Dinâmica 11 – Força de resistência do ar

Formulário completo de Física com informações úteis

(dicas para vestibulares)

Dinâmica 11

Força de resistência do ar

Mas, quando os corpos se movimentam num fluido (ar ou água), além do peso que é constante surge também uma força, contrária ao movimento, que chamamos de força de resistência do ar ou da água.

Informações úteis (dicas)

Nas expressões Fr = K.V2 ou Fr = K.V, é a velocidade relativa entre o fluido e o corpo.

Assim, um carro a 80 km/h movendo-se num dia sem vento sofrerá a mesma força contrária Fr, que sofreria se estivesse a 50 km/h movendo-se contra um vento a 30 km/h.

Quanto menor a área frontal em contato com o ar, menor será a potência (esforço) necessária para o deslocamento de um carro nessa massa de ar.

Influi também um formato aerodinâmico que faz com que a frente do carro corte o ar e faça-o escorregar de uma maneira mais eficiente, diminuindo sua resistência.

 Esses dois fatores juntos melhoram o desempenho do veículo e provocam economia de combustível, fazendo com que o motor utilize menor potência (força) para manter a velocidade.

As principais peças para melhorar a aerodinâmica de um carro de corrida são o aerofólio que lhe dá uma melhor estabilidade vertical canalizando o ar pelo capô com mais perfeição e os dutos de

condução que aliviam a resistência do ar sobre o carro e a usam para dar mais estabilidade comprimindo-o mais contra o solo.

formato e curvas do capô do carro também ajudam muito na diminuição da resistência do ar, fazendo que o carro “corte” o vento enquanto corre, diminuindo muito seus efeitos contrários.

variação da velocidade da queda de um corpo no ar em função do tempo de, por exemplo, um paraquedista, está representada no gráfico abaixo.

Analise atentamente cada trecho.