Ícone do site Física e Vestibular

ESPCEX-AMAN – 2022

ESPCEX-AMAN – 2022

Compare essa e outras resoluções da​​ ESPCEX-AMAN – 2022

​​ e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

 

Para ingressar na AMAN o jovem deverá realizar um concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) onde irá cursar um ano de Ensino Superior e, obtendo aproveitamento, seguirá para a AMAN.

EsPCEX está localizada na cidade de Campinas – SP. Durante o curso, o jovem estará na condição de aluno (isto equivale a uma graduação entre as de 2º Sargento e 3º Sargento).

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, SP, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional.

O Concurso de Admissão destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 400 (quatrocentas) vagas para o sexo masculino e 40 (quarenta) vagas para o sexo feminino, destinadas à matrícula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB), em conformidade com o prescrito no Capítulo X deste Edital. § 1º Para a ampla concorrência serão 320 (trezentas e vinte) vagas para o sexo masculino e 32 (trinta e duas) vagas para o sexo feminino. § 2º Para a reserva aos candidatos negros (pretos ou pardos) serão 80 (oitenta) vagas para o sexo masculino e 8 (oito) vagas para o sexo feminino. § 3º O Concurso de Admissão abrange o Exame Intelectual e outras fases eliminatórias

Algumas condições para inscrição:

ser brasileiro nato, ambos os sexos;

possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22(vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) a 3ª série do Ensino Médio;

As inscrições para o concurso acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.ensino.eb.br.

O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em meados de setembro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EsPCEx em janeiro do ano seguinte, a fim​​ de submeterem-se às demais etapas do concurso de admissão citadas acima.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matrículado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. Se concluir o curso com aproveitamento, prosseguirá para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde, após 4 anos, concluirá o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial  das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

 

01- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Em um​​ parque de diversão,​​ dois carrinhos,​​ A​​ e​​ B,​​ descrevem um movimento circular uniforme em pistas distintas,​​ concêntricas, muito próximas e de raios​​ ​​ respectivamente.​​ 

Quando se movem no mesmo sentido, os​​ carrinhos encontram-se, lado a lado, a cada 40 s​​ e, quando

​​ se movem em sentidos opostos, o encontro ocorre a​​ cada 10 s.​​ 

Os carrinhos possuem​​ velocidades escalares diferentes​​ e os respectivos módulos das velocidades

escalares são os mesmos nas duas situações descritas.​​ 

Podemos afirmar que a​​ razão entre o módulo da velocidade escalar do carrinho A​​ e​​ do carrinho B​​ é de:

 

Resumo teórico

Velocidade angular W de um MCU

Função horária do MCU

No caso do exercício:

R- C

​​ 

02- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Um corpo​​ descreve um​​ movimento harmônico simples ao​​ longo do eixo X​​ e​​ em torno da origem dos espaços​​ segundo a​​ equação horária da posição​​ X(t) = 5 cos (2t+10).​​ 

Sabendo que​​ X é dado em metros e t é dado em segundos,​​ no instante em que a​​ velocidade do corpo é nula,​​ o​​ módulo da aceleração escalar​​ do corpo, em​​ ,​​ será:

A)​​ 25

B)​​ 20

C)​​ 15

D)​​ 10

E)​​ 5

Energia no MHS no plano horizontal

Função horária da elongação

Função horária da aceleração

Cálculo de A,​​ φo e​​ W

R- B

 

03- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

O​​ sistema desenhado​​ a seguir está em​​ equilíbrio estático.​​ As cordas e a mola são ideais, a​​ massa​​ do corpo B vale​​ 0,20 kg,​​ a​​ massa​​ do corpo A vale​​ M,​​ o​​ coeficiente de atrito estático​​ entre o corpo A e a superfície horizontal é de​​ 0,40​​ e as​​ cordas CD e DE​​ formam, entre si, um ângulo de​​ 90°.​​ 

A​​ mola​​ forma um​​ ângulo​​ ​​ com a superfície vertical​​ da parede conforme indicado no​​ desenho abaixo.​​ 

Sabendo que o sistema está na​​ iminência​​ de entrar em​​ movimento​​ e​​ desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a​​ tangente de α​​ é igual a:

A)​​ 0,25 M

B)​​ 0,50 M

C)​​ 1,00 M

D)​​ 2,00 M

E)​​ 8,00 M

São dados:

Como o​​ sistema está em equilíbrio​​ (inclusive o ponto D) então a​​ resultante das forças​​ que agem sobre ele​​ deve ser nula.

A​​ sequência das figuras abaixo​​ mostra o​​ cálculo da resultante​​ das forças aplicadas no ponto D.

