Óptica Geométrica – Lentes – Construção geométrica de Imagens – Resolução
Resolução Comentada
Óptica Geométrica
Lentes – Construção geométrica de Imagens
01- R- C — leia informações abaixo:
Lente – Dispositivo feito de material homogêneo e transparente no qual uma das superfícies é plana e a outra esférica ou as duas superfícies são esféricas.
Serão chamadas lentes delgadas quando sua espessura for desprezível em relação ao seu raio de curvatura que é o raio da(s) circunferências que as geraram..
São:
Como normalmente temos lentes de vidro imersas no ar, então, neste caso, as lentes de bordas (extremidades) finas são lentes convergentes e lentes de extremidades grossas são lentes divergentes.
02- R- B — veja todos os casos de construções geométricas abaixo:
03- Veja os casos do exercício anterior e a figura abaixo
R- C
04- Se a imagem é nítida e o objeto está muito afastado (no infinito, os raios de luz incidem paralelamente ao eixo principal)), a linha tracejada está sobre o foco da lente (todo raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal atravessa a lente, todos eles passando pelo foco) — observe que na alternativa B a imagem tem o mesmo tamanho que o objeto e é invertida) — veja nos casos de construção de imagens em exercícios anteriores que, nesse caso, a imagem está sob o ponto anti-pricipal, de distância igual ao dobro da distância focal — R- B
05- Como a lente é divergente, os prolongamentos dos raios refratados devem passar por F’
R- B
06- A lente é convergente (bordas finas) e o objeto está entre o foco e a lente e, traçando os raios
de luz, a imagem estará mais próxima de Q — R- B
07- I- Trata-se de um espelho esférico côncavo com o objeto entre o foco e o espelho, que fornece uma imagem virtual, direita e maior que o objeto.
II- Trata-se de um espelho esférico convexo que fornece uma imagem virtual, direita e menor que o objeto.
III- Trata-se de uma imagem real, pois é projetada.
R- B
08- Lente L1 — traçando os raios de luz notáveis você determina a primeira imagem A’B’ (real,
invertida e maior) fornecida pela lente L1 — essa imagem A’B’ agora é objeto para a segunda lente L2 — traçando os novos raios notáveis você determina a imagem final A’’B’’ fornecida pela lente L2 e que é vista como sendo real, direita e maior em relação ao objeto original.
R- C