​ figura 1.

Quando o​​ sistema​​ é submetido a um movimento uniformemente variado devido à ação de uma​​ força horizontal​​ voltada para​​ direita,​​ o​​ líquido​​ deverá​​ permanecer em uma posição tal qual o esquematizado​​ em

 Resolução:

Inércia em líquidos

líquido do recipiente da esquerda da figura abaixo​​ está em equilíbrio (nível horizontal). Se sobre ele​​ (recipiente)​​ surgir uma força resultante para a direita,​​ acelerando-o, por inércia, o nível do

líquido adquirirá o formato da figura da direita.

Por outro lado, se o​​ (recipiente + líquido)​​ estiverem se movendo com​​ velocidade constante​​ para​​ a direita e sobre ele surgir uma força resultante para a esquerda freando-o,​​ o líquido, por inércia,

adquirirá o formato da figura da direita.

 O​​ sistema​​ de​​ vasos comunicantes da figura da esquerda​​ abaixo está em​​ equilíbrio​​ com o​​ líquido​​ no nível horizontal).

Se o sistema​​ for​​ acelerado para a direita por uma força resultante,​​ por inércia, o​​ líquido​​ adquirirá o formato da figura da​​ direita​​ (observe-o atentamente).

R- B 

 

06- (UFAC - AC)

A​​ figura abaixo​​ mostra​​ imagens​​ de um​​ teste de colisão.​​ 

A​​ foto A​​ revela o​​ momento exato​​ da​​ colisão​​ do​​ carro com o muro. Nesse instante, a​​ velocidade​​ do carro era​​ 56 km/h.​​ 

As​​ fotos B, C e D​​ são​​ imagens​​ sequenciais da colisão.​​ O​​ motorista,​​ que usa​​ cinto de segurança,​​ fica​​ espremido entre seu banco e o volante.​​ 

A​​ criança,​​ que​​ estava sentada​​ no banco da frente, ao​​ lado do motorista,​​ bate no​​ para-brisa​​ e é​​ arremessada para fora do carro.

Com​​ relação ao que foi dito acima​​ e, baseando-se nos​​ conhecimentos de Física,​​ pode-se afirmar que:

a)​​ Não é necessário​​ que os​​ passageiros,​​ sentados na​​ parte traseira do carro,​​ usem​​ cinto de segurança.

b)​​ Em razão da​​ inércia,​​ os​​ passageiros​​ são​​ lançados para frente, conforme se observa nas​​ fotos B, C e D.

c)​​ O​​ cinto de segurança​​ contribui para​​ reduzir a aceleração do carro.

d)​​ O​​ atrito​​ entre o​​ banco e os passageiros​​ é​​ suficiente​​ para impedir que​​ esses sejam arremessados para frente.

e)​​ Os​​ riscos, para os​​ passageiros,​​ seriam​​ maiores se todos estivessem usando cinto de segurança.

Resolução: 

R- B

 

07-​​ (UNIRG- RG) 

As​​ pessoas​​ costumam dizer que, quando um​​ carro freia, uma​​ “força de inércia” atua sobre elas,

jogando-as para frente.​​ Essa​​ afirmação está errada,​​ pois​​ essa tendência de continuar em movimento,​​ que a pessoa sente,​​ não é proveniente de uma força,​​ mas sim

a)​​ da​​ inércia, que é uma​​ propriedade física da matéria.

b) da​​ energia potencial gravitacional,​​ que se​​ mantém constante.

c) do​​ par ação e reação,​​ que surge​​ entre o banco do carro e a pessoa.

d) do​​ atrito,​​ que tende a​​ frear o carro, mas não a pessoa.

