Voltar Inicial Enem Mecânica Óptica

 

 

 

 

 

Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma instituição pública de ensino superior, localizada na cidade de LondrinaParaná. Famosa pela sua qualidade de ensino, é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes de todo o país.

Uma Universidade com mais de 40 anos de atuação plena, que soma sua tradição a uma reconhecida trajetória de excelência em ensino, pesquisa e extensão

Em 2013, foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities entre as 30 melhores universidades do país, entre as 50 da América Latina, e entre as 1000 melhores do mundo. Considerando as publicações científicas recentes, a universidade está entre na 158º posição mundial.  O QS World University Rankings, publicado pela Times Higher Education (THE), classificou a UEL como a 5ª melhor instituição estadual do Brasil, e a melhor do Paraná. 

Admissões

Os alunos são admitidos por um exame de admissão, também conhecido como vestibular exame, composto por duas etapas: A primeira Fase é composta por 60 questões de múltipla escolha (Química, Matemática,

 Física , Geografia , História e Biologia ,Filosofia , Sociologia , História da Arte).

A Segunda Fase é composta por até 40 questões objetivas relacionadas com a sua escolha de carreira (20 questões sobre cada tema escolhido pelo curso), 20 questões relacionadas à língua e literatura Português e brasileira, 10 questões relacionadas a uma língua estrangeira (Inglês, Francês ou espanhol) e uma composição.

 40% das vagas na UEL ficam destinadas a estudantes que se autodeclararem negros(as) e candidatos(as) de escolas públicas a partir do vestibular de 2013.

 

 

01-(UEL-PR-014)

A gôndola é um meio de transporte comumente usado nos famosos canais de Veneza e representa um

dos principais atrativos turísticos da cidade. Um pedestre caminha no sentido oeste-leste com velocidade

constante de 3 km/h em relação à margem docanal e observa duas gôndolas em movimento: a primeira,

no sentido oeste-leste, com velocidade constantede 10 km/h em relação à margem do canal; ea segunda, no sentido leste-oeste, com velocidadeconstante de 6 km/h também em relação à margemdo canal. Além disso, um veneziano observa, de suajanela, o pedestre caminhando no sentido oeste-lestee em sua direção.

Ao colocar o sistema referencial inercial no pedestre, as velocidades relativas da primeira gôndola, da segundae do veneziano, em relação ao pedestre, são,respectivamente, de

a) 7 km/h para o leste, 9 km/h para o oeste, 3 km/h parao oeste.

b) 7 km/h para o oeste, 9 km/h para o leste, 3 km/h parao leste.

c) 13 km/h para o leste, 3 km/h para o oeste, 3 km/h parao leste.

d) 13 km/h para o oeste, 3 km/h para o leste, 3 km/h parao oeste.

e) 13 km/h para o leste, 9 km/h para o oeste, 3 km/h parao leste.

 

02-(UEL-PR-014)

Analise a figura a seguir.

Os habitantes de metrópoles convivem com o problema dos congestionamentos de automóveis, que geram estresse, acidentes, poluição sonora, entre outras consequências. Uma solução para o problema de mobilidade urbana é o transporte coletivo por linhas de metrô. A figura mostra a região central da cidade

de Brasília. Considere que um indivíduo se desloca diariamente de carro da posição A, onde mora, até a posição B, onde trabalha, em um percurso de 12 km representado pela linha tracejada. No horário de rush, a

velocidade média dos automóveis é de 12 km/h e, fora desse horário, é de 42 km/h. Se houvesse em Brasília uma linha de metrô de A até B, como representado pela linha ponto-tracejada, ela teria 20 km.

Supondo que a velocidade média do metrô seja de 60 km/h, considere as afirmativas a seguir

I. No horário de rush, o tempo de deslocamento de carro de A até B é maior do que o tempo de deslocamento por metrô em 1 hora.

II. No horário de rush, o tempo de deslocamento de A até B por metrô é 1/3 do tempo de deslocamento

por carro.

III. Fora do horário de rush, é mais rápido fazer o percurso de A para B de carro.

IV. Fora do horário de rush, considerando que o sistema de metrô tenha melhorado e que sua velocidade

média passe a ser de 70 km/h, então o tempo de deslocamento de A até B tanto por carro quanto por metrô é igual.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

03-(UEL-PR-014)

A Revolução Industrial foi acompanhada por profundas transformações na Europa. Os novos meios de

 transporte, que utilizavam as máquinas térmicas recém-criadas, foram essenciais aos avanços relacionados

à industrialização por todo o continente.

Naquele período, foi demonstrado teoricamente que uma máquina térmica ideal é aquela que descreve um

ciclo especial, denominado ciclo de Carnot.

Sobre os princípios físicos da termodinâmica e do ciclo de Carnot, assinale a alternativa correta.

a) As máquinas térmicas, que operam em ciclos, são incapazes de retirar o calor de uma fonte e o transformar integralmente em trabalho.

b) Em uma máquina térmica que opera em ciclos de Carnot, ocorrem duas transformações isobáricas e duas isovolumétricas.

c) No ciclo de Carnot, ocorre uma transformação reversível, enquanto as demais são irreversíveis.

d) O rendimento de uma máquina térmica é nulo quando as etapas do ciclo de Carnot forem transformações reversíveis.

e) Uma máquina térmica é capaz de transferir calor de um ambiente frio para um quente sem a necessidade

de consumir energia externa.

