Cinemática 11 – Lançamento horizontal
Formulário completo de Física com informações úteis
(dicas para vestibulares)
Cinemática 11
Lançamento horizontal
Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.
Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:
Segundo o eixo X trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo, que é a velocidade de lançamento S = So + V.t X= 0 + Vo.t X = Vo.t
Segundo o eixo Y trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade vertical inicia nula (Voy = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo.
Equações:
S = So + Voy.t + at2/2 Y= 0 + 0.t + gt2/2 Y=g.t2/2
Vy = Voy + a.t Vy= 0 + g.t Vy = g.t
V2 = Vo2 + 2.a.ΔS Vy2 = Voy2 + 2.g.Δh Vy2 = 02 + 2.g.Δh Vy2 = 2.g.Δh
Informações úteis (Dicas)
Observe na figura abaixo que, à medida que o abacaxi vai caindo, a flecha também cai, na mesma proporção, pois ambos caem sujeitos apenas à ação da aceleração da gravidade g.
Então, se o garoto fizesse mira acima do abacaxi e ele não caísse, o garoto erraria o alvo, pois a flecha, à medida que avança na horizontal com velocidade constante Vo, também está caindo com velocidade Vy.
Se o instante da queda do abacaxi e do lançamento da flecha for simultâneo e a flecha mirada nele, os dois possuirão em cada instante, as mesmas velocidades horizontais e verticais atingindo sempre o abacaxi.
Para se determinar o instante e a altura do encontro, você deve isolar o tempo na equação X = Vot t =X/Vo e substituí-lo na equação da altura Y = gt2/2.