Resolução:

 Todo​​ corpo​​ que possui​​ massa​​ possui​​ inércia​​ definida como “Todo corpo que esteja em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme​​ (movendo-se em trajetória reta com velocidade​​ vetorial constante),​​ tende a continuar nestes estados se a força resultante que age sobre ele for nula” ​​ 

R- B

 

08-​​ (UNIFESP​​ -​​ SP) 

Às vezes, as​​ pessoas​​ que estão num​​ elevador​​ em​​ movimento​​ sentem uma​​ sensação de desconforto,​​ 

em geral na região do estômago.​​ 

Isso se deve à​​ inércia​​ dos​​ nossos​​ órgãos internos​​ localizados​​ nessa região, e​​ pode ocorrer

a)​​ quando o​​ elevador​​ sobe ou desce​​ em​​ movimento uniforme.

b)​​ apenas quando o​​ elevador​​ sobe​​ em​​ movimento uniforme.

c) apenas quando o​​ elevador​​ desce​​ em​​ movimento uniforme.

d) quando o​​ elevador​​ sobe ou desce​​ em​​ movimento variado.

e) apenas quando o​​ elevador​​ sobe​​ em​​ movimento variado.

Resolução:

Quando você está descendo​​ ou subindo​​ num​​ elevador​​ em​​ movimento uniformemente variado​​ “MUV”​​ (com​​ determinada​​ aceleração),​​ baseado no princípio da inércia, você sente um “frio” na barriga​​ (desconforto na região do abdome) porque alguns órgãos internos​​ do seu​​ abdome​​ estão​​ soltos e ao descer​​ ou subir​​ (por inércia) eles tendem a manter-se em repouso,​​ comprimindo​​ a parte superior​​ ou inferior​​ do abdome.

 R- D

 

09-​​ (UEL​​ -​​ PR) 

Um​​ observador​​ vê um​​ pêndulo​​ preso ao teto de um​​ vagão​​ e​​ deslocado da vertical​​ como mostra a​​ figura a seguir.

Sabendo que o​​ vagão​​ se desloca em trajetória retilínea, ele​​ pode estar se movendo​​ de

a)​​ A para B,​​ com​​ velocidade constante.

b)​​ B para A,​​ com​​ velocidade constante.

c)​​ A para B, com sua​​ velocidade diminuindo.

d)​​ B para A,​​ com sua​​ velocidade aumentando.

e)​​ B para A,​​ com sua​​ velocidade diminuindo.

 Resolução:

Não pode​​ estar com​​ velocidade constante​​ porque assim​​ estaria em MRU​​ (força resultante nula) e por​​ inércia​​ ele ficaria​​ na vertical.

Pode estar indo​​ B para A,​​ com sua​​ velocidade diminuindo,​​ pois o​​ vagão​​ estaria​​ parando​​ e, por​​ inércia​​ o pêndulo tenderia a​​ ficar parado,​​ fazendo com que o​​ observador​​ o veja se​​ deslocar para a esquerda.

Observação: Pode também estar indo​​ A​​ para​​ B,​​ com sua​​ velocidade​​ aumentado,​​ pois o​​ vagão​​ estaria​​ acelerando​​ e, por​​ inércia​​ o pêndulo tenderia a​​ ficar parado,​​ fazendo com que o​​ observador​​ o veja se​​ deslocar​​ também​​ para a​​ esquerda.

R- E

 

10-​​ (UERJ​​ -​​ RJ) 

Um​​ avião​​ sobrevoa, com velocidade constante,​​ uma área devastada,​​ no sentido sul-norte,​​ em relação a um​​ determinado​​ observador.

A​​ figura​​ a seguir ilustra​​ como esse observador, em​​ repouso, no solo,​​ vê o avião.

Quatro​​ pequenas caixas idênticas​​ de remédios​​ são largadas​​ de um​​ compartimento da base do avião, uma a uma,​​ a​​ pequenos intervalos regulares.​​ 

Nessas circunstâncias, os​​ efeitos do ar praticamente​​ não interferem​​ no​​ movimento​​ das caixas.

O​​ observador​​ tira uma​​ fotografia,​​ logo após o início da​​ queda​​ da quarta caixa​​ e​​ antes de a primeira atingir o solo.

