|
RESOLUÇÕES
01- I. Correta.
II. Correta --- E=dágua.g.h --- observe nessa expressão que a relação entre E e h é uma função do primeiro grau.
III, Falsa --- Teorema de Stevin --- ΔP=d.g.h (a diferença de pressão é diretamente proporcional à altura h).
R. C
02- Teoria:
Ondas são perturbações que se propagam no espaço, ou em meios materiais, transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos:
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. Sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagarem-se. São exemplos desse tipo de onda a luz, os raios X, as micro-ondas, ondas de transmissão de sinais entre outras.
Outra classificação das ondas é feita considerando-se a direção de vibração. De acordo com essa característica, uma onda pode ser definida como:
Transversais: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz.
Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras cuja frequência audível está entre 20Hz e 20000Hz.
R- C
03- A energia interna (U) de um gás perfeito monoatômico corresponde à soma das energias cinéticas médias (Ec) de todas as suas moléculas
A afirmação acima indica que a temperatura de um gás é a medida da energia cinética média de suas moléculas.
R- A
04- I. Falsa --- o campo é mais intenso onde ocorre maior concentração de linhas de campo elétrico, no caso, na região B.
II. Falsa --- veja III.
III. Correta --- veja na figura abaixo que quem origina esse campo é uma carga negativa e por isso o
potencial elétrico é maior em A, conforme você pode observar na parte inferior do gráfico acima que fornece os valores algébricos do potencial de uma carga negativa.
R- C
05- Refração – Fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio para outro, variando sua velocidade de propagação e sofrendo desvio.
O desvio (d) na refração corresponde ao ângulo entre o prolongamento do raio incidente e o raio
refratado.
R- A
06- A última é falsa:
Esta
é a fórmula E
= hf que
dá a energia
de um fóton.
E
é
a energia expressa em Joules.
h
é
a constante de Planck
f
é
a frequência.
R-
C