Resolução Comentada
Dinâmica Impulsiva
01- Teorema do Impulso — “ O impulso da força resultante de um sistema de forças que age sobre um corpo é igual à variação da quantidade de movimento do corpo”
F. ∆t=m. ∆V — F. ∆t=m.V/2 — F=mV/2∆t — R- D
02- Dados — m = 0,8 kg — vo = 93,6 km/h = 26 m/s — v = 280,8 km/h = 78 m/s — o enunciado afirma que antes da colisão a velocidade relativa entre a mola e o capacete é VR=78 – 26=52m/s, e no instante após a colisão a velocidade relativa é nula — assim, a quantidade de movimento da mola após a colisão em relação ao capacete é nula — I=ΔQ — F.Δt=mΔV — F.Δt=m.(V – Vo) — F.0,026=0,8.(52 – 0) — F=1.600N — R- B
03- Em todo gráfico F x t, o impulso é numericamente igual a área compreendida entre a reta
representativa e o eixo t, no caso a área do triângulo — I=b.h/2=0,6.8,0/2 — I=2,4N.s.
Pelo Teorema do Impulso — o impulso da força resultante é igual à variação da quantidade de movimento (ΔQ) — I = ΔQ = m Δv — 2,4 = 0,1 (v – 0) — v = 24 m/s — R- C
04- Quantidade de movimento antes da explosão — Qa=0 — quantidade de movimento do sistema depois da explosão — Qd=M1.1 + M2.V2=234.10-3.1,0.102 + 4.10-3.V2 — Qd=234.10-1 – 4.10-3.V2 — Qa=Qd — 0=234.10-1 – 4.10-3.V2 — V2=5,85.103m/s.
A variação da energia cinética da partícula fornece o trabalho (W) necessário para pará-la — Eca=0 — Ecd=mVd2/2=234.10-3(1,0.102)2/2 +4.10-3.(5,85.103)2/2 — W=Ecd – Eca= – 6,8.104J — mas, o trabalho também é fornecido por — W=F.d.cos180o — – 6,8.104=F.10.(-1) — F=6,8.103N — R- D
05- Observe na figura abaixo o esquema do enunciado do exercício antes e depois do fenômeno (escorregamento da ave) —
Quantidade de movimento do sistema (ave + tronco) antes — Qsa=50.(+2) + 10.(-2)=80kg.m/s — quantidade de movimento do sistema (ave + tronco) depois — Qsd=50.(V) + 10.(-0,5)=50V – 5 — Qsa=Qsd — 80=50V – 5 — V=1,7m/s — R- D
06- Observe a figura fornecida — orientando a trajetória como positiva no sentido do movimento da sonda (positivo para a esquerda).
Antes – bola chegando à sonda com velocidade de 2.000m/s e a sonda inicialmente parada — Qa=mb.Vb + ms.Vs=10 x 2.000 + 1.000 x 0 — Qa=20.000kg.m/s.
Depois – bola saindo com velocidade Vb=-2000/5=- 400m/s e a sonda se movendo para a esquerda com velocidade +V — Qd=mb.Vb + ms.(+V)=10.( – 400) + 1.000V — Qd= – 4.000 + 1.000V — Qa=Qd — 20.000= – 4.000 + 1.000V — V=24m/s — R- E
07- Como a direção e o sentido da velocidade coincidem com a direção e sentido da quantidade de movimento, e como a quantidade de movimento do sistema antes da explosão é nula, depois da explosão também deverá ser nula. Assim, a única alternativa em que todos os vetores se anulam é a D — R- D
08- Como os caixotes tem a mesma massa, e os choques são perfeitamente elásticos, em todos os choques eles trocam ou conservam suas velocidades conforme você pode observar nos esquemas abaixo:
Observe que após o 3o choque, VA=
09- Trata-se de uma colisão perfeitamente elástica com esferas de mesma massa onde elas trocam suas velocidades — o coeficiente de restituição vale e=1 — a energia cinética se conserva (as velocidades são iguais antes e depois da colisão) — em qualquer tipo de colisão a quantidade de movimento sempre se conserva — R- D
10- Dados — m1 = 800 kg — v1 = 90 km/h = 25 m/s — m2 = 450 kg e v2= 120 km/h =120/3,6=100/3 m/s — lembre-se de que você não deve fazer uma divisão que dá dízima no meio da solução de um exercício — trabalhe com a fração — se na resposta final a dízima persistir, aí sim, você faz as contas e os arredondamentos — observe que se fosse feita a divisão nessa questão, dividindo 100/3 e obtendo 33,3 m/s para v2, você teria muito trabalho e não chegaria à resposta exata. — módulo da quantidade de movimento dos dois carros antes da colisão — Q1=m1.V1=800.25 — Q1=20.103kg.m/s — Q2=m2.V2=450.100/3 — Q2=15.103kg.m/s — quantidade de movimento do
sistema antes da colisão, que são perpendiculares, pois as velocidades também são — como quantidade de movimento é uma grandeza vetorial, como mostra o esquema, vem —
Sendo a colisão inelástica eles se movem juntos após a mesma, na mesma direção e sentido que
11- Soma vetorial das quantidades de movimento antes dos choques:
Baseado no Princípio da Conservação da quantidade de Movimento (