Composição de Movimentos

 

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

 

O​​ que você deve saber, informações e dicas.

Concentre-se e procure entender as explicações a seguir:

Exemplos clássicos:

Em módulo  V = 4 – 3   V = 1​​ m/s (velocidade com que uma pessoa parada na margem do rio veria o barco passar por ela, subindo o rio).

Em módulo   V = 4 + 3    V = 7​​ m/s (velocidade com que​​ uma pessoa parada na margem do rio veria o barco passar por ela, descendo o rio)

Em módulo   V2​​ =​​ Vb2 + Vc2   V​​ =​​ 16+9 ​​​​ = ​​ 25 ​​​​  ​​​​ V​​ =​​ 5​​ m/s (velocidade do barco​​ visto por uma pessoa parada na margem do rio​​ observador na Terra”).

d) Qual​​ é o tempo mínimo​​ de travessia?

 

Isso ocorre porque​​ a​​ velocidade do barco e a velocidade da correnteza são perpendiculares entre si,​​ e a velocidade do barco​​ não tem componente na direção​​ da correnteza, ou seja, a​​ correnteza não terá nenhuma influência no tempo que o barco gasta para atravessar o rio; haja ou não correnteza​​ o​​ tempo de travessia será o mesmo,​​ pois o efeito da​​ correnteza é unicamente o de deslocar o barco rio abaixo.

Da mesma maneira,​​ sendo nula a componente da velocidade do barco na direção da correnteza,​​ velocidade do barco não terá influência no​​ seu deslocamento (da correnteza) rio abaixo.

e) Determine, com o eixo perpendicular à margem, a​​ distância que o barco percorre rio abaixo,​​ ou​​ seja, a​​ distância XY​​ (figura).

f) Qual é a distância total que o barco percorre​​ (distância​​ PX)​​ do​​ item anterior?

Você​​ pode calcular​​ essa distância (PX)​​ de​​ duas maneiras:

Para que a distância percorrida seja mínima o barco deve atravessar o rio perpendicularmenteou seja, pelo caminho PY (menor distância entre as margens) e, para que isso ocorra o barco deve estar posicionado conforme a figura abaixo.​​ 

 

 

Observe o​​ triângulo retângulo​​ da​​ figura acima da esquerda.

 

 

 Um esquiador está parado na neve e observa que os flocos de neve​​ caem verticalmente com

velocidade de 7,2​​ km/h em relação ao solo.

Em seguida, ele entra em movimento horizontal para a direita​​ com velocidade V​​ =​​ 36​​ km/h em relação ao solo.

Resolução:

 

 Considere um carro​​ se movendo numa estrada plana e horizontal​​ com​​ velocidade​​ de​​ intensidade V. As rodas desse carro rolam sem escorregar.

ponto 0​​ está colocado no eixo da roda, que tem a mesma velocidade​​ V (indicação do velocímetro)​​ que o carro​​ em​​ relação ao solo,​​ e​​ velocidade nula​​ em​​ relação ao carro​​ (a​​ distância entre um ponto fixo no carro e o ponto O não varia).

Observe que:

 O único ponto da roda que está em repouso em relação ao carro é o ponto 0 e que possui a mesma velocidade V que​​ a do carro​​ (indicação do velocímetro).

 No movimento de translação,​​ com o​​ carro se movendo para a esquerda​​ com velocidade de intensidade Vtodos os pontos da roda nesse deslocamento também possuem velocidade​​ de módulo​​ V, horizontal e para a esquerda).

Devido à rotação​​ em torno de 0, todos os pontos da periferia (parte externa) da​​ roda​​ devem ter a mesma velocidade​​ de intensidade V, que é​​ sempre tangente​​ em cada ponto​​ e​​ orientada no​​ sentido de rotação da roda​​ (no caso, anti-horário, pois o carro de desloca para a esquerda).

Efetuando a​​ composição dos dois movimentos, de rotação​​ e de translação:

Intensidade​​ (módulo)​​ da velocidade resultante VR​​ nos pontos 0, A, B, C e D:

Veja nas​​ figuras​​ abaixo,​​ a intensidade da velocidade de translação dos pontos 0, A e C​​ de uma das​​ rodas do carro,​​ que está se​​ movendo para a esquerda​​ com​​ velocidade V:

 

 Considere uma​​ pessoa que tem entre​​ as palmas de suas mãos um​​ cilindro de eixo C horizontal. 

