Ondulatória 06 – Difração e Dispersão de ondas
Formulário completo de Física com informações úteis
(Dicas para vestibulares)
Ondulatória 06
Difração e Dispersão de ondas
Difração
Princípio de Huygens
Dispersão Luminosa
Informações úteis (dicas para vestibulares)
No vácuo e, aproximadamente no ar, de índice de refração absoluto n = 1, todas as cores (frequências) se movem com a mesma velocidade (3,0.108m/s) e por essa razão estão sempre juntas, formando a luz policromática branca.
O índice de refração absoluto de um meio é função da frequência (cor) da radiação luminosa que o atravessa, do comprimento de onda da mesma, e de sua velocidade de propagação nesse meio.
Assim, como a luz branca é composta de infinitas freqüências (cores), cada uma delas, num meio com índice de refração diferente que o do vácuo e do ar, se move com velocidades diferentes e sofre desvios diferentes.
O menor desvio é o do vermelho e o maior é o do violeta.
A luz branca é composta por infinitas cores (frequências) e não existe o azul nem o vermelho, mas sim uma determinada faixa de freqüências em que cada cor predomina.
A figura representa, esquematicamente, a trajetória de um feixe de luz branca atravessando uma gota de água. É dessa forma que se origina o arco-íris.
Em 1 ocorre o fenômeno óptico da refração, em 2 da reflexão e, em 3 novamente da refração.
A decomposição da luz branca (dispersão) ocorre entre 1 e 2 e entre 2 e 3 e sua causa é devido ao fato de o índice de refração absoluto da água da gota ser diferente para cada frequência (cor) da luz, o que provoca em cada uma desvios diferentes, separando-as.