Mudanças de estado físico da matéria
Exercícios de vestibulares com resolução comentada sobre
Mudanças de estado físico da matéria
01-(UFPR) Pode-se atravessar uma barra de gelo usando-se uma arame com um peso adequado, sem que a barra fique dividida em duas partes.
Qual é a explicação para o fenômeno?
a) A pressão exercida pelo arames obre o gelo abaixa seu ponto de fusão.
b) O gelo já cortado pelo arame, devido a baixa temperatura, se funde novamente.
c) A pressão exercida pelo arame sobre o gelo aumenta seu ponto de fusão, mantendo a barra sempre solida.
d) O arame, estando naturalmente mais aquecido, funde o gelo; essa energia, uma vez perdida para a atmosfera, deixa a barra novamente solida.
e) Há uma ligeira flexão da barra, e as duas partes, já cortadas pelo arame, são comprimidas uma contra a outra, soldando-se.
02-(UFPEL-RS) Na patinação sobre o gelo, o deslizamento é facilitado porque, quando o patinador passa, parte do gelo se transforma em água, reduzindo o atrito. Estando o gelo a uma temperatura inferior a 0ºC, isso ocorre porque a pressão da lâmina do patim sobre o gelo faz com que ele derreta.
De acordo com seus conhecimentos e com as informações do texto, é correto afirmar que a fusão do gelo acontece por que
a) a pressão não influencia no ponto de fusão.
b) o aumento da pressão aumenta o ponto de fusão.
c) a diminuição da pressão diminui o ponto de fusão.
d) a pressão e o ponto de fusão não se alteram.
e) o aumento da pressão diminui o ponto de fusão.
03-(FUVEST-SP) Nos dias frios, quando uma pessoa expele ar pela boca, forma-se uma espécie de “fumaça” junto ao rosto. Isso ocorre porque a pessoa:
a) expele ar quente que condensa o vapor de água existente na atmosfera.
b) expele ar quente e úmido que se esfria, ocorrendo a condensação dos vapores expelidos.
c) expele ar frio que provoca a condensação do vapor de água na atmosfera.
d) provoca a evaporação da água existente no ar.
e) provoca a liquefação do ar, com seu calor.
04-(UFPEL-RS) Um bloco de chumbo está sendo fundido.
Durante esse processo, à pressão constante, é correto afirmar que
a) ele recebe calor e sua temperatura aumenta.
b) ele cede calor e sua temperatura aumenta.
c) ele recebe calor e sua temperatura permanece constante.
d) o calor evidenciado é sensível, pois há mudança de temperatura.
e) ele cede calor e sua temperatura diminui.
05- (UFPRL-RS) A panela de pressão é um recipiente que tem a finalidade de cozinhar os alimentos em menos tempo.
A quantidade de vapor contido dentro dela faz com que
a) aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição diminua.
b) aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição aumente.
c) diminua a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição aumente.
d) aumente a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição se mantenha constante e igual a 100 °C.
e) diminua a pressão sobre a água, fazendo com que a sua temperatura de ebulição permaneça constante e igual a 100 °C.
06-(UFPR) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos. Um desses casos é quando ela muda do estado gasoso para o líquido.
Assinale a alternativa que apresenta o nome correto dessa transformação.
a) Sublimação.
b) Vaporização.
C) Solidificação.
d) Condensação.
e) Fusão.
07-(UNESP-SP) Nos quadrinhos da tira, a mãe menciona as fases da água conforme a mudança das estações.
Entendendo “boneco de neve” como sendo “boneco de gelo” e que com o termo “evaporou” a mãe se refira à transição água e vapor, pode-se supor que ela imaginou a sequência gelo e água e vapor e água.
As mudanças de estado que ocorrem nessa sequência são
a) fusão, sublimação e condensação.
b) fusão, vaporização e condensação.
c) sublimação, vaporização e condensação.
d) condensação, vaporização e fusão.
e) fusão, vaporização e sublimação.
