AFA – 2022

AFA – 2022

 

Compare essa e outras resoluções da​​ AFA-2022​​ e dos vestibulares das demais Universidades pelo fisicaevestibular.com.br com outras e você verá que ela:

Tem melhor visual e mais ilustrações esclarecedoras.

Foi feito para alunos que realmente tenham dificuldades nos conceitos de Física e Matemática procurando sempre explicar os menores detalhes.

Não coloca apenas as fórmulas procurando sempre mostrar suas procedências e utilidades.

Sempre que preciso procura explicar por meio de desenhos e ilustrações.

Não queima etapas explicando sequência por sequência.

A preocupação com que o aluno entenda as resoluções é muito grande. O professor se coloca no lugar do aluno.

Muitas vezes fornece informações além das necessárias para as resoluções, mas úteis nos próximos vestibulares.

 E muito, muito mais.

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Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, situado em PirassunungaEstado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação.

Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando

o da Aeronáutica (COMAER)e está subordinada ao Departamento de Ensino (DEPENS) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.

É considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo e forma não apenas pilotos militares para a Força Aérea Brasileira, como também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.

O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional. As informações sobre esses concursos estão disponíveis em todas as organizações do Comando da Aeronáutica.

Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:

      Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)

       Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)

      Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT).

Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso,​​ recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.

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01 – (AFA-2022)

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Na​​ Figura 1,​​ a seguir, tem-se uma vista de cima de um movimento circular uniforme descrito por duas partículas, A e B, que percorrem trajetórias semicirculares, de raios​​ ,​​ respectivamente,

sobre uma mesa, mantendo-se sempre alinhadas com centro C.

Ao chegarem​​ à borda da mesa, conforme ilustra a​​ Figura 2,​​ as partículas são lançadas horizontalmente​​ e​​ descrevem trajetórias parabólicas, livres de quaisquer forças de resistência, até chegarem ao piso, que é plano e horizontal.

Ao longo dessa queda, as partículas A e B percorrem distâncias horizontais,​​ , respectivamente.

Velocidade angular (W) de um MCU

 

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Relação entre velocidade escalar (V) e angular (W)

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Lançamento horizontal

Colocando-se a origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se, em cada instante o movimento em duas parcelas:

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Segundo o eixo Y https://fisicaevestibular.com.br/novo/wp-content/uploads/migracao/formulario/cinematica/0411552001532105841_formulrio%20completo_html_m530a25bb.png  trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade vertical inicial nula , ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade,​​ de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo. 

Equações:

 

R- D

 

02 – (AFA-2022)

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Foram apresentados a um aluno de física, os​​ seguintes gráficos​​ representativos de​​ movimentos retilíneos.

Ao analisar os gráficos o aluno percebeu que podem representar um mesmo movimento, os gráficos

a)​​ I e II, apenas.

b)​​ I e III, apenas.

c)​​ II e III, apenas.

d)​​ I, II e III.

O gráfico (I)​​ se refere ao​​ gráfico horário do espaço (posição)​​ de um​​ movimento uniforme (MU)​​ que é uma​​ função do primeiro grau (reta inclinada) com aceleração nula.​​ 

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O​​ gráfico (II)​​ refere-se ao​​ gráfico horário da velocidade (função do primeiro grau, reta inclinada)​​ com​​ 

aceleração constante de um movimento uniformemente variado (MUV).

O gráfico (III)​​ também se refere a um​​ MUV onde a aceleração é constante​​ (reta paralela ao eixo dos tempos).

Portanto os​​ gráficos (II) e (III) referem-se a um movimento uniformemente variado (MUV)

R- C

 

03 – (AFA-2022)

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Um​​ candidato ao​​ Curso de Formação de Oficiais Aviadores,​​ após ser aprovado em todas as etapas anteriores, deverá realizar um Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF).​​ 

Uma das provas do TACF​​ consiste em correr 2.000m dentro de um intervalo de tempo máximo.

Para realiza-la,​​ tal candidato dará 5 voltas completas, numa pista constituída de dois trechos retilíneos, de comprimento L,​​ e​​ de dois trechos semicirculares,​​ de raio R,​​ mantendo-se sempre sobre a linha pontilhada, conforme ilustra a figura a seguir.

