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A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. Está situada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A UFRGS mantém centros de graduação e pós-graduação nas áreas de educação
,letras, engenharias, ciências exatas e ciências humanas. A UFRGS é inovadora na criação de cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado profissional (MBA) no âmbito das universidades públicas brasileiras.
A UFRGS está na lista das melhores instituições educacionais de ensino superior do mundo, elaborada pela Shanghai Jiao Tong University, onde foram analisadas 12 mil instituições em todo o mundo.
Em outro ranking, organizado pelo Ministério da Educação da Espanha, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul aparece em 152° lugar, entre 17 mil instituições pesquisadas. O índice leva em conta a qualidade das pesquisas acadêmicas e o prestígio em âmbito internacional. Na mesma lista a UFRGS aparece na 3ª posição entre as melhores da América Latina.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) faz parte da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação e é vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Hospital é referência em todo Brasil e está localizado no centro de Porto Alegre.
Instrução: Sempre que for necessário utilizar valores dos módulos da aceleração da gravidade na
superfície da Terra ou da velocidade da luz no vácuo, considere esses valores como 9,80 m/s2 e
3,00.108 m/s, respectivamente.
01-(UFRGS-RS-014)
Cada um dos gráficos abaixo representa a posição em função do tempo para um movimento
unidimensional (as partes curvas devem ser consideradas como segmentos de parábolas).
No conjunto de gráficos a seguir, está representada a velocidade em função do tempo para seis
situações distintas.
Considerando que as divisões nos eixos dos tempos são iguais em todos os gráficos, assinale a
alternativa que combina corretamente os gráficos que descrevem, por pares, o mesmo movimento.
(A) 1(c) – 2(d) – 3(b). (B) 1(e) – 2(f) – 3(a). (C) 1(a) – 2(d) – 3(e). (D) 1(c) – 2(f) – 3(d).
(E) 1(e) – 2(d) – 3(b).
02-(UFRGS-RS-014)
Um móvel percorre uma trajetória fechada, representada na figura abaixo, no sentido anti-horário.
Ao passar pela posição P, o móvel está freando. Assinale a alternativa que melhor indica, nessa
posição, a orientação do vetor aceleração total do móvel.
(A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.
Na figura abaixo, blocos idênticos estão suspensos por cordas idênticas em três situações distintas, (1), (2) e (3).
Assinale a alternativa que apresenta as situações na ordem crescente de probabilidade de
rompimento das cordas. (O sinal de igualdade abaixo indica situações com a mesma probabilidade de rompimento.)
(A) (3), (2), (1). (B) (3), (2) = (1). (C) (1), (2), (3). (D) (1) = (2), (3). (E) (1) = (2) = (3).
04-(UFRGS-RS-014)
O termo horsepower, abreviado hp, foi inventado por James Watt (1783), durante seu trabalho no desenvolvimento das máquinas a vapor. Ele convencionou que um cavalo, em média, eleva 3,30.104
libras de carvão (1 libra ~ 0,454 Kg) à altura de um pé (~.0,305 m) a cada minuto, definindo a potência correspondente como 1 hp (figura abaixo).
Posteriormente, James Watt teve seu nome associado à unidade de potência no Sistema Internacional de Unidades, no qual a potência é expressa em watts (W).
Com base nessa associação, 1 hp corresponde aproximadamente a
(A) 76,2 W. (B) 369 W. (C) 405 W. (D) 466 W. (E) 746 W.
05-(UFRGS-RS-014)
Na figura abaixo, estão representados três blocos (A, B e C) de mesmas dimensões, que estão em equilíbrio mecânico na água.
Os blocos A e B têm, respectivamente, 3/4 e 1/4 de seus volumes acima da superfície, enquanto o bloco C está totalmente submerso.
Considerando que o bloco C tem peso P, os pesos de A e B são, respectivamente,
(A) P/4, P/4. (B) P/4, 3P/4. (C) P/4, 4P/3. (D) 3P/4, 3P/4. (E) P, P.
06-(UFRGS-RS-014)
A figura abaixo representa o movimento de um pêndulo que oscila sem atrito entre os pontos x1 e x2.
Qual dos seguintes gráficos melhor representa a energia mecânica total do pêndulo – ET – em função de sua posição horizontal?
07-(UFRGS-RS-014)
Uma câmera fotográfica caseira pode ser construída a partir de uma caixa escura, com um minúsculo orifício (O, na figura) em um dos lados, e uma folha de papel fotográfico no lado interno oposto ao orifício. A imagem de um objeto é formada, segundo o diagrama abaixo.
O fenômeno ilustrado ocorre porque
(A) a luz apresenta ângulos de incidência e de reflexão iguais.
(B) a direção da luz é variada quando passa através de uma pequena abertura.
(C) a luz produz uma imagem virtual.