08- (UFRS-RS) Põem-se 20g de gelo fundente em um copo com água. Põem-se 20g de água a 0oC em outro copo com igual quantidade de água à mesma temperatura. Então:
a) o primeiro copo esfria mais
b) o segundo copo esfria mais
c) os dois copos esfriam por igual
d) os dois copos mantêm a temperatura constante
09-(PUC-SP) Um recipiente contém água inicialmente à temperatura e pressão ambientes. Para que essa água entre em ebulição deve-se:
a) aumentar a pressão e diminuir a temperatura
b) baixar a pressão e a temperatura
c) baixar a temperatura e manter a pressão
d) aumentar a pressão e a temperatura
e) baixar a pressão se for mantida a temperatura
10-(UERJ-RJ) Na evaporação de um líquido:
a) a velocidade é maior em ambiente saturado.
b) a velocidade não depende da pressão de vapor do líquido no ambiente em que ele se processa.
c) a velocidade é constante, mesmo em ambiente fechado.
d) a velocidade não depende da temperatura.
e) a velocidade é proporcional à área da superfície livre do líquido
11-(PUC-SP) A maior velocidade de evaporação do álcool, quando comparada com a da água, mostra que a evaporação depende da:
a) temperatura
b) área de superfície livre
c) pressão do ar
d) pressão
e) natureza do líquido
12-(PUC-SP) Um cilindro dotado de êmbolo contém certo líquido em equilíbrio com seu próprio vapor. Se reduzirmos o volume
V (veja a figura), sem alterar a temperatura:
a) mais líquido se vaporiza.
b) mais vapor se condensa.
c) a proporção líquido e vapor não se altera.
d) o líquido ferve
e) o líquido se solidifica.
13-(PUC-MG) Na questão a seguir assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Todos os materiais expandem-se quando aquecidos.
b) A temperatura de fusão de uma substância depende da pressão.
c) Durante uma mudança de fase, a temperatura permanece constante.
d) A temperatura em que a água ferve depende da pressão.
14-(ENEM-MEC) O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados a seguir.
A vantagem do uso de panela de pressão é a rapidez para o cozimento de alimentos e isto se deve
a) à pressão no seu interior, que é igual à pressão externa.
b) à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local.
c) à quantidade de calor adicional que é transferida à panela.
d) à quantidade de vapor que está sendo liberada pela válvula.
e) à espessura da sua parede, que é maior que a das panelas comuns.
15- (ENEM-MEC)
Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento
a) será maior porque a panela “esfria”.
b) será menor, pois diminui a perda de água.
c) será maior, pois a pressão diminui.
d) será maior, pois a evaporação diminui.
e) não será alterado, pois a temperatura não varia.
16-(ENEM-MEC) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida.
No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida.
Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela.
Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua
a) grande distância ao Sol.
b) massa pequena.
c) aceleração da gravidade pequena.
d) atmosfera rica em CO.
e) temperatura média muito baixa.
17- (UFC-CE) Ao nível do mar, a água ferve a 100°C e congela a 0°C. Assinale a alternativa que indica o ponto de congelamento e o ponto de fervura da água, em Guaramiranga (CE), cidade localizada a cerca de 1.000 m de altitude.
a) A água congela abaixo de 0°C e ferve acima de 100°C.
b) A água congela acima de 0°C e ferve acima de 100°C.
c) A água congela abaixo de 0°C e ferve abaixo de 100°C.
d) A água congela acima de 0°C e ferve abaixo de 100°C.
e) A água congela a 0°C e ferve a 100°C.
18- (UFSM-RS) Assinale falsa (F) ou verdadeira (V) em cada afirmativa.
( ) A água pode evaporar a uma temperatura menor do que 100°C.
( ) A sensação de frio ocasionada pela evaporação da água sobre a pele deve-se à absorção de energia da pele pelo líquido.
( ) A velocidade de evaporação da água não depende da pressão externa.
A sequência correta é
19-(UEG-GO) Fraturas hidrotérmicas estão se abrindo no fundo do mar através das quais água muito quente é descarregada nos oceanos. A água que emerge dessas fraturas a uma profundidade de 2400 m possui uma temperatura de 552 K.
Apesar dessa temperatura, a água não entra em ebulição por causa
a) da baixa temperatura das águas profundas dos oceanos.
b) da alta pressão no fundo do oceano.
c) do pequeno volume de água quente.
d) da transferência isotérmica de calor.
