Dinâmica 6 – Polias ou Roldanas
Formulário completo de Física com informações úteis
(dicas para vestibulares)
Dinâmica 6
Polias ou Roldanas
Polias (roldanas) são dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido (mas mantendo a intensidade) da força que traciona ou tensiona “puxa” um fio ou uma corda ou podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força. Podem ser fixas ou móveis:
Polia fixa
Muda a direção e sentido de uma força, mantendo sua intensidade. Está presa a um suporte rígido, fixo e executa apenas movimento de rotação, não de translação.
Exemplos de polia fixa
Na figura 1, a força aplicada pelo homem sobre a corda que tem direção vertical e sentido para baixo passa a agir sobre o bloco na direção horizontal e sentido para a direita, mas com a mesma intensidade.
Na figura 2, passa de vertical e para baixo (aplicada pelo homem sobre a corda) para vertical e para cima (agindo sobre o bloco).
Na figura 3 a força aplicada pelo homem é transmitida ao bloco como vertical e para cima.
Nas figuras 2 e 3, se os blocos estiverem em equilíbrio, a intensidade da força aplicada é sempre igual ao peso do bloco.
Observe que, em qualquer situação, se o homem puxar a corda de 1 metro, cada bloco também se deslocará de 1 metro.
Polia móvel
Assim, uma polia móvel consegue aumentar ou diminuir a intensidade de forças, mas tem a inconveniência de diminuir o deslocamento do corpo, ou seja, se sua mão subir de 2 metros, o bloco subirá metade, apenas 1 metro.
Associação de polias
Uma polia fixa e outra móvel
Uma polia fixa e várias polias móveis (talha exponencial)