|
RESOLUÇÕES
01- Teoria:
A luz branca do Sol ou de uma lâmpada qualquer é denominada luz policromática (várias cores) e é composta das cores monocromáticas (uma só cor), vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
A cor apresentada por um corpo, ao ser iluminado, depende do tipo de luz que ele reflete difusamente (espalha em todas as direções e sentidos) e que chega aos olhos do observador.
Um corpo negro absorve todas as cores e um corpo branco reflete todas as cores.
Figura 1 – O corpo vermelho reflete difusamente apenas a cor vermelha e o observador enxergará vermelho.
Figura 2 – As sete cores (branca) incidem sobre o corpo amarelo que reflete difusamente somente o amarelo e o observador enxergará essa cor.
Figura 3 - As sete cores (branca) incidem sobre o corpo verde que reflete difusamente somente o verde e o observador enxergará verde.
Figura 4 – O corpo negro absorve todas as cores e nenhuma chegará ao observador que verá negro (ausência de cores).
Figura 5 – O corpo violeta reflete difusamente somente o violeta e absorverá o verde, não chegando nenhuma luz ao observador, que verá negro.
Figura 6 – O observador verá vermelho, pois o corpo vermelho reflete difusamente apenas o vermelho.
R- C
02- Cálculo da velocidade com que ele chega à base da rampa e início do salto (ponto N) supondo que ele partiu do repouso do ponto M (VM=0) --- teorema da conservação da energia mecânica --- EmM=
mVM2/2 + mgh=m.02/2 + m.10.5 --- EmM=50m.
EmN=mVN2/2 + mgh=m.VN2/2 + m.10.0 --- EmN= m.VN2/2.
EmM = EmN --- 50m = m.VN2/2 --- VN=√(100) --- VN=10m/s.
Essa velocidade de 10m/s é a velocidade inicial com que ele é lançado do ponto N, com ângulo de lançamento de 30o --- Vox=Vocos30o=10.0,87=8,7m/s --- Voy=Vosen30o=10.0,5=5m/s.
Cálculo do tempo que ele demora para chegar, na vertical, na altura h=1,05m --- Y=Voyt – gt2/2 ---
1,05 = 5t – 5t2/2 --- t2 – t + 0,21 = 0 --- Δ=1 – 4.1.(0,21)=1 – 0,84=0,16 --- √Δ = 0,4.
T={- (-1) ±0,4}/2 --- t1=0,3s e t2=0,7s.
Como o exercício pede a distância horizontal máxima o tempo a ser usado é o maior t=0,7s ---
X=Voxt=8,7.0,7=6,09m.
R- D
03- Quando você coloca a esfera de material isolante, neutra, em contato com cada uma das outras duas eletrizadas ela continua neutra, e não trocará forças com nenhuma das outras duas eletrizadas, com a força elétrica resultante sobre ela sendo nula.
R- A
04- Com a elevação da tensão U, a potência P gerada nas usinas, (aproximadamente constante)
pode ser transmitida com correntes inferiores às de geração, o que viabiliza a transmissão, pois P=U.I e, sendo P constante a tensão U é inversamente proporcional à corrente i --- assim, se você aumenta U a corrente i deve diminuir de modo que P permaneça constante.
Como i=Q/t, no mesmo tempo t a quantidade de cargas Q irá diminuir, diminuindo o efeito da resistência
R- E
05- Para produzir energia elétrica é necessário girar (movimentar) a turbina do gerador o que, nas usinas hidrelétricas é feito pela água e nas nucleares pelo vapor d’água.
R- C