Em sua​​ primeira volta,​​ o candidato percorre os trechos semicirculares com velocidade constante V e

Nessas condições,​​ o trecho retilíneo L dessa pista tem comprimento, em m, igual a

a)​​ 50​​ 

b)​​ 250

c)​​ 100​​ 

d)​​ 400

 

R- C

 

04 – (AFA-2022)

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Dois blocos, A e B,​​ de dimensões desprezíveis são abandonados, partindo do repouso, do topo de um plano inclinado de 30o​​ em relação à horizontal;​​ percorrendo,​​ depois de um mesmo intervalo de tempo, as distâncias indicadas​​ conforme ilustra a figura seguinte.

Se você não domina a teoria veja​​ o​​ resumo abaixo:

Plano inclinado com atrito

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São dados:

R- A

 

05 – (AFA-2022)

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Uma viga​​ homogênea com 3m de comprimento se encontra em equilíbrio, presa à parede através dos pontos​​ A e B,​​ conforme​​ ilustra a figura seguinte.

No​​ ponto A,​​ existe uma articulação, sem atrito, que permite o​​ giro livre da viga.​​ 

No​​ ponto B,​​ uma mola ideal 1,​​ cuja deformação é x, liga a viga à parede.

Uma carga P​​ pendurada, através de um fio ideal, na​​ extremidade C​​ da viga e se encontra a uma altura de 2m em relação à extremidade livre de uma mola ideal 2, verticalmente fixada sobre o piso horizontal, como também pode ser​​ observado na figura

Em dado instante,​​ corta-se o fio e P cai, sem sofrer resistência do ar, sobre o aparador, de massa desprezível, fazendo com que a​​ mola 2 sofra uma deformação de 40cm até parar.

Sabendo que​​ sen θ = 0,6, cos θ = 0,8​​ e que as​​ constantes elásticas da mola 1 e 2 são iguais,​​ pode-se afirmar que a​​ deformação x, da mola 1, em cm,​​ antes do fio ser cortado, era igual a

a)​​ 7,5​​ 

b)​​ 25​​ 

c)​​ 40

d)​​ 50

Durante a queda do bloco,​​ como os atritos são desprezados​​ você pode aplicar o​​ teorema da conservação da energia mecânica​​ cuja teoria está resumida a seguir:

Energia Mecânica

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Sistemas conservativos

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Após o fio ser cortado o bloco de peso P cai a partir do ponto R, sem sofrer resistência do ar, sobre o aparador, de massa desprezível, fazendo com que a mola 2 sofra uma deformação de x​​ =​​ 40​​ cm​​ = 04 m até parar no ponto S.

Assim,​​ colocando-se o nível de referência de altura no ponto S, o bloco cai deslocando-se de R a S de uma altura h​​ = 2,0 + 0,4​​ = 2,4 m.​​ 

P​​ ​​ força peso​​ do bloco transmitida até o ponto C através do fio

Estando o sistema em​​ equilíbrio você deve utilizar o​​ teorema do momento (torque)​​ de cada força ​​ no​​ equilíbrio de rotação:​​ “A soma algébrica dos momentos (torques) das forças que agem sobre o sistema em relação a um ponto escolhido polo O, em torno do qual a viga tende a girar, deve ser nula”.

Para o​​ cálculo do momento (torque) de cada força​​ observe atentamente a figura abaixo, onde consideramos o​​ sentido horário de rotação em torno do polo como positivo​​ e o​​ anti-horário como negativo.

R- ?

 

06 – (AFA-2022)

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Para que​​ seja nula a tração no fio, a​​ razão​​ entre o​​ volume da barra que fica submersa apenas no líquido de densidade​​ ​​ e o​​ seu volume total,​​ pode ser expressa por

Na​​ resolução​​ desse exercício você deve utilizar o​​ Teorema do Empuxo de Arquimedes​​ cujo resumo teórico está a seguir:

Enunciado do princípio de Arquimedes

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Expressão matemática do Empuxo

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Expressão matemática do peso (força vertical e para baixo)

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R- D

 

07 – (AFA-2022)

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A​​ umidade relativa do ar​​ fornece o​​ grau de concentração de vapor de água​​ em um ambiente.​​ 

Quando essa concentração​​ atinge 100%​​ (que corresponde ao vapor saturado) ocorre uma​​ condensação.

A umidade relativa​​ (UR)​​ é obtida fazendo-se uma​​ comparação​​ entre a densidade do vapor d’água no ar​​ e a​​ densidade do vapor se este estivesse saturado, ou seja,

A tabela​​ a seguir fornece a​​ concentração máxima de vapor d’água​​ ​​ medida nas temperaturas Indicadas.