Admita que em​​ determinado instante​​ as mãos da pessoa estejam dotadas de movimentos verticais, com a​​ mão esquerda​​ (mão A)​​ descendo, com​​ velocidade​​ de​​ intensidade 8,0 cm/s,​​ e a​​ mão direita​​ (mão B)​​ subindo,​​ com velocidade​​ de​​ intensidade 12 cm/s,​​ conforme​​ representa o esquema.

Supondo que não haja escorregamento do cilindro em relação às mãos, determine no instante considerado as características (intensidade, direção e sentido)​​ da velocidade do eixo C.

Resolução:

Observe nas​​ figuras abaixo​​ que devido​​ somente à mão A​​ (B parada), o​​ centro do cilindro (ponto C) ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

 

​​ Como se locomove um trator de esteira ou um tanque de guerra com esteira

trator de esteira é um trator comum,​​ e a única diferença​​ é que no​​ lugar de ter pneus para se locomover foram colocadas esteiras, o que garante uma maior aderência ao solo,​​ e ainda​​ uma melhor distribuição de peso​​ quando está​​ sendo operado em solos onde a terra é solta, também em terrenos pantanosos.

Possui grande facilidade de se mover em terrenos irregularesnão deslizam e, por esses motivos, também são utilizados como tanques de guerra.

A​​ figura representa​​ um trator de esteira. Os roletes estão acoplados ao motor e giram​​ em

movimento circular uniforme​​ com a​​ mesma velocidade angular W. 

A​​ diferença de velocidade relativa entre as partes da esteira é responsável pelo movimento do trator.

Em relação ao solo,​​ corpo do trator e cada um dos eixos de seus roletes que estão fixos no trator, avançam com velocidade V. 

Todos os pontos​​ da parte superior​​ da esteira se movem com velocidade 2V todos os pontos da parte inferior da esteira,​​ em contato com o solo,​​ tem velocidade nula. 

Observe que ele não desliza porque todos os pontos da parte inferior da esteira estão em repouso em relação ao solo​​ e que​​ a velocidade dos pontos da esteira varia​​ de zero até 2V.

 Exemplo numérico para que você entenda:

trator de esteira esquematizado​​ na figura​​ está em movimento retilíneo e uniforme para a direita,

com velocidade de módulo​​ V. Suponha que não ocorra deslizamento da esteira em relação ao solo nem da esteira em relação aos roletes.

Os​​ roletes são idênticos,​​ possuem raio R = 20 cm giram em torno dos respectivos eixos que estão acoplados ao motor, o qual gira o eixo de cada rolete com​​ a​​ mesma frequência.  

Sabendo que uma mancha M da esteira (indicada na figura) gasta 1 s para deslocar-se do ponto P até o ponto Q, e que nesse​​ deslocamento​​ ela percorre 8​​ m em relação ao solo, calcule:

a) o​​ valor​​ da velocidade​​ V​​ do corpo do trator (que é a mesma que a de cada um dos eixos), bem como o comprimento d indicado​​ na figura;

b) a frequência​​ de rotação de cada rolete em​​ relação ao trator. (considere π = 3).

Resolução:

a) A mancha M da parte superior da esteira (assim como qualquer ponto da mesma)​​ quando se​​ 

move​​ de P para Q, se desloca com velocidade 2v em relação ao solo, percorrendo ∆S​​ =​​ 8​​ m, também em​​ relação ao solo, no intervalo de tempo ∆t = 1 s.

b) Em​​ relação ao trator,​​ todos os pontos​​ da periferia de cada rolete​​ de raio R = 20 cm = 0,2 m giram com a mesma​​ velocidade escalar (linear)​​ V, que é a mesma que do trator​​ V​​ = 4 m/s.

 

​​  Baseado na​​ figura abaixo,​​ considere:

 

  Um menino​​ está sobre um​​ vagão-prancha de 10 m de comprimento,​​ que se desloca sobre​​ trilhos retilíneos​​ com velocidade constante de módulo 36 km/h​​ em relação ao solo.​​ 

Em certo momento,​​ o menino​​ começa a se deslocar da parte de trás do vagão​​ e​​ alcança a sua frente após 5,0 s,​​ com passadas regulares.

Vamos calcular, para o intervalo de tempo considerado:

I. módulo do deslocamento​​ do menino em relação ao vagão.

Vamos observar apenas o menino e o vagão, podendo considerar o​​ vagão parado.

Quando o menino chega ao final do vagão a​​ distância​​ entre um ponto fixo no menino​​ e um​​ ponto fixo no início do vagão variou de d​​ =​​ 10​​ m.