20-(CPS-SP) Uma pessoa solicita numa lanchonete um hambúrguer e um copo de refrigerante com cubos de gelo. A temperatura dos cubos de gelo e o refrigerante são iguais. Não existindo perdas de calor durante a fusão do gelo no refrigerante, o fenômeno físico
que se observa no sistema (refrigerante + gelo) indica que
a) a temperatura do sistema mantém-se constante durante a fusão do gelo.
b) a temperatura do sistema aumenta.
c) a temperatura do sistema diminui.
d) a temperatura do gelo mantém-se constante e do refrigerante aumenta.
e) a temperatura do sistema sempre aumenta.
21-(CPS-SP) Os efeitos do aquecimento global no Oceano Ártico, no Pólo Norte, podem ser irreversíveis, afirma pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. As mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos reduziram parte da
camada de gelo que cobre o Ártico, aumentaram a duração dos dias, alteraram o desenvolvimento de organismos como algas e larvas e criaram novos habitats.
Os polos são os primeiros locais do planeta a serem atingidos pelos efeitos das mudanças climáticas globais.
Um bloco de gelo recebe uma quantidade de calor, realizando uma mudança do estado sólido para o estado líquido. Pode-se observar, durante este fenômeno, que a temperatura do gelo:
a) aumenta gradativamente independente de sua massa.
b) diminui gradativamente independente de sua massa.
c) permanece constante independente de sua massa.
d) varia diretamente com sua massa.
e) varia inversamente com sua massa.
22-(CFT-MG) Uma panela com um litro de água é colocada sobre a chama de um fogão. A temperatura de ebulição dessa água irá depender da
a) capacidade térmica da panela.
b) pressão atmosférica ambiente.
c) condutividade térmica da panela.
d) quantidade de calor cedida pela chama.
23-(UNESP-SP) Considere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto valor.
I. Durante a transição de sólido para líquido, a temperatura não muda, embora uma quantidade de calor tenha sido fornecida à água.
II. O calor latente de condensação da água tem um valor diferente do calor latente de vaporização.
III. Em determinadas condições, a água pode coexistir na fase sólida, líquida e gasosa.
Pode-se afirmar que
a) apenas a afirmação I é correta.
b) apenas as afirmações I e II são corretas.
c) apenas as afirmações I e III são corretas.
d) apenas as afirmações II e III são corretas.
e) as afirmações I, II e III são corretas.
24-(UFSC-SC) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) em relação a alguns fenômenos que envolvem os conceitos de temperatura, calor, mudança de estado e dilatação térmica.
(01) A temperatura de um corpo é uma grandeza física relacionada à densidade do corpo.
(02) Uma substância pura ao receber calor ficará submetida a variações de temperatura durante a fusão e a ebulição.
(04) A dilatação térmica é um fenômeno específico dos líquidos, não ocorrendo com os sólidos.
(08) Calor é uma forma de energia.
(16) O calor se propaga no vácuo.
25-(CFT-SC) Um pedaço de gelo flutua em equilíbrio térmico com certa quantidade de água depositada em um balde. Podemos afirmar que, à medida que o gelo derrete:
a) o nível da água no balde aumenta, pois haverá uma queda de temperatura da água.
b) o nível da água no balde diminui, pois haverá uma queda de temperatura da água.
c) o nível da água no balde aumenta, pois a densidade da água é maior que a densidade do gelo.
d) o nível da água no balde diminui, pois a densidade da água é maior que a densidade do gelo.
e) o nível da água no balde não se altera.
26-(PUC-RS) Considere as informações a seguir e preencha os parênteses com V (verdadeiro) e F (falso).
Uma panela de pressão cozinha alimentos em água em um tempo menor do que as panelas comuns. Esse desempenho da panela
de pressão se deve à:
( ) influência da pressão sobre a temperatura de ebulição da água.
( ) maior espessura das paredes e ao maior volume interno da panela de pressão.
( ) temperatura de ebulição da água, que é menor do que 100°C, neste caso.
( ) pressão interna, de uma atmosfera (1 atm), mantida pela válvula da panela de pressão.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – F
b) V – V – F – V
c) F – F – V – V
d) F – V – V – V
e) V – V – F – F
27-(UFSM-RS) No atendimento médico de um jogador, é colocado éter no local machucado, para provocar uma redução da temperatura. Considerando esse fato, analise as afirmações:
I – Parte da energia usada na evaporação do éter vem do lugar machucado.