R- D

 

04- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Um​​ gás ideal​​ sofre uma transformação​​ adiabática​​ em que o​​ meio externo realiza um trabalho sobre o gás.​​ Podemos​​ afirmar que, nessa transformação,

A)​​ a energia interna do gás diminui.

B)​​ o calor trocado aumenta.

C)​​ a pressão do gás diminui.

D)​​ o volume do gás aumenta.

E)​​ a temperatura do gás aumenta.

Transformação adiabática

Nela,​​ o sistema não troca calor com o meio externo​​ (Q = 0)​​ e isso ocorre porque o gás está termicamente isolado​​ ou​​ porque a transformação é muito rápida de modo que qualquer troca de calor com​​ o meio​​ possa ser considerada.

 Se Q = 0   ΔU = Q – W    ΔU = 0 – W    ΔU = – W.

Veja na expressão acima​​ (U = - W)​​ que, como o​​ meio realiza trabalho sobre o gás esse trabalho é negativo​​ e a expressão fica​​ U​​ = - (- W) fica​​ U = ​​ W,​​ ou seja,​​ para que o​​ trabalho W seja negativo​​ a​​ variação de energia interna deve ser positiva​​ e, portanto​​ deve aumentar.

Assim, se a​​ variação da energia interna​​ U​​ que é diretamente proporcional à variação da temperatura​​ aumenta a temperatura do gás deve aumentar.  ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

R- E

 

05- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Um​​ sistema A, em​​ equilíbrio estático, está preso ao teto na vertical.​​ 

Ele é constituído por​​ três molas​​ idênticas e ideais,​​ cada uma com constante elástica respectivamente igual a​​ K, e por duas massas​​ m​​ e​​ M​​ respectivamente.​​ 

Em seguida,​​ as três molas são trocadas por outras, cada uma com constante elástica respectivamente igual a​​ 2K, e esse​​ novo​​ sistema B​​ é posto em​​ equilíbrio estático,​​ preso ao teto na vertical,​​ e​​ com as massas​​ m e M.​​ 

Os sistemas estão​​ representados no​​ desenho abaixo.​​ 

Podemos afirmar​​ que​​ o​​ módulo da variação da energia mecânica da massa M​​ do sistema​​ A para o B,​​ devido à troca das molas,​​ é de:

Dados:​​ considere o módulo da aceleração da gravidade igual a g e despreze a força de resistência do ar.

Resumo teórico

Associação de molas em paralelo

Nesse caso a deformação x sofrida por cada uma das molas é a mesma.

Sistema​​ A

R- A  ​​ ​​ ​​​​ 

 

06- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

A​​ lupa​​ é um instrumento óptico constituído por uma​​ simples lente convergente.​​ 

Com relação à imagem​​ que ela​​ forma de um​​ objeto real​​ que​​ foi colocado​​ entre o seu foco principal​​ e​​ o centro óptico,​​ podemos afirmar que é:

A)​​ virtual, direita e maior.

B)​​ virtual, invertida e maior.

C)​​ real, direita e maior.

D)​​ real, invertida e maior.

E)​​ real, direita e menor.

Construção geométrica de imagens para lentes convergentes

Temos cinco casos:

Observe no​​ resumo teórico acima​​ que para lente convergente dependendo da localização do objeto você tem 5 casos e, como pelo enunciado o objeto real foi colocado​​ entre o foco principal e o centro óptico da lente convergente​​ trata-se do 5o​​ caso, cujas​​ características estão a seguir:

Objeto O entre​​ ​​ 

Utilidade

R- A

 

07- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Em uma​​ escada, uma​​ esfera​​ é lançada com velocidade horizontal, de módulo​​ ​​ da extremidade do primeiro​​ degrau de altura​​ h​​ em relação ao segundo degrau.​​ 

A esfera atinge um​​ ponto X​​ na superfície perfeitamente lisa do​​ segundo degrau, que tem um comprimento​​ D,​​ e,​​ imediatamente,​​ começa a​​ deslizar sem rolar, também com​​ velocidade horizontal V0​​ constante,​​ até chegar na extremidade do segundo degrau.​​ 

Ela, então,​​ percorre uma altura​​ 2h​​ na vertical​​ e​​ atinge o solo a uma​​ distância L da base do segundo degrau,​​ conforme representado no​​ desenho abaixo.​​ 

Podemos afirmar que o​​ intervalo de tempo​​ que a esfera leva, deslizando sem rolar,​​ na superfície lisa do segundo degrau é:

Dados: despreze a força de resistência do ar e considere o módulo da aceleração da gravidade igual a g.