II.​​ módulo da velocidade do menino,​​ em relação ao vagão.

Vamos observar apenas o vagão e o menino. Assim, a distância entre um ponto fixo no menino e um ponto fixo no início do vagão está variando na razão​​ de​​ d​​ =​​ 10​​ m em​​ ∆t​​ =​​ 5​​ e, assim,​​ 

III. módulo da velocidade do menino em relação ao solo.

Uma​​ pessoa parada no solo​​ (observador no solo) verá​​ menino se deslocando para a direita​​ com​​ 

Portanto a distância entre um​​ ponto fixo no solo​​ e um​​ ponto fixo no menino​​ estará variando com velocidade de V​​ =​​ 2 + 10​​ =​​ 12​​ m/s.

 

​​ Assim como as estradas,​​ os rios​​ apresentam suas​​ regras de tráfego para os barcos.​​ 

Barcos​​ que​​ descem o rio​​ o fazem​​ movimentando-se sempre no meio do rio,​​ enquanto que os​​ barcos que sobem o rio o fazem trafegando sempre próximo às margens.​​ 

Isso acontece​​ porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens,​​ que é​​ mais rasa diminuindo​​ a​​ velocidade de escoamento nessas regiões.​​ 

Na​​ região central​​ devido a​​ maior profundidade​​ a velocidade da água do rio​​ é maior que nas margens.

 

Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre Composição de Movimentos

 

01-​​ (MACKENZIE​​ -​​ SP) 

Um​​ passageiro em um trem,​​ que se​​ move para a sua direita​​ em​​ movimento retilíneo uniforme,​​ observa a chuva​​ através da janela.​​ Não há ventos​​ e as​​ gotas de chuva já atingiram a velocidade limite.​​ O​​ aspecto da chuva​​ observado pelo passageiro​​ é:

Resolução:

Estando o​​ trem​​ em​​ movimento​​ retilíneo e uniforme​​ (velocidade constante)​​ para a direita, as​​ gotas de chuva​​ que cairiam​​ verticalmente​​ também com​​ velocidade constante​​ (não há ar e já atingiram a velocidade limite que é também constante)​​ com​​ o carro parado,​​ ficam​​ inclinadas para a​​ esquerda​​ já que o trem se desloca para a direita.

R- B

 

02-(FUVEST​​ -​​ SP) 

 A​​ velocidade​​ dos meninos​​ VA e VB, com​​ relação aos trilhos,​​ será, respectivamente:

a)​​ 6 m/s e 0

b)​​ 3 m/s e 3 m/s

c)​​ 0 e 0

d)​​ 9 m/s e 0

e)​​ 8 m/s e 8 m/s

Resolução:

Em​​ relação aos trilhos​​ (ou a um obsevador na Terra vendo o vagão passar se movendo, por exemplo, para a direita)​​ será 3 m/s​​ (velocidade do​​ trem​​ em relação aos​​ trilhos)​​ + 3 m/s​​ (velocidade do​​ menino da esquerda​​ em relação ao​​ vagão)​​ = 6 m/s.

Em​​ relação aos trilhos​​ (ou a um obsevador n a Terra vendo o vagão passar se movendo, por exemplo, para a direita)​​ será 3 m/s​​ (velocidade do​​ trem​​ em relação aos​​ trilhos)​​ -​​ 3 m/s​​ (velocidade do​​ menino da​​ direita​​ em relação ao​​ vagão)​​ =​​ 0

R- A

 

03-​​ (UFMG​​ -​​ MG) 

​​ 

Dois barcos​​ – I e II – movem-se, em um lago, com​​ velocidade constante,​​ de​​ mesmo módulo,​​ como representado​​ na figura:

Em​​ relação à água,​​ a​​ direção do movimento do barco I é perpendicular à do barco II​​ e as​​ linhas tracejadas​​ indicam o​​ sentido do deslocamento dos barcos.

Considerando-se​​ essas informações, é​​ CORRETO​​ afirmar que a velocidade do barco II,​​ medida por uma pessoa que está no barco I,​​ é mais bem​​ representada​​ pelo vetor

a)​​ P

b)​​ Q

c)​​ R

d)​​ S

Resolução:

Se​​ você​​ estiver no barco I você​​ verá o​​ barco II se aproximar de você​​ na vertical para baixo​​ e​​ ao mesmo tempo​​ na horizontal para a esquerda.​​ 

Compondo​​ esses dois movimentos você​​ observará o​​ movimento resultante​​ segundo a​​ direção​​ do vetor R.