II – De um modo geral, a evaporação ocorre a qualquer temperatura.
III – A redução da temperatura no local machucado independe da quantidade de éter colocado.
Está(ão) CORRETA(S)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.
28-(UFF-RJ) Um dos mais intrigantes fenômenos naturais é a mudança de fase que ocorre, por exemplo, quando a água líquida se vaporiza, ao ferver. Mede-se a temperatura da água fervente em duas panelas, uma de barro e outra metálica.
Ambas se encontram sobre fogões de cozinha, um deles no nível do mar e o outro no alto do Pico da Bandeira.
A temperatura da água fervente
a) é sempre 100 °C, portanto é a mesma em ambas as panelas.
b) é menor na panela onde começou a ferver há menos tempo.
c) é menor na panela que se encontra no Pico da Bandeira.
d) é menor na panela metálica.
e) é menor na panela de barro.
29-(PUC-RS) A água apresenta um comportamento incomum entre 0 e 4ºC: nesse intervalo de temperatura, enquanto a temperatura diminui, a água se expande, ao contrário do que acontece, em geral, com outras substâncias.
Esse comportamento permite a sobrevivência da fauna e flora aquáticas durante o inverno. No gráfico que segue, o volume da substância água é relacionado com a sua temperatura em graus celsius 0C).
A propósito das informações anteriores, afirma-se:
I. Em temperatura ambiente acima de 4ºC, a água no fundo do lago apresentará temperatura mais baixa do que a da superfície.
II. Em temperatura ambiente inferior a 0ºC, a água ficará congelada na superfície e líquida em profundidades maiores, pois o gelo da superfície isola termicamente as águas mais profundas.
III. Em qualquer temperatura ambiente, a temperatura da água será a mesma em todas as profundidades.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são, apenas,
30-(UEM-PR) Analise as seguintes afirmativas:
I. Em uma panela de pressão, a água pode atingir uma temperatura superior a 100 ºC, sem entrar em ebulição.
II. Uma garrafa cheia de cerveja pode estourar quando colocada em um congelador, pois a água da cerveja aumenta de volume ao se solidificar.
III. Em uma panela comum, a água pode entrar em ebulição a uma temperatura menor que 100 ºC, desde que o experimento seja feito em um local onde a pressão atmosférica seja menor que 1 atm.
IV. O aumento na pressão provoca uma diminuição na temperatura de fusão das substâncias.
Dessas afirmativas, estão corretas
31-(PUC-MG) Ao prepararmos os alimentos, é comum aquecermos a água em recipientes abertos. Nesses recipientes, a água entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica.
Considerando-se as informações dadas, pode-se afirmar que a temperatura de ebulição da água será:
a) maior em Belo Horizonte.
b) menor em Guarapari.
c) a mesma nas três localidades, desde que consideremos H2O puro.
d) menor no Pico da Bandeira.
32-(UNESP) Considere seus conhecimentos sobre mudanças de fase e analise as afirmações I, II e III, referentes à substância água, um recurso natural de alto valor.
I. Durante a transição de sólido para líquido, a temperatura não muda, embora uma quantidade de calor tenha sido fornecida à água.
II. O calor latente de condensação da água tem um valor diferente do calor latente de vaporização.
III. Em determinadas condições, a água pode coexistir na fase sólida, líquida e gasosa.
Pode-se afirmar que
a) apenas a afirmação I é correta.
b) apenas as afirmações I e II são corretas.
c) apenas as afirmações I e III são corretas.
d) apenas as afirmações II e III são corretas.
e) as afirmações I, II e III são corretas.
33-(UEM-PR) Ao se colocar uma bola de naftalina em uma gaveta, sabe-se que ela passa para o estado de vapor sem passar pelo estado líquido. Esse é um processo de
a) evaporação.
b) sublimação.
c) fusão.
d) fissão.
e) condensação.
34-(ENEM-MEC) A Constelação Vulpécula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Júpiter, concentra vapor de água na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. “A água sempre está lá, de alguma forma, mas às vezes é possível que seja escondida por outros tipos de nuvens”, afirmaram os astrônomos do Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califórnia, responsável pela descoberta. A água foi detectada pelo espectrógrafo infravermelho, um aparelho do telescópio espacial Spitzer.
