Vetores – Diferenças entre grandezas escalares e vetoriais

VETORES

Diferenças entre grandezas escalares e grandezas vetoriais

 

Grandezas​​ Escalares

São aquelas​​ que​​ ficam perfeitamente caracterizadas por um número seguido de uma​​ unidade.

Exemplos:​​ As​​ grandezas abaixo​​ ficam claramente determinadas​​ quando delas​​ fornecemos um número real de​​ medida e a​​ unidade​​ de medida.

Assim,​​ por exemplo,​​ temperatura onde estão os ursos da​​ figura 1​​ é de -​​ 10o​​ C, a pressão da garota da​​ figura 2​​ é de 13mmHg por 8mmHg,​​ na​​ figura​​ 3​​ o homem está olhando seu​​ relógio​​ que marca 8,00 horas,​​ reservatório de água da​​ figura 4​​ tem volume de 1,5.106 litros e a massa do produto da​​ figura 5​​ é de 500​​ g. Todas elas são grandezas escalares que ficam​​ claramente​​ 

determinadas​​ quando delas​​ fornecemos um número real​​ de medida​​ e a unidade​​ de medida.

 

Grandezas​​ Vetoriais

Não ficam perfeitamente definidas​​ apenas​​ pelo número acrescido de unidade.​​ 

Para entendê-las, considere um motociclista​​ que​​ está​​ a 5m de uma ponte que caiu.

Se​​ você afirmar​​ que a moto se deslocou 5,5m você não pode dizer que ela cairá,​​ pois ela pode se deslocar 5,5m​​ para o​​ leste​​ ou para o​​ oeste.​​ 

Assim, o deslocamento​​ da​​ moto não ficou​​ perfeitamente definido pelo número acrescido de unidade,​​ pois faltou a orientação​​ (direção e sentido,​​ fornecida pelos pontos cardeais).

Então, o​​ deslocamento​​ é uma​​ grandeza vetorial, que​​ são aquelas que,​​ além do número e da unidade,​​ para ficarem perfeitamente caracterizadas​​ necessitam também de uma direção e de um sentido.

Exemplos de​​ grandezas vetoriais: deslocamento, velocidade, aceleração, força, impulso, etc.

 

Vetor

 

Trata-se da representação de uma grandeza vetorial que é feita através de um segmento de reta orientado, cujo​​ sentido é fornecido pela seta,​​ em​​ uma de suas extremidades.

Todo vetor​​ é representado​​ por​​ letras acompanhadas​​ por uma pequena seta sobre elas.

 

Características de um vetor

 Direção  localização no espaço, fornecida pela reta suporte (S) do segmento.​​ Exemplos:

 Sentido  dado pela setaExemplos:

 

​​ Intensidade ou módulo  composto pelo número e pela unidade de medida, ou seja, pelo comprimento do segmento, numa certa escala adotada. 

intensidade​​ de um​​ vetor​​ qualquer​​  costuma ser representada por P (sem a seta)​​ ou por ​​ e lê-se​​ “intensidade ou módulo do vetor​​ 

Exemplos​​ de​​ como fornecer características​​ de um vetor:

 

O que você deve saber, informações e dicas

 

​​ direção de um vetor também pode ser definida como sendo o ângulo que ele forma com a horizontal​​ ou​​ com​​ a​​ vertical.

Exemplo:

Determine a intensidade​​ (no SI),​​ direção e sentido do vetor  da figura abaixo.

​​ Dois ou mais vetores são iguais​​ quando têm​​ ao mesmo tempo mesma intensidade​​ (módulo), mesma direção e mesmo sentido.

 

Adição de vetores

 

Pode-se determinar o vetor soma ou vetor resultante de dois ou mais vetores através de dois processos:

Adição de vetores pelo Método da​​ Linha​​ Poligonal

 

Veja a​​ seguir​​ um​​ exercício exemplo:

Mais​​ 3 exemplos muito importantes,​​ examine-os detalhadamente:

Dados os vetores abaixo, determine o vetor soma (vetor resultante) pelo​​ método da​​ linha poligonal:

Observação:

 

Método​​ de adição de vetores pela regra​​ do paralelogramo

 

Explicando com​​ um exemplo:

 Coloque a origem dos dois vetores em um mesmo ponto e, em seguida, trace​​ pelas extremidades de cada um deles, uma paralela ao outro,​​ com linha pontilhada.  

 

Subtração de vetores

Dois vetores​​ são opostos quando têm a mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos​​ contrários.

Subtrair um vetor​​ é somá-lo ao oposto do outro.