R- C

 

04-​​ (UFSM-RS)

Um​​ rio​​ de​​ largura​​ ​​ é​​ atravessado por um barco​​ de​​ maneira​​ perpendicular à margem,​​ com​​ 

Resolução:

Como o​​ barco​​ está​​ colocado perpendicularmente às margens​​ a​​ velocidade do barco​​ e​​ do rio​​ (correnteza)​​ são perpendiculares​​ e não inclinadas,​​ sendo assim​​ independentes uma da outra​​ (princípio da independência dos movimentos de Galileu Galilei).

R- C

 

05-​​ (UFMG​​ -​​ MG)

Um​​ menino​​ flutua em uma boia​​ que​​ está se movimentando, levada pela correnteza de um rio.​​ 

Uma​​ outra boia,​​ que​​ flutua no mesmo rio a certa distância do menino,​​ também está​​ descendo a correnteza.​​ As​​ posições​​ das duas boias​​ e o​​ sentido da correnteza​​ estão indicados​​ na figura.

Considere que a​​ velocidade da correnteza é a mesma​​ em todos os pontos do rio.​​ Nesse caso,​​ para alcançar a segunda boia, o menino deve nadar na direção indicada​​ pela linha:

a)​​ K​​ 

b)​​ L

c)​​ M​​ 

d)​​ N

e)​​ O

Resolução:

Como​​ a​​ correnteza é a mesma​​ em todos os pontos do rio​​ inclusive para as duas boias, então​​ a​​ distância​​ entre as duas boias​​ não varia​​ e, se comportam​​ como se estivessem paradas uma em relação a outra.​​ 

Assim, o​​ menino deve nadar diretamente de uma para outra​​ boia.

 R- A

 

06- (Físicaevestibular)

Um​​ pássaro​​ parte​​ em​​ voo​​ retilíneo​​ e​​ horizontal​​ do seu​​ ninho​​ para uma​​ árvore​​ distante 75​​ m​​ e​​ volta, sem interromper o​​ voo,​​ sobre a​​ mesma trajetória.

Sabendo-se que​​ sopra​​ um​​ vento de 5m/s​​ na​​ direção​​ e​​ sentido​​ da​​ árvore para o ninho​​ e que o​​ pássaro​​ mantém, em​​ relação à massa de ar,​​ uma​​ velocidade constante de 10​​ m/s,​​ determine,​​ em segundos, o​​ tempo gasto na trajetória de ida e volta.

Resolução:

 

07- (FUVEST - SP) 

Um​​ disco​​ roda sobre uma superfície plana,​​ sem deslizar.​​ 

Em​​ relação ao plano:​​ 

 ​​ ​​​​ 

Resolução:

Observe que​​ o sentido de rotação​​ do disco é​​ anti-horário.

 No​​ movimento de translação,​​ com o disco se​​ movendo para a esquerda​​ com velocidade de​​ 

intensidade​​ ,​​ todos os pontos da roda​​ nesse deslocamento também​​ possuem velocidade​​ .​​ 

Devido à​​ rotação em torno de 0,​​ todos os pontos da periferia​​ (parte externa)​​ da roda​​ devem ter a​​ mesma velocidade de intensidade​​ , que​​ é sempre tangente em cada ponto​​ e​​ orientadas no sentido​​ de rotação da roda​​ (no caso, anti-horário, pois o carro de desloca para a esquerda).​​ 

 

08- (UFAL - AL) 

De dentro de um automóvel​​ em​​ movimento retilíneo uniforme, numa estrada horizontal, um​​ 

Para uma pessoa parada na estrada,​​ a​​ chuva cai verticalmente, com velocidade​​ constante de

módulo​​ V.

Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir​​ que o​​ valor de V​​ é igual a:

a) 48,0 km/h                      

b) 60,0 km/h                     

c) 64,0 km/h                

d) 80,0 km/h                        

e) 106,7 km/h 

Resolução: 

R- B

 

09-​​ (CEFET​​ -​​ CE)

​​ 

Partindo​​ de um​​ ponto A das margens de um rio,​​ um​​ barco,​​ que pode desenvolver​​ velocidade constante Vb de 4,5 m/s, em​​ relação às águas do rio, atinge a​​ outra margem no ponto C,​​ imediatamente oposto,​​ arrastado pela correnteza,​​ quando segue em direção a B.