Correio Braziliense, 11 dez. 2008 (adaptado).
De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de água em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporização infere-se que
a) se há vapor de água no planeta, é certo que existe água no estado líquido também.
b) a temperatura de ebulição da água independe da pressão, em um local elevado ou ao nível do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius.
c) o calor de vaporização da água é o calor necessário para fazer 1 kg de água líquida se transformar em 1 kg de vapor de água a 100 graus Celsius.
d) um líquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulição normal, mas de forma nenhuma nesse líquido haverá formação de bolhas.
e) a água em uma panela pode atingir a temperatura de ebulição em alguns minutos, e é necessário muito menos tempo para fazer a água vaporizar completamente.
35-(PUC-PR) O granizo é a precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igual ou superior a 5 mm.
O granizo é formado nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600 m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se assim que atingem as regiões mais elevadas.
O granizo causa grandes prejuízos à agricultura. No Brasil, as culturas de frutas de clima temperado, como uva, maçã, pera, pêssego, kiwi, são as mais vulneráveis ao granizo, quando ocorre o desfolhamento total das plantas com ferimentos severos nos frutos.
Dentre os danos materiais provocados pela chuva de granizo está a destruição de telhados, especialmente quando construídos com telhas de amianto.
As cooperativas de fruticultores podem realizar parcerias com as instituições de meteorologia e adquirir foguetes para bombardearem as nuvens de granizo com substâncias higroscópicas (iodeto de prata), com o objetivo de provocar a precipitação da chuva e evitar a formação de granizo.
Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
a) A formação de nuvens cumulonimbus ocorre como consequência da corrente de convecção, quando a ascensão de ar frio determina o seu resfriamento e as consequentes condensações e precipitações.
b) O granizo, em seu processo de formação, envolve a sublimação, pelo resfriamento, do excesso de H2O em estado líquido.
c) O granizo é um tipo de precipitação atmosférica na qual as gotas de água evaporam, quando levadas para camadas mais frias e mais altas, e crescem gradativamente até atingir tamanho e peso capazes de romper a força de empuxo. Essa ação pode causar grandes danos econômicos e sociais.
d) O iodeto de prata é uma substância higroscópica (absorve umidade) que acaba provocando no granizo vaporização.
e) Ocorre um instante em que a resultante das forças no granizo é diferente de zero e em direção e sentido à terra, iniciando o movimento de queda.
36-(ENEM-MEC) Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque:
a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de “gelar” a água pela sua composição química. Na reação, a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água evapora, tomando calor da moringa e do restante da água, que são assim resfriadas.
d) o barro é poroso, permitindo que a água se deposite na parte de fora da moringa. A água de fora sempre está a uma temperatura maior que a de dentro.
e) a moringa é uma espécie de geladeira natural, liberando substâncias higroscópicas que diminuem naturalmente a temperatura da água.
37-(ENEM-MEC) O Sol participa do ciclo da água, pois, além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se
resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.
Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.
Analisando as afirmativas, você pode concluir que:
(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas.
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.
38- (UEM-PR) O gráfico abaixo ilustra o comportamento dos dados obtidos no aquecimento de uma certa quantidade de gelo.
Analisando a variação da temperatura em relação à variação na quantidade de calor, assinale a alternativa correta.
a) No trecho AB, o gelo está mudando de fase.
b) No trecho BC, o gelo está em repouso.
c) No trecho CD, ocorre uma liberação de calor latente.
d) No trecho DE, há uma mudança de fase.
e) No trecho EF, o gelo está derretendo.
39-(UNESP) Considere o diagrama para uma determinada substância.
Sabendo-se que a transformação ocorre no sentido de A para D, pode-se afirmar que no trecho
a) AB a substância está na fase líquida.
b) BC está ocorrendo fusão ou vaporização.
c) CD há apenas vapor.
d) BC há uma mistura de líquido e vapor.
e) CD está ocorrendo transição de fase.
40-(PUCCAMP-SP) O diagrama de estado físico para certa substância está representado a seguir.
A mudança de estado físico denominada sublimação pode ocorrer
a) somente no ponto H.
b) somente no ponto T.
c) em pontos da curva HT.
d) em pontos da curva TR.
e) em pontos da curva TS.
