Equação horária da velocidade de um MUV – Resolução
Resolução dos exercícios sobre:
Equação horária da velocidade de um MUV
Gráfico da velocidade de um MUV
01- a)
b) Quando ele muda o sentido se seu movimento ele pára (V=0) e, a partir desse instante, o movimento que era progressivo se torna retrógrado — V=-20 + 5t — 0=-20 + 5t — t=4s (instante em que ele pára para inverter o sentido do movimento)
c)
d) 2s – retrógrado retardado — 10s – progressivo acelerado — Veja esquema acima)
02- a) Vo=-8m/s — a=(8 – (-8))/(4 – 0) — a=16/4 — a=4m/s2
b) V= Vo + at — V=-8 + 4t — inverte o sentido (pára) – V=0 — 0=-8 + 4t — t=2sou pelo gráfico que corresponde ao ponto onde a reta intercepta o eixo t.
c) entre 0 e 2s — retrógrado (V<0) e retardado (módulo de V está diminuindo) — após 2s — progressivo (V>0) e acelerado (módulo de V está aumentando)
d) ΔS=área entre 0 e 4s, que corresponde à soma das áreas hachuradas da figura abaixo
ΔS=b.h/ + b.h/2=2.(-8)/2 + 8.2/2 — ΔS=0
03- Vo=2m/s — a=1ms2 — V=Vo + at — V=2 + 1.8 — V=10m/s
04- ΔS=área=(10 + 6).12,5/2 — ΔS=100m — Vm=ΔS/Δt — Vm=10m/s — R- B
05- A – ΔSA=área do trapézio=100m
ΔSA=(tA + (tA – 4)).11/2 — 100=2tA – 4).11/2 — tA=244/22 — tA=11,1s (treino A)
B – ΔSB=área do trapézio=100m
ΔSB=(tB + (tB – 3)).10/2 — 100=10tB – 15 — tB=115/10 — tB=11,5s (treino B)
Δt=tB – tA=0,4s — R- B
06- a) Vo=0 — a=(V – Vo)/(t – to)=10/5 — a=2m/s2 — V = Vo + a.t — 20=0 + 2t — t=10s
b) o deslocamento é fornecido pela área
ΔS=b.h/2=10.20/2 — ΔS=100m
07- T=5s — V=50 – 10.5 — V=0 — a=-10m/s2 (constante) — R- C
08- Vo=10m/s — a=ΔV/Δt=(60m/s)/60s — a=1m/s2 — V=Vo + at=10 + 1.30 — V=40m/s
ΔS=(B + b).h/2=(40 + 10).30/2 — ΔS=750m — Vm= ΔS/Δt=750/30 — Vm=25m/s
09- I – Falsa – é no sentido contrário ao do movimento – a velocidade está diminuindo
II –
ΔS=(15 + 11).2/2=26m — Falsa
III – a=(9 – 15)/3=-2m/s2 — Falsa
iV – Correta – observe que à medida que a velocidade diminui o tempo aumenta
V – V= Vo + at — 0=15 – 2t — t=7,5s — Correta
R- D
10- entre 0 e 5s — V= Vo + at=0 + 4.5 — V5=20m/s — de 5s a 8s V vale 20m/s — a partir de 8s – a=-2m/s2 até ele parar V=0 — V=Vo + at — 0=20 -2t — t=10s (de 8s até ele parar) — desde o inicio do movimento — t=8 + 10=18s — R- E
11- ΔS=área hachurada da figura abaixo
ΔS=(12 + 4).7/2 = 56m
12- a) O ângulo α que a reta representativa da velocidade forma com um eixo horizontal é tal que tgα=ΔV/Δt corresponde à aceleração do
móvel, pois a= ΔV/ Δt e é denominada coeficiente angular da reta ou declividade da reta. Observe que, se α é agudo, f(t) é crescente e a>0 e se α é obtuso , f(t) é decrescente e a<0.