 

04-(UEL-PR-014)

Uma das contribuições da Física para o bem-estar e a segurança nas cidades é o constante avanço tecnológico aplicado à iluminação pública. Parte das luminárias do século XIX era acesa manualmente por várias pessoas ao entardecer. Hoje, o acionamento das lâmpadas tornou-se automático devido à aplicação

dos conhecimentos sobre o efeito fotoelétrico (descrito por Albert Einstein, em 1905) e ao desenvolvimento

das células fotoelétricas instaladas nos postes de iluminação pública, capazes de detectar a presença de

luz natural.

Sobre o efeito fotoelétrico, considere as afirmativas a seguir.

I. Consiste na emissão de elétrons de uma superfície metálica quando esta é iluminada com luz de determinada frequência.

II. Ocorre independentemente da frequência da luz incidente na superfície do metal, mas é dependente

de sua intensidade.

III. Os elétrons ejetados de uma superfície metálica, devido ao efeito fotoelétrico, possuem energia cinética igual à energia do fóton incidente.

IV. Por mais intensa que seja a luz incidente, não haverá ejeção de elétrons enquanto sua frequência for menor que a frequência limite (ou de corte) do metal.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.       ----b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.        d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

 

05-(UEL-PR-014)

No Paraná, a situação do saneamento público é preocupante, já que o índice de tratamento de esgoto é de

apenas 53%, ou seja, quase metade das residências no Estado ainda joga esgoto em fossas. José possui,

em sua residência, uma fossa sanitária de forma cilíndrica, com raio de 1 metro e profundidade de 3 metros.

Supondo que José queira aumentar em 40% o volume de sua fossa, assinale a alternativa que apresenta,

corretamente, de quanto o raio deve ser aumentado percentualmente.

Dado: √1,4 = 1,183

a) 11,8%                    b) 14,0%                   c) 18,3%                    d) 60,0%                   e) 71,2%

 

06-(UEL-PR-014)

Quando as dimensões de uma fossa são alteradas, o aumento da pressão em qualquer ponto de sua base,

quando cheia, deve-se, exclusivamente, à mudança de

a) área da base.         b) diâmetro.          c) formato da base.      d) profundidade.       e) perímetro da base.

 

07-(UEL-PR-014)

As ambulâncias, comuns nas grandes cidades, quando transitam com suas sirenes ligadas, causam ao sentido auditivo de pedestres parados a percepção de um fenômeno sonoro denominado efeito Doppler.

Sobre a aproximação da sirene em relação a um pedestre parado, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o efeito sonoro percebido por ele causado pelo efeito Doppler.

a) Aumento no comprimento da onda sonora.              b) Aumento na amplitude da onda sonora.

c) Aumento na frequência da onda sonora.                  d) Aumento na intensidade da onda sonora.

e) Aumento na velocidade da onda sonora.

 

08-(UEL-PR-014)

A poluição sonora em grandes cidades é um problema de saúde pública. A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonoraI, medido em watt/m2. A menor intensidade audível, ou limiar de audibilidade, possui intensidade Io = 10-12 watt/m2, para a frequência de 1000 Hz. A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro, NS, do ambiente, em decibéis (dB), dado pela fórmula NS=10.log(I/Io). A tabela a seguir mostra a relação do nível sonoro com o tempo máximo de exposição a ruídos.

Com base nessa tabela, no texto e supondo que o ruído em uma avenida com trânsito congestionado tenha

intensidade de 10-3 watt/m2, considere as afirmativas a seguir.

I. O nível sonoro para um ruído dessa intensidade é de 90 dB.

II. O tempo máximo em horas de exposição a esse ruído, a fim de evitar lesões auditivas irreversíveis, é de 4 horas.

III. Se a intensidade sonora considerada for igual ao limiar de audibilidade, então o nível sonoro é de 1 dB.

IV. Sons de intensidade de 1 watt/m2 correspondem ao nível sonoro de 100 dB.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.                 b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.                 d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

 

09-(UEL-PR-014)

Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da

inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.

a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.

b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.

c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.

d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.

e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

 

10-(UEL-PR-014)

O desrespeito às leis de trânsito, principalmente àquelas relacionadas à velocidade permitida nas vias

públicas, levou os órgãos regulamentares a utilizarem meios eletrônicos de fiscalização: os radares capazes

de aferir a velocidade de um veículo e capturar sua imagem, comprovando a infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

Suponha que um motorista trafegue com seu carro à velocidade constante de 30 m/s em uma avenida cuja

velocidade regulamentar seja de 60 km/h. A uma distância de 50 m, o motorista percebe a existência de

um radar fotográfico e, bruscamente, inicia a frenagem com uma desaceleração de 5 m/s2.

Sobre a ação do condutor, é correto afirmar que o veículo

a) não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 50 km/h.

b) não terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 60 km/h.

c) terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 64 km/h.

d) terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 66 km/h.

e) terá sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 72 km/h.

Resoluções