Cada um​​ dos lançamentos do exercício é um lançamento horizontal cujas equações estão​​ deduzidas a seguir:

Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

Esquematizando a trajetória da bolinha​​ de acordo com o enunciado:

Analise​​ cada item calculado baseado no desenho acima.

R- D

 

08- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Dois carros, A e B,​​ percorrem uma mesma estrada,​​ e​​ suas respectivas funções horárias da posição são

dadas por​​ SA(t) = 2t – 5​​ e​​ SB(t) = t² – 4​​ onde S é dado em metros e t é dado em segundos.​​ 

No​​ instante​​ em que os carros se​​ encontram,​​ o movimento do​​ carro B​​ é classificado como:

A)​​ retrógrado e acelerado.

B)​​ retrógado e retardado.

C)​​ progressivo e acelerado.

D)​​ progressivo e retrógrado.

E)​​ progressivo e constante.

 

R- C

 

09- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

O​​ desenho a seguir​​ representa a disposição dos vetores deslocamento não nulos:​​ 

​​ 

Podemos afirmar que, a partir do​​ desenho,​​ a relação vetorial correta, entre os vetores, é

Se você não domina a teoria​​ observe o exemplo abaixo​​ de uma adição vetorial pelo​​ método da linha poligonal.

Método da linha poligonal

Dados os vetores abaixo, determine o vetor soma (vetor resultante pelo método da linha poligonal:

Esse método é mais utilizado quando se está interessado apenas na orientação (direção e sentido) do vetor soma (resultante) .

 

​​ 

No caso do exercício:

R- E

 

10- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Módulo da força​​ em A​​ que a carga positiva​​ QB​​ aplica sobre a carga negativa​​ QA​​ que é de atração​​ (sinais opostos)​​ ​​ FBA​​ =​​ KQBQAd2 ​​​​  ​​​​ FBA ​​​​ = ​​ KQBQAL2

Módulo da força​​ em A​​ que a carga positiva​​ QC​​ = 2QB​​ aplica sobre a carga negativa​​ QA​​ que é de atração​​ (sinais opostos)

FCA​​ =​​ KQCQA d2​​ = ​​ K2QBQAL2 ​​​​  ​​​​ FCA​​ =​​ 2KQBQAL2 ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

Observe​​ que​​ FCA​​ = 2FBA ​​ ​​​​ 

Cálculo da intensidade da força elétrica ​​ resultante​​ FRA​​ sobre a carga A aplicando a​​ lei dos cossenos​​ lembrando que o ângulo é de 60o​​ (triângulo equilátero)  ​​​​ 

Lei dos cossenos ​​​​ ​​ FRA2​​ = FBA2​​ + FCA2​​ + 2.FBA.FCA.cos60o​​ ​​ FRA2​​ = FBA2​​ + (2FBA)2​​ + 2.FBA.2FBA.12​​ 

FRA2​​ = FBA2​​ + (2FBA)2​​ + 2.FBA.FBA​​ = FBA2​​ + 4FBA2​​ + 2FBA2 ​​​​  ​​​​ FRA2​​ = 7FBA2 ​​​​  ​​​​ FRA​​ =​​ 7.FBA​​ 

FRA​​ =​​ 7.(​​ KQBQAL2)

Pelo enunciado​​ QC​​ = 2QB​​ ​​ QB​​ =​​ QC2​​ ​​ FRA​​ =​​ 7.(​​ KQC2QAL2) ​​  ​​​​ FRA​​ =​​ 7.KQAQC2L2

R- A

 

11- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Um estudante​​ construiu um termômetro graduado em uma​​ escala X​​ de modo que, ao nível do mar,

ele marca, para​​ o ponto de​​ fusão da água, 200 °X​​ e, para o ponto de​​ ebulição da água, 400 °X.​​ Podemos afirmar que o​​ zero absoluto, em °X.​​ corresponde ao valor aproximado de:

A)​​ 173

B)​​ 0

C)​​ -346

D)​​ -473

E)​​ -546

R- C

12- (EsPCEx - AMAN – SP - RJ – 2022)

ESTÃO 21

Como o​​ enunciado​​ considera que as esferas trocaram cargas​​ apenas entre si,​​ a​​ soma algébrica​​ das cargas​​ antes e depois de um processo de transferência​​ deve ser a mesma.

Apesar disso,​​ após o contato​​ e separadas elas possuem a​​ mesma carga elétrica​​ já que tem o mesmo raio​​ (mesmas dimensões, tamanho).

 

A em contato com B

A em contato com​​ C

R- B

 

 

Clique aqui para ver sobre o tema!

Confira as vídeo aulas!

Sair da versão mobile