|
A Universidade Estadual de Londrina (UEL)
é uma instituição pública de ensino superior, localizada na
cidade de Londrina, Paraná. Famosa pela sua qualidade de ensino, é
uma das maiores e principais universidades
estaduais do Brasil, trazendo estudantes de todo o país.
Uma
Universidade com mais de 40 anos de atuação plena, que soma sua tradição a uma
reconhecida trajetória de excelência em ensino, pesquisa e extensão
Em 2013, foi
classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities entre
as 30 melhores universidades do país, entre as 50 da América
Latina, e entre as 1000 melhores do mundo.
Considerando as publicações científicas recentes, a universidade está entre na
158º posição mundial. O QS World University Rankings,
publicado pela Times Higher Education (THE), classificou a UEL como a
5ª melhor instituição estadual do Brasil, e a melhor do Paraná.
Admissões
Os alunos são admitidos por um exame
de admissão, também conhecido como vestibular exame, composto por
duas etapas: A primeira Fase é composta por 60 questões de múltipla
escolha (Química, Matemática,
Física , Geografia , História e Biologia ,Filosofia , Sociologia , História
da Arte).
A Segunda Fase é composta
por até 40 questões objetivas relacionadas com a sua escolha de carreira (20
questões sobre cada tema escolhido pelo curso), 20 questões relacionadas à
língua e literatura Português e brasileira, 10 questões relacionadas a uma
língua estrangeira (Inglês, Francês ou espanhol) e uma composição.
40% das vagas na UEL ficam destinadas a
estudantes que se autodeclararem negros(as) e candidatos(as) de escolas
públicas a partir do vestibular de 2013.
01-(UEL-PR-014)
A gôndola é
um meio de transporte comumente usado nos famosos canais de Veneza e representa
um
dos
principais atrativos turísticos da cidade. Um pedestre caminha no sentido
oeste-leste com velocidade
constante
de 3 km/h em relação à margem docanal e observa duas gôndolas em movimento: a
primeira,
no sentido
oeste-leste, com velocidade constantede 10 km/h em relação à margem do canal;
ea segunda, no sentido leste-oeste, com velocidadeconstante de 6 km/h também em
relação à margemdo canal. Além disso, um veneziano observa, de suajanela, o
pedestre caminhando no sentido oeste-lestee em sua direção.
Ao colocar
o sistema referencial inercial no pedestre, as velocidades relativas da
primeira gôndola, da segundae do veneziano, em relação ao pedestre,
são,respectivamente, de
a) 7 km/h
para o leste, 9 km/h para o oeste, 3 km/h parao oeste.
b) 7 km/h
para o oeste, 9 km/h para o leste, 3 km/h parao leste.
c) 13 km/h
para o leste, 3 km/h para o oeste, 3 km/h parao leste.
d) 13 km/h
para o oeste, 3 km/h para o leste, 3 km/h parao oeste.
e) 13 km/h
para o leste, 9 km/h para o oeste, 3 km/h parao leste.
02-(UEL-PR-014)
Analise a
figura a seguir.
Os
habitantes de metrópoles convivem com o problema dos congestionamentos de automóveis,
que geram estresse, acidentes, poluição sonora, entre outras consequências. Uma
solução para o problema de mobilidade urbana é o transporte coletivo por linhas
de metrô. A figura mostra a região central da cidade
de
Brasília. Considere que um indivíduo se desloca diariamente de carro da posição
A, onde mora, até a posição B, onde trabalha, em um percurso de 12 km
representado pela linha tracejada. No horário de rush, a
velocidade
média dos automóveis é de 12 km/h e, fora desse horário, é de 42 km/h. Se
houvesse em Brasília uma linha de metrô de A até B, como representado pela
linha ponto-tracejada, ela teria 20 km.
Supondo que
a velocidade média do metrô seja de 60 km/h, considere as afirmativas a seguir
I.
No horário de rush, o
tempo de deslocamento de carro de A até B é maior do que o tempo de deslocamento
por metrô em 1 hora.
II.
No horário de rush, o
tempo de deslocamento de A até B por metrô é 1/3 do tempo de deslocamento
por carro.
III.
Fora do horário de rush,
é mais rápido fazer o percurso de A para B de carro.
IV.
Fora do horário de
rush, considerando que o sistema de metrô tenha melhorado e que sua velocidade
média passe
a ser de 70 km/h, então o tempo de deslocamento de A até B tanto por carro
quanto por metrô é igual.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente
as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente
as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente
as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente
as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente
as afirmativas II, III e IV são corretas.
03-(UEL-PR-014)
A Revolução
Industrial foi acompanhada por profundas transformações na Europa. Os novos
meios de
transporte, que utilizavam as máquinas
térmicas recém-criadas, foram essenciais aos avanços relacionados
à
industrialização por todo o continente.
Naquele
período, foi demonstrado teoricamente que uma máquina térmica ideal é aquela
que descreve um
ciclo
especial, denominado ciclo de Carnot.
Sobre os
princípios físicos da termodinâmica e do ciclo de Carnot, assinale a
alternativa correta.
a) As
máquinas térmicas, que operam em ciclos, são incapazes de retirar o calor de
uma fonte e o transformar integralmente em trabalho.
b) Em uma
máquina térmica que opera em ciclos de Carnot, ocorrem duas transformações
isobáricas e duas isovolumétricas.
c) No ciclo
de Carnot, ocorre uma transformação reversível, enquanto as demais são
irreversíveis.
d) O
rendimento de uma máquina térmica é nulo quando as etapas do ciclo de Carnot
forem transformações reversíveis.
e) Uma
máquina térmica é capaz de transferir calor de um ambiente frio para um quente
sem a necessidade
de consumir
energia externa.