b) Em todo gráfico VXt a área entre a reta representativa e o eixo dos tempos é numericamente igual à variação de espaço ΔS, entre dois instantes quaisquer t1 e t2
13- a) ΔS=área total=b.h/2 + (B + b).h/2 + b.h/2=3.8/2 + (4 + 2).12/2 + 2.12/2=1260 — 12 + 36 + 12=60m — ΔS=60m
b) Vm=60/16=3,75 — Vm=3,75m
14- Entre 0 e 4s — a=4m/s2 — V=Vo + at=0 + 4.4 — V=16m/s — entre 4s e 8s — V= Vo + at — V=16 + (-2).4 — V=8m/s
15- Quando t=0 a distância entre eles é de 32m — quando t=4s — ΔSA=área do trapézio=(30 + 15).4/2 — ΔSA=90m — ΔSB=área do retângulo=4.15=60m — antes – ΔSa=32m — depois – ΔSd=(90 – 60)=30m — a distância entre eles no final da frenagem será de d=32 – 30=2m — R- B
16- ΔSA=b.h/2=6.20/2=60m — ΔSB=B + b).h/2=(8 + 2).10/2=50m — ΔSC=b.h/2=4.20/2=40m — R- A
17- ΔS=1.200=área do trapézio=(B + b).h/2=(90 + (90 – t)).20/2 — 1.200=(180 – t).10 — 1200=1800 -10t — t=60s — R- C
18- Trata-se de um MUV em que a velocidade aumenta de 2,3m/s em cada 1s e, assim, sua aceleração vale a=2,3m/s2 — Vo=6,20m/s — V= Vo + at — V=6,20 + 2,3t — t=3,60s – V=6,20 + 2,3.3,60 — V=14,48m/s — t=5,80s – V=6,20 + 2,3.5,80 — V=19,54m/s
R- C
19- Se, na ida ela tem velocidade de 50m/s, na volta deverá ter velocidade de -50m/s — na ida, até parar (V=0) ela demorou —
V=Vo + at — 0=50 – 0,2t — t=250s (na ida) — na volta — V0=0 e V=-50m/s — V=Vo + at — -50=0 -0,2t — t=250s (na volta) — tpedido=tida + tvolta — tpedido=250 + 250=500s — t=500s — R- A
20- Colocando no gráfico — t=0 – Vo=10m/s — V=0 — 0=10 -2t — t=5s
ΔS=área=b.h/2=5.10/2 — ΔS=25m — R- D
21- a=(20 – 0)/(10 – 0) — a=2m/s2 — d=área=5.10/2 — d=25m — R- C
22- Considerando a área como sendo de um triângulo
ΔS=b.h/=1,5.1,0/2 — ΔS=0,75m — R- A
23- ΔS=área total=b.h + (B + b).h/2 + b.h=10.5 + (15 + 5).10/2 + 10.15=300m — ΔS=300m — Vm= ΔS/ Δt=300/30 — Vm=10m/s
24- a) entre 0 e 20s — a=2m/s2 — Vo=0 — V1= Vo + at=0 + 2.20 — V1=40m/s — entre 20s e 50s — Vo=40m/s — a=-1m/s2 —V2=Vo + at=40 – 1.30 — V2=10m/s — gráfico abaixo
b) ΔS=área=b.h/2 + (B _ b).h/2=20.40/2 + (40 + 10).30/2 — A distância percorrida é 1150m.
25- T=4s — V=5 – 2.4 — V=-3m/s — velocidade inicial – movimento progressivo, velocidade de -3m/s – movimento retrógrado — R- D
26- A distância percorrida corresponde à área compreendida entre a reta representativa e o eixo do tempo, entre 0 e 3s, ou seja, à área de um trapézio — ΔS=área=(B + b).h/2=(80/3,6 + 40/3,6).3/2= (22,2 + 11,1).1,5 — ΔS=49,95≈50m
27- Observe atentamente que o único gráfico coerente com o enunciado é o da alternativa E — R- E
28- Quando t=0 eles estão na mesma posição (dado do exercício) — quando t=4s, o deslocamento de cada carro é fornecido pela área
entre 0 e 4s — carro A, a área é de um triângulo — ΔSA=b.h/2=4.20/2 — ΔSA=40m — carro B, a área é de um retângulo — ΔSB=b.h=4.10 — ΔSB=40m — R- A
29- Calculando o espaço percorrido pela área — ΔSA=(B + b).h/2=(45 + 30).10/2 — ΔSA=375m — ΔSB=(-10 – 30).10/2 —
ΔSB=-200m — d=375 + 200 — d=575m — ou aceleração escalar de cada móvel, lembrando que — aA=(45 – 30)/(10 – 0) — aA=1,5m/s2 — aB=(-30 – (-10)/(10 – 0) —
aB= -2m/s2 — SA=SoA + 30t + 0,75t2 — SB=SoB – 10t – t2 — supondo SoA=0 e fazendo t=10s no encontro onde você iguala as equações — 30(10) + 0,75(10)2 = SoB – 10(10) – (10)2 — 375 = SoB – 200 — SoB = 575 m, que é a distância inicial entre os móveis, pois supusemos o móvel A partindo da origem.
