Escola de Especialistas de Aeronáutica 2022 / 2023 (EEAR) – Curso de Formação de Sargentos (CFS)
EEAR – 2022/2023
Curso de Formação de Sargentos (CFS)
Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul sendo uma organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica.
Está localizada no município de Guaratinguetá, entre as escarpas da Serra da Mantiqueira e das bordas da Serra da Quebra-Cangalha e Serra do Mar.
O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem a duração de dois anos e exige que os candidatos tenham concluído o ensino médio. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) tem duração de aproximadamente um ano, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força Aérea. Para realizar inscrição para ambos é necessário ser brasileiro(a), ter concluído o ensino médio, não ter menos de dezessete anos ou mais de vinte e quatro anos até a data da matrícula
01- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
As três leis de Kepler podem ser aplicadas para quaisquer sistemas em que corpos gravitam em torno de um corpo central, como é o caso de planetas em torno de uma estrela.
Adotando a lei dos períodos de Kepler, pode-se afirmar corretamente que a relação entre o período
O exercício se refere à lei dos períodos de Kepler, cujo resumo teórico encontra-se a seguir:
Terceira lei de Kepler (lei dos períodos)
“Os quadrados dos períodos T de revolução dos planetas (tempo que demora para efetuar uma volta completa em torno do Sol) são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias R ao Sol”
R- A
02- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
A figura a seguir representa um trabalhador (T) de massa igual a “m” dentro de um elevador (E) de massa igual a “M”.
Considerando:
1 - o módulo da aceleração da gravidade igual a “g”;
2 - os cabos e a polia ideais;
3 - não há momentos produzidos nesse sistema.
Entre as alternativas, assinale aquela que indica corretamente a expressão do módulo da força (F) que o trabalhador deve aplicar no cabo para manter o sistema TEPC em repouso.
Vamos colocar todas as forças que agem sobre o trabalhador, sobre o elevador e isolá-los.
N módulo da força trocada entre o trabalhador e o piso do elevador (força que o trabalhador aplica sobre o piso do elevador empurrando-o para baixo que tem a mesma intensidade da força com que o piso do elevador reage sobre o trabalhador empurrando-o para cima) “princípio da ação e reação”.
T intensidade da força de tração no cabo C2 que puxa o homem e o elevador para cima (mesma intensidade, princípio da ação e reação)
Isolando os corpos (figuras acima):
R- A
03- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Um objeto de dimensões desprezíveis é abandonado da posição A e percorre em queda livre uma altura “h” até colidir elasticamente (coeficiente de restituição igual a 1) em um plano inclinado com uma velocidade de módulo igual a “v”.
Esse plano inclinado faz com a horizontal um ângulo igual a 45°.
Após a colisão, o objeto leva um intervalo de tempo “t” até atingir o ponto B, seguindo uma trajetória parabólica.
O comprimento “x”, representado na figura, é igual a ____.
OBS: durante o movimento de A a B despreze a resistência do ar e considere que o objeto está sujeito apenas à gravidade de módulo igual a “g”.
Energia mecânica em C onde (h = 0) e o objeto de massa m chega com velocidade VC EMC = EcC + EpC =
EmA = EmC m.g.h =
A colisão no ponto C é perfeitamente elástica com o coeficiente de restituição igual a 1, o que significa que a velocidade imediatamente após a colisão deve ter o mesmo módulo que a velocidade antes da colisão, ou seja, deve ter módulo VC =
Assim, após a colisão trata-se de um lançamento horizontal cujas características estão a seguir:
Lançamento horizontal
Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.
Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:
R- C
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Um termômetro analógico de ponteiro tem a sua faixa de trabalho graduada tanto na escala Celsius quanto na escala Fahrenheit.
a) 41
b) 43
c) 99
d) 140
Converter temperaturas de uma escala para a outra não é o mesmo
que converter intervalos de temperatura entre as escalas
R- C
05- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Os diversos tipos de ondas eletromagnéticas recebem diferentes nomes e formam um conjunto denominado espectro eletromagnético.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que descreve corretamente os conceitos da Física envolvidos na classificação do espectro.
a) As ondas de rádio são utilizadas na transmissão de informações e, devido ao maior comprimento de onda, necessitam de um meio material para se propagarem.
b) A região da luz visível, apesar de fazer parte do espectro eletromagnético, é composta por ondas mecânicas e compreende uma faixa do espectro que é perceptível ao olho
humano.
c) Os raios X são ondas eletromagnéticas que podem ser geradas em tubos de vácuo e apresentam frequências compreendidas entre 1016 Hz e 1020 Hz, e, consequentemente, devem apresentar
comprimentos de onda que variam de 108 m a 1012 m.
d) A radiação na faixa do infravermelho é um tipo de onda eletromagnética e, portanto, é constituída por ondas transversais, nas quais os campos elétrico e magnético que as formam variam perpendicularmente entre si e à direção de
propagação da onda.
O resumo teórico abaixo vai te auxiliar na resolução do exercício
Tipos de ondas
Transporte de energia sem transportar matéria
Origens das ondas eletromagnéticas
Variações no campo magnético produzem campos elétricos variáveis que, por sua vez, produzem campos magnéticos também variáveis e assim por diante, permitindo que energia e informações sejam transmitidas a grandes distâncias através das ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo com velocidade constante de 3,0.108 m/s, inclusive a luz.
R- D
06- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Conforme figura a seguir, que representa um circuito elétrico na forma de um paralelepípedo contendo quatro resistores ôhmicos interligados por condutores ideais, se for conectada uma fonte
de alimentação ideal de corrente contínua que forneça a ddp de 8,0 V entre os pontos A e B do circuito, o valor da intensidade de corrente elétrica total fornecida será de ____ ampères.
a) 1
b) 12
c) 14
d) 15
Se você não domina a teoria ela está a seguir:
Curto circuito (CC)
Quando se liga (une) dois pontos de um circuito elétrico por um condutor (fio) de resistência desprezível (fio ideal, fio sem resistência), diz-se que esses dois pontos ficam em curto circuito (CC).
No caso do exercício observe que na primeira figura todos os pontos A possuem o mesmo potencial
e que o mesmo acontece com todos os pontos B e, assim podemos refazer o circuito conforme a segunda figura unindo todos os resistores que estão entre os pontos A e B.
Observe na segunda figura que os 4 resistores estão associados em paralelo cujas características estão fornecidas a seguir.
Características da associação paralelo
Fórmulas válidas para a associação paralelo
Três processos:
R- D
07- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Um objeto real é colocado perpendicularmente sobre o eixo principal a uma distância p do centro óptico de uma lente convergente de distância focal igual a 32 cm.
Nessa configuração conjuga-se uma imagem real localizada a 1,6 m do centro óptico da lente. Mantendo-se o objeto na mesma posição e, apenas, substituindo essa lente por outra lente convergente de distância focal igual a 0,3 m, qual será, em cm, a distância entre a nova
imagem e o objeto?
Observação: as lentes são estigmáticas.
a) 40
b) 80
c) 120
d) 160
Equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss para espelhos esféricos
Equação do aumento linear transversal
São dados na primeira situação:
Lente convergente de distância focal f = 32 cm = 0,32 m
Imagem real localizada a P’ = 1,6 m do centro óptico da lente.
Distância do objeto à lente P = ?
É pedida a distância entre a nova imagem P’ = 120 cm e o objeto P = 0,4 m = 40 cm com o objeto antes da lente convergente de distância focal f = 30 cm.
Localizando, nessa situação, lente, imagem e objeto.
xérox ampliação.
Observe na figura acima que a distância d entre objeto e imagem é de 40 cm + 120 cm = 160 cm
R- D
Obs: Analise o esquema abaixo que pode ser útil no futuro.
08- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Em um local onde a pressão barométrica é igual a 700 mmHg, se for construído um barômetro de Torricelli utilizando um tubo longo de vidro preenchido com água, a coluna líquida desse barômetro
terá uma altura de ___ metros.
Utilize as densidades:
a) 5,15
b) 5,32
c) 9,52
d) 10,33
Se você não domina a teoria ela está a seguir:
O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647), demonstrou que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão exercida por uma coluna de 76cm de altura.
