|
RESOLUÇÕES
01- Em todo movimento de trajetória curvilínea (não reta) surge sobre o veículo uma força denominada força resultante centrípeta () responsável pelo fato do veículo efetuar a curva, com as sequintes características:
Unidades no SI: Fc (N) --- ac (m/s2) --- R (m) --- V (m/s).
É essa força resultante centrípeta () que obriga o móvel a estar sempre mudando a direção do vetor velocidade obrigando-o a efetuar a curva.
R- A
02- No alto da construção a velocidade do tijolo é nula e a energia mecânica aí é a energia potencial gravitacional, que é máxima (máxima altura h=5m) e de valor --- Ep=mgh=0.25.10.5=12,5J
R- A
03- A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido, que também pode ser chamada de ressublimação
Também é chamado de ressublimação ou sublimação inversa a passagem do estado gasoso para o sólido.
R- D
04- Observe a relação entre as massas:
d=m/V --- m=d.V --- mi=3V --- mII=13,6V --- mIII=8,9V.
R- D
05- Calor é energia que é transferida do corpo de maior temperatura para aquele de menor temperatura até que seja atingido o equilíbrio térmico (ambos tenham a mesma temperatura) --- observe que antes do equilíbrio térmico que ocorre à temperatura Tn, para qualquer instante, o corpo A tinha menor temperatura que o corpo B e, assim o aluno recebeu calor do corpo B e cedeu para o corpo A.
R- B.
06- Em A NA=P (horizontal) --- em B (depressão) a força resultante centrípeta é para o centro da
circunferência, para cima e NB > P --- em C (lombada) a força resultante centrípeta é para o centro da circunferência, para baixo e NC < P.
R- C
07- A frequência é característica da onda sendo sempre a mesma em qualquer meio onde a onda esteja se propagando e é sempre a mesma que a da fonte que a está emitindo.
R- B
08- Miopia
Nela, a imagem é formada antes da retina devido ao fato de o olho ser anormalmente longo ou por excesso de curvatura no cristalino, na córnea ou nos dois.. Os míopes enxergam mal de longe. Corrige-se esse defeito com o uso de lentes (óculos ou lentes de contato) divergentes que deslocam a imagem para trás, sobre a retina (vide figura).. Atualmente, existem tratamentos cirúrgicos.
A posição mais afastada do olho com que uma pessoa pode enxergar nitidamente a imagem de um objeto (ponto remoto), para uma pessoa de visão normal encontra-se no infinito e nesse caso a imagem do objeto forma-se sobre a retina. Já, para um míope, esta imagem forma-se antes da retina. A correção é feita com a lente levando a imagem do objeto para o ponto onde ele consegue enxerga-la nitidamente, ou seja, a pessoa vê a imagem fornecida pela lente..
A lente de correção divergente deve “trazer” a imagem P de um objeto no infinito ( P= ¥ ) para o ponto onde o olho consiga enxerga-la nitidamente (ponto remoto). .
R- A