 

Exemplos:

Dado o vetor  de intensidade V​​ =​​ 3 unidades​​ (3u), pede-se:

 

Decomposição cartesiana de um vetor

 

 

 

Versor

 

Chama-se versor qualquer vetor de módulo​​ (intensidade) igual a 1. 

Qualquer vetor pode ser expresso em função de seus​​ versores horizontais e verticais.

Exemplo:

 

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre vetores

 

01-​​ (UFB)​​ 

Observe a​​ figura​​ a seguir e​​ determine quais os vetores que:

a)​​ tem a​​ mesma direção.

b)​​ tem o​​ mesmo sentido.

c)​​ tem a​​ mesma intensidade​​ (módulo)

d)​​ são iguais.

Resolução:​​ 

c)​​ mesmo módulo (intensidade)

 

02-​​ (UFB)​​ 

Quantos​​ sentidos​​ possui uma​​ direção?

Resolução:

Dois,​​ um em cada extremidade, ou seja,​​ apenas​​ duas setas.​​ 

Exemplos:​​ na​​ direção vertical​​ (norte ou sul) ou na​​ direção horizontal​​ (leste ou oeste).

 

03- (CEFET​​ -​​ PR)​​ 

Verifique​​ quais são as​​ grandezas escalares e vetoriais​​ nas​​ afirmações abaixo.

1)​​ O​​ deslocamento de um avião foi de 100 km,​​ na​​ direção Norte do Brasil.

2)​​ A​​ área da residência​​ a ser construída é de​​ 120,00​​ .

3)​​ A​​ força​​ necessária para​​ colocar uma caixa de 10 kg​​ em uma prateleira é​​ de 100 N.

4)​​ A​​ velocidade​​ marcada no velocímetro de um automóvel​​ é de 80 km/h.

5)​​ Um​​ jogo de futebol​​ tem um tempo de​​ duração de 90 minutos.

Assinale a alternativa​​ que apresenta a​​ sequência​​ correta.

a)​​ vetorial, vetorial, escalar, vetorial, escalar.         ​​ 

b)​​ vetorial, escalar, escalar, vetorial, escalar.

c)​​ escalar, escalar, vetorial, vetorial, escalar.          ​​ 

d)​​ vetorial, escalar, vetorial, vetorial, escalar.

e)​​ escalar, escalar, vetorial, escalar, escalar.

Resolução:

1)​​ deslocamento  ​​ vetorial ​​ 

2)​​ área   escalar ​​ 

3)​​ força ​​  vetorial

4)​​ velocidade  ​​ vetorial ​​ 

5) tempo  ​​ escalar 

R- E

 

 

04-​​ (UESC​​ -​​ BA)​​ 

Desprezando-se a força de resistência do ar, a​​ aceleração de queda​​ de um corpo nas proximidades da superfície terrestre é, aproximadamente,​​ igual a 10​​ .

Nessas condições, um corpo que​​ cai durante 3 segundos, a partir do repouso,​​ atinge o​​ solo​​ com​​ 

velocidade igual a v,​​ após​​ percorrer,​​ no ar, uma​​ distância h.

Das​​ grandezas físicas citadas, têm​​ natureza vetorial:

a)​​ aceleração, velocidade e força;     

b)​​ força, aceleração e tempo;     

c)​​ tempo, velocidade e distância;     

d)​​ distância, tempo e aceleração;     

e)​​ velocidade, força e distância.

Resolução:

São grandezas de natureza vetorial todos aquelas que​​ possuem módulo​​ (intensidade), direção e​​ 

sentido necessários para serem explicados​​ (perfeitamente caracterizados).​​ Como: aceleração, velocidade e força

R- A

 

05-​​ (UFMG​​ - MG)​​ 

Uma​​ pessoa sai para dar um passeio pela cidade,​​ fazendo o​​ seguinte percurso:​​ 

Sai de casa e​​ anda 2 quarteirões para o Norte;​​ dobra​​ à esquerda​​ andando mais​​ 2 quarteirões para Oeste,​​ virando, a seguir,​​ novamente à esquerda​​ e andando​​ mais dois quarteirões para o Sul.​​ 

Sabendo​​ que​​ cada quarteirão mede​​ 50m, o​​ deslocamento da pessoa​​ é:

a) 700​​ m​​ para​​ Sudeste     

b)​​ 100​​ m​​ para​​ Oeste     

c)​​ 100​​ m​​ para​​ Norte     

d) 700​​ m​​ em​​ direções variadas     

e) 0​​ m

Resolução:

R- B

 

06-​​ (IFSULDEMINAS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais)

Partindo-se da casa de Toninho,​​ caminhando​​ 200m na direção norte​​ e​​ 300m na direção leste,​​ chega-se​​ à escola onde Toninho estuda.