R- A
30- Propriedade do gráfico v = f(t) — a área entre a linha do gráfico e o eixo t representa o espaço percorrido pelo móvel (DS) — como não há mudança de sentido, o espaço percorrido é igual à distância percorrida — R- D
31-
R- A
32- a) V=Vo + at — 80=0 + 2.t — t=40s
b) Na situação em que a pista tem o comprimento mínimo (dm), o avião perde o contato com a pista exatamente em seu final — equação de Torricelli — v2 – vo2 + 2.a.dm — 802=02 + 2.2.dm — 6.400=4dm — dm=1.600m
33- Observe a figura abaixo — determinando a distância d por Pitágoras — (130)2=d2 + (50)2 — 16.900=d2 + 2.500 — d=120m
— Vm=Vr.cosα — 72=Vr.120/130 — Vr=78km/h — R- C
34- Observe na figura abaixo onde a origem da trajetória foi colocada no ponto de partida do móvel A SoA=0 — a
trajetória foi orientada para a direita SoB=19200m — ambos os móveis partiram do repouso, VoA=VoB=0 — como o móvel B está em movimento retrógrado e acelerado sua velocidade e sua aceleração são negativas (veja fisicaevestibular.com.br – mecânica – cinemática – gráficos do MUV) — dedução da função horária de cada móvel — SA=SoA + VoAt + aA.t2/2=0 + 0.t + 2t2/2 — SA=t2 — SB=SoB + VoBt + aB.t2/2=19200 – 0.t – 4.t2/2 — SB=19200 – 2t2 — no encontro AS=SB — t2=19200 – 2t2 — t2=6400 — t=80s.
35-Colocando a origem das posições no instante inicial (t=0 e So=0) e deduzindo a equação de cada carro — SA=Vot + at2/2 — SB=2Vot +(a/2).t2/2 — SB=2Vot + at2/4 — no encontro — SA=SB — Vot + at2/2 = 2Vot + at2/4 — Vot – 2Vot + at2/2 – at2/4 = 0 —
-4Vot + at2 = 0 — t(at – 4Vo)=0 — at – 4Vo=0 — t=4Vo/a.
36-Observe na expressão D=K.V2, onde K é constante e, nela você observa que a velocidade V é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade — assim, se a velocidade dobra passando de 80kmh para 160kmh, a distância percorrida pelo carro até parar fica 22=4 vezes maior — R- C
37- a) Falsa — a aceleração é positiva (concavidade para cima) — Entre 0 e t – o espaço decresce (movimento retrógrado, V<0)
e o movimento é retardado, pois a e V tem sinais contrários (a>0 e V<0) — após t – o espaço cresce (movimento progressivo, V>0) e o movimento é acelerado, pois a e V tem mesmo sinal (a>0 e V>0)
b) Correta — como o movimento é retrógrado, a velocidade é negativa e, para que o movimento seja acelerado, a aceleração também tem que ser negativa, o que é o caso.
c) Falsa — o movimento é acelerado mas é progressivo (V>0).
d) Falsa — se existe aceleração, o gráfico Sxt tem que ser uma parábola (equação do segundo grau).
R- B
38- A área compreendida entre a reta representativa e o eixo dos tempos corresponde ao deslocamento ∆S do móvel no intervalo de tempo considerado — A e B (0 e t+Em todo gráfico da velocidade em função do tempo1) — ∆SAB=área do retângulo=b.h — ∆SAB=Vot1 — B e C (t1 e t2) — ∆SBC=área do triângulo=b.h/2 — ∆SBC=(t2 – t1).(Vo – 0)/2 — ∆SBC=Vo.(t2 – t1)/2 — ∆SBC/∆SAB= [Vo.(t2 – t1)/2]/ Vot1 — ∆SBC/∆SAB=(t2 – t1)/2t1 — R- C
39– Primeira situação — cálculo da aceleração do carro com a pista seca — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 102 + 2.a.5 — a=-10ms2 — cálculo da aceleração do carro com a pista molhada — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 102 + 2.a.6 — a=-100/12=-25/3 ms2 — Segunda situação — cálculo da distância percorrida com a pista seca — V2=Vo2 + 2.a.∆S — 02 = 302 + 2.(-10). ∆S — ∆S =45m — cálculo da distância percorrida com a pista molhada — V2=Vo2+ 2.a.∆S — 02 = 302 + 2.(-25/3).∆S — ∆S=54m — distância a mais — d=54 – 45=9m — R- D