41-(UNICAMP-SP) No Rio de Janeiro (ao nível do mar), uma certa quantidade de feijão demora 40 minutos em água fervente para ficar pronta.
A tabela abaixo fornece o valor da temperatura de fervura da água em função da pressão atmosférica, enquanto o gráfico fornece o tempo de cozimento dessa quantidade de feijão em função da temperatura. A pressão atmosférica ao nível do mar vale 760 mmHg e ela diminui 10 mmHg para cada 100 m de altitude.
Temperatura de fervura da água em função da pressão
Tempo de cozimento versus temperatura
a) Se o feijão fosse colocado em uma panela de pressão a 880 mmHg, em quanto tempo ele ficaria pronto?
b) Em uma panela aberta, em quanto tempo o feijão ficará pronto na cidade de Gramado (RS) na altitude de 800 m?
c) Em que altitude o tempo de cozimento do feijão (em uma panela aberta) será o dobro do tempo de cozimento ao nível do mar?
42-(UEL-PR) Nas condições usualmente encontradas no ambiente em que vivemos, a matéria assume três estados: sólido, líquido e gasoso. A água, por exemplo, pode ser encontrada em qualquer desses estados de acordo com a pressão e temperatura do ambiente. Nosso domínio sobre o ambiente decorre, entre outras coisas, do fato de que sabemos controlar as mudanças entre esses estados. De maneira geral, fusão é a transformação que leva uma substância do estado sólido para o estado líquido. Vaporização é a transformação que leva uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Sublimação é a transformação que leva uma substância diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O diagrama de fases reune em um diagrama de pressão x temperatura, as curvas de fusão, de vaporização e de sublimação de uma dada substância, conforme a figura a seguir. Com base no diagrama e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Na região I, a substância está no estado gasoso. Na região II, a substância está no estado líquido. Na região III, a substância está no estado sólido. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e sólido.
b) Na região I, a substância está no estado líquido. Na região II, a substância está no estado gasoso. Na região III a substância está no estado sólido. No ponto 1 a substância está num estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 2 a substância está num estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 3 a substância está num estado de coexistência de estados sólido e gasoso.
c) Na região I a substância está no estado gasoso. Na região II a substância está no estado sólido. Na região III, a substância está no estado líquido. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e sólido.
d) Na região I, a substância está no estado sólido. Na região II, a substância está no estado líquido. Na região III, a substância está no estado gasoso. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso.
e) Na região I, a substância está no estado líquido. Na região II, a substância está no estado sólido. Na região III, a substância está no estado gasoso. No ponto 1, a substância está em um estado de coexistência de estados líquido e gasoso. No ponto 2, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e líquido. No ponto 3, a substância está em um estado de coexistência de estados sólido e gasoso.
43-(UFMS-MS) Uma cozinheira resolve ferver água em uma panela de pressão, para atingir maior temperatura que em panelas abertas. Para isso, coloca água no seu interior, onde todo o sistema, panela e água, está em equilíbrio térmico com o ambiente na temperatura TA e pressão atmosférica PA. Em seguida, fecha a panela e coloca-a sobre a chama de um fogão. A água, no interior da panela, vai aumentando a pressão e a temperatura e, após um certo tempo entra em ebulição liberando vapor para o ambiente pela válvula. As figuras abaixo representam diagramas da pressão P x temperatura T da água, onde as linhas mais finas definem as regiões, de temperatura e pressão em que a água pode se apresentar em cada um dos possíveis estados, sólido (S), líquido (L) e vapor (V). Já as linhas mais grossas (negrito) representam processos termodinâmicos.
Assinale qual dos diagramas representa corretamente o processo termodinâmico que a água, no interior da panela, sofreu desde o instante em que começou a ser aquecida, quando estava à temperatura TA e Pressão PA, até o momento em que entra em ebulição à temperatura TB e Pressão PB.
44- (UNIFESP-SP) A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes
e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes.
I – O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II – Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.
III – O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está correto o contido em:
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, apenas.
45-(UFMG-MG) Considere estas informações:
• a temperaturas muito baixas, a água está sempre na fase sólida;
• aumentando-se a pressão, a temperatura de fusão da água diminui.
Assinale a alternativa em que o diagrama de fases pressão versus temperatura para a água está de acordo com essas informações.