Partindo-se da escola onde Toninho estuda,​​ caminhando​​ 600m na direção sul,​​ chega-se​​ à casa de seu amigo Pedro.

Se​​ Toninho seguir em linha reta,​​ sem desvios,​​ partindo de sua casa em direção à casa de seu amigo Pedro, ele irá percorrer uma distância​​ de:

a) 500m

b) 800m

c) 900m

d) 1.100m

Resolução:

Abaixo​​ está a esquematização​​ das trajetórias.

R- A

 

07- (ENEM - MEC)

O gráfico mostra o​​ início da trajetória de um robô​​ que parte do ponto A (2 ; 0), movimentando-se para cima ou para a direita,​​ com​​ velocidade de uma unidade de comprimento por segundo, no plano cartesiano.

O gráfico exemplifica uma​​ trajetória​​ desse robô,​​ durante 6 segundos.

Supondo que esse​​ robô​​ continue essa​​ mesma trajetória,​​ qual será sua​​ coordenada, após 18 segundos de caminhada,​​ contando o​​ tempo a partir do ponto A?

A) (0; 18)

B) (18; 2)

C) (18; 0)

D) (14; 6)

E) (6; 14)

Resolução:

Mantendo a sequência​​ de trajetória fornecida,​​ após 18 s,​​ o robô está​​ no​​ ponto (14;6)

R- D

 

08- (FUVEST - SP)

Um​​ viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu,​​ inicialmente, 1.000 km para o sul,​​ depois​​ 1.000​​ 

km​​ para​​ o oeste​​ e, por fim,​​ mais 750 km para o sul.​​ 

Com​​ base nesse trajeto​​ e no​​ mapa acima,​​ pode-se​​ afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados​​ do Ceará,

a)​​ Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

b)​​ Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

c)​​ Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

d)​​ Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.

e)​​ Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.

Resolução:

 A​​ escala gráfica​​ dispõe que​​ cada centímetro do mapa equivale a 250 quilômetros do terreno,​​ o

que​​ facilita representar que facilita representar vetorialmente o percurso feito pelo viajante​​ e,​​ inclusive representar seu deslocamento vetorial​​ (em azul).​​ 

Dessa forma ele​​ caminhou 1000 km para o Sul​​ (direção fácil de identificar, pois o Norte está indicado no mapa),​​ saindo do Ceará​​ e​​ passando por Pernambuco e Bahia.​​ Nesse estado​​ mudou de rumo e​​ viajou 1.000 km para o Oeste, chegando a Goiás,​​ a partir de onde​​ rumou mais 750 km para o Sul, chegando ao estado de São Paulo.​​ 

Nesse trajeto o viajante avistou os ecossistemas​​ da​​ Caatinga, do Cerrado​​ e da​​ Mata Atlântica.

R- E

 

09-​​ (CFT​​ -​​ CE)​​ 

Dados os​​ vetores “a”, “b”, “c”, “d” e “e”​​ a​​ seguir representados,​​ obtenha o​​ módulo do vetor soma

Resolução:

​​ 

 ​​​​ R- E

 

10-​​ (CFT​​ -​​ CE)​​ 

Para se​​ posicionar frente ao gol adversário,​​ um​​ jogador​​ efetua​​ deslocamentos rápidos​​ e​​ sucessivos

em linha reta,​​ com​​ módulos de 1,8 m e 2,4 m,​​ deixando completamente para trás a defesa oponente.​​ 

Para que o​​ deslocamento resultante da bola seja de 3,0​​ m,​​ o​​ ângulo entre estes deslocamentos deve​​ ser de:

Resolução:

R- D

 

11- (UnB - DF)

Considere um​​ relógio com mostrador circular​​ de 10 cm de raio​​ e cujo​​ ponteiro dos minutos​​ tem​​ comprimento igual ao raio do​​ mostrador.

Considere​​ esse ponteiro​​ como um​​ vetor de​​ origem no centro do relógio​​ e​​ direção variável.

O​​ módulo da soma dos três vetores determinados pela posição desse ponteiro​​ quando o​​ relógio​​ marca​​ exatamente 12 horas, 12 horas e 20 minutos​​ e, por fim,​​ 12 horas e 40 minutos é, em cm,​​ igual a:

Resolução:

O​​ ponteiro dos minutos​​ denominado de​​ vetor​​ M​​ tem​​ módulo 10 cm​​ origem​​ no centro do relógio e​​ direção variável.