A​​ ilustração mais adequada​​ dessa​​ fotografia​​ é apresentada​​ em:

Resolução:

Por​​ inércia​​ as​​ caixas​​ continuarão a​​ acompanhar o avião​​ (ficarão embaixo dele), pois os​​ efeitos do ar são desprezados​​ e, quando abandonadas as caixas tem a mesma velocidade​​ horizontal​​ que a o avião

Observação:​​ Mas,​​ na realidade,​​ o​​ espaço vertical entre as caixas não é o mesmo,​​ pois​​ durante​​ a​​ queda elas aceleram​​ devido à​​ aceleração da gravidade g.

R- A

 

11- (Uerj - RJ) ​​ 

​​ 

No​​ interior de um avião​​ que se desloca​​ horizontalmente​​ em​​ relação ao solo,​​ com​​ velocidade constante de 1000 km/h,​​ um​​ passageiro​​ deixa​​ cair um copo.​​ 

Observe a​​ ilustração abaixo,​​ na qual estão indicados​​ quatro pontos no piso do corredor do avião​​ e a​​ posição desse passageiro.

O​​ copo,​​ ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado​​ pela​​ seguinte letra:

a)​​ P

b)​​ Q​​ 

c)​​ R

d)​​ S

Resolução:

Como o avião se desloca​​ horizontalmente​​ em​​ relação ao solo,​​ com​​ velocidade constante, ele está em​​ movimento retilíneo e uniforme​​ (MRU)​​ estando em​​ equilíbrio dinâmico​​ com a​​ resultante das forças​​ que agem sobre ele​​ sendo nula​​ (se comportando como se estivesse em repouso)​​ e, então, o​​ copo cairá no ponto R.

R- C

 

12-​​ (UFRN​​ -​​ RN) 

Considere um​​ grande navio,​​ tipo​​ transatlântico,​​ movendo-se em​​ linha reta​​ e com​​ velocidade

constante (velocidade de cruzeiro).​​ 

Em seu​​ interior, existe um​​ salão de jogos​​ climatizado e nele uma​​ mesa de pingue-pongue​​ orientada​​ paralelamente​​ ao​​ comprimento do navio.​​ 

Dois jovens​​ resolvem jogar​​ pingue-pongue,​​ mas discordam sobre quem deve​​ ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio.​​ Segundo um deles, tal escolha​​ influenciaria no resultado do jogo,​​ pois o movimento do navio​​ afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.

Nesse​​ contexto,​​ de acordo com as​​ Leis da Física,​​ pode-se​​ afirmar que

A)​​ a​​ discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um​​ referencial não inercial,​​ não afetando​​ o movimento da bola.

B)​​ a​​ discussão é pertinente,​​ pois, no caso, o navio se comporta como um​​ referencial não inercial,​​ não afetando​​ o movimento da bola.

C)​​ a​​ discussão é pertinente,​​ pois, no caso, o navio se comporta como um​​ referencial inercial,​​ afetando​​ o movimento da bola.

D)​​ a​​ discussão não é pertinente,​​ pois, no caso, o navio se comporta como um​​ referencial inercial,​​ não afetando​​ o movimento da bola.

Resolução: 

Como o​​ transatlântico​​ (navio, referencial inercial​​ para os dois jovens​​ pois está em MRU)​​ se​​ move em linha reta com velocidade constante​​ ele está em​​ equilíbrio dinâmico​​ e comporta-se como se estivesse em​​ repouso​​ (equilíbrio estático),​​ não afetando o movimento da bola.

 R- D  

 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

13-​​ (UESPI​​ - PI) 

Na​​ prova de lançamento de martelo​​ nas Olimpíadas,​​ o atleta​​ coloca o​​ martelo a girar​​ e o​​ solta quando atinge a maior velocidade​​ que ele lhe consegue imprimir.​​ 

Para​​ modelar​​ este fenômeno, suponha que o​​ martelo execute uma trajetória circular num plano horizontal.​​ 

A​​ figura abaixo​​ representa​​ esquematicamente​​ esta trajetória​​ enquanto o​​ atleta o acelera, e o ponto A é aquele no qual o martelo é solto.

Assinale a​​ opção​​ que representa​​ corretamente a trajetória do martelo, vista de cima,​​ após ser solto.

 

Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia)

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