Considere as​​ margens do rio paralelas​​ e​​ despreze qualquer ação do vento.

Sabendo que as​​ distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m,​​ determine o​​ módulo:

a)​​ da velocidade de​​ arraste do rio (Varr).

b)​​ da velocidade do​​ barco em relação às margens (Vres).

Resolução:

Observe as​​ figuras abaixo:

a)​​ O​​ triângulo é retângulo​​ então, aplicando​​ Pitágoras​​ se um​​ cateto é 300​​ e o​​ outro 400​​ a hipotenusa​​ será 500.

 

10- (ITA-SP) 

 Um​​ barco​​ leva​​ 10 horas para subir​​ e​​ 4 horas para descer​​ um​​ mesmo trecho​​ do rio​​ Amazonas,

mantendo​​ constante o módulo de sua velocidade em relação à água.​​ 

Quanto tempo​​ o​​ barco​​ leva para descer esse trecho​​ com os​​ motores desligados?

a)​​ 14 horas e 30 minutos     

b)​​ 13 horas e 20 minutos      

c)​​ 7 horas e 20 minutos     

d)​​ 10 horas

e)​​ Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.

Resolução:

R- B

 

11-​​ (UFMT​​ - MT

Uma​​ pessoa tem velocidade, relativa a uma esteira, de​​ módulo 1,5​​ m/s​​ e​​ direção perpendicular à da​​ velocidade de arrastamento da​​ esteira.

largura da esteira é de 3,0​​ e sua velocidade de arrastamento,​​ em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0m/s. Calcule:

a) módulo​​ da​​ velocidade​​ da pessoa, em relação ao solo.

b) distância percorrida​​ pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.

Resolução:

Veja​​ figura abaixo:

 

12-​​ (FUVEST​​ -​​ SP)

Um navio​​ desloca-se na​​ direção norte-sul​​ com movimento​​ retilíneo e uniforme​​ de​​ velocidade 10m/s.

Um passarinho,​​ pousado numa das paredes do navio, levanta​​ voo​​ na direção​​ Leste-Oeste,​​ com​​ 

velocidade constante de 20​​ m/s​​ em relação ao navio.

Para um observador parado no navio,​​ o​​ pássaro:

 Resolução:

Como o​​ observador​​ está em​​ repouso​​ em relação ao​​ navio, a​​ distância entre ele e o navio não varia​​ e como o​​ pássaro voa​​ na​​ direção​​ Leste-Oeste​​ em​​ relação ao navio​​ e​​ consequentemente à pessoa,​​ a​​ pessoa​​ verá​​ o​​ pássaro​​ voando na direção​​ Leste-Oeste​​ com velocidade de 20m/s​​ que é a​​ velocidade com que a distância entre a​​ pessoa e o​​ pássaro​​ está variando. ​​ 

R- C

 

13- (Fisicaevestibular) 

Numa​​ represa​​ um​​ homem​​ faz seu​​ barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetros por hora.

Nesse​​ mesmo remado​​ tenta atravessar um rio​​ cujas águas se movem com​​ uma velocidade de 5 quilômetros por hora​​ como indica a​​ figura a seguir.​​ 

O​​ rio​​ tem​​ largura de 3,2 km.

Se o​​ barco parte do ponto A,​​ em​​ qual ponto da outra margem o barco chegará?

Resolução:

 

14- (FUVEST - SP) 

Um​​ avião​​ voa com​​ velocidade Va​​ =​​ 300​​ km/h constante do​​ norte para o sul.​​ 

Em​​ dado momento​​ ele entra em uma região onde o​​ vento sopra com velocidade Vv​​ =​​ 1503​​ km/h de leste para oeste.​​ 

Qual​​ deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul​​ que o avião deverá fazer para​​ chegar a uma cidade ​​ situada a 200​​ km ao sul do ponto de partida?

a)​​ 15o

b)​​ 30o

c)​​ 45o

d)​​ 60o

e)​​ 75o

Resolução:

R- D

 

15-​​ (UFPI​​ -​​ PI)

Uma prancha​​ está​​ apoiada​​ sobre​​ dois cilindros paralelos, idênticos​​ e dispostos sobre uma​​ superfície horizontal.

Resolução:

R- A

 

16-​​ (AFA​​ - SP)

Um operário​​ puxa a​​ extremidade de um cabo que está enrolado num cilindro. ​​ 

À medida​​ que o operário puxa o cabo cilindro vai rolando sem escorregar.