46-(UEG-GO) Foi realizado o seguinte experimento em uma aula de Laboratório de Física:
Uma jarra de vidro aberta foi aquecida até que a água no seu interior fervesse.
Cessando-se o aquecimento, a água parou de ferver. Posteriormente, a jarra foi tampada e em cima dela despejou-se água à temperatura ambiente. Então, observou-se que a água voltou a ferver.
Sobre esse experimento, responda ao que se pede.
a) Justifique o motivo que levou a água a voltar a ferver.
b) Se esse mesmo experimento fosse realizado a uma altitude superior em relação ao anterior, a temperatura de ebulição da água aumentaria, diminuiria ou permaneceria constante? Justifique.
47-(PUC-MG) Quando aquecemos água em nossas casas utilizando um recipiente aberto, sua temperatura nunca ultrapassa os 100 ºC. Isso ocorre porque:
a) ao atingir essa temperatura, a água perde sua capacidade de absorver calor.
b) ao atingir essa temperatura, a água passa a perder exatamente a mesma quantidade de calor que está recebendo, mantendo assim sua temperatura constante.
c) as mudanças de fase ocorrem à temperatura constante.
d) ao atingir essa temperatura, a água começa a expelir o oxigênio e outros gases nela dissolvidos.
48-(UFF-RJ) Uma bola de ferro e uma bola de madeira, ambas com a mesma massa e a mesma temperatura, são retiradas de um forno quente e colocadas sobre blocos de gelo.
Marque a opção que descreve o que acontece a seguir.
a) A bola de metal esfria mais rápido e derrete mais gelo.
b) A bola de madeira esfria mais rápido e derrete menos gelo.
c) A bola de metal esfria mais rápido e derrete menos gelo.
d) A bola de metal esfria mais rápido e ambas derretem a mesma quantidade de gelo.
e) Ambas levam o mesmo tempo para esfriar e derretem a mesma quantidade de gelo.
49-(ENEM-MEC) Sob pressão normal (ao nível do mar), a água entra em ebulição à temperatura de 100°C. Tendo por base essa informação, um garoto residente em uma cidade litorânea fez a seguinte experiência:
• Colocou uma caneca metálica contendo água no fogareiro do fogão de sua casa.
• Quando a água começou a ferver, encostou cuidadosamente a extremidade mais estreita de uma seringa de injeção, desprovida de agulha, na superfície do líquido e, erguendo o êmbolo da seringa, aspirou certa quantidade de água para seu interior, tapando-a em seguida.
• Verificando após alguns instantes que a água da seringa havia parado de ferver, ele ergueu o êmbolo da seringa, constatando, intrigado, que a água voltou a ferver após um pequeno deslocamento do êmbolo.
Considerando o procedimento anterior, a água volta a ferver porque esse deslocamento
a) permite a entrada de calor do ambiente externo para o interior da seringa.
b) provoca, por atrito, um aquecimento da água contida na seringa.
c) produz um aumento de volume que aumenta o ponto de ebulição da água.
d) proporciona uma queda de pressão no interior da seringa que diminui o ponto de ebulição da água.
e) possibilita uma diminuição da densidade da água que facilita sua ebulição.
50-(ITA-SP)
Uma bolha de gás metano com volume de 10 cm3 é formado a 30 m de profundidade num lago. Suponha que o metano comporta-se como um gás ideal de calor específico molar CV = 3R e considere a pressão atmosférica igual a 105 N/m2. Supondo que a bolha não troque calor com a água ao seu redor, determine seu volume quando ela atinge a superfície. Densidade da água d=1.000kg/m3.
51-(UNESP-SP)
Os compostos orgânicos possuem interações fracas e tendem a apresentar temperaturas de ebulição e fusão menores do que as dos compostos inorgânicos. A tabela apresenta dados sobre as temperaturas de ebulição e fusão de alguns hidrocarbonetos.
Na temperatura de –114 oC é correto afirmar que os estados físicos em que se encontram os compostos, metano, propano, eteno e
propino, são, respectivamente,
(A) sólido, gasoso, gasoso e líquido.
(B) líquido, sólido, líquido e sólido.
(C) líquido, gasoso, sólido e líquido.
(D) gasoso, líquido, sólido e gasoso.
(E) gasoso, líquido, líquido e sólido