Em um​​ curto dia​​ de temperatura 32 °C​​ e​​ umidade relativa de 40%, uma pessoa percebe que um​​ copo de refrigerante gelado​​ passa a condensar vapor d’água​​ (fica “suado“).​​ 

Nessas condições, a temperatura, em °C, do copo com refrigerante era, no máximo,​​ 

a)​​ 5​​ 

b)​​ 10​​ 

c)​​ 15

d)​​ 20

R- C

 

08 – (AFA-2022)

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Considerando que a​​ perda de calor​​ desse ambiente se dê apenas​​ através da porta,​​ a potência, em W, de um aquecedor capaz de​​ manter constante esta temperatura​​ deve ser igual a

Dado:​​ K = 0,8 W/mK​​ 

a)​​ 1200​​ 

b)​​ 2400​​ 

c)​​ 3200

d)​​ 4800

Se você não domina a teoria ela está a seguir:

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Lei de Fourier

As relações acima são expressas pela lei de Fourier através da equação

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R- C

 ​​ ​​​​ 

09 – (AFA-2022)

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Para​​ encher o pneu​​ de sua bicicleta, um ciclista, conforme​​ figura​​ a seguir, dispõe de uma​​ bomba em formato cilíndrico,​​ cuja área de​​ seção transversal (a)​​ é igual a 20 cm².

A​​ mangueira​​ de conexão​​ (M)​​ é indeformável e tem volume desprezível.

O​​ pneu dianteiro​​ da bicicleta tem volume de 2,4 L e possui,​​ inicialmente, uma pressão interna de 0,3 atm.​​ 

A​​ pressão interna da bomba,​​ quando o êmbolo (E) está todo puxado à altura (H) de 36 cm, é igual a 1 atm​​ (pressão atmosférica normal).

Considere que,​​ durante a calibragem,​​ o volume do pneu permanece constante e que o processo é​​ isotérmico,​​ com temperatura ambiente de 27°C.

Nessas condições,​​ para elevar a pressão do pneu até 6,3 atm, o​​ número de repetições​​ que o ciclista deverá fazer, movendo o êmbolo até o final do seu curso, é

a)​​ 20​​ 

b)​​ 50​​ 

c)​​ 80

d)​​ 95

Equação de Clapeyron

Cilindro

Pneu

R- A

 

10 – (AFA-2022)

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Um​​ projétil de massa 2m é disparado horizontalmente com velocidade de módulo v,​​ conforme indica a​​ Figura 1,​​ e se movimenta com essa velocidade até que​​ colide​​ com um pêndulo simples, de comprimento L e massa m, inicialmente em repouso, em uma​​ colisão perfeitamente elástica.

Considere​​ que o projétil tenha sido lançado de uma distância muito próxima do pêndulo​​ e que,​​ após a colisão, esse pêndulo passe a oscilar em movimento harmônico simples,​​ como indica a​​ Figura 2,​​ com amplitude A

Desprezando​​ a ação de forças dissipativas, o​​ período de oscilação​​ desse pêndulo, logo após a colisão, é dado por

Cálculo da velocidade​​ da esfera de massa m​​ depois da colisão​​ utilizando a​​ conservação da quantidade de movimento​​ e o​​ coeficiente de restituição.​​ Veja resumo teórico a seguir:

Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento

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No caso do exercício:

Antes da colisão a velocidade da esfera de massa 2m é V a da esfera de massa m é zero.

Energia no MHS

R- C

 

11 – (AFA-2022)

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Um​​ arranjo optico, representado pela​​ Figura 1,​​ é constituído de um objeto luminoso bidimensional alinhado com​​ o​​ centro óptico e geométrico de um suporte S que pode ser ocupado individualmente​​ 

Considere​​ que todos os elementos gráficos, que podem ser instalados no suporte, sejam ideais e que o arranjo esteja imerso no ar.

R- A

 

 

12 – (AFA-2022)

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Uma fonte​​ emite dois tipos de partículas eletricamente carregadas,​​ ​​ que são lançadas no interior de uma região onde atua somente um campo elétrico vertical e uniforme​​ E.​​ 

Essas partículas penetram perpendicularmente ao campo, a​​ partir do ponto A,​​ com velocidade​​ , indo colidir num anteparo vertical nos pontos​​ S e R, conforme ilustrado​​ na figura

Características do Vetor Campo Elétrico

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Intensidade (módulo) da força resultante sobre cada carga:

R- A