(D) a luz viaja em linha reta.
(E) a luz contorna obstáculos.
08-(UFRGS-RS-014)
Assinale a alternativa correta sobre características de fenômenos ondulatórios.
(A) Uma nota musical propagando-se no ar é uma onda estacionária.
(B) O clarão proveniente de uma descarga elétrica é composto por ondas transversais.
(C) A frequência de uma onda é dependente do meio no qual a onda se propaga.
(D) Uma onda mecânica transporta energia e matéria.
(E) A velocidade de uma onda mecânica não depende do meio no qual se propaga.
09-(UFRGS-RS-014)
A frequência do som emitido pela sirene de certa ambulância é de 600 Hz. Um observador
em repouso percebe essa frequência como sendo de 640 Hz. Considere que a velocidade da onda emitida é de 1200 km/h e que não há obstáculos entre o observador e a ambulância.
Com base nos dados acima, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A ambulância ........ do observador com velocidade de ........ .
(A) afasta-se – 75 km/h (B) afasta-se – 80 km/h (C) afasta-se – 121km/h (D) aproxima-se – 80 km/h
(E) aproxima-se – 121km/h
Instrução: As questões 10 e 11 referem-se aos enunciados e gráfico abaixo.
O gráfico representa, em um processo isobárico, a variação em função do tempo da temperatura de uma amostra de um elemento puro cuja massa é de 1,0 kg, observada durante 9 minutos.
A amostra está no estado sólido a 0o C no instante t=0 e é aquecida por uma fonte de calor que lhe transmite energia a uma taxa de 2,0.103J/min, supondo que não haja perda de calor.
10-(UFRGS-RS-014)
A partir dos dados do gráfico, pode-se afirmar que esse elemento apresenta uma temperatura de fusão e um calor específico no estado líquido que são, respectivamente,
(A) 70oC e 180 J/(kg.K). (B) 70oC e 200 J/(kg.K). (C) 40oC e 150 J/(kg.K).
(D) 40oC e 180 J/(kg.K). (E) 40oC e 200 J/(kg.K).
11-(UFRGS-RS-014)
O processo que ocorre na fase sólida envolve um trabalho total de 0,1 kJ. Nessa fase, a variação da energia interna da amostra é
(A) 6,1 kJ. (B) 5,9 kJ. (C) 6,0 kJ. (D) -5,9 kJ. (E) - 6,1 kJ.
12-(UFRGS-RS-014)
Considere dois balões de borracha, A e B. O balão B tem excesso de cargas negativas; o balão A, ao ser aproximado do balão B, é repelido por ele. Por outro lado, quando certo objeto metálico
isolado é aproximado do balão A, este é atraído pelo objeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A respeito das cargas elétricas líquidas no balão A e no objeto, pode-se concluir que o balão A só
pode ........ e que o objeto só pode ........ .
(A) ter excesso de cargas negativas – ter excesso de cargas positivas
(B) ter excesso de cargas negativas – ter excesso de cargas positivas ou estar eletricamente neutro
(C) ter excesso de cargas negativas – estar eletricamente neutro
(D) estar eletricamente neutro – ter excesso de cargas positivas ou estar eletricamente neutro
(E) estar eletricamente neutro – ter excesso de cargas positivas
13-(UFRGS-RS-014)
Considere o circuito formado por três lâmpadas idênticas ligadas em paralelo à bateria, conforme representa a figura (1).
Como a chave C foi aberta na figura (2), considere as afirmações abaixo sobre a figura (2), em comparação à situação descrita na figura (1).
I - A potência fornecida pela bateria é a mesma.
II - A diferença de potencial aplicada a cada lâmpada acesa é a mesma.
III - As correntes elétricas que percorrem as lâmpadas acesas são menores.
Quais estão corretas?
(A) Apenas II. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e II
14-(UFRGS-RS-014)
No texto abaixo, Richard Feynman, Prêmio Nobel de Física de 1965, ilustra os conhecimentos
sobre a luz no início do século XX.
“Naquela época, a luz era uma onda nas segundas, quartas e sextas-feiras, e um conjunto de partículas nas terças, quintas e sábados. Sobrava o domingo para refletir sobre a questão!”
Fonte: QED-The Strange Theory of Light and Matter. Princeton University Press, 1985.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) As “partículas” que Feynman menciona são os fótons.
( ) A grandeza característica da onda que permite calcular a energia dessas “partículas” é sua frequência v, através da relação E=h.v.
( ) Uma experiência que coloca em evidência o comportamento ondulatório da luz é o efeito fotoelétrico.
( ) O caráter corpuscular da luz é evidenciado por experiências de interferência e de difração.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) F – V – F – F. (B) F – F – V – V. (C) V – V – F – V. (D) V – F – V – F. (E) V – V – F – F