Quando a distância entre o operário e o cilindro for igual a 2 m (ver figura), o deslocamento do operário em relação ao solo​​ será de:

a) 1,0m                  

b) 2,0m                         

c) 4,0m                        

d) 8,0m                      

e) 10m

Resolução:

Esse​​ ponto​​ x​​ da​​ corda​​ sofre o​​ mesmo deslocamento​​ que​​ o do operário​​ (4 m).

R- C

 

17-​​ (FUVEST​​ -​​ SP)

Um cilindro de madeira​​ de​​ 4,0 cm de diâmetro​​ rola sem deslizar entre duas tábuas horizontais móveis, A e B, como representa a figura.

Em determinado instante, a tábua A se movimenta​​ para a​​ direita com velocidade de 40 cm/s e o centro do cilindro​​ se​​ move​​ para a​​ esquerda com velocidade​​ de​​ intensidade​​ 10 cm/s.

Qual é nesse instante​​ a​​ velocidade da tábua B​​ em​​ módulo e sentido?

Resolução:

 

18-​​ (UNICAMP​​ -​​ SP) 

Suponha​​ que o radar​​ tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava,​​ e tenha detectado a​​ velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância,​​ como mostra a​​ figura abaixo.

Se o​​ radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h,​​ sua​​ velocidade real​​ era​​ igual a

a)​​ 66,5 km/h.                          

b)​​ 36 3 km/h.                               

c)​​ 78 km/h.                                

d)​​ 144/3 km/h.

Resolução:

Cálculo da​​ distância X​​ no triângulo retângulo da​​ figura abaixo​​ aplicando o​​ Teorema de Pitágoras

R- C

 

19- (UNESP​​ -​​ SP)

Gotas de chuva que caem com velocidade v = 20 m/s,​​ são​​ vistas através da minha vidraça formando um ângulo de​​ ​​ com a vertical, vindo da esquerda para a direita.

Quatro automóveis estão passando pela​​ minha rua com velocidade de módulos e sentidos indicados. 

Qual dos motoristas​​ vê,​​ através do vidro lateral, a​​ chuva caindo na vertical? 

a)​​ 1

b)​​ 2

c)​​ 3

d)​​ 4

e)​​ nenhum deles vê a chuva na vertical

Resolução:

 

 R- C

 

20-​​ (UFMS​​ -​​ MS)

Seja um rio​​ sem curvas e de​​ escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. 

Considere o escoamento​​ representado por​​ vetores velocidades paralelos​​ às margens​​ e que​​ cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo​​  no meio do rio.

A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o​​ valor​​ nulo nas margens.

Isso acontece​​ porque o atrito de escoamento​​ é mais intenso próximo às​​ margens.

Um pescador, na tentativa de​​ atravessar esse rio, parte da​​ margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens​​ e com​​ velocidade constante em relação à água,​​ e​​ igual a u.

As linhas pontilhadas, nas​​ figuras,​​ representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. 

Com​​ fundamentos nos conceitos da cinemática,​​ assinale a​​ alternativa CORRETA.

Resolução:

R- B

 

21-​​ (UFPE​​ -​​ PE)

Um​​ barco​​ de​​ comprimento L = 80 m,​​ navegando no​​ sentido da correnteza de um rio, passa sob uma​​ ponte de largura D = 25 m,​​ como indicado na​​ figura.

 

 22​​ -(UFU​​ -​​ MG)

Um menino​​ está sobre um​​ vagão-prancha de 10 m de comprimento, que se desloca sobre trilhos retilíneos com velocidade constante​​ de módulo​​ 36 km/h em relação ao solo.

Em certo momento,​​ o menino começa a se​​ deslocar da parte de trás do vagão e alcança a sua frente​​ após 5,0 s,​​ com passadas regulares.

Um aluno faz as seguintes afirmações, para o intervalo de tempo considerado:

I. velocidade do menino, em​​ relação ao vagão, tem módulo igual a 8,0 m/s.

II. velocidade do menino,​​ em​​ relação ao solo, tem módulo igual a 12 m/s.

III. deslocamento do menino,​​ em​​ relação ao solo, tem módulo igual a 50 m.

IV. deslocamento do menino,​​ em​​ relação ao vagão, tem módulo igual a 10 m.

 São corretas:​​ 

A)​​ I, II, III e IV.​​ 

B)​​ apenas I, II e III.​​ 

C)​​ apenas II e IV.​​ 

D)​​ apenas I e III.​​ 

E)​​ apenas III e IV

Resolução:

R-C