Resistores – Primeira lei de Ohm – Potência elétrica de um resistor
Efeito Joule
Esse aumento do “nível de vibração” dos átomos do condutor provocam um aumento de sua temperatura, fazendo-o liberar energia térmica (calor). Esse fenômeno é denominado efeito Joule.
Geradores e receptores
quais ocorrem a conversão de energia química em energia elétrica. Nas usinas hidrelétricas ocorre a transformação de energia mecânica das águas em movimento em energia elétrica, através de geradores, etc.
Resistores
Quanto maior a inclinação da reta, maior será o ângulo, sendo, portanto, maior a resistência do condutor (resistor).
Potência elétrica de um condutor resistivo (resistor)
O que você deve saber, informações e dicas
Devemos observar que a resistência elétrica do resistor depende apenas do resistor e da sua temperatura e que 1 W = 1 V.1 A.
Costumamos freqüentemente utilizar múltiplos do ohm
Os metais, na sua maioria, são resistores ôhmicos quando mantemos constantes suas temperaturas
pois, quanto maior a temperatura desses resistores maior o movimento vibratório de suas moléculas e átomos, dificultando a passagem da corrente elétrica(movimento de elétrons livres) e aumentando assim, sua resistência elétrica.
A resistência elétrica de um condutor depende dos pontos onde você está medindo a diferença de potencial. Assim, para uma mesma tensão U, quanto maior for a distância entre os dois pontos, maior será o valor da resistência elétrica e conseqüentemente menor será o valor da corrente elétrica i, pois, nesse caso, naexpressão R=U/i, i é inversamente proporcional a R, com U permanecendo constante..
A corrente elétrica tem sempre sentido do maior para o menor potencial, pois, durante o percurso há “perda”, ou seja, transformação de energia elétrica em energia térmica “efeito Joule”, ficando o potencial final menor que o inicial..
Um ohm (1Ω) é o valor da resistência elétrica entre dois pontos P e Q de um condutor quando, sob diferença de potencial de 1 volt.
Chama-se supercondutividade ao fenômeno pelo qual a resistência de certos metais se anula à temperaturas muito baixas.
Chama-se supercondutor ao condutor que está com resistividade (proporciona à resistência) nula.
A temperatura em que o metal se torna supercondutor é próxima do zero absoluto e varia de metal para metal.
Até o presente, poucos são os metais que revelaram o fenômeno. Exemplos: mercúrio, que se torna supercondutor a 4,19 K; o tório, a 1,4K; o chumbo, a 7,2K.
Um chuveiro elétrico, às vezes demora um pouco para começar a aquecer, pois, é a pressão da água liga os contatos elétricos através de um diafragma.
Confira os exercícios com resolução comentada