Ao nível do mar, Torricelli tomou um tubo de vidro, fechado em uma das extremidades, e encheu-o até a borda com mercúrio (Hg).
Em seguida, tampou a ponta aberta e, invertendo o tubo, mergulhou essa ponta em uma bacia com mercúrio. Soltando a ponta aberta notou que a coluna de mercúrio descia até certo nível.
R- C
09- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Porém, essa partícula realiza um movimento circular uniforme com o dobro do período da partícula Y.
Portanto, pode-se afirmar corretamente que a relação carga/massa da partícula X é
de _________ C/kg.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que preenche corretamente a lacuna do texto anterior.
Se você não domina a teoria ela está a seguir:
Carga elétrica q lançada com velocidade lançada perpendicularmente às linhas de indução de um campo magnético uniforme
Observe que o período (T) do movimento circular não depende da velocidade com que a partícula q penetra no campo magnético e nem do raio da circunferência.
No caso do exercício:
Partícula Y
R- B
10- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Uma bicicleta possui uma coroa com 42 dentes interligada por meio de uma corrente a um sistema de marchas que permite selecionar uma entre 6 catracas.
A catraca menor tem 14 dentes e a maior 21 dentes e são todas concêntricas ao eixo da roda traseira, e o conjunto roda-pneu traseiro tem diâmetro externo de 60 cm, conforme o desenho a seguir com as referidas partes da bicicleta.
Em uma trajetória retilínea e horizontal, sem haver deslizamento entre os pneus e o piso, para que a bicicleta, mantenha a velocidade de 38,88 km/h, o ciclista ao selecionar a marcha com a maior razão entre os números de dentes da coroa e da catraca, terá que girar a coroa (por meio dos pedais) em uma frequência de ___ voltas por segundo.
Utilize π = 3,0
a) 1,0
b) 2,0
c) 3,0
d) 4,0
As bicicletas possuem coroas dentadas dianteiras (onde estão os pedais) unidas por uma corrente às coroas dentadas traseiras (ligadas ao eixo da roda traseira).
O número de voltas efetuadas pela roda traseira a cada pedalada, que corresponde a uma volta completa dos pedais da roda dentada dianteira, depende do tamanho relativo das coroas que estão ligadas pela corrente e obedecem à relação .
Observe que a frequência da roda dentada traseira é a mesma que a da roda traseira.
Assim, se você quiser manter alta velocidade, você deve acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de menor raio e se você quiser fazer menos esforço numa subida íngreme, você deve acionar a coroa dianteira de menor raio com a coroa traseira de maior raio (veja que nesse caso a velocidade diminui)
É pedida a maior razão entre os números de dentes da coroa e da catraca, o que ocorre quando você relaciona o número de dentes da coroa (constante = 42) com o da catraca de menor número de dentes que é 14.
Como o raio é proporcional ao número de dentes você pode considerar Rcatraca = 14 cm e Rcoroa = 42 cm.
Relação entre velocidade escalar (V) e angular (W)
varrem o mesmo ângulo no mesmo tempo).
Acoplamento de polias e engrenagens
Pode-se interligar duas ou mais polias através de uma correia (figura 1) ou acoplar duas ou mais engrenagens (figura 2)
Todos os pontos da correia (admitidos inextensíveis) têm a mesma velocidade escalar V que todos os pontos da periferia de cada polia, desde que não ocorra deslizamento.
R- B
11- EEAR – (ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA) – CFS - (CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS) – 2022/2023
Em um local onde o módulo da aceleração da gravidade é igual a 10 , uma pessoa submerge um bloco maciço de massa igual a 3 kg totalmente em água, enquanto aplica uma força na
face superior do bloco.
Nessa situação a força de empuxo a que o bloco está sujeito é igual a 50 N.
Sem a ação da força aplicada pela pessoa, apenas uma fração do bloco está abaixo da superfície da
água.
A alternativa que indica corretamente a fração do bloco que está acima da superfície da água é
Veja o resumo teórico a seguir:
Enunciado do princípio de Arquimedes
Expressão matemática do Empuxo
Corpo flutuando parcialmente imerso
No caso do exercício:
R- B