R- D

 

12-​​ (PUC​​ -​​ RJ)​​ 

Os​​ ponteiros de hora e minuto​​ de um relógio suíço têm,​​ respectivamente, 1 cm e 2 cm.​​ 

Supondo​​ que​​ cada ponteiro do relógio é um vetor que sai do centro do relógio​​ e​​ aponta na direção dos números na extremidade do relógio,​​ determine o​​ vetor resultante​​ da soma dos dois vetores correspondentes aos​​ ponteiros de hora e minuto quando o relógio marca 6 horas.

a)​​ O vetor tem​​ módulo 1 cm​​ e aponta na direção do número 12 do relógio.

b)​​ O vetor tem​​ módulo 2 cm​​ e aponta na​​ direção do número 12 do relógio.

c)​​ O vetor tem​​ módulo 1 cm​​ e aponta na​​ direção do número 6 do relógio.

d)​​ O vetor tem​​ módulo 2 cm​​ e aponta na​​ direção do número 6 do relógio.​​ 

e)​​ O vetor tem​​ módulo 1,5 cm​​ e aponta na​​ direção do número 6 do relógio.

Resolução:

R- A

 

13-​​ (FATEC​​ -​​ SP)​​ 

O​​ módulo da resultante​​ da​​ soma vetorial desses dois vetores,​​ não pode ser:

a)​​ 4 N

b)​​ 10 N

c)​​ 15 N

d)​​ 20 N

e)​​ 25 N

Resolução:

 

Como​​ não foi​​ especificado a direção e o sentido desses dois vetores,​​ eles​​ podem​​ ter​​ qualquer direção e qualquer sentido. ​​ 

R- A

 

14-​​ (UFC-CE)

Na​​ figura a seguir,​​ onde o​​ reticulado forma quadrados de lado L​​ =​​ 0,50​​ cm,​​ estão​​ desenhados​​ dez vetores, contidos no plano xy.​​ 

O​​ módulo da soma de todos esses vetores​​ é,​​ em centímetros:

a)​​ 0,0

b)​​ 0,50

c)​​ 1,0

d)​​ 1,5

e)​​ 2,0

Resolução:

Observe que, se​​ você mover os 5 vetores que estão em baixo um quadrado para cima, todos esses 10 vetores​​ (os de cima e os de baixo) estarão conectados​​ conforme o método da linha poligonal.

Assim​​ o vetor​​ soma​​ desses​​ 10​​ vetores​​ será o vetor​​ obtido​​ unindo o início do primeiro 1 com o final do último 2.​​ (figuras abaixo)

O​​ vetor​​ tem 4 quadradinhos de lado​​ igual a 0,5 cm​​ então seu módulo (intensidade) será​​ ​​ S = 4x0,5​​ ​​ S = 2,0 cm

R- E

 

15-​​ (MACKENZIE​​ -​​ SP)​​ 

Com​​ seis vetores​​ de​​ módulo iguais a 8u,​​ construiu-se o​​ hexágono regular abaixo.​​ 

O​​ módulo​​ do​​ vetor resultante​​ desses​​ seis vetores​​ é:

a)​​ 40 u

b)​​ 32 u

c)​​ 24 u

d)​​ 16 u

e)​​ zero

Resolução:

Dividindo o​​ hexágono​​ conforme a​​ figura abaixo​​ e calculando o​​ vetor soma​​ (resultante) pelo​​ método

da linha poligonal​​ em cima e​​ em baixo, o​​ vetor soma dos dois vetores de módulo 16u​​ terá​​ módulo​​ S​​ =​​ 16u + 16u​​ =​​ 32u  ​​ 

R- B

 

16-​​ (URCAMP​​ -​​ RS)​​ 

No​​ sistema plano figurado,​​ representamos os​​ vetores R iguais em módulo.​​ 

Calcule​​ a​​ intensidade do vetor soma.

Resolução:

Observe que o​​ vetor de cima​​ (módulo R, direção horizontal e sentido para leste) anula o vetor de baixo​​ (módulo R, direção horizontal e sentido para oeste), então​​ vamos tirá-los, sobrando os vetores​​ da segunda figura abaixo.

 

17-​​ (UEL​​ -​​ PR)

​​ 

Resolução:

R- E

 

18-​​ (UEG​​ -​​ GO) ​​ 

Resolução:

 

19-​​ (PUC​​ -​​ BA)

​​ 

Quais destes pares​​ têm a​​ mesma resultante?

Resolução:

R- 2 e 3

 

20-​​ (UFPB​​ -​​ PB)

​​ 

 

Resolução:

R- D

 

21-​​ (FATEC-SP)​​ 

Analise as​​ informações:

Podemos afirmar​​ que:

a)​​ são corretas apenas (I) e (II)

b)​​ são corretas apenas (II) e (III)

(c)​​ são corretas apenas (I) e (III)

d)​​ são todas corretas

e)​​ há apenas uma correta

Resolução:

Observe​​ a figura abaixo​​ onde os​​ vetores foram decompostos:

R- C

 

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