04-(UEL-PR-014)
Uma das
contribuições da Física para o bem-estar e a segurança nas cidades é o
constante avanço tecnológico aplicado à iluminação pública. Parte das
luminárias do século XIX era acesa manualmente por várias pessoas ao
entardecer. Hoje, o acionamento das lâmpadas tornou-se automático devido à
aplicação
dos conhecimentos sobre o efeito
fotoelétrico (descrito por Albert Einstein, em 1905) e ao desenvolvimento
das células
fotoelétricas instaladas nos postes de iluminação pública, capazes de detectar
a presença de
luz
natural.
Sobre o
efeito fotoelétrico, considere as afirmativas a seguir.
I. Consiste
na emissão de elétrons de uma superfície metálica quando esta é iluminada com
luz de determinada frequência.
II. Ocorre
independentemente da frequência da luz incidente na superfície do metal, mas é
dependente
de sua
intensidade.
III. Os
elétrons ejetados de uma superfície metálica, devido ao efeito fotoelétrico,
possuem energia cinética igual à energia do fóton incidente.
IV. Por
mais intensa que seja a luz incidente, não haverá ejeção de elétrons enquanto
sua frequência for menor que a frequência limite (ou de corte) do metal.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente
as afirmativas I e II são corretas.
----b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente
as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente
as afirmativas II, III e IV são corretas.
05-(UEL-PR-014)
No Paraná,
a situação do saneamento público é preocupante, já que o índice de tratamento
de esgoto é de
apenas 53%,
ou seja, quase metade das residências no Estado ainda joga esgoto em fossas.
José possui,
em sua
residência, uma fossa sanitária de forma cilíndrica, com raio de 1 metro e
profundidade de 3 metros.
Supondo que
José queira aumentar em 40% o volume de sua fossa, assinale a alternativa que
apresenta,
corretamente,
de quanto o raio deve ser aumentado percentualmente.
Dado: √1,4
= 1,183
a) 11,8% b) 14,0% c) 18,3% d) 60,0% e) 71,2%
06-(UEL-PR-014)
Quando as
dimensões de uma fossa são alteradas, o aumento da pressão em qualquer ponto de
sua base,
quando
cheia, deve-se, exclusivamente, à mudança de
a) área da
base. b) diâmetro. c) formato da base. d)
profundidade. e) perímetro da base.
07-(UEL-PR-014)
As ambulâncias,
comuns nas grandes cidades, quando transitam com suas sirenes ligadas, causam ao
sentido auditivo de pedestres parados a percepção de um fenômeno sonoro
denominado efeito Doppler.
Sobre a aproximação da sirene em relação a um pedestre parado, assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, o efeito sonoro percebido por ele causado pelo efeito Doppler.
a) Aumento
no comprimento da onda sonora.
b) Aumento na amplitude da onda sonora.
c) Aumento
na frequência da onda sonora.
d) Aumento na intensidade da onda sonora.
e) Aumento
na velocidade da onda sonora.
08-(UEL-PR-014)
A poluição
sonora em grandes cidades é um problema de saúde pública. A classificação do
som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonoraI,
medido em watt/m2. A menor intensidade audível, ou limiar de
audibilidade, possui intensidade Io = 10-12 watt/m2,
para a frequência de 1000 Hz. A relação entre as intensidades sonoras permite
calcular o nível sonoro, NS, do ambiente, em decibéis (dB), dado pela
fórmula NS=10.log(I/Io). A tabela
a seguir mostra a relação do nível sonoro com o tempo máximo de exposição a
ruídos.
Com base
nessa tabela, no texto e supondo que o ruído em uma avenida com trânsito
congestionado tenha
intensidade
de 10-3 watt/m2, considere as afirmativas a
seguir.
I. O nível
sonoro para um ruído dessa intensidade é de 90 dB.
II. O tempo
máximo em horas de exposição a esse ruído, a fim de evitar lesões auditivas
irreversíveis, é de 4 horas.
III. Se a
intensidade sonora considerada for igual ao limiar de audibilidade, então o
nível sonoro é de 1 dB.
IV. Sons de
intensidade de 1 watt/m2 correspondem ao nível sonoro de 100
dB.
Assinale a
alternativa correta.
a) Somente
as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e
IV são corretas.
c) Somente
as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I,
II e III são corretas.
e) Somente
as afirmativas II, III e IV são corretas
09-(UEL-PR-014)
Em um
ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as
regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são
levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera,
onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da
inversão
térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento
da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.
Assinale a
alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.
a) Uma
massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar
quente.
b) Uma
massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de
ar frio.
c) Uma
massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento
descendente do ar.
d) Uma
massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento
descendente do ar.
e) Uma
massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento
ascendente do ar.
10-(UEL-PR-014)
O
desrespeito às leis de trânsito, principalmente àquelas relacionadas à
velocidade permitida nas vias
públicas,
levou os órgãos regulamentares a utilizarem meios eletrônicos de fiscalização:
os radares capazes
de aferir a
velocidade de um veículo e capturar sua imagem, comprovando a infração ao
Código de Trânsito Brasileiro.
Suponha que
um motorista trafegue com seu carro à velocidade constante de 30 m/s em uma
avenida cuja
velocidade
regulamentar seja de 60 km/h. A uma distância de 50 m, o motorista percebe a
existência de
um radar
fotográfico e, bruscamente, inicia a frenagem com uma desaceleração de 5 m/s2.
Sobre a
ação do condutor, é correto afirmar que o veículo
a) não terá
sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 50 km/h.
b) não terá
sua imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 60 km/h.
c) terá sua
imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 64 km/h.
d) terá sua
imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 66 km/h.
e) terá sua
imagem capturada, pois passa pelo radar com velocidade de 72 km/h.